CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cidade da Guatemala: o que visitar, informações e dicas de turismo

Saiba como planejar uma viagem para a Cidade da Guatemala com sucesso: confira o clima local, pontos turísticos e outras orientações essenciais!

A Cidade da Guatemala é um destino imperdível para os fascinados por história, cultura e arquitetura. Fundada no século XVI, a capital da Guatemala preserva edifícios do período colonial e resquícios do antigo Império Maia.

Como se não bastasse tanta riqueza cultural, a cidade ainda é cercada por vulcões e cordilheiras, o que torna as paisagens uma verdadeira pintura.

Que tal montar um roteiro bacana pela cidade? Vem com a gente, pois neste artigo, você vai encontrar dicas de turismo, a melhor época para viajar ao país e as principais informações para desembarcar na Guatemala

Se garanta contra os imprevistos! Contrate seguros com 15% de desconto neste link!

Cidade da Guatemala: história e cultura ancestral

Visitar a capital da Guatemala é a certeza de encontrar boas histórias, além de mergulhar no estilo de vida do Império Maia e também dos indígenas, que povoaram a região no passado e influenciam e muito sua cultura.

Os principais centros dessa antiga civilização, que ainda desperta tanta curiosidade, tiveram início nessa região e também em outros países que fazem fronteira com a Guatemala, como México, Belize e El Salvador. 

Por conta disso, a cidade abriga sítios arqueológicos com ruínas do que um dia constituíram uma cidade do Império Maia. 

Além da forte influência desse povo, o país também foi colonizado pela Espanha no século XVI, o que determinou muitos dos seus costumes e tradições.

Após a libertação do domínio espanhol em 1821, a Cidade de Guatemala, fundada apenas em 1776, passou a ser a capital das Províncias Unidas da América Central juntamente com outras colônias da região, que eram posses da Espanha.

Ao longo dos anos, a cidade se desenvolveu, consolidando-se como um polo financeiro, econômico e político importante do país. No entanto, entre os anos de 1917 e 1918, terremotos abalaram a capital por semanas.

Com tanta destruição, a cidade teve que ser reconstruída, já que parte dos seus edifícios foi completamente eliminada. Hoje em dia, ela é uma grande metrópole, conhecida pelos seus vestígios maias e pelos seus vulcões gigantescos

Onde é que fica a Guatemala?

Onde fica Cidade da Guatemala
Fonte: Freestock, via freepik

Para quem se pergunta onde é que fica a Guatemala, saiba que ela está localizada na América Central, fazendo fronteira com países como o México, ao norte; Honduras e El Salvador, ao sul, e Belize, ao leste.

O país também é banhado pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico.

Qual é a população da Guatemala?

Com 108.890 quilômetros quadrados, a Guatemala tem uma população de 17 milhões de habitantes, segundo uma estimativa feita em 2018.

A população é composta, em sua maioria, por indígenas e descendentes, mas há ainda pessoas de ascendência europeia, principalmente espanhola, alemã e italiana. 

Além disso, uma grande parcela da população é denominada ameríndios, que são os descendentes do povo maia. 

Qual é o nome da capital da Guatemala?

Capital da Guatemala
Fonte: Pixabay

Denominada Cidade da Guatemala, a capital da Guatemala leva o nome do país — mas seu nome oficial é La Nueva Guatemala de la Asunción, chamada carinhosamente pela população local como Guate ou Guatemala.

Como é o clima na cidade da Guatemala?

A capital do país está a 1.532 metros de altitude acima do nível do mar, no Valle de La Ermita, rodeada por vulcões e cordilheiras. Durante todo o ano, por conta da sua localização, as temperaturas são amenas, podendo variar entre 9°C e 21 °C.

O período de chuvas na região acontece no inverno, que se estende de maio a outubro, com temperaturas que podem ficar baixas, em torno de 5°C.

Já o verão, considerada temporada de seca, vai de novembro a abril, com temperaturas que podem chegar a 25 °C. Essa é a época mais indicada para turistar pela cidade, já que o clima é agradável e quase não chove. 

Onde comprar passagem para Guatemala?

Se, além de montar um roteiro com as melhores atrações da Cidade de Guatemala, você também deseja comprar passagens aéreas com os preços mais vantajosos do mercado, seu lugar é na nossa plataforma buscadora, Vai de Promo.

O nosso site tem feito muito sucesso entre os viajantes por reunir as melhores opções de passagens, além das promoções e descontos mais vantajosos para os mais diversos destinos do mundo.

Ao utilizar a nossa plataforma, você pode pesquisar por voos em variados dias, horários e companhias aéreas para verificar qual alternativa melhor se encaixa às suas necessidades.

Outra vantagem é que você pode assinar a nossa newsletter, para ser avisado quando os preços do trecho desejado baixarem.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a Guatemala

    Viajar é sempre uma delícia, mas exige uma série de cuidados, principalmente quando se trata de uma viagem internacional. Isso porque imprevistos e situações de emergência podem acontecer em qualquer hora e lugar.

    Contratar um seguro é mais do que importante: é imprescindível para garantir sua tranquilidade e a assistência necessária, caso precise de auxílio durante a sua viagem de turismo na cidade da Guatemala.

    Esse serviço garante coberturas nas mais diferentes situações, como problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem e atraso ou cancelamento de voos, além de assistência farmacêutica, jurídica, atendimento 24 horas em português e muito mais.

    Se você quer assegurar a sua proteção na Guatemala, utilize a nossa plataforma buscadora, Seguros Promo, que apresenta as coberturas mais recomendadas para destinos nacionais e internacionais, com os menores preços.

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que visitar na cidade da Guatemala

    Com suas passagens e seguro definidos, chegou a hora de dar uma espiadinha nas atrações mais badaladas da capital da Guatemala.

    Selecionamos aqueles lugares turísticos que todo visitante deve conhecer ao desembarcar no país. Confira!

    Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia

    Museu Nacional Cidade da Guatemala
    Fonte: Arielaasturias, via wikimedia commons

    O Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia é um dos mais importantes do país, responsável por abrigar artefatos arqueológicos e etnológicos, além de ser uma instituição que incentiva a pesquisa da história e do patrimônio cultural da Guatemala.

    O espaço possui uma coleção com mais de 50 mil peças e instrumentos usados pelo Império Maia, esculturas em pedra monumental, placas de pedra de Tikal, Piedras Negras e Uaxactún, além de tronos e representações de animais.

    As visitas acontecem de terça a sexta-feira, das 9h00 às 16h00, e aos sábados e domingos, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

    Museo Nacional de Arte Moderno “Carlos Mérida”

    Na hora de escolher o que visitar na cidade da Guatemala, inclua também uma visita ao Museo Nacional de Arte Moderno “Carlos Mérida”, considerado o artista plástico guatemalteco mais importante do país.

    Embora não seja um espaço tão grande, o local possui um acervo com obras que fazem parte da Arte Contemporânea Nacional, como pinturas, desenhos, gravuras, esculturas de Mérida e outros artistas plásticos nacionais e internacionais.

    Além da riqueza de suas obras, a arquitetura do espaço é lindíssima. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h00 às 16h00, e aos sábados e domingos, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

    Palacio Nacional de la Cultura

    Palacio Nacional Cidade da Guatemala
    Fonte: Pixabay

    Nas suas andanças pela cidade, o Palacio Nacional de la Cultura jamais passará despercebido. A suntuosidade do seu prédio, que fica na região histórica, pode ser vista de longe.

    Ao entrar no palácio, que é um dos pontos turísticos na Guatemala mais visitados, você ficará ainda mais encantado com a arquitetura neoplateresca e com a riqueza do seu acervo, composto por exposições permanentes e temporárias.

    O local, que foi a antiga sede do governo do país, possui uma coleção de pinturas, esculturas e documentos que contam a história da nação.

    Hoje em dia, mesmo dedicado à cultura, o Palacio é um ponto de concentração para realização de atividades culturais, desfiles e muitos outros eventos formais.

    Parque Arqueológico Kaminaljuyu

    Ao viajar para cidade da Guatemala, os pontos turísticos devem incluir também seus sítios arqueológicos, como o Parque Kaminaljuyu, com ruínas maias do período pré-hispânico.

    Esse local é uma das áreas mais antigas da antiga civilização, sendo inclusive uma região ocupada há mais tempo. 

    A ocupação se deu entre os anos de 1200 aC. até 900 dC., no território denominado Mesoamérica, que engloba o sul do México, Guatemala, El Salvador e Belize, entre outros.

    No local, foram encontrados objetos de cerâmica e esculturas, além de construções com arquitetura e engenharias utilizados pelo povo maia.

    Ao visitar o parque, é possível conhecer um pouco da civilização e observar ruínas de construções milenares, réplicas de vasos de cerâmica e monumentos que representam o desenvolvimento artístico dos moradores da região naquela época.

    Museo Popol Vuh

    Museu Popol Vuh
    Fonte: Pixabay

    Ao decidir o que conhecer na Guatemala, não deixe de incluir o Museo Popol Vuh no seu roteiro de viagem. O espaço reúne coleções de objetos e artefatos que eram utilizados pela civilização que deu origem ao país.

    No local, você poderá visitar exposição de arte pré-hispânica por ordem cronológica, abrangendo desde os primeiros indícios de presença humana no território até a colonização espanhola.

    A exposição Arte Vice-rei retrata o período colonial quando Pedro de Alvarado, conquistador espanhol, chegou à região, em 1523. O espaço fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

    Museu Ixchel do Traje Indígena

    O Museu Ixchel do Traje Indígena é, sem dúvida, um dos centros de preservação da história do país mais interessantes e que deve fazer parte do seu roteiro de pontos turísticos da Guatemala.

    A coleção do museu é composta por roupas tradicionais do povo indígena, com quase oito mil exemplares produzidos no país em teares rústicos, utilizando técnicas ancestrais.

    O interessante de conhecer o local é que você encontrará diferentes tipos de vestuários, pois cada tribo indígena do país utiliza técnicas, cores e desenhos em variados tipos de tear artesanal.

    Para que você possa entender mais sobre essas diferenças nas vestimentas, antes de começar a visita pelo espaço, não deixe de assistir aos vídeos disponibilizados pelo museu, que dão uma espécie de introdução sobre a tecelagem guatemalteca.

    O Museu Ixchel do Traje Indígena funciona de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

    Turismo na cidade da Guatemala

    Já deu para perceber que o turismo na cidade de Guatemala é capaz de proporcionar experiências deliciosas e interessantes aos seus visitantes.

    Mas para que a sua temporada seja ainda mais agradável, dê uma olhadinha nessas questões importantes!

    Quais são os requisitos de entrada?

    Requisitos para entrar na Cidade da Guatemala
    Fonte: Pixabay

    Além do seguro viagem, há outros cuidados que todo turista deve ter para entrar no país. A boa notícia é que a Guatemala não exige visto de turismo para os brasileiros, desde que a sua permanência não ultrapasse 90 dias.

    No desembarque, você deverá apresentar passaporte válido, passagens de volta ao Brasil, comprovantes de reserva de hotel ou carta-convite do residente que te receberá, além de comprovantes que possui condição de se sustentar durante a passagem pela Guatemala.

    Adicionalmente, na imigração, será necessário o preenchimento de um formulário com informações pessoais e da viagem. 

    A cidade da Guatemala é perigosa?

    Na hora de montar um roteiro de viagem pela cidade de Guatemala, muitas pessoas ficam receosas quanto à segurança na capital. Entretanto, não é necessário pânico — com algumas orientações básicas, é completamente possível preservar sua viagem. 

    Saiba que o destino, assim como várias outras cidades do mundo, exige que seus turistas tomem os cuidados clássicos para garantir maior proteção.

    Evite viajar com pertences valiosos, e sempre que estiver em lugares de grande concentração de pessoas, coloque sua bolsa e acessórios bem próximos à você. Outra dica é não transitar por lugares inóspitos muito tarde.

    Cotação seguro viagem para a Guatemala

    A Cidade da Guatemala é um verdadeiro reduto de história e tradições antigas, que encantam seus visitantes.

    Na hora de programar a sua viagem, não se esqueça que o seguro, embora não seja obrigatório, é a certeza de estar protegido diante de possíveis situações de emergências.

    Se você quer economia e as melhores coberturas para a sua viagem, concentre as suas buscas na nossa plataforma, Seguros Promo, que retorna os menores preços e os planos mais interessantes do mercado. 

    Seguro Viagem:
    America Central
    Intermac I60 Am. Latina +Covid-19 Intermac I60 Am. Latina +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19 Affinity 60 LATAM Promocional +COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 800 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Viaje para a Guatemala com segurança e pagando menos. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa