CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Como estudar em Portugal: veja como se preparar e outras informações úteis!

Quer saber como estudar em Portugal? Então confira o nosso artigo com as melhores informações e dicas para tentar uma vaga no país!

Quer descobrir como estudar em Portugal? Destrinchamos tudo que você precisa saber sobre os estudos para brasileiros no país europeu!

Para muitos estudantes do Brasil, estudar em Portugal é um grande sonho e, melhor ainda, perfeitamente alcançável!

O país está entre os mais baratos para viver na Europa, abriga uma respeitável colônia de imigrantes brasileiros, utiliza o mesmo idioma que o Brasil e ainda dispõe de várias instituições de educação que abrem suas portas para estrangeiros.

Muitas dessas escolas, faculdades e universidades aceitam até o Enem como forma de ingresso, e neste artigo vamos te contar tudo sobre o tema, veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Como estudar em Portugal: o que é necessário?

Até pouco tempo atrás, planejar como estudar em Portugal era uma tarefa exaustiva e nem sempre frutífera por conta dos diversos obstáculos que deixavam o estudante brasileiro mais distante das excelentes instituições de ensino lusitanas.

Nos últimos anos, porém, as autoridades portuguesas perceberam o interesse de estrangeiros em suas faculdades e universidades, especialmente de suas ex-colônias, como Brasil e Angola, em busca de melhores condições de vida.

Os motivos para escolher Portugal para os estudos são diversos, do idioma ao clima ameno, o que acaba atraindo cerca de 58 mil alunos estrangeiros por ano, dos quais mais de 21 mil têm origem brasileira.

Se você sempre sonhou em fazer parte dessa estatística, este é o artigo certo para você, pois reunimos tudo que você precisa fazer para transformar o sonho de estudar na Europa em realidade. Veja só!

O que é necessário para estudar em Portugal?

O que é necessário para estudar em Portugal?
Fonte: Pexels

O primeiro passo para se tornar um intercambista em Portugal é planejar sua viagem com cuidado, muito antes do embarque propriamente dito.

Isso significa escolher bem onde você vai estudar, se aquela instituição cabe no seu orçamento, quais os prazos e requisitos para matrícula, entre outras etapas indispensáveis, confira!

Escolha o curso e a instituição

Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente o curso que deseja fazer e a instituição de ensino de sua preferência.

Uma boa dica é começar a sua pesquisa pelas faculdades e universidades mais famosas, analisando os cursos que oferecem e a grade de disciplinas do curso que você escolheu, para garantir que aquela é a melhor opção para você.

Faça uma análise de gastos 

Faça uma análise de gastos
Fonte: Stocksnap / CC0

Além de se informar sobre como estudar em Portugal, você precisa descobrir se a opção que você escolheu cabe no seu bolso.

Cada instituição de ensino tem sua própria tabela de preços, incluindo tarifas diferenciadas para alunos estrangeiros.

Nessa etapa, você deve considerar não apenas a propina, isto é, o custo da anuidade na escola de sua preferência, mas também o custo de vida médio na cidade em que você pretende morar.

Em geral, cidades maiores, como Lisboa e Porto, tendem a ter um custo de vida mais elevado. Se você não abre mão de estudar nas universidades dessas metrópoles, que tal optar por viver em uma das cidades próximas?

Quanto custa para estudar em Portugal?

O custo total dos estudos em Portugal vai depender da instituição que você escolheu, com valores que variam de 1.500 a 10 mil euros por ano. 

Em geral, estudantes oriundos de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa têm desconto de até 45% nas propinas em comparação aos preços cobrados de estudantes de outros países.

Fique atento aos prazos e a documentação

Fique atento aos prazos e a documentação
Fonte: Stocksnap / CC0

Você não pode bobear em relação aos prazos de candidatura e matrícula das instituições de ensino portuguesas. 

Normalmente, os períodos para se candidatar a uma vaga começam em janeiro, cerca de 9 meses antes do começo do ano letivo

Desse modo, a partir de dezembro você já deve começar a consultar os sites das instituições que você escolheu para consultar o status dos prazos.

Além disso, você também precisará providenciar com antecedência os documentos necessários para estudar em Portugal, que são bem diferentes do que você apresentaria no Brasil.

Quais são os documentos necessários para estudar em Portugal

Existem vários documentos para estudar em Portugal, como passaporte e visto de estudante, que deve ser solicitado assim que o intercambista receber o aceite da universidade portuguesa de sua preferência.

Você também precisará apresentar a carta de aceite da universidade, uma declaração informando seus objetivos em Portugal, comprovante de condições financeiras de se sustentar, comprovante de pagamento de matrícula e seguro viagem.

Alguns vistos podem levar mais de duas semanas para serem emitidos, então não deixe para juntar seus documentos em cima da hora, sob risco de perder o prazo para matrícula.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Faça um bom seguro viagem!

    Não tem como estudar em Portugal sem um seguro viagem: o item é obrigatório até mesmo em viagens mais curtas, com fins de turismo, e sem ele você nem embarca para a Europa!

    O seguro viagem é a garantia de que você não vai depender do sistema público de saúde português, pois poderá arcar com suas despesas médicas graças à apólice contratada.

    Além de assegurar cobertura médica e odontológica, é muito útil em caso de extravio de bagagem, cancelamento de voo, problemas jurídicos, gastos farmacêuticos, traslado médico e muito mais.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem para intercâmbio a preços especiais em nosso site de buscas, Seguros Promo, que reúne as melhores seguradoras do mercado para levar até você o menor preço!

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como um brasileiro pode fazer faculdade em Portugal?

    O estudante brasileiro tem como estudar em Portugal de diferentes formas, a depender de alguns fatores.

    Se você tem cidadania portuguesa, por exemplo, é só fazer o Concurso Nacional de Acesso, equivalente ao Enem português.

    Caso você não tenha passaporte de Portugal, deverá se candidatar diretamente no site da universidade escolhida, que deve proceder com a análise de currículo e pelo menos uma entrevista com o candidato.

    Como estudar em Portugal com a nota do Enem?

    Você sabia que você pode usar nota do Enem para estudar em Portugal? O Exame Nacional do Ensino Médio é aceito por 50 universidades lusitanas!

    Para isso, a nota do Enem (que vai de 0 a 1.000) é equiparada ao sistema de notas de Portugal (que vai de 0 a 200).

    O estudante deve, então, reunir os documentos exigidos pela faculdade escolhida (como comprovante de conclusão do ensino médio e a nota do Enem, entre outros) e fazer sua candidatura.

    Você poderá se candidatar em três datas diferentes: em janeiro e fevereiro, em março e abril, ou em maio e junho. 

    Quanto antes você se candidatar, mais tempo terá para providenciar visto e outros documentos exigidos.

    Se você quer saber qual sua nota em Portugal, pode usar a calculadora gratuita disponibilizada pela Universidade de Coimbra.

    Como estudar em Portugal sem o Enem?

    Como estudar em Portugal sem o Enem?
    Fonte: Pixabay

    Caso você não tenha feito a prova do Enem e ainda assim queira estudar em Portugal, precisa avaliar em qual perfil de estudante você se encaixa.

    Afinal, os requisitos para estudar no país variam de acordo com a cidadania do estudante, veja só!

    Como estudar em Portugal tendo cidadania europeia?

    Se você quer saber como estudar em Portugal sendo cidadão europeu, vai depender do país do qual você é cidadão.

    Caso sua cidadania seja portuguesa, o primeiro passo é se candidatar no Concurso Nacional de Acesso e fazer a prova.

    Você também precisará apresentar o seu histórico escolar em uma instituição de ensino portuguesa para que seja feito o processo de equivalência das notas.

    Em seguida, será feita uma média entre a nota do Concurso Nacional de Acesso e sua média escolar: essa nota final será utilizada para a candidatura na universidade da sua escolha.

    Se você é cidadão de outro país europeu, o processo é mais simples: basta se candidatar na universidade da sua preferência e arcar com as taxas, que serão as mesmas pagas por um estudante português.

    Como estudar em Portugal sem a cidadania europeia?

    Você não tem cidadania europeia nem fez o Enem? Não se preocupe, pois terá três opções à sua disposição.

    A primeira alternativa é frequentar as aulas do Ano Zero, um curso preparatório oferecido pela Universidade Nova de Lisboa.

    Sua segunda opção é fazer as provas específicas apontadas pela universidade da sua preferência para tentar uma vaga. Nem todas as universidades portuguesas, porém, oferecem essa modalidade de ingresso.

    Por fim, você também pode tentar uma vaga em ampla concorrência com os estudantes portugueses. Para isso, você deve ter vivido pelo menos 2 anos em Portugal de maneira legal e fazer a prova do Concurso Nacional de Acesso.

    Não se esqueça de conferir as condições de ingresso da universidade que você escolheu, pois as exigências podem variar de instituição para instituição.

    Como fazer faculdade de graça em Portugal?

    Como fazer faculdade de graça em Portugal?
    Fonte: Leandro Neumann Ciuffo / Flickr / CC BY 2.0

    Na maioria das vezes, o estudante precisa arcar com a propina para estudar em uma instituição de ensino portuguesa, mas você também tem como estudar em Portugal de graça.

    Nesse caso, você precisará de uma bolsa de estudos, seja do Brasil (oferecida por instituições privadas), de uma instituição portuguesa ou da União Europeia.

    As condições para participação em concursos de bolsas de estudos para Portugal variam bastante, então não deixe de fazer uma ampla pesquisa sobre os requisitos exigidos antes de se candidatar.

    Qual a nota para estudar em Portugal?

    A nota mínima necessária para fazer um curso de graduação em Portugal vai depender diretamente do curso e da universidade que você escolheu.

    Em geral, as universidades mais famosas do país, como Lisboa, Coimbra e Porto, exigem nota mínima em torno de 650 a 700 para os cursos menos concorridos.

    Como fazer pós-graduação em Portugal?

    Você já concluiu sua graduação e está pensando em estudar em Portugal para garantir sua pós-graduação? O processo de ingresso é ligeiramente diferente.

    Em vez de fazer uma prova específica, como o Concurso Nacional de Acesso, você precisará reunir seu histórico escolar, currículo acadêmico e cartas de recomendação para apresentar sua candidatura a uma vaga.

    Outra possibilidade é começar o curso de pós-graduação no Brasil e participar de processos seletivos para tentar uma vaga em bolsas de mestrado ou doutorado tipo sanduíche.

    Como fazer mestrado em Portugal?

    Como fazer mestrado em Portugal?
    Fonte: Unsplash

    O mesmo processo dos cursos de pós-graduação é estendido para cursos de mestrado e doutorado (ou “doutoramento”) em Portugal.

    Isso significa que você precisa acessar o site da universidade escolhida e seguir as orientações da instituição para apresentar sua candidatura.

    Em geral, os candidatos precisam apresentar diploma, histórico escolar e os currículos acadêmico e profissional. 

    Se suas notas e seus currículos forem bons o suficiente, você não terá dificuldades de conseguir a vaga. 

    Depois disso, só precisará se preocupar em arcar com a propina do curso escolhido!

    Quais são as faculdades em Portugal que aceitam brasileiros?

    Existem mais de 50 universidades e faculdades em Portugal que aceitam brasileiros, entre elas algumas das instituições de ensino mais renomadas do mundo, como as universidades de Coimbra, Porto e Algarve.

    A Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa são as melhores opções para quem deseja estudar na capital do país.

    A lista inclui dezenas de outras instituições, como a Universidade de Aveiro, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade da Madeira e muitas outras.

    Para se certificar de que a universidade dos seus sonhos aceita alunos brasileiros, o melhor caminho é consultar no site oficial da instituição de ensino.

    Seguro viagem para Portugal em promoção!

    Agora que você já sabe como estudar em Portugal, também sabe que o seguro viagem é obrigatório para quem deseja visitar o país, seja por turismo ou intercâmbio.

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a encontrar a melhor opção para a sua viagem em poucos cliques.

    Desse jeito vai ficar fácil garantir cobertura médica e odontológica, seguro por morte ou invalidez, assistência jurídica e farmacêutica, seguro bagagem e diversos outros serviços indispensáveis para o viajante!

    Faça uma cotação gratuita e garanta agora mesmo essa tranquilidade para a sua viagem! 

    Quer estudar em Portugal com tranquilidade e economia? De Promo você pode! 

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa