CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilhas do Mediterrâneo: melhores destinos por região

Não há turista que volte de uma viagem às Ilhas do Mediterrâneo sem se encantar com as maravilhas de cada destino pela costa europeia.

Não há turista que volte de uma viagem às Ilhas do Mediterrâneo sem se encantar com as maravilhas de cada destino pela costa europeia.

Claro que não faltam praias belíssimas, algumas banhadas por águas claras, em tons turquesas, fascinantes para os olhos. 

Mas há também cultura, história, belezas naturais inexploradas e agitação para quem não dispensa estes momentos.

Venha conhecer alguns dos melhores destinos turísticos e programar o seu roteiro pelas melhores praias do Mediterrâneo com nossas dicas.

Ilhas do Mediterrâneo: 14 lugares fascinantes para conhecer

Algumas das principais ilhas europeias são banhadas pelo mar Mediterrâneo e são verdadeiros oásis para os fãs de praias.

São cenários paradisíacos, com areias claras e mar vibrante em tons de azuis, ideais para relaxar e aproveitar um ótimo dia de calor.

Mas estes não são os únicos atrativos que as ilhas do Mediterrâneo oferecem aos turistas. Cultura, arte, história e boa gastronomia podem ser exploradas em cada destino.

Destinos como Ibiza e Mykonos já são bastante conhecidos pela agitação. Outros são marcados pelo sossego, como Formentera, e há lugares com muito a mostrar, entre eles Mallorca ou a Sardenha.

Não importa qual o seu estilo, certamente você encontrará lugares ideais para montar o seu roteiro de férias no Mediterrâneo.

Onde fica o mar Mediterrâneo?

Ilhas do Mediterrâneo onde fica
Fonte: Pixabay

Conhecido por Mare Nostrum pelos romanos antigos, o Mar do Mediterrâneo divide os continentes europeu (sul) e africano (norte), além de banhar a costa oeste da Ásia.

Ele pertence ao Oceano Atlântico estando ligados pelo Estreito de Gibraltar.

O Mediterrâneo é considerado o mar mais importante da Europa, banhando três penínsulas muito conhecidas: a Ibérica, Itálica e os Balcãs.

Quais os países que fazem parte do Mediterrâneo?

Quer saber quais países são banhados pelas águas do Mar Mediterrâneo? Vamos ajudar a tirar esta dúvida, que pode ser útil para planejar sua viagem.

Na Europa, os países do Mediterrâneo são: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Mônaco, Montenegro e Turquia.

Já no continente africano, Argélia, Egito, Líbia, Marrocos e Tunísia estão no litoral mediterrâneo, enquanto Israel, Líbia, Palestina e Síria são os países que integram o Mediterrâneo na Ásia.

Cotação de seguro viagem pelo menor preço!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Contratar um seguro viagem é um item muito importante para quem deseja conhecer as maravilhosas ilhas espalhadas pelo Mar Mediterrâneo. Mas, por quê?

Primeiro porque sem ele você corre o risco de nem chegar ao seu destino. 

A maioria dos países europeus exige a contratação do seguro, condição imprescindível nos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

Segundo porque emergências médicas, como um simples mal estar, ou problemas com a bagagem podem comprometer um passeio planejado por muito tempo.

Portanto, não vacile e contrate o seu seguro de viagem com o Seguros Promo. Compare os valores e planos de seguro e encontro os melhores preços do mercado, além de promoções imperdíveis para viajar com mais tranquilidade.

Melhores ilhas do Mediterrâneo para visitar

Dos destinos mais badalados aos menos conhecidos, as ilhas banhadas pelo Mar Mediterrâneo oferecem atrações capazes de valer o mês inteiro de férias entre elas.

Por isso, vamos facilitar o seu planejamento apresentando os melhores destinos para a sua viagem.

Veja quais são as principais ilhas europeias na costa mediterrânea que não poderão faltar no seu roteiro por essa região paradisíaca.

Grécia

Quer saber o que visitar nas ilhas gregas do Mediterrâneo? 

Existem ruínas e arquiteturas que contam sobre a história e a cultura grega, casas construídas nas encostas para se admirar e as praias locais para relaxar.

Saiba os principais lugares que não devem faltar no seu roteiro.

Santorini

Ilhas do Mediterrâneo santorini
Fonte: Pixabay

Destino preferido de muitos casais apaixonados, a ilha de Santorini, Grécia, oferece um pôr-do-sol que está entre os mais espetaculares do mundo.

As casas e edificações, em sua maioria brancas, e as igrejinhas com telhados azuis, ditam a beleza que se estende pela costa da ilha grega.

Não podemos deixar de falar das praias, certo? Perissa, com suas areias negras e água cristalina, é apontada como a mais bonita da ilha. 

Já a Red Beach, próxima do sítio arqueológico de Akrotiri, chama a atenção pelas areias vermelhas que dão nome à praia.

Mykonos

Carismática, receptiva e agitada. Esta é a ilha de Mykonos, considerada por muitos como a “Ibiza grega” por sua vocação festeira e muito popular entre os jovens.

Logo, as praias (principalmente após o meio-dia), beach clubs, bares e restaurantes vivem movimentados de turistas que escolhem o destino para passar as férias no Mediterrâneo.

Quem deseja outros roteiros, mais culturais, vale conhecer os moinhos de vento construídos no século XVI, a igreja Panagia Paraportiani e o Museu Arqueológico de Mykonos. 

Rodes

Ilhas do Mediterrâneo rodes
Fonte: Pixabay

Você encontrará as belas praias por aqui, mas a Ilha de Rodes é o lugar perfeito para os turistas que desejam uma viagem rica em conhecimento histórico e cultural. 

Se você ainda não associou o nome a nada, é aqui que ficava o Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Na capital, a influência do estilo medieval é grande, principalmente na Cidade Antiga, com suas construções em pedra e ruas estreitas cercadas por uma extensa muralha.

seguro de viagemProcurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20 ! Pesquise agora clicando aqui!

Itália

Ao questionar quais são as principais ilhas europeias, as italianas certamente vão fazer parte desta lista.

O país não só tem as duas maiores ilhas banhadas pelo Mar Mediterrâneo, como também tem a ilha de Capri, um destino fantástico e muito desejado pelos famosos.

Veja as atrações das ilhas italianas, com suas praias que lembram o Caribe e cercadas por rochedos.

Favignana

Ilhas do Mediterrâneo favignana
Fonte: Pixabay

Quem procura por calmaria durante as férias deve passar por Favignana. A ilha fica bem próxima da Sicília, sendo possível combinar um roteiro pelos dois lugares.

Aqui, as águas cristalinas do Mar do Mediterrâneo são ideais para um mergulho de snorkel, além de formar uma bela paisagem contrastando com as formações rochosas.

Não deixe de conhecer Cala Rossa, uma praia rodeada de pedras e mar calmo. Mas prepare o tênis, porque alguns trechos até o acesso e exigem uma boa trilha pelo cenário pedregoso.

Sardenha

Programe-se bem para uma visita à Sardenha. A segunda maior das ilhas banhadas pelo Mediterrâneo conta com várias atrações que merecem a atenção dos turistas.

Muitos viajantes escolhem a Costa Esmeralda, na cidade de Olbia, como seu destino de praia. As enseadas com águas calmas e cristalinas e areias branquinhas são um convite para passar o dia descansando.

Na capital da Sardenha, Cagliari, o roteiro ganha ares de história por seus monumentos e museus. Ótima oportunidade para conhecer a Cattedrale di Santa Maria Assunta e o Centro Histórico.

Sicília

Ilhas do Mediterrâneo sicilia
Fonte: Pixabay

Maior das ilhas do Mediterrâneo, a Sicília oferece atrações para todos os gostos. 

Há lugares com vocação para a história e cultura, outros destinos são ideais para aproveitar o mar e a areia, e cidades onde você não pode deixar de experimentar as delícias da gastronomia italiana.

Uma dica valiosa: explore a pluralidade cultural da região, colonizada pelos povos gregos, árabes e romanos, e visite Catania, cidade aos pés do vulcão Etna.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Ilha de Capri

    Lugar escolhido por muitos famosos para um descanso, a ilha de Capri, Itália, faz jus ao tanto que é renomada.

    Bem próxima da costa italiana, oferece todo tipo de atração: praias que se estendem entre paredes de rochas, lojas e restaurantes glamourosos e prédios de vasta riqueza cultural.

    Entre os passeios mais incríveis de Capri está a Gruta Azul, uma caverna marítima acessada por barcos a remo e que esconde águas completamente cristalinas — não à toa, é uma atração concorrida e o turista paga pelo ingresso.

    Malta

    A ilha de Malta é o cenário ideal para quem deseja misturar paisagens deslumbrantes e um museu a céu aberto no mesmo destino.

    Os encantos naturais do pequenos país se fundem com um contexto histórico e cultural valioso. Não à toa, o destino conta com três lugares que estão na lista dos Patrimônios Mundiais da Unesco, um deles sua capital, La Valletta.

    Comino

    Ilhas do Mediterrâneo comino
    Fonte: Pixabay

    Malta é um país tão pequeno que suas ilhas não vão ser diferentes. Mas, apesar de não ser extensa, Comino apresenta uma beleza gigante aos visitantes. 

    Sua principal atração é a Lagoa Azul, uma piscina natural entre cavernas submersas nas águas onde os turistas nadam em águas calmas e quase transparentes.

    Espanha

    As Ilhas Baleares são as mais famosas ilhas espanholas no Mediterrâneo e um dos principais destinos de turistas no verão europeu. 

    Desde a famosa Ibiza à sossegada Formentera, não faltam atrações para todos os gostos, perfeitas para qualquer visitante fazer uma parada por lá.

    Maiorca

    Maiorca ou Mallorca, como também é conhecida, é a maior das ilhas Baleares e destino perfeito para quem deseja viajar pela história e cultura do lugar. 

    Habitada por romanos e mouros no passado, ela conserva grande parte da influência destes povos.

    Lugares que você não deve deixar de conhecer: a Catedral de Santa Maria de Palma, no estilo gótico, e o Palácio Real de Almudaina, ambos na capital Palma. 

    Menorca

    Ilhas do Mediterrâneo menorca
    Fonte: Pixabay

    A “irmã menor” Menorca é um santuário de praias intocáveis, preservadas em seu aspecto mais natural. 

    Tanto que o acesso a elas geralmente é feito pelo mar ou através de caminhadas que nem todo viajante quer ter. Mas saiba que vale a pena apreciar a calma e o visual deslumbrante de suas enseadas, entre elas Talaier e a Cala Turqueta.

    Ibiza

    Ilhas do Mediterrâneo ibiza
    Fonte: Pixabay

    Talvez a mais famosa entre as ilhas do Mediterrâneo, Ibiza é sinônimo de agitação e gente bonita.

    Os clubs e discotecas, como Pache e Ushuaia, recebem os DJ’s mais famosos do mundo para noites de muita música e curtição, que atraem até as celebridades.

    Aproveite as festas, mas tire um tempo para apreciar o lugar também. As praias de Ibiza são encantadoras, como Las Salinas, Cala de San Vicent e Cala d’Hort.

    Formentera

    Próxima à Ibiza, Formentera é justamente o oposto da sua vizinha. Turistas que desejam aproveitar as praias com sossego tem aqui o seu destino.

    Bem pequena, a ilha promete um bom descanso em suas lindas enseadas. Como não é muito extensa, tem apenas 19 quilômetros, pode ser facilmente percorrida por seus visitantes. 

    França

    Principais ilhas francesas no Mediterrâneo, Porquerolles e Córsega são conhecidas como destinos que preservam uma natureza selvagem, verdadeiros redutos naturais no litoral.

    Mas os visitantes vão encontrar muitos registros históricos, especialmente em Córsega, terra de Napoleão Bonaparte.

    Porquerolles

    Ilhas do Mediterrâneo porquerolles
    Fonte: Pixabay

    Maior das ilhas do arquipélago de Hyères, Porquerolles é quase uma reserva natural pronta para ser desbravada pelos turistas.

    Ao chegar lá, eles são convidados a explorar trilhas e caminhos entre para desbravar as maravilhas da ilha. 

    Vale aproveitar a vista única do farol e conhecer a pequena vila ao norte da ilha.

    Córsega

    Principal ilha francesa localizada no mar Mediterrâneo, Córsega também conserva um ambiente tranquilo e pacato, com muita natureza e praias maravilhosas.

    Aqui, o mar em tom turquesa é um convite para os turistas se banharem por um bom tempo enquanto admiram a paisagem.

    Na capital Ajaccio, os turistas podem encontrar registros de Napoleão Bonaparte, filho ilustre da cidade, como a casa onde ele nasceu e um museu dedicado à sua história. 

    Quais são as melhores praias do Mediterrâneo?

    Ilhas do Mediterrâneo melhores praias
    Fonte: Pixabay

    Apontar quais as melhores praias banhadas pelo mar Mediterrâneo é uma tarefa um tanto quanto ingrata.

    Com visuais impressionantes, areias claras, escuras ou vermelhas e águas cristalinas, todas elas merecem uma visita e há o risco de ser injusto deixando algum destes cartões-postais de fora.

    Uma dica válida é se organizar para conhecer as melhores praias do Mediterrâneo de acordo com o seu gosto.

    Turistas em busca de sossego vão preferir visitar as praias de Formentera, Córsega ou Favignana. 

    Já os que procuram movimento terão o seu lugar nas enseadas de Ibiza, Capri ou Mykonos. Portanto, liste suas preferências e aproveite de frente para o mar. 

    Qual é a maior ilha do Mediterrâneo?

    Não só a maior, mas as duas maiores ilhas do Mediterrâneo pertencem à Itália e são destinos muito conhecidos, especialmente para os fãs das aulas de geografia.

    Com mais de 25 mil km², a Sicília ocupa o posto de maior ilha mediterrânea. São mais de 5 milhões de habitantes vivendo na região, que se destaca pela história e pela gastronomia.

    Já que citamos que a segunda maior ilha também é italiana, saiba que é a Sardenha, com quase 24 mil km² de muita natureza e cultura. 

    Viaje para as ilhas do Mediterrâneo com segurança!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Com todas as dicas, ficou mais fácil aproveitar o verão — ou o finalzinho da primavera — europeu conhecendo alguns dos destinos mais encantadores das ilhas mediterrâneas.

    Agora é programar a viagem e curtir a beleza das paisagens que a região oferece.

    E não se esqueça de garantir o seu seguro de viagem com o Seguros Promo. São várias ofertas e promoções imperdíveis para ter tranquilidade e aproveitar melhor o passeio.

    Quer conhecer as mais belas ilhas do Mar Mediterrâneo com segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa