CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Lesbos: quando ir, o que fazer e melhores atrações!

A ilha de Lesbos, na Grécia, é uma das maiores ilhas do mar mediterrâneo! Um destino exuberante, não faltam atrações para o viajante! Saiba mais!

Lesbos é a terceira maior ilha grega e destino de milhares de turistas todos os anos. Em sua história, a ilha já foi chamada de Himerte, Pelasgia e Aegira, dentre outros nomes, até ser batizada de Lesbos em homenagem ao príncipe da Tessália, seu colonizador.

Para se ter uma noção de como a história de Lesbos é antiga, a capital da ilha, chamada Mitilene, foi fundada em XI a.C! Por isso, os turistas que gostam da parte histórica dos passeios vão ter muito o que fazer em Lesbos.

As belezas naturais em nada perdem para outras ilhas gregas como Creta, Santorini e Mykonos. Ou seja, um verdadeiro paraíso de paisagens lindas!

Neste texto, vamos contar um pouco da história da ilha de Lesbos e dar várias dicas do que fazer para se divertir durante sua estadia no local. Aproveite e boa leitura!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Lesbos: conheça os melhores destinos turísticos da Grécia!

Lesbos: conheça os melhores destinos turísticos do destino!
Pxhere / CC0

Conhecer as ilhas gregas é o sonho de muitos turistas. Tem tudo o que os visitantes gostam: praias de tirar o fôlego, museus, sítios arqueológicos incríveis, restaurantes com o melhor da culinária mediterrânica e muita curtição.

Prepare-se para percorrer a milenar capital de Lesbos, Mitilene, o município de Petra com seu vilarejos encantadores e conhecer a famosa história da poeta Safo, a primeira a abordar questões como o desejo feminino e a homossexualidade.

A floresta petrificada também vale uma visita, assim como as fontes termais que estão espalhadas pela ilha de Lesbos e são famosas por seus poderes curativos desde a antiguidade.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica Lesbos?

    Lesbos fica no nordeste do Mar Egeu, que corresponde a uma porção oriental do Mar Mediterrâneo. Está mais próxima à costa turca do que ao país a que pertence, a Grécia. É a terceira maior das ilhas gregas e a sétima maior do Mediterrâneo.

    Cerca de 90 mil pessoas moram em Lesbos, um terço delas na capital, Mitilene. São 320 km de litoral para o turista explorar e diversas vilas pitorescas como Metímna, Gera e Molyvos.

    Mapa de Lesbos

    Confira o mapa de Lesbos a seguir. Trata-se de um item importante para todo tipo de viagem. Afinal, com o mapa dá para traçar sua rota entre aeroporto e hotel, encontrar os principais pontos turísticos e também os melhores restaurantes da ilha.

    Confira!

    Como chegar à ilha de Lesbos?

    Para quem viaja a partir do Brasil, a melhor alternativa é desembarcar em Atenas e seguir viagem a partir da capital da Grécia.

    Atenção às modificações em horários de voos saindo de Atenas em direção a Lesbos, especialmente aos finais de semana. Ao todo, são 41 voos semanais, que percorrem 263 km, com uma escala de aproximadamente 10 minutos.

    Outra maneira de chegar à ilha é pegando a balsa, que pode transportar veículos. Em uma viagem de barco, o trajeto pode durar até 14h partindo de Atenas.

    Qual a melhor época para ir a Lesbos?

    A alta temporada na Grécia corresponde ao verão europeu, com as temperaturas mais altas nos meses de junho a setembro. O verão em Lesbos é quente e seco, mas o inverno nas ilhas é mais ameno do que no continente.

    De abril a junho e de setembro a outubro, as temperaturas são agradáveis para aproveitar as praias em Lesbos e não há multidões como na alta temporada.

    Onde se hospedar em Lesbos?

    Onde se hospedar em Lesbos?
    Theofilos Classic Hotel

    Em geral, os preços na ilha são bem mais em conta do que em outras como Creta e Santorini, mas se quiser hotéis de alto padrão, as vilas de Plomari e Petra têm excelentes opções.

    A própria capital de Lesbos, Mitilene, é um ótimo lugar para se hospedar, inclusive para quem procura hospedagens baratas. A dica para economizar é pesquisar por casas de temporada, os preços são bem melhores do que em hotéis e existe muita oferta.

    É claro que perde-se um pouco da comodidade de não ter que limpar ou cozinhar, como em um hotel, mas para quem viaja em grupo pode ser uma ótima alternativa para gastar menos com a hospedagem.

    Eresos é famosa por atrair pessoas LGBTQ+ de todo o mundo. O contexto para isso está na origem da poeta Safo.. Sua vizinha Skala Eresou tem a mesma vibe e ótimos hotéis para casais!

    O seguro viagem é obrigatório para entrar na Grécia!

    Assim como outros países do Tratado de Schengen (França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Áustria…), a Grécia também exige o seguro viagem como documento obrigatório para brasileiros entrarem em seu território.

    A boa notícia é que o site Seguros Promo tem o melhor preço garantido! 

    Pesquisar as apólices disponíveis é bem fácil, basta acessar o site e inserir os dados da sua viagem, data de ida e retorno e algumas informações pessoais como e-mail e nome completo.

    O Seguros Promo mostra todas as cotações disponíveis para o destino que procura e você ainda pode realizar o pagamento pelo site no cartão de crédito, de forma prática e segura. Acesse e confira!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Lesbos

    A Ilha de Lesbos tem a melhor comida da Grécia, então, aproveite para visitar o Martin ‘s Restaurant e fazer sua refeição em uma agradável varanda com vista para o mar.

    O Kantina Snack Bar fica em Petra e ocupa um edifício charmoso. Serve culinária grega tradicional e também de outros países. 

    E ainda, o Lucky Horseshoe tem excelentes opções de lanches e um ambiente maravilhoso para apreciar o pôr do sol enquanto toma um café.

    Há muito mais o que fazer em Lesbos do que se deliciar com a culinária mediterrânica, confira a seguir!

    Mitilene

    Mais de 27 mil pessoas moram na vila e capital de Lesbos, Mitilene. Um dos principais pontos turísticos do local é o Castelo ou Fortaleza de Mitilene, um dos maiores de todo o Mediterrâneo.

    Encontra-se muito bem preservado, e embora sua construção seja do século VI, é provável que tenha sido edificado sobre as fundações de uma fortaleza ainda mais antiga.

    O Museu Arqueológico também merece uma visita, assim como o banho otomano, Çarşı Hama, que passou por restauração e encontra-se aberto ao público . 

    Molyvos

    Molyvos
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Considerada a capital turística da ilha de Lesbos, Molyvos é também chamada Metímna. Localizada em uma pequena montanha que tem um castelo construído pelos otomanos no cume.

    Antes disso, no local havia um castelo ainda mais antigo e que foi conquistado pelo famoso Aquiles durante a guerra de Tróia. A praia de Molyvos é aconchegante e de pedras pequenas, das águas se tem uma vista maravilhosa do castelo no alto da montanha.

    A vida noturna em Molyvos é agitada, há bares e cafés na região do porto, mas também espalhados pela cidade, festas nas praias e várias baladas.

    Petra

    Petra é um vilarejo tranquilo localizado na costa oeste da Ilha de Lesbos, a 55 km de Mitilene, na costa oriental. No centro da cidade, no topo de uma rocha fica a Igreja de Glykfylousa Panagia (a Virgem do beijo doce) construída em 1747.

    Abaixo da rocha há uma outra surpresa, a pequena Igreja de Agios Nikolaos com belas pinturas do século XVI em seu interior.

    A praia de Petra é equipada com guarda-sóis e tem diversos cafés e restaurantes, excelente estrutura para quem viaja com a família.

    Se estiver em busca de belas praias, vale a pena visitar a cidade vizinha, Anaxos: por lá também existem boas opções de hotéis! 

    As ruas são estreitas, com várias lojinhas e não são permitidos carros no centro para facilitar a locomoção de pedestres.

    Kalloni

    Kalloni é o tipo de destino que todo turista sonha em experimentar. Além do mar azul intenso do Mediterrâneo, é repleta de natureza.

    Situada na Baía de Kalloni, suas colinas são cobertas por milhares de oliveiras, que inclusive, são as árvores predominantes na ilha. Há uma enorme quantidade de aves que passam pela região, o que atrai ornitólogos do mundo inteiro na primavera.

    As sardinhas de Kalloni são famosas em toda a Grécia e servidas nos restaurantes da cidade, que também oferecem outros tipos de frutos do mar.

    Existe uma teoria sobre o motivo das sardinhas do lugar serem tão especiais. Segundo dizem em Lesbos, as chuvas lavam as prensas de azeite das montanhas, fazendo todo o óleo escorrer e entrar em contato com os peixes que ficam cada vez mais saudáveis.

    Skala Kalloni é o centro de Kalloni, o porto e abriga também a praia local. Em agosto é realizado o Skala Kalloni Sardine Festival, com ouzo (bebida grega a base de anis) e sardinha grátis!

    Antissa

    Antissa possui pouquíssimas opções de hospedagem, mas é uma das vilas mais encantadoras da Ilha de Lesbos. A praça é o lugar mais agradável da cidade para uma refeição em um dos muitos restaurantes ou cafés.

    A sombra de 3 enormes plátanos refresca o pátio da praça onde ficam dispostas as mesinhas dos estabelecimentos. A praia da Gavatha é imperdível! Sossegada, procurada quase que exclusivamente por moradores.

    Fontes Termais

    Fontes Termais
    Pxhere / CC0

    Lesbos possui fontes termais espalhadas por todo o território e nem todas estão abertas ao público. As fontes termais de Polichnitos estão próximas às margens do rio Almyropotamos e são praticamente remotas. 

    Em Lisvori também há fontes termais com pouca visitação.

    Em Molyvos, as fontes de Eftalou são à beira-mar, com mais estrutura e banheiras novas e antigas. Os maiores banhos da Ilha de Lesbos estão no Golfo de Gera, que embora tenham sido renovados, mantiveram a estrutura original.

    Floresta Petrificada

    Localizada a oeste de Lesbos, a Floresta Petrificada foi formada há cerca de 20 milhões de anos, quando um vulcão da ilha entrou em erupção e cobriu a região de cinzas e lava.

    A área se estende por 15 hectares e é protegida pela UNESCO. Dentre as árvores petrificadas estão pinheiros, sequóias e plátanos. 

    Existe uma trilha de 2,3 km que percorre os principais pontos de observação das árvores, que contam com placas informativas sobre cada espécie petrificada.

    Praias em Lesbos

    Além das praias de Molyvos, que estão entre as melhores praias da Grécia, Petra, Anaxos, Skala Kalloni e Gavatha, que já recomendamos acima no texto, Kalo Limani é uma agradável surpresa.

    Localizada próxima a vila de Skalochori, é uma pequena e pouco frequentada praia de areia e possui apenas uma taverna, caso decida comer por lá.

    A praia de Kampos é quase deserta e uma das maiores de Lesbos, são quase 2 km de litoral. A praia de Sígri fica em uma baía de areias brancas e também vale uma visita.

    História de Lesbos

    A capital de Lesbos, Mitilene, foi fundada em XI a.C. pela família Pentilida que governou o local até meados de 580 a.C. quando ocorreu uma revolta popular. Seu nome é em homenagem ao príncipe Lesbos da Tessália, responsável pela colonização da ilha.

    Segundo a mitologia, Lesbos foi dividida entre o povo de Xanto, filho do rei de Argos, após conquistar parte de uma região antiga chamada Lícia.

    E ainda, antes da chegada do príncipe Tessálio, Macareu, filho de Crinacus, que era filho de Zeus, habitou a ilha com os jônicos. O príncipe Lesbos casou-se com a filha de Macareu, chamada Metímna, que deu nome à cidade.

    Curiosidades sobre Lesbos

    Curiosidades sobre Lesbos
    Pxhere / CC0

    Metímna era irmã de Mitilene, que agora dá nome à capital da ilha de Lesbos. Uma outra curiosidade interessante da ilha é a origem da poeta Safo.

    Ela viveu no século 6 a. C. e a denominação “lésbica” se dá porque inicialmente queria dizer “alguém de Lesbos”. Com a popularização dos poemas de Safo, a ilha ficou associada à imagem do desejo homoafetivo.

    Safo ajudou a popularizar a ideia do amor romântico e seus textos são associados à liberdade sexual e ao desejo natural entre seres humanos. Por isso, Lesbos, que também é chamada Mytilini, é muito significativa para o público LGBTQ+.

    Conheça as ilhas da Grécia com tranquilidade!

    O seguro viagem é um item essencial para sua segurança e de quem viaja com você. O site Seguros Promo faz todo o trabalho, além de encontrar diversas cotações para comparar qual a melhor, os cupons de descontos são imbatíveis.

    Imagina ter que resolver a situação de um voo atrasado ou extravio de bagagem em grego? Com a apólice correta de seguro viagem, você tem cobertura para atendimento 24h, em português, para todo tipo de contratempo, inclusive as emergências médicas.

    Por isso, se está pensando em planejar o roteiro das próximas férias na Ilha de Lesbos, já sabe onde encontrar o melhor preço para o seguro viagem!

    Acesse o Seguros Promos e pesquise quantas vezes achar necessário.

    A Grécia é um destino turístico incrível! Lesbos é um desses lugares cheios de história, curiosidades e praias paradisíacas que deixaram as ilhas gregas mundialmente famosas. Você vai adorar curtir o sol em Petra, Anaxos e Vatera!

    Com as informações e dicas que passamos já dá para montar um bom roteiro de viagem! Então, arrume as malas e prepare-se para conhecer as ilhas gregas e Lesbos. É o tipo de destino perfeito para visitar com aquela companhia especial, fica a dica!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa