CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

×

×

Lubeck: a cidade medieval da Alemanha!

A cidade de Lubeck, localizada ao norte da Alemanha, é famosa por suas atrações culturais e pelo marzipã, doce mundialmente conhecido! Saiba mais!

Você vai adorar conhecer Lubeck, Alemanha! Afinal, a cidade é repleta de atrações históricas, vários exemplos de edificações medievais e prédios feitos com o tijolo vermelho.

A região é ocupada desde o século I A.E.C. Por isso, em uma cidade com história tão antiga, os monumentos e pontos turísticos são incríveis e atraem turistas do mundo inteiro.

Neste texto, preparamos um guia completo para fazer turismo em Lubeck e dar várias dicas para aproveitar seu tempo na Alemanha. Boa leitura!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Onde fica Lubeck?

Onde fica Lubeck?
Pxhere / CC0

Lubeck, Alemanha, fica no norte do país, no estado de Schleswig-Holstein. É banhada pelo Mar Báltico a leste e está situada às margens do rio Trave. 

Kiel, que é a capital do estado de Schleswig-Holstein e uma das cidades vizinhas de Lubeck, fica a cerca de 90 km a norte. A via A24 leva de Lubeck à capital alemã, Berlim, em um trajeto de aproximadamente 300 km.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Lubeck: mapa

    Em qualquer viagem, seja nacional ou internacional, leve sempre o mapa consigo. Além de ser um item essencial para não se perder em uma cidade pouco familiar, com o mapa você consegue traçar as rotas entre os pontos turísticos de Lubeck e as cidades vizinhas.

    Sem contar que, em caso de urgência, com o mapa você encontra a posição exata dos postos de saúde, hospitais e farmácias.

    Como chegar a Lubeck?

    Existem várias maneiras de chegar a Lubeck, mas a cidade não possui seu próprio aeroporto. Portanto, os turistas podem desembarcar em Hamburgo, por exemplo, que fica a 60 km de distância, ou em outras cidades europeias.

    Saindo do Brasil

    Saindo do Brasil, não há voos diretos para Lubeck ou Hamburgo. Para chegar a Lubeck, a opção mais comum é fazer uma conexão em uma cidade, como Frankfurt, Amsterdã ou Paris.

    Depois, o turista precisa pegar um voo para o Aeroporto de Hamburgo, que é o mais próximo do destino. A Air France, KLM, LATAM e a Lufthansa são algumas das companhias aéreas que operam para Hamburgo a partir do Brasil.

    A partir do Aeroporto de Hamburgo, é possível pegar um trem, um ônibus ou um táxi para chegar a Lubeck. 

    Saindo de outras cidades da Alemanha

    Se você estiver viajando de carro, Lubeck é facilmente acessível através da via A1, que leva a Hamburgo, Kiel e outras cidades próximas.

    Vale lembrar que Lubeck tem uma estação de trem que é ligada a várias cidades importantes, como Hamburgo, Kiel e Berlim. Há também ônibus e serviços de transfer disponíveis.

    Qual a melhor época para ir a Lubeck?

    Qual a melhor época para ir a Lubeck?
    Pxhere / CC0

    A melhor época para visitar Lubeck é durante os meses de primavera e verão, de abril a setembro. Durante essa época, é possível aproveitar os parques e áreas verdes da cidade, passeios de barco no rio Trave e caminhadas pelos pontos turísticos.

    Além disso, durante os meses de verão, Lubeck recebe vários eventos culturais e festivais, como o Festival de Música de Schleswig-Holstein e o Festival Marítimo de Travemünde, que oferecem muitas opções de entretenimento para os visitantes.

    É importante lembrar que os meses de verão também são a alta temporada turística em Lubeck, com preços mais elevados e mais turistas circulando pela cidade, mas é o tempo perfeito para se deslocar a pé ou de bicicleta.

    Seu seguro viagem para Lubeck está aqui!

    O seguro viagem é obrigatório para entrar na Alemanha, por isso, não perca tempo e faça uma solicitação para cotação no site Seguros Promo

    Além de ter os melhores preços do mercado, o Seguros Promo ainda oferece diversos cupons de desconto para você economizar ainda mais.

    Seja para viagens nacionais ou internacionais, o Seguros Promo reúne os valores e planos praticados pelas empresas seguradoras em um só lugar, para você comparar e escolher o que melhor se encaixa em seu estilo de viagem e orçamento. Acesse e confira!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Lubeck

    A seguir, confira os principais pontos turísticos de Lubeck. São diversos monumentos históricos, complexos arquitetônicos e edifícios incríveis, além de várias cidades vizinhas interessantes para você explorar.

    Portão de Holstentor

    O Portão de Holstentor é um dos principais símbolos de Lubeck, e fica na extremidade oeste do centro histórico da cidade. Construído em 1464, tem duas torres altas, abertura em arco e foi feito com a alvenaria tradicional da região.

    O Portão de Holstentor foi utilizado como fortificação defensiva, e hoje é um dos principais pontos turísticos de Lubeck, com um museu no interior que conta a história da cidade e da fortaleza.

    Portão Burgtor

    Portão Burgtor
    Pxhere / CC0

    O Portão Burgtor é outra importante atração histórica em Lubeck, mas fica no leste do centro histórico. Construído no século XV em estilo gótico tardio, o portão é uma das poucas estruturas remanescentes da antiga fortificação.

    O Portão Burgtor apresenta uma arquitetura impressionante, com suas torres altas, janelas e arcos pontiagudos e, é claro, os tijolos vermelhos característicos da região. No interior do Portão Burgtor, há um museu, com exposições interativas e objetos históricos.

    Gangbuden

    Gangbuden é um termo em alemão que se refere a um tipo específico de construção em Lubeck, na Alemanha. São pequenas casas geminadas, com fachadas de tijolos vermelhos, que foram construídas para acomodar trabalhadores portuários e suas famílias.

    As Gangbuden eram construídas em filas estreitas, com cada casa composta por dois ou três andares, com telhados íngremes e pequenos jardins ou jardineiras na frente. Eram conhecidas por sua construção compacta e mais prática.

    Foram restauradas e transformadas em atrações turísticas, com algumas sendo utilizadas como cafés, lojas e galerias de arte.

    Dom de Lübeck

    A Catedral de Lubeck, também conhecida como Dom de Lubeck, é uma imponente igreja localizada no centro histórico de Lubeck, Alemanha. Sua construção foi concluída em 1230.

    Seu estilo arquitetônico mescla o românico e o gótico, e também foi feita em parte com a tradicional alvenaria vermelha alemã. Não se trata de uma igreja católica, mas protestante Luterana.

    Em seu interior, a catedral abriga obras de arte, com destaque para um crucifixo de madeira do século XV e um altar de prata barroco do século XVIII.

    A catedral também já foi palco de muitos eventos importantes, como a coroação de monarcas e a celebração de missas em homenagem aos cidadãos nobres de Lubeck.

    Museumsquartier St. Annen

    O MuseumsQuartier St. Annen é, na verdade, um complexo de museus em Lubeck, Alemanha. Seu enorme acervo inclui coleções de arte e artefatos históricos.

    Instalado em um antigo convento, o complexo abriga vários museus, incluindo o Museu de História de Lubeck, que mostra um panorama geral da história da cidade desde a Idade Média até os dias atuais.

    Também tem o Museu de Arte Contemporânea de Lubeck e o Museu de Arte e Cultura Popular.

    Buddenbrookshaus

    Buddenbrookshaus
    Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    O Buddenbrookshaus é uma casa histórica, que é famosa por ter sido a residência da família Mann, um dos mais importantes e famosos clãs de Lubeck.

    A casa foi comprada por Thomas Mann, que viveu lá com sua família por vários anos. Hoje, o Buddenbrookshaus é um memorial dedicado à vida e obra da família Mann.

    Os visitantes podem explorar os quartos mobilados da casa e ver artefatos pessoais dos membros da família, como livros, cartas e fotografias, inclusive de Thomas Mann, seu membro mais ilustre.

    Igreja St. Jacob

    A Igreja St. Jacob foi originalmente construída para servir como capela de um hospital em Lubeck. Como era de se esperar das grandes construções alemãs da época, foi toda feita em tijolos vermelhos tradicionais e ganhou enormes vitrais coloridos de decoração.

    Dentro da igreja, os visitantes podem admirar uma variedade de elementos arquitetônicos impressionantes, incluindo abóbadas altas e esguias, um coro com assentos de pedra ricamente decorados e um órgão histórico que remonta ao século XVII.

    Igreja de São Pedro

    Com sua impressionante torre de mais de 120m de altura em estilo barroco, a Igreja de São Pedro é uma das atrações mais icônicas de Lubeck.

    É também uma das mais antigas e importantes igrejas da região do Báltico, construída ainda no século XII. A igreja abriga também uma série de obras de arte, como pinturas e esculturas que datam de várias épocas da história da igreja.

    Igreja de Santa Maria

    Igreja de Santa Maria
    Pixabay

    Trata-se de uma basílica dedicada à santa católica, que foi construída no ponto mais alto do bairro dos mercadores hanseáticos, entre 1265 e 1352. 

    Tem uma fachada enorme a oeste, com duas torres que podem chegar a mais de 124 m, considerando os cataventos que ficam encarapitados no topo.

    Toda construída em tijolos vermelhos, é inscrita como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1987, quando recebeu a classificação juntamente com o centro histórico de Lubeck.

    Mosteiro do Castelo de Lübeck

    O Mosteiro do Castelo de Lubeck, também conhecido como Mosteiro de Santa Ana, é um antigo complexo religioso de Lubeck. Já serviu como residência para as freiras beneditinas e como escola para meninas, e hoje em dia abriga um museu e um centro cultural.

    Datado do século XVI, o mosteiro apresenta uma arquitetura impressionante, com influências do Renascimento e do estilo barroco.

    Lübeck Marzipan

    O marzipan é uma massa doce de origem árabe, feita com amêndoas moídas e açúcar. Pode ser moldado em diferentes formatos.

    O Marzipan de Lubeck é lembrado por sua qualidade excepcional, sendo produzido com amêndoas selecionadas de alta qualidade e sem adição de conservantes ou aromatizantes artificiais.

    Lubeck tem inúmeras lojas e fábricas de Marzipan, algumas delas com mais de 200 anos de história, que produzem e vendem esta iguaria mundialmente conhecida.

    Heiligen Geist Hospital

    O Heiligen Geist Hospital, fundado em 1227, é um dos hospitais mais antigos da Europa e um dos mais bem preservados, com uma arquitetura que combina elementos medievais e renascentistas.

    Foi criado originalmente para fornecer assistência médica e abrigo para os pobres e doentes da cidade. Hoje em dia, o Heiligen Geist Hospital abriga um museu que apresenta uma coleção de arte e artefatos relacionados à história do hospital e da medicina.

    Vale destacar a sala de reuniões dos administradores, com pinturas renascentistas e uma escultura de madeira do século XV, e a antiga farmácia do hospital.

    Rathaus de Lübeck

    Rathaus de Lübeck
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

    Trata-se do prédio da prefeitura de Lubeck. Construído por volta de 1225 em estilo gótico de alvenaria, o Rathaus serviu como sede da administração municipal e como centro do poder político da cidade durante séculos.

    O edifício abriga o escritório do prefeito e os visitantes podem fazer um tour pelo Rathaus para aprender sobre a história da cidade e da região. A torre do relógio, com seus sinos que datam do século XIV, estampa cartões postais e merece uma visita.

    Onde se hospedar em Lubeck?

    Se você está procurando ficar no centro histórico da cidade, existem várias opções de hotéis e pousadas próximas às principais atrações turísticas.

    Se preferir uma opção mais moderna, o bairro de St. Lorenz Nord, localizado a uma curta distância do centro, tem acomodações com quartos espaçosos e comodidades modernas.

    Para quem viaja em família ou procura um ambiente mais tranquilo, os arredores de Lubeck oferecem várias opções de pousadas e hotéis rurais, cercados por belas paisagens.

    Com o El Quarto você encontra exatamente o tipo de acomodação que procura. Basta informar as datas de check-in e check-out, o destino que vai visitar, o número de hóspedes e os tipos de quartos.

    Depois disso, o El Quarto mostra todos os hotéis disponíveis para que você compare e escolha o mais adequado para seu tipo ideal de viagem. Acesse e confira também os cupons de desconto!

    Curiosidades sobre Lubeck

    Confira algumas curiosidades sobre a cidade e a história de Lubeck! Afinal, ao visitar um destino turístico incrível como Lubeck, o ideal é já saber quais lugares visitar para melhor aproveitar seu tempo.

    Lübeck de Thomas Mann

    “Lübeck” (1901) é um livro dividido em duas partes, escrito pelo autor alemão Thomas Mann, nascido em Lubeck. Neste livro, Mann descreve a cidade de Lubeck, onde ele também cresceu, em uma narrativa autobiográfica, com muitos elementos ficcionais.

    É considerado um dos maiores romancistas alemães do século XX, e recebeu o Nobel de Literatura em 1929.

    Patrimônio da Humanidade

    Patrimônio da Humanidade
    Pxhere / CC0

    Lubeck é uma cidade classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Foi reconhecida em 1987 como um exemplo excepcional de cidade comercial histórica bem preservada.

    Rainha da Liga Hanseática

    Você já ouviu falar da Liga Hanseática? Trata-se de uma organização comercial de cidades do norte da Europa. Foi fundada em 1241 e teve um importante papel para a região durante a Idade Média e a Era Moderna.

    Lubeck ganhou o “título” de Rainha da Liga Hanseática por sua liderança, ajudando a estabelecer as regras da liga e também em tarefas diplomáticas com as outras cidades membro.

    Cidades próximas a Lubeck, Alemanha

    Uma das cidades mais próximas de Lubeck é Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, que tem uma “vibe” bem cosmopolita.

    Outra cidade próxima é Kiel, que fica a mais ou menos 90 km de Lubeck. Trata-se de uma zona portuária que abriga um estaleiro naval, e é conhecida por seus festivais culturais e esportivos, como a Semana de Kiel, um dos maiores eventos de vela do mundo.

    Também vale a pena visitar a cidade de Lüneburg. Lüneburg é uma cidade histórica impressionante, e um ótimo lugar para fazer um passeio pelas ruas antigas para explorar as lojas e restaurantes.

    Agora que já conhece um pouco mais sobre Lubeck, comece logo a separar os documentos e a programar o roteiro de viagem das suas próximas férias! Você vai adorar percorrer as ruas e edifícios antigos da cidadezinha! Boa viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa