CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Porto Alegre? roteiro de atrações para sua viagem!

O que fazer em Porto Alegre: descubra o que fazer na capital gaúcha e as atividades imperdíveis que tornam a cidade dinâmica e acolhedora!

Se você quer desvendar o que fazer em Porto Alegre, sua busca acabou! Reunimos as principais atrações e dicas incríveis de viagem sobre a cidade. Assim, vai ficar mais fácil planejar a sua visita.

A capital do Rio Grande do Sul é uma cidade bonita, simultaneamente histórica e moderna. Por todos os lados, você vai encontrar encantos que convidam a passeios inesquecíveis. 

Com suas muitas áreas verdes, praças suntuosas e até uma praia de água doce às margens do Guaíba, você poderá viver experiências incríveis!

A cidade também é um caldeirão de cultura gaúcha, refletida em sua arquitetura histórica, seus bons museus e na hospitalidade de seu povo. 

Neste artigo, você vai encontrar dicas práticas, sobre como chegar, quando visitar e as melhores regiões para hospedagem, mas não é só isso. 

Também vamos te mostrar os atrativos mais imperdíveis e dicas de roteiros alternativos.

Boa leitura!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

O que fazer em Porto Alegre: dicas para aproveitar a cidade!

O que fazer em Porto Alegre: dicas para aproveitar a cidade!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Descobrir o que fazer em Porto Alegre é simultaneamente fácil e agradável, tamanha a lista de opções que a capital gaúcha oferece a seus visitantes. Mas, antes, que tal aprender um pouco mais sobre a cidade?

Porto Alegre é a casa de mais de 1,3 milhão de pessoas, sendo a capital e maior cidade do Rio Grande do Sul. 

A cidade foi fundada em 1772 por imigrantes do Arquipélago dos Açores que se instalaram no Sul do Brasil em busca de uma vida mais digna.

Hoje, o centro histórico da cidade é capaz de revelar essa trajetória por meio de sua primorosa arquitetura, suas praças e seus museus. Mas não são apenas os apaixonados por história que poderão gostar da cidade!

A capital gaúcha se desenvolveu às margens do “rio” Guaíba, hoje considerado lago pela comunidade científica. Assistir ao pôr do sol sobre as águas é uma experiência inesquecível. 

As áreas verdes são abundantes, a exemplo do Parque Farroupilha, também conhecido como Redenção, perfeito para relaxar no fim de semana.

E como não comentar a saborosa gastronomia local, em uma de suas tradicionais churrascarias? Porto Alegre é também um destino gastronômico, com muitas delícias à disposição do viajante.

Seja para uma parada antes de seguir para Gramado e Canela, ou para uma “fugidinha” do cotidiano em meio a um cenário diferente, Porto Alegre espera por você!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como chegar a Porto Alegre?

    Antes de te mostrar o que fazer em Porto Alegre, vamos te apresentar onde fica a cidade e como visitá-la.

    O ponto de entrada mais utilizado é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, que fica a apenas 8 km do centro da cidade. O aeroporto recebe voos diretos de várias capitais e cidades brasileiras, além de voos internacionais. 

    Uma vez no Salgado Filho, você pode utilizar serviços de transporte como Uber ou táxi para chegar ao seu hotel ou destino desejado. 

    Se preferir viajar por via terrestre, Porto Alegre também é bem conectada por rodovias. A BR-290 liga a cidade ao litoral e a Santa Catarina. A BR-116, por sua vez, proporciona uma importante ligação ao Sul do estado e ao restante do Brasil. 

    Mapa de Porto Alegre

    Uma das maiores capitais do Brasil, Porto Alegre tem uma extensa rede de transporte público, com ônibus e metrô, além de táxis e Uber. 

    Outra opção é a City Tour Linha Turismo, que percorre duas rotas distintas: a do Centro Histórico e a da Zona Sul. Esses passeios panorâmicos são realizados em ônibus de dois andares, que permitem conhecer a cidade de ângulos surpreendentes.

    Para te ajudar a preparar um roteiro com o que fazer em Porto Alegre, destacamos no mapa as atrações mais imperdíveis, veja só!

    Quando ir a Porto Alegre, RS?

    Não seria exagero afirmar que há muito o que fazer em Porto Alegre em qualquer época do ano. 

    No inverno, as temperaturas não costumam subir além dos 21ºC, e as chuvas são mais comuns e intensas. É o período de tempestades na cidade e, por isso, uma época não recomendada para turismo.

    Por outro lado, no verão, a cidade fica abafada, com temperaturas próximas aos 30ºC. É um período interessante para quem gosta de atividades a céu aberto. 

    Para evitar o desconforto do calor do verão e das chuvas do inverno, muitos consideram o outono ou a primavera a melhor época para turismo. As chuvas são menos frequentes e o clima fica mais ameno e agradável. 

    Onde se hospedar em Porto Alegre?

    Onde se hospedar em Porto Alegre?
    Master Express Alberto Bins

    Para facilitar a escolha de região para hospedagem, pode ser interessante ter em mente um roteiro com o que fazer em Porto Alegre. Dessa forma, você poderá escolher um hotel com localização estratégica para facilitar os seus deslocamentos.

    O centro é uma excelente escolha para quem quer estar perto dos inúmeros prédios históricos e de atrações culturais durante o dia. No entanto, à noite, o centro tende a ficar mais ermo. 

    Também vale a pena considerar a estadia no bairro nobre dos Moinhos de Vento, anexo ao centro da cidade. A região é versátil, oferecendo hotéis, restaurantes, parques, cafés, shoppings e lojas de rua. 

    Há quem prefira ficar na Cidade Baixa, principal endereço da vida noturna porto-alegrense. Há uma grande concentração de bares e restaurantes nessa área, o que encanta quem gosta de curtir a noite.

    Na Cidade Baixa, vale a pena escolher um hotel próximo às ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo para garantir mais comodidade. 

    Se você considera mais importante ter fácil acesso a parques e shoppings, pode ser mais interessante ficar na Zona Sul de Porto Alegre. 

    Além de abrigar muitas áreas verdes e diversos centros comerciais, a região é casa da Arena Beira-Rio. 

    O viajante encontra também alguns hotéis perto do aeroporto, convenientes para quem está apenas de passagem pela cidade, e no polo empresarial. 

    Essa área, especialmente ao longo da avenida Carlos Gomes, é recomendada para quem viaja a trabalho.

    Hotéis e pousadas em promoção no El Quarto!

    Visite Porto Alegre com tranquilidade! Contrate um seguro viagem!

    Antes de descobrir o que fazer em Porto Alegre, você deve garantir a sua segurança. Por isso, nada de viajar antes de contratar o seu seguro viagem nacional.

    Lembre-se de que o item não te protege apenas em caso de problemas de saúde. Em certas situações, nem mesmo o SUS ou seu plano de saúde privado poderá te ajudar.

    Entre os exemplos, incluem-se problemas com bagagem, como extravio, atraso ou cancelamento de voo, evacuação de emergência e muito mais.

    A boa notícia é que a solução é simples: basta contratar um seguro completo no Seguros Promo!

    Nosso site é referência no mercado, com planos e coberturas abrangentes das principais empresas e seguradoras do Brasil e do mundo. 

    Você encontra até um super comparador para analisar até quatro planos de uma só vez e escolher a melhor opção para você.

    O pagamento do seu seguro pode ser parcelado em até 12 vezes, e você ainda conta com assistência em tempo real pela nossa central de atendimento.

    Faça uma pesquisa agora mesmo e garanta essa tranquilidade para a sua experiência de viagem!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que vale a pena conhecer em Porto Alegre?

    A esta altura, você já deve estar se perguntando: “afinal, o que não posso deixar de conhecer em Porto Alegre?”. A resposta pode te surpreender!

    Entre praças, parques, teatros, mercados e museus, a capital gaúcha é um deleite para qualquer viajante. A lista de atrativos se estende também para bons restaurantes, estádios lendários de futebol, praia de água doce e muito mais.

    Vem conferir o que fazer em Porto Alegre!

    Mercado Público de Porto Alegre

    Imperdível para quem busca o que fazer em Porto Alegre de graça, o Mercado Público da cidade é um lugar singular, repleto de cores e sabores.

    Com mais de 150 anos de história, o mercado tradicional já resistiu a incêndios e enchentes, mantendo-se firme como ponto de encontro para moradores e visitantes. 

    O Mercado Público fica bem ao lado do Paço Municipal, no Largo Glênio Peres, reunindo dezenas de bancas que vendem alimentos, artigos religiosos, artesanato e souvenires. 

    Aproveite para caminhar pelos corredores, mergulhar no aroma do café e conhecer de pimentas a cachaças, passando por misturas de erva-mate para chimarrão. 

    O local também é o endereço de restaurantes em todos os preços, incluindo o mais antigo da cidade, o Gambrinus, com mais de 130 anos.

    Theatro São Pedro

    Quer montar um itinerário do que fazer em Porto Alegre com um toque de cultura? Você pode gostar do Theatro São Pedro.

    O local foi fundado em 1858 e é o teatro mais antigo da cidade, destacando-se com sua arquitetura neoclássica no centro histórico.

    O interior é tão majestoso quanto a fachada, com pé direito alto e galerias circundantes que oferecem condições perfeitas para assistir a espetáculos.

    A programação é diversificada, com atrações de música, dança e teatro. O lugar também é palco de eventos como o Porto Alegre em Cena e o Porto Verão Alegre. 

    O preço do ingresso varia conforme o espetáculo, mas o teatro também oferece atrações gratuitas durante o ano. 

    Praça da Alfândega

    Praça da Alfândega
    Flickr / CC BY-SA 2.0

    Sempre que você estiver na dúvida sobre o que fazer em Porto Alegre, vale a pena visitar a Praça da Alfândega. 

    Uma das maiores praças do centro histórico, o local reúne estátuas de poetas gaúchos e está cercada por edifícios históricos. 

    Nas proximidades, você encontrará o Museu de Arte, o Memorial do Rio Grande do Sul e muitas outras atrações. 

    A praça é muito charmosa e arborizada, podendo ser um “pit stop” estratégico para o seu roteiro de visita.

    Praça Matriz

    A Praça Matriz, oficialmente chamada Praça Marechal Deodoro, é o equivalente à Praça dos Três Poderes de Porto Alegre. Ou seja, é ali que estão instaladas as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário do estado.

    Em pleno centro histórico, a praça testemunhou a evolução da cidade ao longo dos anos, e é, por conta disso, um museu a céu aberto

    Apesar de seu tamanho modesto, a praça foi recentemente revitalizada e se tornou ainda mais agradável, com calçadas em pedra portuguesa, jacarandás e outras árvores floridas. 

    Vale pontuar que a praça é cercada por edifícios de três séculos diferentes, cada um com sua própria história e arquitetura. 

    Aproveite seu passeio para conhecer o Memorial do Legislativo, datado do século XVIII, a Pinacoteca Ruben Berta, o Solar dos Câmara e o Palácio Piratini. 

    Você ainda terá a oportunidade de visitar o Museu Julio de Castilhos, o Memorial do Ministério Público e o Theatro São Pedro.

    Parque Farroupilha

    Boa pedida para quem busca o que fazer em Porto Alegre, o Parque Farroupilha, também conhecido como Redenção, é o Central Park da capital gaúcha.

    Embora seja menor em comparação, o parque é um oásis verde, localizado entre os bairros Farroupilha, Cidade Baixa, Centro Histórico e Bom Fim. Assim, você pode visitá-lo a partir de diferentes regiões!

    A área central do parque é a mais movimentada, com direito a um chafariz, gramados para piqueniques e um lago com pedalinhos. Você também poderá conhecer o Monumento ao Expedicionário, playgrounds, “cachorródromo” e pista de corrida.

    As crianças podem se divertir no trenzinho que circula pelo parque, enquanto os adultos vão se encantar com o Recanto Europeu e o Recanto Oriental. 

    Aos domingos, o Parque Farroupilha torna-se o cenário do Brique da Redenção, uma feira de rua com expositores de artesanato, roupas e itens de coleção.

    Casa de Cultura Mário Quintana

    A Casa de Cultura Mário Quintana é um lugar encantador, que oferece teatro, cinema, biblioteca e galerias de artes visuais. 

    No segundo piso, você pode conhecer uma réplica do quarto onde o poeta Mário Quintana viveu por mais de uma década. 

    Um dos espaços mais bonitos do prédio é o terraço Jardim Lutzenberger, que exibe exemplares botânicos de várias espécies. Há também opções gastronômicas por lá, como café, bar e restaurante. A visitação é gratuita!

    Rua Andradas

    Se você ficar na indecisão sobre o que fazer em Porto Alegre, considere um passeio pela rua Andradas, também conhecida como Rua da Praia.

    É a rua mais antiga da cidade, que concentra atrações como a Igreja das Dores e a Casa de Cultura Mário Quintana. Também ficam na região a Praça da Alfândega, museus e o Memorial do Rio Grande do Sul. 

    A rua se estende por 2 km e está dividida em duas metades. 

    A primeira vai da Usina do Gasômetro à Praça da Alfândega. É uma zona histórica, com um calçadão agradável, muitos sebos e barzinhos com mesas na calçada. 

    A segunda segue até a Santa Casa de Misericórdia e é mais urbanizada, com lojas e prédios de escritórios. 

    Ficou curioso em relação ao apelido da rua Andradas? Ela é conhecida como rua da Praia por estar pertinho do lago Guaíba!

    Lago Guaíba

    Lago Guaíba
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Muito do que fazer em Porto Alegre está concentrado nos arredores do lago Guaíba. A região conta com uma orla espetacular para passeios e apreciação do pôr do sol. 

    O trecho entre a Usina do Gasômetro e o Parque Marinha do Brasil passou por uma revitalização, firmando-se como um importante ponto turístico da cidade. 

    A orla oferece deques de madeira, mirantes, ciclovia, quadras, bares e restaurantes panorâmicos. Há também um ancoradouro, de onde saem barcos de passeio pelo lago, e a maior pista de skate da América Latina. 

    Vila Flores

    Ideal para viajantes em busca do que fazer em Porto Alegre que seja diferente, a Vila Flores é uma associação cultural imperdível.

    O local está instalado em um complexo arquitetônico histórico, hoje dedicado à produção artística em diversas áreas. Os visitantes também podem desfrutar de cafeteria e galerias de exposições visuais.

    Pode ser interessante explorar o complexo, que oferece eventos abertos ao público, como oficinas, aulas de dança, capoeira e apresentações musicais.

    Parque Natural Morro do Osso

    O Parque Natural Morro do Osso é uma boa opção para quem procura lugares diferentes para conhecer em Porto Alegre. 

    O lugar oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade e do lago Guaíba, em meio a trilhas para caminhadas e bicicletas. 

    A região é famosa pela diversidade de espécies arbóreas em risco de extinção, com acesso gratuito. O parque oferece também estacionamento próprio, banheiros limpos e bebedouros de água fresca. 

    Feira Orgânica Mulheres da Terra

    Ainda não sabe o que fazer em Porto Alegre? Você não pode perder a chance de conhecer a Feira Orgânica Mulheres da Terra

    O evento é realizado em diversos bairros de Porto Alegre e oferece produtos frescos e saudáveis diretamente dos agricultores, a maioria da agricultura familiar. 

    O grupo é oriundo do Movimento Sem Terra e produz uma variedade de alimentos orgânicos, incluindo hortaliças, grãos, frutas, temperos, ervas e mais. Tudo é vendido a preços acessíveis. 

    O principal endereço da feira é a rua Paulo Gama, 110, no bairro Farroupilha. Nesse local, a feira acontece às terças-feiras, das 14h às 18h.

    O que fazer em Porto Alegre à noite?

    Se você perguntar a um local o que Porto Alegre tem de melhor, é possível que escute como resposta a animada vida noturna local.

    A cidade fica mais pacata de segunda a quarta, mas fica fácil encontrar o que fazer em Porto Alegre de noite a partir de quinta-feira.

    As ruas da Cidade Baixa e a Padre Chagas, em Moinhos de Vento, por exemplo, são famosas como pontos animados para curtir a noite.

    Há também bons bares e casas noturnas no Quarto Distrito, no centro histórico e no bairro Bom Fim, sobretudo na Rua João Telles.

    Se estiver passeando pelo centro histórico, não deixe de conferir os bares nas escadarias do Viaduto da Borges ou na rua da Praia.

    O que fazer em Porto Alegre em dia de chuva?

    O que fazer em Porto Alegre em dia de chuva?
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Se o clima te surpreender durante sua estadia, não se preocupe. Não é muito difícil achar o que fazer em Porto Alegre com chuva. 

    Nesse caso, a melhor sugestão é se ater a atrações em espaços fechados, como o Theatro São Pedro e o Mercado Público de Porto Alegre. 

    Você também pode conhecer alguns museus, como o Museu Joaquim Felizardo, o Museu da Ciência e Tecnologia, o Farol Santander e outros.

    Além disso, a famosa Catedral Metropolitana, no centro histórico, pode ser visitada tranquilamente, independentemente do sol aparecer.

    O que fazer em Porto Alegre sem gastar muito?

    Você está com o orçamento limitado? Não falta o que fazer em Porto Alegre de graça ou a baixo custo, com opções para todos os gostos.

    Não custa nada passear pelo centro histórico e conhecer as belas praças da cidade, como a Matriz e a da Alfândega. Você pode até fazer uma visita grátis ao Palácio Piratini e à catedral da cidade!

    Os espaços verdes da cidade também têm entrada gratuita, como o Parque Farroupilha e o Parque Natural Morro do Osso.

    Quer mais? Você só gasta no Mercado Público se quiser! O lugar histórico é de acesso gratuito e reúne muitas barracas que vendem produtos a preços variados.

    Quem gosta de história, por sua vez, terá a oportunidade de explorar museus e centros culturais. É o caso do Memorial do Rio Grande do Sul e do Museu de Arte.

    E, claro, não podemos esquecer de mencionar um dos cartões-postais mais icônicos de Porto Alegre: o pôr do sol no Lago Guaíba. Um momento mágico, em um lugar especial, e de graça!

    Onde comer em Porto Alegre?

    Não resuma seu roteiro do que fazer em Porto Alegre a experiências turísticas e de lazer. A gastronomia local é uma atração à parte!

    No centro histórico, por exemplo, estão alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade, onde você pode experimentar pratos como churrasco gaúcho e arroz de carreteiro. 

    O Mercado Público também é uma parada obrigatória para degustar pratos locais e saborear os pastéis de feira. O Moinhos de Vento, por sua vez, é um bairro com opções gastronômicas mais sofisticadas.

    O público jovem não vai se arrepender de conhecer os restaurantes da Cidade Baixa, enquanto o bairro Bom Fim é o endereço da culinária internacional. 

    Outra região que merece destaque é o bairro Bela Vista, que oferece restaurantes elegantes e sofisticados, muitos com vista panorâmica da cidade.

    Encontre o seu seguro nacional com desconto no Seguros Promo!

    Agora que você já sabe o que fazer em Porto Alegre, o que está esperando para visitar o Seguros Promo e garantir seu seguro viagem? Nosso site tem planos nacionais com super descontos esperando por você!

    Viajar com segurança é essencial, pois imprevistos podem ocorrer, como problemas de saúde, atrasos, extravio de bagagem e outros contratempos que podem afetar sua viagem. 

    O seguro viagem oferece assistência médica em caso de doenças ou acidentes, cobertura para a perda de bagagem e muito mais.

    Conheça os nossos planos, utilize o nosso comparador de seguros exclusivos e desfrute de  flexibilidade no pagamento, em até 12 vezes! De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa