Riga, Letônia: mapa, clima, atrações e compras
A cidade do Países Bálticos preserva mais de 800 anos de cultura e história, e não pode faltar em seu roteiro pelo Leste Europeu. Conheça Riga, Letônia!
Riga, Letônia, é a cidade mais populosa dos Países Bálticos e tem uma história rica, que deixou heranças que persistem até o dia de hoje.
Em meio a paisagens que mais parecem saídas de contos de fadas, com castelos, muralhas, torres medievais e jardins exuberantes, a cidade oferece uma série de atrações que encantam até mesmo o viajante mais exigente.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a capital da Letônia, um dos destinos mais baratos para viajar na Europa!
Riga, Letônia: museus, parques, igrejas e praias
Conhecer Riga, capital da Letônia, é explorar uma cidade charmosa e encantadora, que muitas vezes fica esquecida em roteiros de viagem pela Europa.
Não faltam motivos para visitar a maior cidade dos Países Bálticos, com mais de 640 mil habitantes e mais de 800 anos de história e cultura.
Considerada referência mundial em arquitetura e no estilo Art Nouveau, Riga tem grande parte de seus edifícios tombados como Patrimônio Mundial pela Unesco.
E que tal um belo banho de mar depois de explorar a cidade? Dentro da capital da Letônia existem duas praias, Vecaki e Vakarbulli, com excelente infraestrutura!
Como já deu pra perceber, não faltam opções do que fazer em Riga, Letônia, então fique atento e anote nossas dicas para aproveitar o máximo possível deste destino inesquecível no Leste Europeu!
Onde fica Riga, Letônia?
A cidade de Riga, na Letônia, é banhada pelo Mar Báltico, no coração dos Países Bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), antigos países-membros da União Soviética.
A Letônia, por sua vez, faz fronteira com a Rússia, Estônia, Lituânia e Bielorússia. O país, cujo idioma é o letão, faz parte da União Europeia e adotou o euro como moeda oficial.
Para te ajudar a se localizar e planejar a viagem ideal, confira onde fica a Letônia no mapa!
Voos para Riga, Letônia
Infelizmente, não existem voos diretos do Brasil para a Letônia. Em contrapartida, uma vez que você esteja na Europa, será muito fácil se deslocar até Riga.
A maior parte dos aeroportos europeus tem voos com destino à capital da Letônia, inclusive com companhias aéreas low cost.
Você pode fazer a cotação de passagens aéreas para a Europa baratas com a ajuda do melhor comparador do mercado, o Vai de Promo.
Nossa plataforma permite a criação de alertas de preço e a pesquisa de passagens multidestinos, para te ajudar a planejar o mochilão dos seus sonhos!
Seguro viagem obrigatório para a Letônia
Se você quer conhecer uma cidade com mais de 800 anos de história, é melhor já garantir o seu seguro viagem!
A Letônia faz parte do Tratado de Schengen, que estipula regras e condições para permitir a livre circulação de viajantes — entre elas, a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Você pode fazer a cotação de seguro viagem Europa com desconto no melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro planos por vez.
Dessa forma, o viajante pode explorar Riga, Letônia, com tranquilidade, sabendo que terá cobertura em caso de imprevistos ou situações inusitadas, como emergências médicas ou extravio de bagagem.
Como é o clima em Riga?
A Letônia é um país que tem as quatro estações muito bem-definidas: isso quer dizer que a temperatura pode ultrapassar os 30°C no verão e desabar para -20°C no inverno.
Como o inverno pode ser bastante rigoroso, com temperaturas congelantes e muita neve, recomenda-se viagens durante as estações mais quentes, entre os meses de maio e agosto.
Neste período, o sol brilha por mais horas do dia, as flores estão exuberantes por todo o país e as pessoas ocupam todos os espaços públicos possíveis para comemorar o calor.
Em Riga, é a oportunidade ideal para tomar um bom banho de mar e curtir um dia de praia!
O que ver em Riga, Letônia?
Afinal de contas, o que fazer em Riga, Letônia? São tantas opções que pode ser difícil escolher! Confira os principais pontos turísticos da capital da Letônia.
Vecriga
Vecriga é o pequeno e charmoso centro histórico de Riga, que mais parece um imenso museu a céu aberto, com edifícios e monumentos com mais de 800 anos!
Se você terá pouco tempo para explorar a cidade, comece o passeio pela Praça da Cúpula, a maior da região, de onde é possível chegar sem dificuldades a outros pontos turísticos.
Não deixe de visitar o Portão Sueco, uma parte da antiga muralha que cercava a cidade no período medieval e que ainda está conservada!
Ainda no centro histórico, a Praça Livu tem diversos bares com apresentação de música ao vivo e muitas pessoas curtindo os jardins. É na praça que fica a popular Casa do Gato, uma das mais populares e curiosas construções de Riga.
Grande Guilda
A Grande Guilda pode ser facilmente confundida com um castelo, mas nunca foi residência real. Em contrapartida, já foi cenário de inúmeros eventos históricos, como concertos e apresentações artísticas, seminários, festas e muito mais.
Atualmente, o prédio que já abrigou uma antiga guilda de comerciantes é o endereço da Orquestra Filarmônica da Letônia.
Monumento da Liberdade
Chamado carinhosamente de Milda pelos letões, o Monumento da Liberdade é uma escultura de 42 metros que se destaca no horizonte de Riga, Letônia.
A estátua de uma mulher que segura três estrelas de ouro é uma lembrança da luta pela independência do país e representa Kurzeme, Vidzeme e Latgale, províncias da Letônia.
Três Irmãos
O complexo residencial mais antigo da capital da Letônia é afetuosamente conhecido como Três Irmãos, onde atualmente funciona o Museu de Arquitetura de Riga.
Os três edifícios ficam coladinhos um ao outro, cada um com seu próprio estilo arquitetônico, com fachadas que remontam aos séculos XV, XVII e XVIII.
Castelo de Riga
Construído no século XIV para proteger a cidade, o Castelo de Riga fica às margens do rio Daugava e já foi palco de diversos ataques ao longo dos séculos.
O castelo precisou ser reconstruído diversas vezes, o que gerou uma situação curiosa: cada parte da construção tem um estilo arquitetônico diferente, do barroco ao Art déco.
A construção já foi o endereço do Museu de História Nacional da Letônia, que em 2013 sofreu um grande incêndio, comparável à tragédia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Desde então, o castelo serve como residência para o presidente da Letônia.
Palácio Rundale
Projetado por Francesco Rastrelli, em estilo rococó e barroco, o Palácio Rundale é considerado o Palácio de Versalhes do Báltico.
Atualmente, o imponente edifício funciona como museu, cujo acervo é composto por esculturas e pinturas datadas do século XVIII.
No exterior do palácio existe um belíssimo jardim em estilo francês, com direito a fontes e muitas roseiras.
Casa da Irmandade dos Cabeças Negras
A Casa da Irmandade dos Cabeças Negras é considerada cartão-postal de Riga, Letônia, e não deve ficar de fora de nenhum roteiro pela maior cidade do Báltico.
A construção original foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e foi totalmente reconstruída no final do século XX, reproduzindo fielmente o prédio que abrigou uma sociedade de comerciantes alemães durante a Idade Média.
Ópera Nacional da Letônia
A Ópera Nacional da Letônia tem como endereço oficial um belo prédio erguido em diferentes estilos arquitetônicos.
No exterior da construção, é possível desfrutar de uma caminhada relaxante por um belo jardim, com diferentes tipos de flores e até fontes.
Às quintas-feiras, é possível fazer um passeio guiado pelo local.
Teatro Nacional da Letônia
Palco da independência letã, o Teatro Nacional da Letônia é um edifício de grande esplendor arquitetônico, com diferentes estilos, como o barroco e o Art nouveau.
O local recebe até hoje apresentações teatrais exclusivamente no idioma letão.
Sinagoga Peitav-Shul
Durante o Holocausto, todas as sinagogas de Riga, Letônia, foram incendiadas e sucumbiram às chamas. Todas, com exceção da Sinagoga Peitav-Shul.
Os nazistas não tiveram coragem de tacar fogo na construção que fica localizada no coração do centro histórico de Riga, por medo de que o incêndio se espalhasse para os demais edifícios da região.
Catedrais
Riga é uma cidade com forte influência religiosa, o que se reflete nas três catedrais que existem na pequena capital letã.
Construída por volta do ano 1.200, a Catedral do Dome tem entrada gratuita durante as missas e recebe importantes concertos de música.
A Catedral de São Tiago também foi erguida em meados do século XIII e, assim como boa parte das construções de Riga, já passou por diversas reconstruções, o que lhe rendeu diferentes estilos arquitetônicos, como gótico, romântico e Art nouveau.
A Catedral da Natividade, do século XIX, é, provavelmente, a que mais se destaca entre as catedrais de Riga, Letônia, por seus impressionantes domos dourados que reluzem ao sol.
Museus
A capital da Letônia preza pela preservação de sua memória, e isso quer dizer que você terá vários museus para explorar em toda a cidade.
O Museu de História e Navegação de Riga é um dos mais antigos, fundado em 1773 e com um impressionante acervo com mais de meio milhão de peças.
Para conhecer melhor a memória nacional, visite o Museu da Ocupação da Letônia, que lembra as ocupações alemã e soviética no país, que só ficou totalmente independente em 1991.
Originalmente instalado no Castelo de Riga, o Museu Nacional de História da Letônia funciona provisoriamente em um palácio no centro histórico e tem um acervo com itens desde a Idade da Pedra.
Os amantes de arte não devem deixar de visitar o Museu Nacional de Arte Letã, com mais de 50 mil peças e obras de arte produzidas por artistas bálticos e russos.
Para relembrar os dramas da guerra, inclua o Museu da Guerra da Letônia e o Museu do Holocausto da Letônia em seu roteiro de viagem.
Parques
Riga é uma cidade com muitas áreas verdes, e a principal delas é o Parque Bastejkalna, que fica pertinho da Ópera Nacional e é bastante procurado tanto por turistas quanto por moradores da cidade.
Para desfrutar de passeios de barco pelos canais do rio Daugava, visite o Parque Kronvalda.
Praias
Sabia que Riga, Letônia, tem praia? As melhores opções são Vecaki, uma charmosa vila de pescadores, e Vakarbulli, com infraestrutura completa e ideal para quem viaja com crianças.
Se você tiver mais alguns dias para explorar a região, é possível visitar, ainda, a praia de Jurmala, que fica a pouco mais de 30 minutos de distância e está entre as melhores do país.
Igrejas
Como a maior parte das cidades medievais, Riga tem forte herança religiosa, e isso quer dizer muitas igrejas.
A Igreja de São Pedro, por exemplo, foi construída no século XIII e já foi o maior edifício de madeira de toda a Europa. Pertinho dali fica a Igreja de São João, de influência luterana e estilo gótico.
Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a Igreja Ortodoxa de Alexander Nevsky chama a atenção pelos tons de verde e amarelo que muito lembram a bandeira do Brasil.
Por fim, não deixe de passar pela Antiga Igreja de Santa Gertrudes, considerada uma das mais bonitas da cidade.
Escultura dos Músicos da Cidade de Bremen
A escultura de um burro, um cachorro, um gato e um galo, em homenagem ao clássico “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, é um dos pontos turísticos mais visitados de Riga.
A peça foi um presente enviado por um coletivo de músicos da cidade de Bremen, na Alemanha, e virou um ponto de peregrinação de turistas: diz a lenda que se você tocar o focinho dos bichos, terá muita sorte!
Prédio da KGB
Durante a ocupação soviética, a KGB instalou uma sede em Riga para controlar potenciais opositores do regime comunista.
Atualmente,n o prédio em que funcionava o órgão, existe um memorial que lembra as vítimas e os horrores do período de dominação, que só chegou ao fim em 1991.
O que comprar em Riga?
Se você gosta de produtos orgânicos e locais, recomendamos uma visita ao Mercado Central de Riga, com vários quiosques especializados em defumados, frutos do mar frescos e hortaliças de qualidade excepcional.
Caso você prefira explorar os shoppings locais, uma boa pedida é o Shopping Galerija Centrs, que funciona em um prédio moderno, com fachada totalmente em vidro.
Gastronomia em Riga, Letônia
Na hora de matar a fome, uma boa dica é explorar o Mercado Central de Riga, a praça Laukums e as ruas Meistaru e Kalku Iela, que têm muitas opções de restaurantes e bares, como o Colonel Brew Pub e Kitchen.
Para uma experiência diferente de tudo, visite o Cafe Black Magic, que funciona em um antigo laboratório boticário!
Referência em doces, bolos e cafés, o Rigensis pode ser uma boa alternativa de pit stop na região da Dome Square.
Para conhecer a culinária letã, visite o histórico restaurante Blue Cow ou o simpático 1221.
A referência em alta gastronomia na cidade é o requintado Bergs.
Garanta o melhor seguro viagem Letônia com desconto!
Agora que você já sabe tudo sobre esse destino inesquecível, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem barato para conhecer Riga, Letônia!
Nessa tarefa você pode contar com a ajuda de quem mais entende do assunto, Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro planos por vez para que você encontre o menor preço!
Lembre-se de que a contratação de um seguro viagem é requisito obrigatório para conhecer a Letônia, e uma recomendação para todos os viajantes.
Dessa forma, você garante cobertura nas mais diversas situações, de emergências médicas ao extravio de bagagem ou cancelamento de voo!
Viajar com economia e tranquilidade? De Promo você pode!
Leia também:
- O que fazer em Marselha? Confira as 16 melhores atrações!
- As melhores dicas de mochilão Europa: como planejar, economizar e explorar ao máximo
- O que fazer na Polônia? Confira as melhores atrações!
- Turismo na Costa Rica: como funciona, custos e como planejar
- 25 lugares para conhecer antes de morrer ao redor do mundo!