CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Riga, Letônia: mapa, clima, atrações e compras

A cidade do Países Bálticos preserva mais de 800 anos de cultura e história, e não pode faltar em seu roteiro pelo Leste Europeu. Conheça Riga, Letônia!

Riga, Letônia, é a cidade mais populosa dos Países Bálticos e tem uma história rica, que deixou heranças que persistem até o dia de hoje.

Em meio a paisagens que mais parecem saídas de contos de fadas, com castelos, muralhas, torres medievais e jardins exuberantes, a cidade oferece uma série de atrações que encantam até mesmo o viajante mais exigente.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a capital da Letônia, um dos destinos mais baratos para viajar na Europa!

Riga, Letônia: museus, parques, igrejas e praias

Conhecer Riga, capital da Letônia, é explorar uma cidade charmosa e encantadora, que muitas vezes fica esquecida em roteiros de viagem pela Europa.

Não faltam motivos para visitar a maior cidade dos Países Bálticos, com mais de 640 mil habitantes e mais de 800 anos de história e cultura.

Considerada referência mundial em arquitetura e no estilo Art Nouveau, Riga tem grande parte de seus edifícios tombados como Patrimônio Mundial pela Unesco. 

E que tal um belo banho de mar depois de explorar a cidade? Dentro da capital da Letônia existem duas praias, Vecaki e Vakarbulli, com excelente infraestrutura!

Como já deu pra perceber, não faltam opções do que fazer em Riga, Letônia, então fique atento e anote nossas dicas para aproveitar o máximo possível deste destino inesquecível no Leste Europeu!

Onde fica Riga, Letônia?

Riga, Letônia onde fica
Fonte: Pixabay

A cidade de Riga, na Letônia, é banhada pelo Mar Báltico, no coração dos Países Bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), antigos países-membros da União Soviética.

A Letônia, por sua vez, faz fronteira com a Rússia, Estônia, Lituânia e Bielorússia. O país, cujo idioma é o letão, faz parte da União Europeia e adotou o euro como moeda oficial.

Mapa de Riga

Para te ajudar a se localizar e planejar a viagem ideal, confira onde fica a Letônia no mapa!

Voos para Riga, Letônia

[ppromo_passagens tags=”riga-letonia,plu,meio” limit=”5″ show_logo=”true” destination=”RIX” header_text=”Os melhores preços para Riga você encontra aqui” /]

Infelizmente, não existem voos diretos do Brasil para a Letônia. Em contrapartida, uma vez que você esteja na Europa, será muito fácil se deslocar até Riga.

A maior parte dos aeroportos europeus tem voos com destino à capital da Letônia, inclusive com companhias aéreas low cost.

Você pode fazer a cotação de passagens aéreas para a Europa baratas com a ajuda do melhor comparador do mercado, o Vai de Promo.

Nossa plataforma permite a criação de alertas de preço e a pesquisa de passagens multidestinos, para te ajudar a planejar o mochilão dos seus sonhos!

Seguro viagem obrigatório para a Letônia

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Se você quer conhecer uma cidade com mais de 800 anos de história, é melhor já garantir o seu seguro viagem!

A Letônia faz parte do Tratado de Schengen, que estipula regras e condições para permitir a livre circulação de viajantes — entre elas, a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Você pode fazer a cotação de seguro viagem Europa com desconto no melhor comparador do Brasil, o Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro planos por vez.

Dessa forma, o viajante pode explorar Riga, Letônia, com tranquilidade, sabendo que terá cobertura em caso de imprevistos ou situações inusitadas, como emergências médicas ou extravio de bagagem.

Como é o clima em Riga?

A Letônia é um país que tem as quatro estações muito bem-definidas: isso quer dizer que a temperatura pode ultrapassar os 30°C no verão e desabar para -20°C no inverno.

Como o inverno pode ser bastante rigoroso, com temperaturas congelantes e muita neve, recomenda-se viagens durante as estações mais quentes, entre os meses de maio e agosto.

Neste período, o sol brilha por mais horas do dia, as flores estão exuberantes por todo o país e as pessoas ocupam todos os espaços públicos possíveis para comemorar o calor.

Em Riga, é a oportunidade ideal para tomar um bom banho de mar e curtir um dia de praia!

O que ver em Riga, Letônia?

Afinal de contas, o que fazer em Riga, Letônia? São tantas opções que pode ser difícil escolher! Confira os principais pontos turísticos da capital da Letônia.

Vecriga

Riga, Letônia vecriga
Fonte: Pixabay

Vecriga é o pequeno e charmoso centro histórico de Riga, que mais parece um imenso museu a céu aberto, com edifícios e monumentos com mais de 800 anos!

Se você terá pouco tempo para explorar a cidade, comece o passeio pela Praça da Cúpula, a maior da região, de onde é possível chegar sem dificuldades a outros pontos turísticos.

Não deixe de visitar o Portão Sueco, uma parte da antiga muralha que cercava a cidade no período medieval e que ainda está conservada!

Ainda no centro histórico, a Praça Livu tem diversos bares com apresentação de música ao vivo e muitas pessoas curtindo os jardins. É na praça que fica a popular Casa do Gato, uma das mais populares e curiosas construções de Riga.

Grande Guilda

A Grande Guilda pode ser facilmente confundida com um castelo, mas nunca foi residência real. Em contrapartida, já foi cenário de inúmeros eventos históricos, como concertos e apresentações artísticas, seminários, festas e muito mais.

Atualmente, o prédio que já abrigou uma antiga guilda de comerciantes é o endereço da Orquestra Filarmônica da Letônia.

Monumento da Liberdade

Chamado carinhosamente de Milda pelos letões, o Monumento da Liberdade é uma escultura de 42 metros que se destaca no horizonte de Riga, Letônia.

A estátua de uma mulher que segura três estrelas de ouro é uma lembrança da luta pela independência do país e representa Kurzeme, Vidzeme e Latgale, províncias da Letônia.

Três Irmãos

O complexo residencial mais antigo da capital da Letônia é afetuosamente conhecido como Três Irmãos, onde atualmente funciona o Museu de Arquitetura de Riga.

Os três edifícios ficam coladinhos um ao outro, cada um com seu próprio estilo arquitetônico, com fachadas que remontam aos séculos XV, XVII e XVIII.

Castelo de Riga

Riga, Letônia castelo
Fonte: Pixabay

Construído no século XIV para proteger a cidade, o Castelo de Riga fica às margens do rio Daugava e já foi palco de diversos ataques ao longo dos séculos.

O castelo precisou ser reconstruído diversas vezes, o que gerou uma situação curiosa: cada parte da construção tem um estilo arquitetônico diferente, do barroco ao Art déco.

A construção já foi o endereço do Museu de História Nacional da Letônia, que em 2013 sofreu um grande incêndio, comparável à tragédia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. 

Desde então, o castelo serve como residência para o presidente da Letônia.

Palácio Rundale

Projetado por Francesco Rastrelli, em estilo rococó e barroco, o Palácio Rundale é considerado o Palácio de Versalhes do Báltico.

Atualmente, o imponente edifício funciona como museu, cujo acervo é composto por esculturas e pinturas datadas do século XVIII.

No exterior do palácio existe um belíssimo jardim em estilo francês, com direito a fontes e muitas roseiras.

Casa da Irmandade dos Cabeças Negras

Riga, Letônia irmandade cabeças negras
Fonte: Pixabay

A Casa da Irmandade dos Cabeças Negras é considerada cartão-postal de Riga, Letônia, e não deve ficar de fora de nenhum roteiro pela maior cidade do Báltico.

A construção original foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e foi totalmente reconstruída no final do século XX, reproduzindo fielmente o prédio que abrigou uma sociedade de comerciantes alemães durante a Idade Média.

Ópera Nacional da Letônia

A Ópera Nacional da Letônia tem como endereço oficial um belo prédio erguido em diferentes estilos arquitetônicos. 

No exterior da construção, é possível desfrutar de uma caminhada relaxante por um belo jardim, com diferentes tipos de flores e até fontes.

Às quintas-feiras, é possível fazer um passeio guiado pelo local.

Teatro Nacional da Letônia

Palco da independência letã, o Teatro Nacional da Letônia é um edifício de grande esplendor arquitetônico, com diferentes estilos, como o barroco e o Art nouveau.

O local recebe até hoje apresentações teatrais exclusivamente no idioma letão.

Sinagoga Peitav-Shul

Durante o Holocausto, todas as sinagogas de Riga, Letônia, foram incendiadas e sucumbiram às chamas. Todas, com exceção da Sinagoga Peitav-Shul.

Os nazistas não tiveram coragem de tacar fogo na construção que fica localizada no coração do centro histórico de Riga, por medo de que o incêndio se espalhasse para os demais edifícios da região.

Catedrais

Riga, Letônia catedrais
Fonte: Pixabay

Riga é uma cidade com forte influência religiosa, o que se reflete nas três catedrais que existem na pequena capital letã.

Construída por volta do ano 1.200, a Catedral do Dome tem entrada gratuita durante as missas e recebe importantes concertos de música.

A Catedral de São Tiago também foi erguida em meados do século XIII e, assim como boa parte das construções de Riga, já passou por diversas reconstruções, o que lhe rendeu diferentes estilos arquitetônicos, como gótico, romântico e Art nouveau.

A Catedral da Natividade, do século XIX, é, provavelmente, a que mais se destaca entre as catedrais de Riga, Letônia, por seus impressionantes domos dourados que reluzem ao sol.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Museus

    A capital da Letônia preza pela preservação de sua memória, e isso quer dizer que você terá vários museus para explorar em toda a cidade.

    O Museu de História e Navegação de Riga é um dos mais antigos, fundado em 1773 e com um impressionante acervo com mais de meio milhão de peças.

    Para conhecer melhor a memória nacional, visite o Museu da Ocupação da Letônia, que lembra as ocupações alemã e soviética no país, que só ficou totalmente independente em 1991.

    Originalmente instalado no Castelo de Riga, o Museu Nacional de História da Letônia funciona provisoriamente em um palácio no centro histórico e tem um acervo com itens desde a Idade da Pedra.

    Os amantes de arte não devem deixar de visitar o Museu Nacional de Arte Letã, com mais de 50 mil peças e obras de arte produzidas por artistas bálticos e russos.

    Para relembrar os dramas da guerra, inclua o Museu da Guerra da Letônia e o Museu do Holocausto da Letônia em seu roteiro de viagem.

    Parques

    Riga é uma cidade com muitas áreas verdes, e a principal delas é o Parque Bastejkalna, que fica pertinho da Ópera Nacional e é bastante procurado tanto por turistas quanto por moradores da cidade.

    Para desfrutar de passeios de barco pelos canais do rio Daugava, visite o Parque Kronvalda.

    Praias

    Riga, Letônia praias
    Fonte: Pixabay

    Sabia que Riga, Letônia, tem praia? As melhores opções são Vecaki, uma charmosa vila de pescadores, e Vakarbulli, com infraestrutura completa e ideal para quem viaja com crianças.

    Se você tiver mais alguns dias para explorar a região, é possível visitar, ainda, a praia de Jurmala, que fica a pouco mais de 30 minutos de distância e está entre as melhores do país.

    Igrejas

    Como a maior parte das cidades medievais, Riga tem forte herança religiosa, e isso quer dizer muitas igrejas.

    A Igreja de São Pedro, por exemplo, foi construída no século XIII e já foi o maior edifício de madeira de toda a Europa. Pertinho dali fica a  Igreja de São João, de influência luterana e estilo gótico.

    Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a  Igreja Ortodoxa de Alexander Nevsky chama a atenção pelos tons de verde e amarelo que muito lembram a bandeira do Brasil. 

    Por fim, não deixe de passar pela Antiga Igreja de Santa Gertrudes, considerada uma das mais bonitas da cidade.

    Escultura dos Músicos da Cidade de Bremen

    A escultura de um burro, um cachorro, um gato e um galo, em homenagem ao clássico “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, é um dos pontos turísticos mais visitados de Riga.

    A peça foi um presente enviado por um coletivo de músicos da cidade de Bremen, na Alemanha, e virou um ponto de peregrinação de turistas: diz a lenda que se você tocar o focinho dos bichos, terá muita sorte!

    Prédio da KGB

    Durante a ocupação soviética, a KGB instalou uma sede em Riga para controlar potenciais opositores do regime comunista. 

    Atualmente,n o prédio em que funcionava o órgão, existe um memorial que lembra as vítimas e os horrores do período de dominação, que só chegou ao fim em 1991.

    O que comprar em Riga?

    Riga, Letônia o que comprar
    Fonte: Pixabay

    Se você gosta de produtos orgânicos e locais, recomendamos uma visita ao Mercado Central de Riga, com vários quiosques especializados em defumados, frutos do mar frescos e hortaliças de qualidade excepcional.

    Caso você prefira explorar os shoppings locais, uma boa pedida é o Shopping Galerija Centrs, que funciona em um prédio moderno, com fachada totalmente em vidro.

    Gastronomia em Riga, Letônia

    Na hora de matar a fome, uma boa dica é explorar o Mercado Central de Riga, a praça Laukums e as ruas Meistaru e Kalku Iela, que têm muitas opções de restaurantes e bares, como o Colonel Brew Pub e Kitchen.

    Para uma experiência diferente de tudo, visite o Cafe Black Magic, que funciona em um antigo laboratório boticário!

    Referência em doces, bolos e cafés, o Rigensis pode ser uma boa alternativa de pit stop na região da Dome Square. 

    Para conhecer a culinária letã, visite o histórico restaurante Blue Cow ou o simpático 1221.

    A referência em alta gastronomia na cidade é o requintado Bergs.

    Garanta o melhor seguro viagem Letônia com desconto!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe tudo sobre esse destino inesquecível, está na hora de fazer a cotação de seguro viagem barato para conhecer Riga, Letônia!

    Nessa tarefa você pode contar com a ajuda de quem mais entende do assunto, Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro planos por vez para que você encontre o menor preço!

    Lembre-se de que a contratação de um seguro viagem é requisito obrigatório para conhecer a Letônia, e uma recomendação para todos os viajantes.

    Dessa forma, você garante cobertura nas mais diversas situações, de emergências médicas ao extravio de bagagem ou cancelamento de voo!

    Viajar com economia e tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa