CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Romênia: confira curiosidades como a língua falada e os principais pontos turísticos desse país!

A Romênia é um destino fascinante, que abriga inúmeras atrações incríveis. Confira o que não pode faltar em um roteiro de viagem pelo país!

Terra do conde Drácula, dos castelos e das florestas, a Romênia é um destino ainda pouco explorado por viajantes e, por isso, uma ótima alternativa para quem gosta de conhecer lugares diferentes.

O país é barato para turismo, fica pertinho de outros destinos incríveis do Leste Europeu, abriga um povo hospitaleiro e pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!

Neste artigo, vamos te mostrar todos os motivos para incluir esse antigo país europeu nos seus planos de viagem! Vamos lá!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Romênia: dicas de roteiro, cidades e atrativos!

À primeira vista, o viajante pode pensar que está desembarcando no passado, em um cenário formado por construções históricas, ruas de pedra e belas montanhas verdejantes.

No entanto, não se engane: a Romênia é um destino que encontrou no passado tudo o que precisava para se manter relevante no mapa turístico da Europa.

O país existe desde o começo da Idade Média e já esteve dividido em três principados: a Moldávia, a Transilvânia e a Valáquia, de onde saiu o nome mais aterrorizante de sua história, Vlad III, o Empalador.

Para muitos, no entanto, o nome romeno mais assustador é outro: Conde Drácula, célebre personagem de Bram Stocker, que supostamente viveu no Castelo de Bran, ponto turístico mais disputado de todo o país.

O povo romeno se orgulha das referências ao vampiro mais famoso do mundo, mas deixa claro que existe muito mais a se ver no país, onde até o cemitério é feliz.

Achou estranho? A gente explica: no Merry Cemetery, de Săpânța, as lápides são marcadas por poemas e piadas em homenagem aos mortos!

A capital, Bucareste, oferece a boa infraestrutura que se espera de uma metrópole com quase 2 milhões de habitantes.

Por sua vez, as cidades interioranas, como Sibiu, Brasov e Bucovina, mostram o lado mais selvagem de um país coberto por montanhas e florestas.

O mapa romeno reúne até mesmo praias que lotam durante o verão europeu, como as de Constanta, uma próspera cidade portuária cheia de atrações culturais e de lazer.

Tudo isso significa que estamos falando de um país repleto de atrações para todos os gostos, que demanda um bom planejamento de viagem.

Nesse sentido, montamos um guia definitivo, com tudo que você precisa saber antes de embarcar. Veja só!

Onde fica a Romênia?

Onde fica a Romênia?
Fonte: Pexels

A Romênia é um dos países do chamado Leste Europeu e, durante a Guerra Fria, foi considerado estado-satélite da antiga União Soviética.

O país fica espremido entre antigas repúblicas socialistas, como Moldávia e Bulgária, além de estar banhado pelo Mar Negro a leste.

Mapa da Romênia

Pouco maior que o estado brasileiro de Rondônia, este pequeno país europeu é repleto de destinos turísticos apaixonantes, de castelos medievais a badalados balneários. 

Para te ajudar a planejar o seu roteiro de viagem, destacamos o mapa da Romênia e suas cidades!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como ir para a Romênia?

    Você não encontrará voos diretos entre o Brasil e a Romênia, mas não é difícil chegar ao destino europeu: basta voar até a Europa e embarcar em um voo ou trem com destino ao país.

    As principais companhias aéreas em operação no continente europeu oferecem voos até o Aeroporto Internacional Henri Coanda, em Bucareste, como Air France, Swiss, United, American Airlines e Qatar.

    Você pode adquirir passagens aéreas mais baratas para o Leste Europeu ou qualquer outro destino no buscador Vai de Promo, que disponibiliza ferramentas gratuitas para turbinar sua pesquisa, como um exclusivo alerta de preços.

    Precisa de visto para ir à Romênia?

    Precisa de visto para ir à Roménia?
    Fonte: Pexels

    A Romênia não faz parte da União Europeia nem do Tratado de Schengen, mas isso não significa que o turista tenha dificuldades para visitar o país.

    Pelo contrário, viajantes brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias a cada seis meses.

    Para conhecer o país, basta apresentar seu passaporte com validade mínima de seis meses após o embarque.

    Seguro viagem obrigatório para Europa

    Você não vai precisar de visto para conhecer as atrações romenas, mas não se esqueça de tomar precauções a respeito da sua segurança.

    Imprevistos e acidentes não escolhem hora nem lugar para acontecer, e podem até mesmo abreviar a sua viagem a depender da gravidade.

    Por essas e outras, é extremamente recomendado que todos os viajantes adquiram seguro viagem antes de embarcar para Bucareste ou qualquer outro destino romeno.

    Dessa forma, você poderá acionar a seguradora para receber assistência gratuita ou reembolso em diferentes cenários, como problemas de saúde, acidentes, retorno antecipado, traslado e muito mais.

    Você pode garantir seu seguro viagem mais barato em nosso buscador, Seguros Promo, que disponibiliza gratuitamente filtros e ferramentas comparadoras para te ajudar a encontrar a melhor opção para a sua viagem!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Romênia: principais atrações para conhecer

    Quem está planejando uma viagem de turismo na Romênia não pode subestimar a importância de um bom planejamento.

    São tantas cidades interessantes e tantos atrativos imperdíveis que, sem um bom roteiro de viagem, você pode acabar deixando algum lugar incrível para trás.

    Para evitar que isso aconteça, destacamos abaixo as principais cidades romenas e seus pontos turísticos mais badalados. Confira!

    Bucareste

    O principal ponto de partida para viagens pela Romênia é a capital, Bucareste, onde fica o aeroporto mais movimentado do país.

    A antiga cidade é o endereço de muitos edifícios e monumentos antigos, que ajudam a contar a história local desde suas origens, durante a Idade Média.

    No centro histórico, cada esquina revela uma nova igreja ortodoxa ou praça monumental, muitas delas datadas do século XVII, destacando-se na linha do horizonte.

    Basta uma simples caminhada para chegar a bons restaurantes e lojas de artesanato, bem como palácios suntuosos abertos à visitação, como o Palácio do Parlamento, maior palácio do mundo, com mais de 350 mil m² de área.

    Você também não pode deixar de conhecer o Arco do Triunfo de Bucareste, tão bonito e antigo quanto o de Paris, na França, capaz de render muitas fotos incríveis.

    Se você curte atividades ao ar livre e contato com a natureza, vale a pena incluir o Parc Herastrau ou qualquer outro dos muitos parques da cidade em seu planejamento de viagem.

    À noite, pode ser uma boa ideia incluir o distrito de Lipscani em seus planos: a região abriga os melhores bares, restaurantes e casas noturnas da cidade, com opções para todos os gostos!

    Sibiu

    Sibiu
    Fonte: Pixabay

    Com quase mil anos, Sibiu é uma das 7 cidades romenas muradas que ajudam a contar a história do país.

    Afinal, foi ali que se instalaram as tribos saxãs de origem germânica que fundaram a cidade entre a Idade Média e a Idade Moderna.

    Uma boa ideia é começar seu roteiro por Sibiu pela Piata Mare, uma majestosa praça do centro histórico construída durante o século XV.

    A praça é rodeada por edifícios antigos, como o Palácio de Samuel von Brukenthal, onde fica o Museu Nacional de Brukenthal, um dos mais importantes museus do país.

    Você terá, ainda, a oportunidade de conhecer o Castelo de Poenari, localizado no meio do caminho entre Sibiu e Bucareste, no alto das montanhas, sobre 1.480 degraus, com vista panorâmica do relevo da região.

    Constanta

    Já imaginou conhecer uma praia em pleno Leste Europeu, banhada pelas águas escuras do Mar Negro? É por essas e outras que Constanta não pode ficar de fora da sua viagem!

    A cidade é o principal destino de verão do país, atraindo milhares de viajantes entre junho e agosto em busca de suas areias badaladas e vida noturna agitada.

    Praias como Mamaia e Eforie Sud são disputadas nos meses mais quentes, além de serem destinos relativamente baratos para turismo.

    Se você estiver viajando no inverno e não quiser dar um mergulho pela região, aproveite para explorar as belezas históricas de Constanta, como ruínas medievais, palácios e monumentos erguidos há séculos.

    No seu roteiro pela cidade, não deixe de incluir o Parque Arqueológico, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arqueologia para aprender um pouco mais sobre a história local.

    Bucovina

    Bucovina
    Fonte: Pixabay

    Na região da Moldávia, um dos antigos principados romenos, a cidade de Bucovina abriga um dos maiores tesouros do país: os Mosteiros Pintados, cujas fachadas são cobertas por afrescos do século XV.

    Essas elaboradas decorações retratam passagens bíblicas, figuras de anjos e demônios, além de representações do paraíso e do inferno.

    Em Bucovina, você terá também a oportunidade de apreciar as atrações de turismo de aventura e ecoturismo nos Montes Cárpatos, uma das principais cadeias montanhosas da Europa, nos arredores da cidade.

    Brasov

    Chegando à Transilvânia, a cidade de Brasov é uma das mais antigas e preservadas do país, onde o centro histórico de ruas estreitas mais parece um labirinto que leva a tesouros com séculos de tradição.

    A Cidade Velha é o coração da cidade, abrigando edifícios em estilo barroco e gótico, além de bons restaurantes e bares que servem a deliciosa Timișoreana, principal cerveja romena.

    É nessa região que ficam as principais atrações históricas locais, como o Museu de História de Brasov, a Igreja Ortodoxa de São Nicolau e a impressionante Igreja Negra, do século XV.

    Também é a partir de Brasov que você consegue chegar ao Castelo de Bran, onde viveu o príncipe Vlad, que serviu de inspiração a Bram Stocker para a criação do Conde Drácula.

    Sighetu Marmatiei

    Sighetu Marmatie
    Fonte: Andrei Kokelburg / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Um dos lugares mais encantadores da Transilvânia é a cidade de Sighetu Marmatiei, principal base para quem deseja conhecer a província de Maramures e as belezas dos Cárpatos.

    Nessa região, a cultura tradicional romena segue praticamente intocada há mais de um século: caminhar pelas ruas é como ser transportado ao século XIX!

    A cidade de Sighetu Marmatiei é também o endereço de um dos museus mais importantes do Leste Europeu, o Museu das Vítimas do Comunismo, que conta a história dos combatentes que se rebelaram contra o regime.

    Você também poderá conhecer o Museu Satului, que reproduz fielmente construções típicas da região de Maramures.

    Em seguida, não deixe de conhecer o curioso Merry Cemetery de Săpânța, um dos lugares mais curiosos do país, onde as lápides são decoradas em cores vivas, com muitas piadas e charges divertidas!

    Sinaia

    Um dos destinos romenos que não podem ficar de fora da sua viagem é a cidade de Sinaia, famosa por abrigar o Castelo de Peles, em estilo neorenascentista, um dos mais famosos do Leste Europeu.

    A fortaleza medieval já serviu de cenário para produções cinematográficas, como O Príncipe do Natal: o Casamento Real, da Netflix, e é considerado um dos mais bonitos do mundo!

    A cidade também é conhecida por outras construções majestosas, como o Monastério de Sinaia e o Castelo Pelisor, que ficam bem pertinho do Castelo de Peles.

    Quantos dias ficar na Romênia?

    Quantos dias ficar na Romênia?
    Fonte: Pexels

    Antes de decidir quanto tempo ficar na Romênia, você precisa definir quais cidades e atrações deseja incluir em seu planejamento de viagem.

    Caso você queira explorar apenas a capital, Bucareste, e uma das cidades de seu entorno, como Sibiu, 7 dias de viagem podem ser o suficiente.

    No entanto, caso a sua intenção seja explorar o interior do país e visitar outros destinos, como Bucovina, Brasov e Sighetu Marmatiei, é melhor reservar ao menos 15 dias para a sua estadia.

    Romênia: curiosidades sobre o país

    Estamos falando de um país antigo e cheio de tradições com séculos de história, onde vive uma grande comunidade cigana, com mais de 2,5 milhões de pessoas.

    Durante a sua estadia, é possível que você estranhe a similaridade do idioma oficial do país, o romeno, com o português: afinal, as duas línguas têm origem no latim.

    Mesmo assim, se você não quiser se arriscar no idioma local, não precisa se preocupar: a maior parte da população das maiores cidades, como Bucareste, Brasov e Constanta, fala inglês fluentemente.

    Em relação ao clima, tenha em mente que estamos falando de um destino com estações muito bem-definidas: o inverno é rigoroso, com termômetros em até -4ºC, enquanto o verão tem temperaturas acima de 30ºC.

    Se você prefere fugir do clima extremo e dos preços salgados da alta temporada, a melhor alternativa é viajar entre abril e junho.

    Quais os países que fazem fronteira com a Romênia?

    Que tal aproveitar sua viagem à Romênia para conhecer alguns dos destinos nos arredores do país? 

    Você pode, por exemplo, visitar a vizinha Ucrânia, endereço da clássica Kiev, onde está uma das catedrais ortodoxas mais importantes do mundo, a Catedral de Santa Sofia.

    Seu roteiro também pode incluir as ruínas da Usina Nuclear de Chernobyl, a cidade medieval de Chernivtsi e a elegante Odesa, às margens do Mar Negro.

    Na Moldávia, antiga república da URSS, você terá a chance de conhecer a bela arquitetura da capital, Chisinau, além das excelentes vinícolas de Nistreană e Codru.

    Na vizinha Bulgária, vale a pena incluir a cidade de Plovdiv, uma das mais antigas da Europa, e a capital, Sofia, em seu roteiro de viagem.

    O viajante pode, ainda, estender sua viagem até a Hungria, onde ficam a famosa Budapeste, as belezas do Lago Balaton e a antiga cidade de Bratislava, ou a exótica Belgrado, na Sérvia!

    Faça seu seguro viagem agora!

    Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem antes de embarcar para a Romênia. Assim, você poderá curtir as atrações locais sem se preocupar com imprevistos!

    No nosso buscador, Seguros Promo, você encontra as melhores coberturas das principais seguradoras do mercado, com proteção contra acidentes, problemas de saúde, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo e muito mais.

    Faça uma cotação gratuita e garanta essa tranquilidade para a sua viagem sem pesar no bolso! 

    Quer conhecer a Romênia com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa