CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Melhor época para uma viagem ao exterior: prepare-se bem antes de arrumar as malas!

Você sabe qual é a melhor época para uma viagem ao exterior? Então confira as nossas dicas para aproveitar ao máximo a sua próxima viagem de férias!

Se você quer descobrir qual a melhor época para uma viagem ao exterior, este é o artigo certo para você. 

Afinal, escolher a data certa para conhecer o destino dos seus sonhos é indispensável para planejar uma viagem perfeita.

Cada país ou região do mundo tem sua época mais indicada para turismo, os meses menos adequados, suas altas e baixas temporadas, seja no verão, inverno ou estações de transição.

Por isso, cabe ao viajante caprichar no planejamento para definir a melhor ocasião do ano para visitar o destino escolhido, e nós vamos te ajudar nessa missão. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Melhor época para uma viagem ao exterior: dicas para o seu passeio!

O planejamento de qualquer viagem começa com uma escolha importante: qual a melhor época para uma viagem ao exterior, conforme o destino escolhido.

Essa decisão, muitas vezes ignorada pelos viajantes mais afoitos, tem grande impacto no estilo de viagem que você vai desfrutar e no custo total.

O verão na Europa, por exemplo, é a alta temporada, com ruas abarrotadas de turistas, calor intenso e praias cheias, enquanto o gelado inverno pode ser perfeito para conhecer o Velho Continente com economia.

Na Ásia, por sua vez, a estação mais badalada é a primavera, embalada pela floração exuberante das cerejeiras, enquanto verão e inverno são praticamente insuportáveis para os estrangeiros, dadas as condições extremas do clima.

Vai visitar a África? O calendário pode ser o seu melhor amigo para escolher quando fazer um safári, conhecer praias ou explorar parques nacionais: talvez seja melhor encarar as temperaturas mais agradáveis da primavera em vez do tórrido verão.

Na América do Norte, a melhor época para viajar vai depender do destino: a Costa Leste “bomba” no verão e fica encantadora na primavera, enquanto a Costa Oeste é apaixonante à medida que se aproxima o outono e o inverno.

Como você deve ter percebido, escolher a melhor época para viajar pode não ser uma tarefa muito fácil, mas não se preocupe, pois vamos te ajudar.

Neste artigo, você vai descobrir qual o melhor mês para tirar férias, qual o melhor destino a depender da estação, quando visitar cada continente e outras dicas incríveis, veja só!

Qual estação escolher em uma viagem ao exterior?

A melhor época para uma viagem ao exterior depende de inúmeros fatores, como o destino escolhido, o objetivo da viagem e o orçamento.

Se você deseja fazer um passeio mais econômico, por exemplo, deve evitar a alta temporada e agendar a sua viagem para períodos de menor movimento.

Caso sua intenção seja curtir praias, o melhor é escolher o período do verão ou destinos em que o sol brilha o ano inteiro. Quer esquiar? Nesse caso, o inverno é a melhor escolha para a sua viagem.

A melhor alternativa para qualquer viajante é escolher o lugar que quer visitar, as atividades que deseja curtir durante a viagem e quanto está disposto a gastar nesta aventura. 

Depois, é só conferir o calendário, preparar as malas e escolher a data que atende a suas necessidades e expectativas.

Para te ajudar, destacamos abaixo as principais vantagens e desvantagens de viajar em cada estação do ano, veja só!

Verão

Verão
Fonte: Unsplash

O verão é a melhor época para uma viagem ao exterior para quem gosta de sol, mar e calor, com muitas opções de destinos de veraneio encantadores por todos os cantos.

A alta temporada “ferve” nas ilhas e praias do Mediterrâneo, em destinos como Grécia, Croácia, Itália e França, bem como nas praias da região do Algarve, em Portugal, Costa Brava, na Espanha, além de Caribe, Havaí e Califórnia.

É nesse período que ocorrem os principais festivais de música e arte na Europa e na América do Norte, no embalo do calor e do tempo ensolarado.

Prós

Um dos principais motivos que leva os viajantes a escolher o verão para conhecer lugares novos é a possibilidade de fugir das baixas temperaturas do inverno no exterior.

Afinal, o verão em lugares como Europa, Ásia e América do Norte tem temperaturas tão elevadas quanto as brasileiras, minimizando eventuais desconfortos no viajante.

Dessa forma, os brasileiros conseguem se sentir “em casa”, com tempo agradável e clima favorável para passeios e atividades ao ar livre, além de dias mais longos: muitas vezes, o sol só se põe por volta das 22 horas!

Além disso, não importa o destino, as malas de verão tendem a ser mais leves que as malas de inverno

Você não vai precisar carregar casacos pesados, roupas de inverno ou botas, o que significa que vai sobrar um bom espaço na sua bagagem para compras!

O verão é também a temporada mais animada no exterior, com direito a casas noturnas cheias e festivais musicais: chance perfeita para conhecer gente do mundo inteiro.

Contras

Como o verão é considerado por muitos a melhor época para uma viagem ao exterior, é também a temporada mais badalada nos principais destinos turísticos do mundo.

Isso quer dizer que encontrar uma acomodação em Paris, Roma, Londres, Berlim e Amsterdam pode ser mais difícil do que você imagina! 

Ou seja, você precisa fazer suas reservas com antecedência e se preparar para encontrar preços mais salgados de passagens aéreas, hospedagem e passeios turísticos.

Um pouco de paciência também pode facilitar a vida do viajante: você vai encontrar longas filas nas atrações mais disputadas, o que pode reduzir o tempo disponível para conhecer outros lugares.

Por isso, entre no clima da estação e veja tudo como parte da viagem, garantindo que nem mesmo as atrações mais cheias estraguem o seu dia. 

Pode ser uma boa ideia comprar seus ingressos online para escapar das filas da bilheteria e economizar algum tempo.

Inverno

Inverno
Fonte: Unsplash

Se você gosta de curtir paisagens pintadas pelo branco da neve, encantar-se com a iluminação de Natal e desfrutar de momentos aconchegantes em frente à lareira, a melhor época para uma viagem ao exterior é o inverno.

Nesse período, vários destinos europeus realizam Mercados de Natal e eventos culturais: você pode patinar no gelo e curtir as cidades com o movimento de turistas bem menor, em comparação ao verão.

Em destinos como Aspen (EUA), Chamonix e Mont Blanc (França), St. Moritz (Suíça), Innsbruck (Áustria) e muitos outros, a principal atividade é curtir a neve, seja nas estações de esqui ou em belas paisagens alpinas.

Confira as vantagens e desvantagens de viajar no inverno!

Prós

O principal motivo para marcar uma viagem de inverno é a oportunidade de encontrar destinos badalados com menos turistas e poucas filas nas atrações mais famosas.

Se você “disputa” espaço com menos gente, poderá desfrutar de cada passeio com calma e tirar fotos incríveis sem uma multidão de turistas ao seu redor.

Isso também significa que você deve encontrar excelentes promoções de passagens aéreas e hospedagem para visitar destinos famosos com economia.

Para muitas pessoas, o inverno no exterior oferece a chance de ver neve pela primeira vez, sem falar nas belas paisagens, que se transformam em cenários incríveis para fotos!

Contras

Muitos brasileiros nunca sentiram na pele o que é um inverno rigoroso e, acredite, as condições climáticas extremas podem ser um verdadeiro choque para quem não está acostumado, gerando até desconfortos físicos.

Em muitos lugares, a neve cai com tanta intensidade que bloqueia estradas e avenidas, obriga o fechamento de aeroportos e pode isolar cidades inteiras por semanas.

Como o movimento de turistas é bastante reduzido nessa época do ano, muitos restaurantes, atrativos turísticos e hotéis costumam reduzir seus horários de funcionamento ou até mesmo fechar.

Prepare-se também para carregar mais peso: a bagagem de inverno é tradicionalmente mais pesada por conta de casacos e roupas.

Estações de transição

Estações de transição
Fonte: Unsplash

Se você não curte temperaturas extremas, as estações de transição podem representar a melhor época para uma viagem ao exterior.

Em muitos destinos, a primavera e o outono são marcados por um clima mais ameno, que favorece passeios ao ar livre.

Entre abril e as primeiras semanas de junho, o movimento intenso do verão ainda não começou e você poderá curtir destinos de praia com mais economia, como as ilhas gregas, e muitos outros.

O mesmo acontece entre setembro e o começo de dezembro: o frio intenso do inverno ainda não começou e as paisagens ficam coloridas pela mudança dos tons da vegetação, tornando-se ainda mais encantadoras.

Como nessas épocas a demanda turística ainda é discreta, o viajante pode encontrar preços mais baixos em restaurantes, hotéis, passagens aéreas e passeios.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Encontre seguro viagem em promoção para todo o mundo!

    Tão importante quanto escolher a melhor época para uma viagem ao exterior é cuidar de sua segurança até mesmo longe de casa.

    Por isso, nem pense em embarcar sem contar com a proteção de um bom seguro viagem.

    Desse modo, se você passar mal pela mudança de temperatura, se acidentar praticando mergulho ou esqui, tiver suas bagagens extraviadas ou precisar de auxílio em diversas situações, é só acionar sua seguradora!

    Afinal, o seguro viagem oferece atendimento 100% em português, cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, traslado médico, retorno antecipado e muitos outros serviços.

    Você pode garantir seu seguro viagem mais barato em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar ofertas e coberturas de maneira fácil, rápida e gratuita.

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Qual a melhor época para viajar para o exterior?

    Está planejando férias em outro país e ainda não sabe quando embarcar? Saiba que a melhor época para uma viagem ao exterior vai depender do destino da sua viagem. 

    Confira nosso guia com o melhor momento para conhecer cada continente!

    Qual o melhor mês para ir para a Europa?

    Em geral, a melhor época para uma viagem à Europa é nos meses mais quentes, quando é possível escapar das temperaturas baixas do rígido inverno europeu.

    O verão na Europa pode ser tórrido em destinos como o sul da França e da Itália, Portugal e Espanha, então prefira viagens entre março e maio ou de outubro a novembro

    Se você vai visitar destinos no Mediterrâneo, o verão, entre junho e setembro, é a melhor opção para curtir as praias paradisíacas da região.

    Caso a sua viagem passe por destinos do Leste Europeu, Alpes e países nórdicos, evite os meses de inverno, estação bastante rigorosa no continente.

    Nesse caso, é melhor viajar entre maio e setembro, isto é, do final da primavera ao começo do outono, quando as condições climáticas estão mais agradáveis.

    Quando viajar para a África?

    Quando viajar para a África?
    Fonte: Unsplash

    A melhor época para uma viagem pela África vai depender da região que você vai visitar. 

    Mais ao norte do continente, no Egito, Marrocos e Tunísia, por exemplo, o calor é intenso no ano inteiro e pode ser bastante desconfortável viajar no verão, de junho a agosto.

    Por isso, é melhor viajar entre dezembro e fevereiro para sofrer menos com as condições climáticas.

    Vai viajar pelo sul da África? A melhor opção para a sua viagem é a primavera, entre outubro e novembro, ou o outono, de março a maio, quando as temperaturas não caem ou sobem demais.

    Qual é a melhor época do ano para viajar pela Ásia?

    A Ásia é um continente gigantesco e cortado por vários climas diferentes. Por isso, a melhor época de viagem depende diretamente do país que você vai visitar.

    Viagens para a Turquia, o Japão e o Nepal são aconselhadas na primavera ou outono, isto é, de outubro a novembro ou de março a maio.

    Nessas épocas, o frio não é excessivo nem o calor é demasiado, e você poderá desfrutar de uma estadia bastante confortável.

    Em destinos como Indonésia, Tailândia e Índia, por sua vez, as temperaturas são bastante elevadas durante o ano inteiro e praticamente não faz frio (a não ser nas regiões montanhosas).

    No entanto, vale a pena ficar de olho no calendário mesmo assim: de junho a setembro ocorre o período de monções, com intensas chuvas tropicais que deixam muitas cidades alagadas. Ou seja, prefira viajar entre outubro e maio.

    Quando visitar a Oceania?

    Quando visitar a Oceania?
    Fonte: Unsplash

    O continente mais isolado do mundo fica no Hemisfério Sul e tem estações do ano correspondentes às brasileiras. Isto é, o verão acontece de dezembro a fevereiro e o inverno ocorre de junho a agosto.

    A Austrália tem verões ferventes, com temperaturas que superam 50ºC em alguns pontos do país. Por isso, dê preferência a viagens entre março e maio ou outubro a novembro.

    Vai visitar a Nova Zelândia? O norte da ilha pode ser visitado em qualquer época do ano, mas o inverno no sul da ilha é bastante rigoroso e deve ser evitado.

    Qual a melhor época para viajar pela América do Sul?

    A América do Sul é um continente pelo qual é possível viajar todo mês. Basta escolher com carinho o destino e a data da sua viagem.

    A região patagônica, no extremo sul do continente, especialmente a Terra do Fogo, na Argentina, e o sul do Chile, deve ser visitada nos meses mais quentes, de janeiro a março.

    Só vale a pena visitar a Patagônia no inverno se a sua intenção é esquiar e curtir a neve.

    Sua viagem vai passar por Argentina, Chile ou Uruguai? Viaje na primavera (setembro a dezembro) ou no outono (de abril a meados de junho) para encontrar um clima agradável e escapar do inverno rigoroso.

    O Peru e a Bolívia são países de verões chuvosos, o que pode atrapalhar passeios ao ar livre, e invernos agradáveis, sem frio excessivo e praticamente sem chuva. 

    Caso você esteja pensando em visitar esses países, prepare-se para encontrar frio o ano inteiro, por conta das altitudes elevadas.

    Se você vai visitar o norte do continente, como a região amazônica, Venezuela, Equador e Colômbia, prepare-se para enfrentar chuvas esporádicas em qualquer época do ano graças ao clima tropical, bastante úmido.

    Quando conhecer a América do Norte?

    Quando conhecer a América do Norte?
    Fonte: Unsplash

    A América do Norte é um continente com estações do ano muito bem-definidas e, geralmente, com climas extremos.

    O inverno é marcado por temperaturas negativas em todo o território canadense, assim como as regiões montanhosas e o extremo norte dos Estados Unidos.

    Por isso, pode ser uma boa ideia evitar viagens no inverno dos EUA e do Canadá, a não ser que você pretenda esquiar.

    O problema é que o verão é famoso pelas atrações lotadas e pelos preços salgados, o que pode inviabilizar viagens mais econômicas.

    Se você quer desfrutar da melhor experiência possível de férias, vale a pena se programar para visitar a América do Norte nas estações de transição, de abril a junho ou de setembro a novembro.

    Qual é a melhor época para viajar para o Brasil?

    Depois de descobrir qual a melhor época para uma viagem ao exterior, você provavelmente está se perguntando quando marcar uma viagem pelo Brasil.

    Estamos falando de um país com dimensões continentais e climas muito diferentes entre o Norte e o Sul.

    A temporada de seca, de julho a novembro, é a melhor para conhecer a Amazônia, o Pantanal e o Nordeste.

    O Sul do Brasil e as regiões serranas, como a Serra da Mantiqueira, podem ser visitados em qualquer época do ano, embora fiquem ainda mais apaixonantes durante o inverno.

    Se você vai viajar pelo Sudeste ou pelo Centro-Oeste, saiba que a estação de chuvas acontece no verão, de dezembro a março, e o inverno tem temperaturas baixas, apesar de não ser particularmente rigoroso.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Faça já a sua cotação e viaje com tranquilidade!

    Já sabe qual a melhor época para uma viagem ao exterior? Então só falta adquirir o seguro para curtir sua viagem sem se preocupar com imprevistos.

    Visite agora mesmo o buscador do Seguros Promo para comparar coberturas e preços dos melhores planos de seguro viagem do mercado em poucos cliques!

    Assim vai ficar fácil assegurar cobertura médica e odontológica, seguro por morte ou invalidez, regresso antecipado, traslado médico e muitos outros serviços. 

    Viajar pelo mundo com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa