CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

×

×

Seguro de vida familiar: entenda como funciona!

Quem procura pelo seguro de vida familiar, deseja proteger as pessoas amadas. Confira mais dicas, benefícios e informações sobre o produto aqui!

Contar com um bom seguro de vida familiar pode ser a diferença entre a estabilidade e o completo caos na hipótese de alguma situação grave ocorrer com você ou seus filhos, cônjuge ou familiares próximos.

Essa proteção é capaz de oferecer amparo financeiro em diferentes circunstâncias, como morte, doença grave e invalidez, e pode até ser utilizada ainda em vida.

Quer saber mais sobre o tema? Então este artigo foi feito sob medida para você. Montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto, veja só!

Seguro de vida familiar: confira os principais benefícios

Ninguém gosta de pensar em assuntos delicados, como morte, doença terminal ou grave, acidente que resulta em invalidez ou outras situações que colocam a vida e a tranquilidade em risco.

No entanto, quem não se previne em relação a esses cenários, que podem acontecer com qualquer um a qualquer momento, pode acabar em apuros justamente quando mais precisa de suporte.

É nesse contexto que o seguro de vida familiar surge como a grande salvação de muitas pessoas: assim, em caso de necessidade, sua família pode contar com uma indenização para cobrir gastos nos momentos mais difíceis.

O uso mais comum desse tipo de seguro é em caso de morte, mas não se engane: o seguro de vida para a família pode ser utilizado nas mais diferentes circunstâncias. Confira!

O que é o seguro de vida familiar?

O que é o seguro de vida familiar?
Fonte: Pxhere

O seguro de vida familiar é, na verdade, um seguro de vida coletivo (ou em grupo), cuja contraparte é o seguro de vida individual. Nesse caso, o grupo em questão é a família do titular.

Esse tipo de seguro consiste em um contrato (chamado apólice) firmado por uma pessoa ou empresa, clube, associação ou representante em favor de um grupo de indivíduos. 

Ou seja, um dos membros da família firma o contrato com uma seguradora para proteger seus familiares e garantir coberturas, indenização e proteções adicionais que podem ser adquiridas no ato de contratação.

Dessa forma, os segurados ficam protegidos em caso de acidentes, invalidez total ou parcial, falecimento, doenças graves ou outros cenários: se uma dessas situações ocorrer, é só acionar a seguradora para receber amparo financeiro previsto em apólice.

Assim, muitas vezes o seguro de vida familiar é uma proteção utilizada não exatamente pela pessoa que o contratou, e sim por seus entes queridos, que ficam protegidos nas horas de maior dificuldade.

Se o provedor da família morrer repentinamente, por exemplo, filhos e cônjuge conseguem reestruturar o orçamento familiar, manter a qualidade de vida e cobrir gastos burocráticos, médicos e/ou funerários.

Esse serviço é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao governo federal.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quanto custa um seguro de vida familiar?

    O quanto custa um seguro de vida familiar vai depender de uma série de fatores, como a cobertura, os serviços adicionais, o tamanho da indenização, entre outros.

    Em comparação ao seguro de vida individual tradicional, a modalidade coletiva tende a sair mais em conta, uma vez que o risco que vai ser coberto pela seguradora é diluído entre um número maior de pessoas.

    Além disso, como a apólice coletiva tende a ser menos personalizada em relação à apólice individual, a abrangência é mais limitada e, consequentemente, o custo é menor.

    Desse modo, esse tipo de seguro costuma ter baixo custo, até mesmo a partir de R$ 10,00 por pessoa por mês, a depender da seguradora.

    Só não se esqueça de ler com atenção todos os detalhes e condições da apólice para conhecer bem os riscos excluídos e as situações que dão direito a indenização.

    E não deixe de pagar o prêmio do seguro em dia, ou sua apólice pode perder a validade e a seguradora pode até negar a indenização em caso de necessidade.

    Principais vantagens do seguro de vida familiar

    Via de regra, um seguro de vida é extremamente vantajoso e recomendado para pessoas que desejam proteger seu patrimônio e a tranquilidade de sua família.

    As vantagens são ainda mais notórias quando falamos de um seguro de vida familiar, no qual o titular protege não apenas a si mesmo, mas também a seu cônjuge e seus filhos.

    Afinal, na maioria das vezes, quem vai usufruir da indenização do seguro não é o próprio segurado, mas os seus dependentes.

    Confira os principais benefícios por trás dessa modalidade de seguro de vida! 

    Utilização em vida

    Muitas pessoas acreditam que um seguro de vida só pode ser utilizado em caso de falecimento, mas isso não é verdade: o próprio titular pode usufruir de certos serviços em vida.

    É possível, por exemplo, utilizar a apólice para cobrir despesas com diárias hospitalares, bem como os custos de tratamentos odontológicos e médicos em decorrência de acidentes.

    O segurado também pode acionar a seguradora para receber diárias por incapacidade temporária (DIT), também conhecida como renda hospitalar, que supre a renda do titular durante o período de tempo em que está afastado do trabalho.

    Dá até para utilizar o seguro de vida como um complemento do plano de saúde convencional, uma vez que várias empresas oferecem consulta a profissionais de saúde, descontos em remédios e exames, cobertura de cirurgias e outras situações.

    Além disso, muitas seguradoras oferecem serviços de consultoria nutricional e psicológica, assistência à pets, serviços residenciais e automotivos, entre outros.

    Doenças graves

    Você sabia que a maioria das seguradoras oferece cobertura em caso de diagnóstico de doença grave ou terminal?

    Em algumas situações, como doença que impossibilite a autonomia do segurado, é possível até antecipar o resgate da indenização por falecimento para cobrir custos com o tratamento e oferecer amparo financeiro à família.

    Desse modo, até que o titular do seguro tenha acesso a auxílio-doença previdenciário ou aposentadoria por invalidez, por exemplo, o segurado pode utilizar o valor da apólice para assegurar a subsistência de sua família.

    Vale a pena conferir o rol de doenças graves protegidas pela seguradora contratada, mas, em geral, câncer, doenças degenerativas (como Alzheimer e Esclerose Múltipla), deficiência visual por doença, doenças crônicas e outras dão direito à antecipação da indenização.

    Indenização por invalidez

    Uma das coberturas mais conhecidas do seguro de vida, seja ele individual ou coletivo (como no caso do familiar), é a indenização por invalidez.

    Nesse caso, a invalidez pode ser total ou parcial, em decorrência de acidente ou doença que gere perda de autonomia.

    Essa proteção é bastante comum nos planos de seguro de vida individual. No caso do seguro familiar, a maior vantagem é estender essa cobertura ao cônjuge do titular da apólice.

    Assistência funeral

    Na hora de contratar o seguro de vida para a sua família, você precisa ficar atento a dois serviços que têm nomes parecidos, mas são bem distintos: o auxílio-funeral e a assistência funeral.

    O auxílio-funeral garante o reembolso dos custos com trâmites funerários. Assim, o dependente procura a seguradora após a morte do segurado para apresentar os documentos necessários e ter direito ao ressarcimento.

    O seguro de vida com assistência funeral familiar é diferente. 

    Nesse caso, a seguradora pode realizar o funeral do segurado ou arcar com as quantias gastas com o funeral do segurado em caso de falecimento, dentro do limite determinado em apólice.

    A grande vantagem por trás dessas coberturas é a proteção dos familiares do segurado, que poderão dedicar-se ao luto sem se preocupar com questões burocráticas que podem dificultar ainda mais o momento de dor.

    Falecimento 

    Sem dúvidas, a cobertura mais conhecida de um seguro de vida é em relação ao falecimento do segurado.

    Nessa situação, caso a morte não tenha sido decorrente de causa violenta ou suicídio, os beneficiários do segurado terão direito a receber o valor integral da indenização prevista em apólice.

    Esse dinheiro pode ser muito bem-vindo na hora de reorganizar a vida financeira dos familiares após o falecimento do principal provedor do grupo, evitando que problemas com dinheiro comprometam a estabilidade e segurança de cônjuge, filhos e outros dependentes.

    Como funciona um seguro de vida familiar

    Como funciona um seguro de vida familiar
    Fonte: Pixabay

    Enquanto seguros patrimoniais, como automotivo ou residencial, já estão consolidados no país, menos de 20% das pessoas contam com um seguro de vida no Brasil.

    Por trás dessa estatística alarmante estão muitas dúvidas acerca do tema. Afinal, se uma pessoa sabe como funciona um seguro de vida familiar, fica mais propensa a contratar esse serviço importante e de baixo custo para garantir a tranquilidade de sua família.

    Muitas dúvidas, no entanto, rondam o assunto: como é feito o resgate da indenização? Como escolher o melhor seguro possível para proteger as pessoas que você ama? O que você deve considerar antes de assinar a sua apólice?

    Confira alguns processos que ajudam a entender como funciona o seguro de vida para família!

    Como é feito o resgate do seguro familiar?

    No ato de contratação do seguro, o titular pode escolher livremente os beneficiários da apólice. Não precisa ser parente: você pode apontar amigos, familiares e até vizinhos para receber a indenização se necessário.

    Caso você não aponte quem serão seus beneficiários, a seguradora vai pagar a indenização do seu seguro de vida aos seus herdeiros legais, como cônjuge e filhos.

    Se for necessário efetuar o resgate do seguro familiar, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora, o que pode ser feito por telefone, aplicativo ou site. 

    A empresa vai orientar o beneficiário a respeito dos documentos necessários para o resgate da indenização, o que pode incluir atestados, relatórios e laudos médicos, atestado de óbito ou outros documentos que se façam necessários.

    Depois de entregar todos os documentos exigidos, a família deve esperar pelo prazo máximo de 30 dias, conforme determinado pela Susep, para receber a indenização prevista em apólice.

    Como saber qual o melhor seguro de vida familiar?

    Para escolher o melhor seguro de vida familiar possível, algumas etapas simples podem ser bastante úteis.

    O primeiro passo é definir quais coberturas você considera importantes em um seguro. 

    Nessas horas, a economia malfeita pode sair caro, então inclua em sua apólice todas aquelas coberturas que você considera que fazem sentido para você e sua família.

    Ou seja, se você é autônomo, pode ser interessante contar com uma proteção de Diária por Incapacidade Temporária (DIT), por exemplo.

    Você também terá a oportunidade de escolher o valor da indenização a ser recebida em caso de morte. A indenização pode variar bastante e até mesmo superar R$ 1 milhão.

    Vale lembrar que, quanto maior a indenização escolhida e a quantidade de coberturas adicionais para completar sua apólice, mais caro tende a ser o prêmio do seguro, isto é, o valor que você paga para ter direito ao serviço.

    Depois, chegou a hora de fazer a cotação do seguro, seja com um corretor, uma seguradora ou até mesmo pela internet, em um site especializado e com boa reputação.

    Na sequência, você deve ler com atenção a proposta e a apólice, assinar o contrato e manter esse documento a fácil alcance da sua família, para que possam acionar a seguradora sem dificuldades em caso de necessidade.

    Previna-se durante suas viagens! 

    O seguro de vida familiar não é a única maneira de proteger você, sua família e o seu patrimônio nos momentos mais difíceis. 

    Que tipo de precaução você toma antes de cair na estrada ou pegar um voo?

    O seguro viagem é a forma mais efetiva de proteger você, seu bolso e as pessoas que você ama longe de casa. Assim, você pode curtir sua viagem sem se preocupar em voltar com prejuízo.

    As coberturas são específicas para viajantes e contemplam diversos cenários, como cancelamento de voo, extravio de bagagem e seguro de vida por morte ou invalidez. Tem até planos que oferecem cobertura para o Covid!

    Os viajantes também podem contar com cobertura médica, hospitalar e odontológica para receber a assistência que precisam em caso de emergência, e até problemas mais graves, como morte em viagem ou traslado médico.

    Você pode contratar um seguro viagem mais barato e abrangente no Seguros Promo, que trabalha com as melhores seguradoras do mercado para garantir o melhor custo-benefício.

    Utilize a ferramenta comparadora e converse com nossos consultores para encontrar a melhor opção para o seu perfil de viajante. 

    Quer conhecer o mundo com tranquilidade e pagando pouco? De Promo você pode! 

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa