CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Praias de Santa Catarina: quais incluir no seu roteiro pelo estado!

Praias de Santa Catarina: um guia que destaca a diversidade das deslumbrantes praias catarinenses, como o movimento de Balneário Camboriú.

As praias de Santa Catarina certamente vão surpreender quem pensa que no Sul do Brasil só existe frio e serra. O menor estado da região tem mais de 300 km de praias belíssimas, onde o sol ferve na maior parte do ano!

Procurado tanto por turistas nacionais quanto estrangeiros, o estado encanta pela profusão de praias espetaculares que oferece de Itapoá a Passo de Torres

A região tem riqueza natural única, apresentando paisagens que combinam serras imponentes, cachoeiras serenas, rios sinuosos e, é claro, praias de tirar o fôlego. 

Os viajantes encontram praias de todos os tipos, desde os amantes de boas ondas às famílias em busca de tranquilidade, passando por quem busca agito noturno. 

Algumas, como as badaladas praias de Florianópolis e Balneário Camboriú, são conhecidas por suas festas animadas. Outras, como Garopaba e Imbituba, são verdadeiros paraísos para os amantes do surf. 

Se a busca é por um dia tranquilo em família, destinos como Bombinhas e Governador Celso Ramos são aposta certeira!

E não é só na beleza que as praias catarinenses se destacam: a qualidade das praias é reconhecida internacionalmente. 

Santa Catarina lidera o ranking nacional do selo Bandeira Azul, com 15 das 31 praias com níveis de excelência da água, gestão ambiental e segurança atestados. 

O estado também ostenta quatro marinas certificadas e até uma praia de rio reconhecida pelo programa. 

Embarque conosco para descobrir mais sobre as joias litorâneas que fazem de Santa Catarina um destino único e inesquecível!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Praias de Santa Catarina: quando ir, onde ficam e outras dicas!

Praias-de-Santa-Catarina-quando-ir,-onde-ficam-e-outras-dicas
Freepik

Contrariando a expectativa de um clima sulista frio, as praias de Santa Catarina são verdadeiros refúgios tropicais no litoral sul do Brasil. 

O estado, repleto de belezas naturais, tem o litoral mais badalado da região, com praias que mesclam águas cristalinas, areias douradas e vegetação exuberante.

O “problema” é que são tantas praias bonitas para escolher que podem ser desafiadoras para o viajante. É por essas e outras que preparamos este guia com dicas de turismo no litoral catarinense!

Você não precisa ir muito longe para encontrar esses recantos de sol e mar. Há belíssimas praias localizadas em Florianópolis, a famosa Ilha da Magia, e nos arredores da cidade. É o caso da Ilha do Campeche, a Lagoinha do Leste e a Ilha de Porto Belo.

A lista inclui, ainda, a famosa Guarda do Embaú, a relaxante Praia do Estaleiro, entre outras joias que garantem dias memoráveis e cheios de curtição. 

Descubra a seguir quais destinos não podem ficar de fora do seu itinerário de férias pelas praias catarinenses!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quais são as praias de Santa Catarina?

    Há mais de 40 praias espalhadas ao longo de mais de 300 km de litoral em Santa Catarina. 

    Essas extensões de areias douradas e águas cristalinas não apenas refletem a beleza tropical, mas também oferecem uma variedade de experiências. Que tal desfrutar de banhos de mar, surfar ou percorrer trilhas na natureza? 

    Confira as principais praias de Santa Catarina:

    • Armação
    • Armação da Piedade
    • Barra do Camacho
    • Brava
    • Conceição
    • Estaleiro
    • Ferrugem
    • Forte
    • Ganchos de Fora
    • Guarda do Embaú
    • Ibiraquera
    • Ilha de Porto Belo
    • Ilha do Campeche
    • Ilhéus
    • Jurerê
    • Lagoinha do Leste
    • Laranjeiras
    • Maço
    • Palmas
    • Pinheira
    • Poá
    • Ponta do Papagaio
    • Ponta das Canas
    • Praia da Ilhota
    • Praia de Cima
    • Praia do Rosa
    • Praia Mole
    • Prainha
    • Prainha do Farol de Santa Marta
    • Quatro Ilhas
    • Sepultura
    • Siriú
    • Sonho
    • Tainha

    Como chegar a Santa Catarina?

    As praias em Santa Catarina são acessíveis a partir de diversos pontos do Brasil, seja por meio de estradas ou pelos grandes aeroportos do estado.

    A BR-101, vital para a exploração do litoral catarinense e da capital, Florianópolis, é o melhor caminho tanto para quem vem do Sul quanto do Norte.

    Se você vem do norte, como Curitiba, siga pela BR-376 até Garuva, onde poderá pegar a BR-101 para chegar ao litoral catarinense. Quem vem do sul, como Porto Alegre, utiliza a BR-290 até Osório, onde se conecta à BR-101. 

    Outra possibilidade é viajar pela BR-116, que atravessa o centro de Santa Catarina e serve como uma artéria que também leva à região serrana. A BR-282, por sua vez, liga Florianópolis à fronteira com a Argentina. 

    Se a preferência é pela comodidade dos ares, há, ao menos, seis aeroportos de destaque no estado. 

    O Aeroporto Internacional de Florianópolis fica a apenas 15 km do centro da capital. O Aeroporto de Joinville fica na maior cidade catarinense e também opera voos internacionais. 

    Um dos mais movimentados é o Aeroporto Internacional de Navegantes, que facilita o acesso a praias do norte, como Navegantes, Itajaí e Penha. 

    Mapa das praias de Santa Catarina

    Nesta região repleta de beleza natural, a lista de destinos imperdíveis é extensa, com opções para todos os gostos. 

    A Ilha do Campeche, por exemplo, é um paraíso intocado com águas cristalinas, assim como a Lagoinha do Leste e a Ilha de Porto Belo. 

    Os entusiastas de esportes aquáticos podem curtir a Guarda do Embaú, enquanto a Praia do Estaleiro é uma dica certeira para quem deseja descansar. 

    Confira o mapa das praias de Santa Catarina e descubra os lugares que você não pode deixar de fora dos seus planos de viagem!

    Melhor época para ir às praias de Santa Catarina

    Melhor-época-para-ir-às-praias-de-Santa-Catarina
    Freepik

    Não há mistério na hora de escolher quando visitar a região. A melhor época para ir às praias de Santa Catarina coincide com o verão, de dezembro a março. 

    Nesse período, as praias fervem com turistas de todo o Brasil e do exterior, com milhares de argentinos e uruguaios disputando espaço na areia. 

    Embora as chuvas sejam menos frequentes durante o outono e a primavera, é no verão que as praias revelam todo o seu esplendor. Nessa época, as máximas giram em torno de 30ºC.

    O inverno também não é tão rigoroso na região, em comparação ao frio da região serrana. Nos meses mais frios, as máximas têm média de 20ºC. 

    A temperatura da água do mar atinge seu ponto mais agradável entre outubro e maio, superando os 21°C. Mesmo nos meses mais frescos, como agosto, a temperatura do mar mantém-se em torno de 18°C. 

    Qual a melhor praia para se hospedar em Santa Catarina?

    Com tantas opções pela frente, o turista pode se confundir na hora de decidir qual a melhor praia para se hospedar em Santa Catarina. 

    O litoral catarinense, banhado por enseadas paradisíacas e abraçado pelo verde exuberante da Mata Atlântica, reúne uma gama fascinante de opções de hospedagem.

    Jurerê Internacional, próxima a Florianópolis, é um oásis de luxo, famosa pelos resorts elegantes e sua vibrante vida noturna. 

    No meio do caminho entre Floripa e o Litoral Norte, Bombinhas é uma das preferidas dos amantes de ecoturismo, com águas cristalinas e cenários preservados.

    Se a sua intenção é surfar bastante, você pode gostar de ficar na Guarda do Embaú, próxima a Palhoça. A praia tem pousadas charmosas e bons restaurantes à beira-mar, sem perder sua veia mais autêntica. 

    Para os que buscam tranquilidade, a Praia do Rosa, em Imbituba, é uma escolha certeira, com ampla oferta de pousadas aconchegantes. 

    Tenha em mente que você poderá encontrar boas opções de hospedagem até mesmo em outras praias catarinenses, além das citadas acima. 

    Via de regra, o litoral do estado tem boa infraestrutura e você terá fácil acesso a serviços em quase todas as cidades.

    Para facilitar a sua pesquisa, recomendamos uma visita ao site El Quarto, uma excelente ferramenta para encontrar hospedagem nos melhores destinos. O site oferece milhares de acomodações, incluindo hotéis com cancelamento grátis.

    Você pode procurar com a ajuda de diversos filtros e até dividir a sua reserva em até 12 vezes no cartão! Faça uma pesquisa para garantir sua pousada ou seu hotel com economia e segurança.

    Encontre seguro viagem nacional mais barato no Seguros Promo!

    Não subestime a importância da sua tranquilidade durante sua visita às praias de Santa Catarina! É extremamente recomendável contar com a proteção de um bom seguro viagem nacional para conhecer a região com o amparo adequado.

    Esse serviço cobre despesas médicas na hipótese de acidentes ou doenças no decorrer de toda a sua viagem. Isso é ainda mais importante em regiões afastadas ou menos urbanizadas, onde o acesso a hospitais e clínicas pode ser limitado.

    Nesse formato de seguro, a apólice protege o viajante de custos de remoção médica, incluindo ambulâncias aéreas, se necessário. 

    Se a sua bagagem for extraviada pela companhia aérea, você poderá receber indenização do seguro para a compra de itens essenciais de emergência.

    Além disso, essa proteção pode cobrir custos não-reembolsáveis, como passagens e reservas de hotel, em determinadas circunstâncias.

    Ou seja, embora a assistência médica seja o motivo principal, a inclusão de outros benefícios torna o seguro viagem uma precaução valiosa. Afinal, pode garantir uma experiência tranquila e segura durante sua viagem.

    O Seguros Promo é o melhor parceiro do viajante na hora de garantir proteção e tranquilidade. Nosso site oferece uma gama de benefícios que elevam a qualidade da sua jornada, em parceria com as melhores seguradoras do mercado.

    Você ainda pode utilizar nossa ferramenta comparadora exclusiva, que permite avaliar e selecionar as opções mais adequadas em termos de cobertura e custo. 

    Assim, você pode tomar a melhor decisão para a sua viagem, e ainda pode parcelar em até 12 vezes!

    Seguro Viagem:
    Brasil
    GTA BRASIL 18 COVID-19 +TELEMEDICINA GTA BRASIL 18 COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica R$ 18.000
    Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    VC 80 Brasil VC 80 Brasil
    Assistência médica R$ 80.000
    Bagagem extraviada R$ 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 50 BRASIL COVID-19 AC 50 BRASIL COVID-19
    Assistência médica R$ 50.000
    Bagagem extraviada R$ 500
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais as melhores praias de Santa Catarina?

    No litoral catarinense, cada trecho de areia conta uma história, desde as badaladas praias de Florianópolis até os recantos mais tranquilos, que revelam a autenticidade local.

    Conheça as melhores praias de Santa Catarina!

    Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis

    Praia-da-Lagoinha-do-Leste-Florianópolis
    Wikimedia Commons / CC0

    Uma das praias mais bonitas de Santa Catarina fica justamente na capital, Florianópolis: a Praia da Lagoinha do Leste.

    A praia é muitíssimo bem-preservada, ao sul da Ilha da Magia, e é acessível exclusivamente por trilhas ou barcos.

    A baía é praticamente intocada, sendo cercada por áreas de mata nativa e serras verdejantes, com apenas 1 km de extensão.

    Durante sua visita à praia, faça a subida do Morro da Pedra da Coroa, que oferece vistas deslumbrantes do mar e da faixa de areia. 

    A trilha que leva até Lagoinha do Leste é uma atração à parte, com cachoeiras, trilhas e costões pelo caminho. O acesso começa no Pântano do Sul, com 1 hora de duração, ou da praia do Matadeiro, com 3 horas.

    Sem edifícios e com pouco comércio, a praia é um lugar bastante tranquilo, perfeito para quem deseja escapar do agito. Um retiro para apreciar a natureza em paz!

    Praia da Armação, Florianópolis

    A lista de praias de Santa Catarina continua com a Praia da Armação, no sul de Florianópolis. 

    A região é conhecida por sua tranquilidade, embora muitas vezes seja vista como ponto de passagem para destinos vizinhos. Ali perto estão as praias do Matadeiro, Lagoinha do Leste e a Ilha do Campeche. 

    As águas calmas da Armação contrastam com um pequeno trecho de areia, que, no verão, atrai milhares de banhistas. 

    É também dali que partem os barcos com destino à Ilha do Campeche. Há um píer rodeado por beleza natural e até mesmo inscrições rupestres milenares na região!

    Além disso, a região é um importante núcleo de pesca artesanal, junto com Campeche e Pântano do Sul, formando o maior complexo pesqueiro da cidade. 

    Um dos destaques da Praia da Armação é a antiga Igreja de Sant’Ana. O templo é testemunha da história desde a época em que a caça de baleias era a principal atividade na região, no século XVIII. 

    Nessa região, o turista encontra bares, restaurantes, agências de turismo e muitos surfistas. A faixa de areia é longa, com mais de 3.200 metros, e há trechos de mar mais calmo até áreas propícias ao surf. 

    Praia Mole, Florianópolis

    Outra das praias de Santa Catarina que não pode ficar de fora da lista é a Praia Mole, também em Florianópolis.

    A região destaca-se pelo agito e badalação, sendo um ponto estratégico entre a ilha e a lagoa da Conceição. É o destino preferido de surfistas e praticantes de esportes aquáticos na cidade.

    A praia atrai um público jovem para seus bares e quiosques, embora tenha ondas mais intensas, que exigem cuidado durante o banho de mar. Por isso, não é muito recomendada para crianças. 

    A praia tem águas verdes e limpas, com areia mais grossa, e conta com uma formação curiosa, a Pedra do Dragão: cenário perfeito para fotos.

    A infraestrutura na região é muito boa, com barracas, aluguel de cadeiras e vendedores que oferecem de tudo na areia. Há estacionamentos pagos à beira da praia e vagas gratuitas na rua.

    Praia de Ibiraquera, Imbituba

    Uma das melhores praias de Santa Catarina no litoral sul é a Praia de Ibiraquera, banhada também pela Lagoa de Ibiraquera

    Nos períodos chuvosos, a lagoa cria um canal que deságua no mar, proporcionando um cenário único. A paisagem fica ainda mais selvagem por ser emoldurada por dunas, ilhas e a lagoa. 

    Além dos esportes aquáticos, a pesca esportiva, especialmente de camarões, também atrai muitos visitantes à região. 

    Os banhistas encontram boa infraestrutura na alta temporada, mas nos meses menos movimentados muitos estabelecimentos abrem apenas nos finais de semana. 

    Praia do Rosa, Imbituba

    Praia-do-Rosa,-Imbituba
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Uma das praias de Santa Catarina mais famosas é a Praia do Rosa, em Imbituba. O local tem uma orla preservada e uma vila de aspecto rústico, com 2 km de extensão.

    Nesse ponto do litoral, as águas são transparentes e margeadas por vegetação densa e exuberante. 

    Reconhecida por suas condições ideais para surfe, windsurf e vela, a Praia do Rosa oferece tanto agitação quanto tranquilidade.

    Os costões cobertos de vegetação oferecem trilhas, lagoas salgadas e um mar azul para explorar durante o dia. O centrinho da praia abriga bares, restaurantes, lojas, farmácias e mercados, com infraestrutura completa.

    A praia é dividida em Rosa Norte e Rosa Sul. Ambas compartilham a mesma praia, mas a área sul oferece uma infraestrutura mais robusta e a norte é mais deserta, sem serviços de praia.

    Praia de Guarda do Embaú, Palhoça

    Seu itinerário pelas praias de Santa Catarina também deve considerar a Guarda do Embaú, em Palhoça. É uma praia diversificada e versátil, banhada pelo tranquilo rio da Madre, que serpenteia pela areia até encontrar o mar.

    A região atrai tanto surfistas quanto famílias. Ali, você vai encontrar trechos bons para surfe, trilhas e mirantes deslumbrantes, como o da Pedra do Urubu. 

    A Praia de Guarda do Embaú é protegida pelo Parque da Serra do Tabuleiro e é caracterizada como Reserva Mundial do Surfe. 

    Praia Ferrugem e Praia da Barra, Garopaba

    Garopaba guarda algumas das mais belas praias de Santa Catarina, embora seja uma cidade pacata, com menos de 20 mil habitantes. As praias da Barra e Ferrugem, certamente, estão entre as mais paradisíacas do estado!

    As duas praias são praticamente uma extensão da outra. Entre elas, uma pequena lagoa e uma península proporcionam um mirante que oferece vista panorâmica de ambas. 

    A Praia Ferrugem tem águas verdes e areia rosada pelas altas concentrações de ferro no rio que corta a região. Isso confere um aspecto ferruginoso à região, justificando o nome. 

    A praia fica bem perto do centro de Garopaba e fica bastante movimentada na alta temporada, especialmente durante o Carnaval. 

    A continuação da faixa de areia é a Praia da Barra, cujo cenário paradisíaco é formado por pedras, dunas e vegetação abundante.

    Além das belezas naturais, as praias da Barra e da Ferrugem são pontos de migração das baleias francas entre julho e outubro. Você terá a oportunidade de avistar esses magníficos animais nesse período!

    Quais são as praias mais bonitas de Santa Catarina?

    Entre tantos recantos de beleza natural incomparável, apontar as praias mais bonitas de Santa Catarina é uma tarefa quase impossível.

    O estado é marcado por praias de beleza ímpar, resultando em verdadeiros paraísos litorâneos. 

    A Ilha do Campeche está entre os lugares mais bonitos da costa catarinense, com areia branca e mar cristalino. Também é difícil superar a beleza selvagem da Praia Mole

    Outros destaques são a Praia de Ibiraquera, que compartilha suas águas com a Lagoa de Ibiraquera, e as praias Ferrugem e da Barra.

    Praias de Santa Catarina: melhores para surfe

    Praias-de-Santa-Catarina-melhores-para-surf
    Freepik

    Muitas das praias de Santa Catarina são consideradas mecas do surfe nacional, com condições perfeitas para a prática do esporte.

    Guarda do Embaú, em Palhoça, e a Praia Mole, em Floripa, estão entre os maiores símbolos do surfe catarinense, atraindo surfistas do mundo inteiro. 

    Quem prefere uma experiência mais rústica e selvagem, por sua vez, pode gostar da Praia do Rosa, em Imbituba, palco de competições renomadas. 

    Ali pertinho fica também a Praia da Joaquina, outra referência no surfe catarinense, com suas ondas longas que recebem grandes campeonatos. 

    Melhores praias de Santa Catarina para família

    Não são apenas os entusiastas de mar bravo e grandes ondas que encontram boas opções no litoral do estado. Há muitas praias indicadas para quem prefere passar o dia descansando com a família.

    Uma das melhores praias de Santa Catarina para família é a Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, com águas calmas e estrutura de serviços completa. 

    Outra escolha acertada é a Praia de Ingleses, também na Ilha da Magia, onde os banhistas podem desfrutar de extensas faixas de areia e ambiente familiar. A oferta de serviços à beira-mar garante conforto aos visitantes. 

    A Praia de Cachoeira do Bom Jesus, próxima a Canasvieiras, é outra excelente alternativa para famílias. As águas são calmas, ideais para crianças, e a infraestrutura ao redor atende às necessidades de quem viaja com os pequenos. 

    Outra boa pedida para o dia de praia com a família é a Praia de Bombinhas. A região oferece boa estrutura, como aluguel de cadeiras e guarda-sol, bares e restaurantes.

    Quais as praias mais badaladas de Santa Catarina?

    É praticamente impossível falar em praias badaladas no Brasil sem citar as praias de Santa Catarina. Há muitos trechos de litoral que atraem visitantes em busca de agito e animação o ano inteiro.

    Jurerê Internacional, em Florianópolis, é uma referência nesse quesito, conhecida pelo luxo de seus resorts, beach clubs e vida noturna animada. A região é muito procurada pelo público jovem e sofisticado graças a seus eventos exclusivos. 

    Também em Floripa, a Praia Mole é rodeada por bares e quiosques que atraem os amantes de curtição, tanto durante o dia quanto à noite. 

    Vale lembrar que a Praia Brava, em Itajaí, também é reconhecida como um point para quem busca agito. A região é frequentada por um público que aprecia música, esportes e entretenimento. 

    Quais são as cidades do litoral de Santa Catarina?

    Se você está querendo montar um roteiro pelas melhores praias de Santa Catarina, vale a pena colocar alguma das cidades abaixo em seus planos:

    • Balneário Camboriú
    • Bombinhas
    • Florianópolis
    • Garopaba
    • Governador Celso Ramos
    • Imbituba
    • Itajaí
    • Itapema
    • Laguna
    • Palhoça
    • Penha
    • Porto Belo

    Conheça o sul do Brasil com tranquilidade. Faça um seguro viagem!

    Conheça-o-sul-do-Brasil-com-tranquilidade-Faça-um-seguro-viagem
    Freepik

    Você pode curtir ainda mais a sua experiência nas praias de Santa Catarina se não bobear em relação à sua segurança. É por isso que o seguro viagem é a escolha perfeita para qualquer viajante!

    Assim, você assegura sua proteção em situações imprevistas, como problemas médicos, cancelamento de viagem, extravio de bagagem ou outros problemas. 

    Para garantir esse serviço indispensável, visite agora mesmo o Seguros Promo e utilize nossa ferramenta comparadora de seguros.

    Essa funcionalidade permite que você analise coberturas, preços e benefícios. Desse jeito, pode escolher a alternativa mais adequada ao seu perfil e ao tipo de viagem que pretende realizar. Escolher o Seguros Promo é investir não apenas em segurança, mas também em tranquilidade e praticidade. Isso vai garantir que sua experiência nas praias catarinenses seja marcada pela diversão e pela beleza natural! De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Brasil
    GTA BRASIL 18 COVID-19 +TELEMEDICINA GTA BRASIL 18 COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica R$ 18.000
    Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    VC 80 Brasil VC 80 Brasil
    Assistência médica R$ 80.000
    Bagagem extraviada R$ 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 50 BRASIL COVID-19 AC 50 BRASIL COVID-19
    Assistência médica R$ 50.000
    Bagagem extraviada R$ 500
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa