CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Tomada padrão europeu: quais são? Como adaptar? Saiba aqui!

Vai viajar para a Europa? Saber como funciona a tomada padrão europeu é essencial para não passar apertos na chegada. Prepare-se com o nosso guia completo!

A tomada padrão europeu deve ser um item a ser observado para todos os brasileiros que pensam em visitar o Velho Continente. 

Já imaginou lembrar de levar o carregador, mas não conseguir carregar celular e computador? Ou ficar impossibilitado de ligar o secador de cabelos e qualquer outro dispositivo elétrico durante sua viagem pela Europa?

O padrão europeu é bem diferente do padrão brasileiro, mas não se preocupe! Criamos um guia completo para você se adequar antes de embarcar, com todas as informações necessárias sobre o assunto. Vamos lá!

Tomada padrão europeu: modelos, adaptadores e dicas para encontrar!

Desde o século XIX, os países passaram a definir seus próprios tipos de tomada — o que não era exatamente um problema em grande escala, já que não existiam altos volumes de exportação de aparelhos elétricos pelo mundo.

Com a globalização e a popularização da importação de eletrônicos, a situação de complicou, uma vez que cada país tinha seu próprio padrão e voltagem.

Como você já imaginou, essa situação acabou dificultando o trabalho das empresas que passaram a produzir aparelhos para exportação, criando uma “salada mista” de padrões ao redor do globo.

É por isso que hoje os modelos de tomada variam bastante ao redor do mundo — o que complica a vida de quem viaja desprevenido, sobretudo quando falamos da Europa, um continente grande, com padrões que podem variar de país para país.

É isso mesmo que você leu: o padrão de tomada europeu é um só, mas o viajante pode encontrar ligeiras diferenças dependendo do lugar em que está.

Isso não quer dizer que o turista está sem alternativas. Basta um pouco de criatividade e o acessório certo para superar as diferenças técnicas entre os padrões de tomada.

A melhor opção é adquirir adaptadores, que estão, inclusive, disponíveis para venda no Brasil. Mas é preciso ficar de olho na voltagem do aparelho, já que o padrão pode ser 110v ou 220v, dependendo do país.

Tomada padrão europeu é diferente do Brasil?

Tomada Padrão Europa e diferente do brasil
Fonte: Pixabay

A energia elétrica é uma só no mundo inteiro, mas a forma como essa energia chega a cada aparelho vai depender do padrão utilizado pelo país em que a pessoa está.

O padrão brasileiro é bastante distinto do europeu por conta dos diferentes formatos dos pinos e das variadas voltagens que são encontradas em cada região.

Qual é o tipo de tomada usado no Brasil?

As tomadas compatíveis com as brasileiras correspondem ao padrão NBR 14136, que têm três pinos, indicada para aparelhos que demandam aterramento.

O único país que usa o mesmo modelo que o brasileiro, chamado de “universal”, é a África do Sul.

Existe apenas um padrão europeu de tomada?

Tomada Padrão Europa apenas um padrão
Fonte: Pixabay

O padrão europeu de tomada não apenas é diferente do padrão brasileiro, como também pode variar de país para país. 

Em todo o continente é possível encontrar tomadas dos tipos C e F, com dois pinos redondos, ou E, K e L

Assim, a Itália pode ter um formato específico de tomadas, enquanto na Inglaterra o modelo é outro, e por aí vai.

Tenha seguro viagem e não tenha medo de imprevistos!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Antes de viajar para o Velho Continente, tão importante quanto certificar-se de ter adaptadores de tomada padrão europeu é contratar um seguro viagem com cobertura a partir de 30 mil euros.

Dessa forma, você garante proteção em diversos cenários e situações de emergência, como problemas médicos ou odontológicos e extravio ou roubo de bagagem, entre outros.

O seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar a Europa, uma vez que cidadãos estrangeiros não podem utilizar o sistema público de saúde da maioria dos países do bloco europeu.

O viajante encontra o seguro viagem mais barato em nosso site, Seguros Promo, no qual é possível comparar até quatro planos diferentes simultaneamente.

Precisa levar adaptador de tomada para Europa?

A melhor maneira de superar as diferenças entre os mais variados padrões é com um adaptador de tomada padrão europeu, que você pode comprar facilmente pela internet antes mesmo de embarcar.

O formato universal é o mais comum, podendo ser utilizado em diferentes partes do mundo, o que pode ser bastante útil em uma Eurotrip.

Mas lembre-se de ficar atento à voltagem do aparelho que você está tentando ligar à energia e ao parâmetro de voltagem da tomada que vai utilizar, ou você pode até queimar o seu dispositivo eletrônico!

Quais são os modelos de tomada padrão europeu?

Como você já sabe, a tomada padrão europeu varia de país para país — embora o modelo mais comum seja o F, parecido com o antigo padrão brasileiro, com dois pinos. 

Confira os principais modelos de plug de tomada padrão europeu e os países em que são adotados!

Tomada tipo C

Tomada Padrão Europa tipo C
Fonte: Pixabay

Um dos modelos mais comuns de todo o mundo, o tipo C é encontrado em praticamente toda a Europa, com exceção de alguns países, como Reino Unido, Irlanda, Malta e Chipre.

O tipo C é o padrão nos países mais visitados por turistas, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Países Bálticos, Portugal e muitos outros. 

Você também encontra esse modelo de tomada em diversas ilhas europeias, como as Ilhas Baleares, as Ilhas do Canal e as Ilhas Faroe.

Tomada tipo E

O formato tipo E também é bastante popular no continente europeu, sendo utilizado por países como Bélgica, França, Polônia, República Tcheca e Eslováquia.

Este padrão tem dois pinos em formato arredondado, posicionados paralelamente, com um pequeno orifício que serve para aterramento. Esta versão é bastante popular por evitar choques elétricos.

Tomada tipo F

Tomada Padrão Europa tipo F
Fonte: Pixabay

O padrão de tomada internacional do tipo F se caracteriza pelo formato, considerado bastante seguro, com duas presilhas em suas extremidades que cumprem a função de aterramento.

Este modelo é utilizado em países visitados nos principais roteiros pelo continente europeu, como Áustria, Alemanha, Croácia, Bulgária, Estônia, Espanha, Grécia, Finlândia, Hungria, Holanda, Noruega, Islândia, Rússia, Portugal e Suécia.

A grande vantagem deste padrão é que ele também é compatível com tomadas nos modelos C e E.

Tomada tipo K

Compatíveis com o tipo C de tomadas, o formato K têm o formato de uma carinha bem simpática, com dois pinos redondos no topo e um pino em formato de meia-lua na parte debaixo, quase como um sorrisinho.

Este modelo é utilizado em países mais próximos do Círculo Polar Ártico, como Dinamarca e Groenlândia.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Qual é a tomada padrão UK?

    A tomada padrão UK não é a mesma tomada padrão europeu que encontramos em grande parte do continente. A Inglaterra e demais países do Reino Unido adotam o tipo G, bem diferente dos modelos mais conhecidos.

    O formato das tomadas é diferente, bem triangular, com três pinos achatados em direções diferentes. E não é apenas o desenho que é único: cada tomada deste tipo tem o seu próprio fusível, que previne curtos-circuitos.

    Além dos países que integram o Reino Unido, o tipo G também é utilizado na Irlanda, no Chipre e em Malta, na Europa, além de Malásia, Cingapura e Hong Kong, na Ásia.

    Existe adaptador de tomada padrão europeu para o Brasil?

    Tomada Padrão Europa adaptador
    Fonte: Pixabay

    Você mora na Europa, vai visitar o Brasil e não sabe como fazer para conectar seus aparelhos elétricos à rede de energia? Não se preocupe, o adaptador de tomadas universal vai te atender adequadamente durante sua estadia em terras brasileiras.

    Ou seja, sua tomada padrão europeu também pode entrar nos plugues brasileiros, desde que seu adaptador atenda ao tipo N de tomadas, com três pinos, o formato mais comum no país.

    Qual a voltagem na Europa?

    A tomada padrão europeu tem um sistema de voltagens unificado, que pode variar entre 220v e 240v — mas você deve pesquisar com antecedência o padrão do país que você vai visitar, sob o risco de queimar seus aparelhos.

    As tomadas de 220v estão em países como Itália, Espanha e Portugal. Já em países como Alemanha, França, Holanda e Suíça, a voltagem padrão é de 230v. No Reino Unido, por sua vez, a voltagem é de 240v.

    Padrão de tomadas no mundo

    Acha que é só na Europa que os padrões e formatos são diferentes? Pois é melhor ficar atento! O padrão de tomadas no mundo tem mais de 15 formatos variados, e muitos países utilizam mais de um modelo. Confira outros padrões!

    Tipo de tomada americana

    Tomada Padrão Europa e diferente do brasil
    Fonte: Pixabay

    Na hora de turistar pelos Estados Unidos, também é essencial ficar de olho nos formatos dos plugues.

    O padrão de tomada americana segue os tipos A e B, que foram utilizados no Brasil por muito tempo, até a adoção do padrão N.

    Ou seja, se o seu aparelho eletrônico é mais antigo, é provável que você não precise de adaptador para conectá-lo à energia. No entanto, se o seu gadget é mais moderno, você não conseguirá utilizá-lo.

    O tipo A é simples, com dois pinos achatados e sem fio-terra, utilizado não apenas nos Estados Unidos como também em alguns países da América Central e no Japão.

    O tipo B, por sua vez, é bastante parecido com o tipo A — com a diferença de ter um pino extra para aterramento, formato mais comum em eletrônicos e eletrodomésticos com maior gasto de energia, incluindo computadores.

    Além disso, a voltagem nos Estados Unidos é padronizada em 110v/127v, mas isso não deve ser um problema caso o seu aparelho eletrônico seja bivolt, o modelo mais comum.

    Isso também quer dizer que você não conseguirá utilizar aparelhos com voltagem de 220v nos EUA, a não ser que tenha à disposição um minitransformador capaz de compensar a diferença voltaica.

    Vale lembrar que os adaptadores universais, em geral, são adequados para uso nos Estados Unidos.

    Tipo de tomada asiática

    Assim como na Europa, o sistema de padrões de tomadas na Ásia é bastante diversificado, com diversos modelos em utilização em diferentes países.

    Os tipos C e G são os mais comuns, embora não sejam necessariamente os mais populares, já que não são adotados nos destinos turísticos mais visados.

    O tipo C é adotado em partes da China, na Coreia do Sul, em trechos dos Emirados Árabes Unidos, na Índia, Indonésia, Israel e Turquia. O tipo G, por sua vez, é utilizado na Arábia Saudita, no Catar, nos Emirados Árabes Unidos e em Hong Kong.

    Se você estiver com viagem marcada para Índia, Sri Lanka, Nepal, Namíbia, Paquistão ou Qatar, que usam o padrão D, é bom redobrar a atenção na hora de comprar seu adaptador universal.

    Este tipo de plugue tem três pinos em formato cilíndrico, criando um triângulo com pinos mais largos do que os encontrados no Brasil.

    Alguns países ainda aderiram aos padrões A e B, como Japão, Tailândia e partes da China. Outros formatos utilizados pelo continente asiático são os tipos F, H, I e M.

    Complete seu planejamento de viagem com um seguro!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Conhecer bem os tipos de tomada padrão europeu é o primeiro passo em seu planejamento de viagem, mas não pode ser o único. Antes de tudo é preciso contratar um bom seguro viagem, que ofereça pelo menos 30 mil euros de cobertura.

    Trata-se de uma obrigatoriedade para quem quer viajar para a Europa, cujos principais países participam do Tratado de Schengen.

    Este acordo multipaíses estipula uma série de regras e condições para garantir a isenção de visto a turistas em viagem com duração máxima de três meses.

    Na prática, isso significa que, apesar de não precisar de visto, você precisará garantir por meio de um seguro viagem que tem condições de procurar atendimento médico em caso de emergência, por exemplo.

    Isso não quer dizer, porém, que você terá mais gastos significativos: é possível garantir toda a tranquilidade de um seguro viagem Europa com um investimento a partir de R$ 20 por dia!

    O seguro viagem mais barato do mercado está no nosso site, Seguros Promo, referência para quem quer viajar com segurança e economia.

    O viajante pode fazer cotações comparando simultaneamente até quatro planos, facilitando a missão de encontrar o melhor preço.

    Dessa forma, você poderá curtir a sua estadia no Velho Continente sem se preocupar com eventuais imprevistos ou problemas mais graves, como emergências hospitalares e odontológicas, extravio de bagagem e até cancelamento de voo.

    Conhecer a Europa com segurança, pelo menor preço? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa