CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Turismo Etiópia: prepare sua viagem e conheça o clima, o que fazer e outras curiosidades deste local

Já pensou em fazer turismo Etiópia? Então confira o nosso artigo com as melhores dicas e informações para conhecer o país africano.

O turismo Etiópia nem sempre está nas rotas de viagens dos brasileiros, mas acredite: esse destino é interessantíssimo e reúne belas paisagens, tesouros arqueológicos e uma rica cultura.

Já pensou em fazer uma viagem para a África? Então, saiba que essa pode ser uma ótima oportunidade para conhecer alguns dos lugares mais fascinantes da terra.

Acesse o link e compare as vantagens dos melhores seguros de viagem para a África com 15% de desconto neste link!

Turismo Etiópia: o que conhecer no país africano?

Ao pisar em solo etíope, você vai se surpreender com a riqueza histórica, cultural e arqueológica do país, repleto de construções milenares, que são apenas algumas das suas atrações turísticas.

Em diversos lugares, você encontra igrejas, mosteiros, e até mesmo templos construídos dentro de cavernas ou esculpidos em pedras, que são considerados monumentos sagrados para o seu povo.

A riqueza natural também se destaca nos roteiros turísticos. As cidades etíopes abrigam parques, montanhas, lagos e muito mais. 

É possível ainda visitar tribos indígenas, que preservam a cultura e os costumes de seus antepassados.

Onde fica a Etiópia?

Onde fica a Etiópia?
Fonte: Wirestock / Freepik

Para começar o seu planejamento de viagem, é necessário entender onde fica a Etiópia. 

O país que, no passado, era chamado de Abissínia, está encravado no Chifre da África, sendo a nação mais populosa do continente.

Considerado um dos países mais antigos do mundo, ele faz fronteira com outros destinos como o Sudão, Sudão do Sul, Djibuti, Eritreia, Somália e Quênia ao sul.

Como viajar para Etiópia?

Entender como viajar para Etiópia também é importante para que você possa escolher os destinos de desembarque e planejar a sua viagem da forma mais prática possível.

A partir do Brasil, é possível pegar um voo em direção às cidades etíopes Adis Abeba, capital do país, e também Dire Dawa, que fica próxima à Somália.

Independentemente da sua área de desembarque, antes de chegar ao país, você precisará fazer uma ou até duas escalas em cidades da Europa ou da África para depois seguir rumo à Etiópia.

Etiópia turismo: clima

Etiópia turismo: clima
Fonte: Unsplash

Para fazer turismo na Etiópia, tudo que queremos é um clima favorável, não é mesmo? 

Afinal, seja qual for o destino, nada melhor do que turistar sem se preocupar com a chuva, podendo aproveitar cada passeio.

O clima no país varia de acordo com a localização. As cidades que ficam acima de 1.500 metros apresentam temperatura leve e agradável, enquanto áreas que ficam abaixo de 1.200 metros possuem um clima tropical quente e úmido.

Na capital Addis Ababa, por exemplo, que fica a cerca de 2.600 metros de altura, o clima é, normalmente, seco e ensolarado.

De um modo geral, a estação seca no país acontece entre outubro e fevereiro que, inclusive, é uma das melhores épocas para viajar para Etiópia, África.

Os meses mais chuvosos ocorrem entre junho e setembro, enquanto o período que vai de março a maio tem um clima ameno com chuvas menos intensas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para fazer turismo Etiópia

    Em uma viagem, é fundamental que a sua segurança esteja em primeiro lugar, afinal, todo mundo está sujeito a enfrentar imprevistos, que podem dar muita dor de cabeça ou acabar com seus planos.

    Mesmo não sendo obrigatório, na hora de planejar sua viagem de turismo Etiópia, o seguro deve estar no topo da lista de prioridades.

    Um bom seguro garante que o viajante tenha acesso a uma série de serviços e coberturas, que incluem assistência médica e odontológica, traslado, extravio de bagagem, atraso de voos e muito mais.

    Para viajar com economia e tranquilidade, faça as suas pesquisas na nossa plataforma, Seguros Promo, onde você encontra os melhores planos para destinos nacionais e internacionais com os preços mais baixos do mercado.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Mapa da Etiópia

    Para fazer turismo na Etiópia, o mapa é um item que não pode faltar durante a viagem. Com ele, você consegue entender melhor onde ficam as principais cidades e atrações.

    Então confira esse guia especial que preparamos para você. Selecionamos as melhores dicas de passeios para aproveitar ao máximo a sua experiência!

    O que fazer na Etiópia

    Quer descobrir o que fazer na Etiópia? Então, dê uma olhadinha nessa lista de lugares que selecionamos e que todo turista deve conhecer ao viajar para a África. Confira!

    Adis Abeba

    Adis Abeba
    Fonte: Unsplash

    A cidade de Adis Abeba é a capital, o centro cultural e comercial do país. Um destino multicultural que reúne, em seu território, mais de 80 nacionalidades.

    Ao fazer turismo na Etiópia, reserve, pelo menos, 2 dias para turistar pela cidade e conhecer um pouco da história do país, que é vista através dos seus edifícios históricos, monumentos e museus.

    Inclusive, é justamente no Museu Nacional da cidade, que você poderá observar réplicas do hominídeo primitivo, chamado de “Lucy”.

    O esqueleto, é considerado o mais antigo do mundo, com 3,2 milhões de anos. Além da ossada é possível observar outros fósseis pré-históricos, obras de arte e muito mais.

    A Catedral de Santíssima Trindade também é outra atração que vale a pena conhecer. 

    Em estilo neobarroco, com uma cúpula dourada, o templo abriga um pequeno museu em suas dependências e é um dos locais mais visitados da cidade.

    Lalibela

    A cerca de 640 km de distância da capital da Etiópia, Lalibela é um verdadeiro tesouro arqueológico, considerado um lugar sagrado para os cristãos ortodoxos.

    Esse complexo religioso, datado do século XIII, é composto por 11 templos esculpidos na rocha.

    O local ainda abriga sepulcros, mosteiros e outras construções sagradas, declaradas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Essas construções lembram um pouco as ruínas de Petra, na Jordânia, e encantam seus visitantes em razão da sua grandiosidade e riqueza de detalhes.

    Ao visitar o local, você conhecerá igrejas com diferentes estilos arquitetônicos, cavernas com pinturas no teto, capelas esculpidas em fossos e também o túmulo do Rei Lalibela. 

    Parque Nacional do Simien

    Além de história e cultura, o turismo na Etiópia também inclui belezas naturais. 

    Um dos lugares que vale a pena conhecer é o Parque Nacional de Simien, considerado Patrimônio da Humanidade.

    O parque é famoso por abrigar uma das mais espetaculares cordilheiras de África, chamadas de Montanhas de Simien, com 4.553 metros de altura.

    Para quem gosta de contato com natureza, é bom reservar, pelo menos, um dia inteiro para percorrer toda a área, que também tem uma rica vida selvagem.

    Se der sorte, é possível se deparar com animais raros, como o lobo de Simien, o canídeo mais raro do planeta, que vive nas montanhas.

    Lago Wonchi

    Lago Wonchi
    Fonte: Deduijn / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Lago Wonchi, localizado a cerca de 100 km da capital da Etiópia, é o local perfeito para quem gosta de contato com a natureza.

    Mas prepare-se, pois a sua localização é um tanto peculiar. O lago se encontra a 450 metros abaixo da borda da cratera do vulcão Wonchi, que está extinto há milhares de anos.

    Além da atração, você poderá passar o dia aproveitando a região, que possui fontes termais, cachoeiras, e uma ilha que fica dentro do lago e abriga um antigo monastério.

    Vale do Omo

    A cultura da Etiópia é rica e muito bem preservada em seus edifícios históricos, igrejas e sítios arqueológicos, como o Vale do Omo, onde foram encontrados tesouros pré-históricos.

    Mas a grande atração do local, na verdade, fica por conta dos povos indígenas que habitam a região, e conservaram vários costumes dos seus antepassados.

    As tribos são divididas em pequenas vilas, muitas delas, com ocas de pedra, bambu, e palha. Muitos integrantes usam adornos nas bocas e orelhas. É impressionante!

    Para conhecer essa região, recomenda-se a contratação de um guia que te ajudará a chegar em alguns locais de forma segura e facilitada.

    Gondar

    A cidade de Gondar é uma das mais importantes para o turismo Etiópia, por abrigar ruínas e castelos que restaram do Império Etíope. 

    A regra aqui é usar roupas leves e calçados confortáveis para andar por toda a cidade, pois atrações não faltam.

    Uma delas, que vale a pena estar no seu roteiro, é a cidade-fortaleza de Fasil Ghebbi, antiga residência do imperador etíope Fasilides durante os séculos XVI e XVII.

    Visite ainda lugares como o Debre Birhan Selassie, um templo sagrado datado do século XVII, que impressiona por conta das suas pinturas nas paredes e no teto. 

    Axum

    Etiópia Axum
    Fonte: A. Davey / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Outro lugar é Axum, no norte da Etiópia, que tem importância histórica por ter sido capital do antigo Império de Axum. Inclusive, as ruínas da antiga cidade foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco.

    Aliás, acredita-se que Menelik I, filho do rei Salomão e da Princesa de Sabá, nasceu no local.

    Uma das grandes atrações são as ruínas do Palácio da Rainha de Sabá e também um lago nas proximidades, que é considerado mágico, já que, reza a lenda, a rainha se banhava em suas águas.

    Visite ainda a Igreja de Santa Maria de Zão, que é famosa por abrigar a Arca da Aliança, um dos itens mais sagrados para o cristianismo.

    Gherald Mountains

    Além de Lalibela, Gherald Mountains também é um local que guarda um complexo cavernoso repleto de igrejas, mosteiros e templos talhados em pedra, construídos há milhares de anos. 

    Para chegar até a atração, é preciso uma dose de coragem e disposição. O complexo se encontra dentro de montanhas íngremes, que exigem o uso de cordas e arreios para acessá-las.

    Se você não pretende escalar as montanhas, vale a pena caminhar pela região, repleta de penhascos de arenitos, que oferecem uma das paisagens mais icônicas do país.

    Etiópia: curiosidades

    Na Etiópia, curiosidades não faltam. Uma das mais interessantes é que o país é considerado a terra que deu origem ao café, inclusive, os grãos Arábica estão entre os principais produtos exportados.

    O prato mais tradicional do país é o Wat, um guisado picante, servido com injera, uma espécie de panqueca esponjosa feita de farinha de teff e água. Os recheios são variados, e podem ser de frango, cordeiro, carne bovina, lentilha, etc.

    A Etiópia também sofre forte influência religiosa, sendo considerada um dos primeiros países cristãos no mundo, adotando a religião desde o século IV.

    Depois da descoberta de Lucy, o esqueleto mais antigo do mundo, acredita-se que a vida humana começou justamente nessa região da África, que inclui ainda Chade e o Quênia.

    Como é viver na Etiópia?

    Como é viver na Etiópia?
    Fonte: Unsplash

    Se além de conhecer as atrações turísticas, você também quer entender como é viver na Etiópia, saiba que encontrará diferentes cenários no país, desde cidades mais simples até grandes centros, como a sua capital.

    Para quem busca um lugar mais dinâmico, as grandes cidades são as melhores opções, pois é possível ter acesso mais facilitado aos serviços de educação, saúde, transporte e atividades de lazer. 

    Por ter uma moeda mais desvalorizada em relação ao Brasil, viver no país é relativamente barato.

    Etiópia é perigoso?

    Uma das principais preocupações dos turistas é se viajar para Etiópia é perigoso. 

    A verdade é que, independente do destino, devemos sempre ter cuidado com a nossa segurança.

    Sendo assim, ao viajar para o país, todos devem seguir as recomendações das autoridades, como não andar por lugares desertos durante à noite, e pesquisar sempre sobre o nível de segurança de cada região.

    Evite andar com itens de valor em exposição, como joias e equipamentos eletrônicos. Tome cuidado no transporte público e também em regiões turísticas.

    Qual é a religião da Etiópia?

    Não existe uma religião oficial no país, no entanto, o cristianismo tem maior adesão entre a população, com 54,8%, que se dividem em 34,8% de ortodoxos e 17% de protestantes.

    Há ainda uma boa parcela que pratica o islamismo com 34,1%, além de outras crenças tradicionais, que totalizam 10,8% da população.

    Etiópia: moeda oficial

    Na Etiópia, moeda oficial é o birr, sendo representada pelo símbolo Br. Em uma cotação feita em julho de 2021, 1 Br equivale a R$ 0,12. Ao viajar para o país, o ideal é levar o dólar, que é bem aceito por lá. 

    Seguro viagem em promoção para fazer turismo Etiópia

    Já deu para perceber que o turismo na Etiópia pode te surpreender, não é mesmo? 

    Ao planejar a sua viagem, jamais deixe de fora a contratação de um seguro, que garantirá a sua proteção durante a estada no país.

    Comece agora mesmo as cotações dos melhores planos e os preços mais baixos do mercado no nosso site de buscas, Seguros Promo!

    Aqui, você poderá simular até quatro planos de diferentes seguradoras para garantir aquela opção mais econômica.

    Quer viajar para a Etiópia com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa