CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Viagem para o Japão: como planejar, dicas, mapa e cidades turísticas

Procurando informações para programar sua viagem para o Japão? Confira quando ir, documentos necessários e dicas essenciais para aproveitar cada cidade!

Uma viagem para o Japão, sem dúvida, será uma das jornadas mais incríveis que você fará. Afinal, o país é cheio de peculiaridades, costumes diferentes, belíssimas paisagens e monumentos interessantíssimos.

Sem falar da cultura milenar do povo japonês, que é admirada pelo mundo inteiro. Se quer conhecer o Japão, que tal se aprofundar um pouco mais sobre esse país surpreendente? Vem com a gente!

Seguro viagem com 15% de desconto? Cote aqui!

Viagem para o Japão: informação, turismo e cultura

Turismo no Japão
Fonte: Pexels

Antes de desembarcar em terras japonesas, é preciso ficar atento à algumas questões quanto ao idioma, que é muito diferente do nosso. 

Se não domina a língua, é importante que aprenda algumas expressões e que instale aplicativos de traduções em seu celular, para facilitar a comunicação. 

Conhecer os principais costumes do povo japonês também é muito importante. Para te ajudar nisso, neste artigo, também abordaremos as principais curiosidades e tradições do país. 

Na hora de viajar, você encontrará lugares exuberantes, com muitas belezas naturais, prédios e monumentos históricos, além de cidades que sobreviveram aos ataques da Segunda Guerra, como Hiroshima.

Ao chegar no país, abra a mente para uma das culturas mais sábias e ancestrais do mundo. Sem dúvida, os ocidentais têm muito a aprender com um povo que preza pela saúde da mente e do corpo. 

Além disso, seus deuses também possuem forte influência nas atividades do dia a dia e no jeito calmo e tranquilo dos japoneses. Prepare-se para se encantar pelo país!

Onde fica o Japão?

Situado no extremo oriente, o Japão é um país da Ásia que, graças à sua localização, é chamado de “terra do sol nascente”. Quatro ilhas principais formam a maior parte do arquipélago: Hokkaido, Honshu, Kyushu e Shikoku.

Como ir para o Japão?

Os principais aeroportos do Japão ficam nas cidades de Tóquio, Nagoya, Osaka e Chiba. Antes de comprar suas passagens aéreas, verifique quais seriam os aeroportos ideias para desembarque e retorno, considerando o seu roteiro turístico pelo Japão.

Do Brasil para o Japão, não há voos diretos, e a viagem pode chegar a até 48 horas de duração! Com isso, pesquise o que poderá ser feito no aeroporto durante a conexão — uma ideia útil é levar uma muda de roupas na bagagem de mão.

O aeroporto de Narita, em Chiba, é uma boa opção se você for passar os primeiros dias do seu roteiro nas cidades de Tóquio e Yokohama. Para chegar à capital, outro aeroporto ideal é o de Haneda, de onde poderá chegar ao centro de Tóquio em meia hora, usando o trem.

Por fim, se o seu destino são as cidades históricas de Kyoto e Nara, o aeroporto de Kansai, em Osaka, é a melhor escolha.

Quando ir para o Japão?

Sua viagem ao Japão será magnífica em qualquer época do ano. Saiba como são as estações japonesas para escolher o período desejado para desembarcar! 

O outono, entre setembro e dezembro, é considerada a melhor época para viajar ao país. As temperaturas estarão mais amenas, em torno de 20 graus.

A primavera, entre março e junho, também é uma ótima estação para visitar o destino, pois você verá as cidades ainda mais lindas, repletas de flores e com clima agradável, podendo chegar a 30 graus.

No verão, entre junho e setembro, as temperaturas estão bem elevadas e o clima fica mais abafado. Mas nada que impeça uma deliciosa viagem às terras japonesas!

O que é preciso para viajar para o Japão?

O que é preciso para uma viagem para o Japão
Fonte: Pexels

Para fazer uma viagem para Japão, é preciso obter o visto de turista. Para consegui-lo, os turistas brasileiros precisam preencher o formulário no site do Consulado.

Além disso, é preciso apresentar uma série de documentos, que incluem passagem de ida e volta, passaporte válido e cronograma da sua viagem ao Japão. 

Para entrar no país, não é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação.

Seguro viagem para o Japão

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Ao planejar a ida ao Japão, nem pense em tirar da sua lista a contratação de um seguro viagem para a Ásia, que te dará respaldo em caso de imprevistos. 

Para encontrar as melhores opções, faça as suas cotações no site Seguros Promo, que oferece os planos mais recomendados com os menores preços.

Se tiver alguma dúvida durante suas buscas em nosso site, você poderá contar com uma equipe de profissionais pronta para te ajudar!

Durante as suas buscas no nosso site, se tiver alguma dúvida, você poderá contar com uma equipe de profissionais pronta para te ajudar. 

Viagem para o Japão: principais cidades turísticas

Na hora de escolher quais cidades visitar no Japão, muitas dúvidas podem surgir, uma vez que o país possui muitos lugares incríveis, e nem sempre é possível conhecer tudo. 

Por isso, a nossa dica é conhecer a capital, Tóquio, a bela cidade de Osaka, com uma vida noturna muito agitada, e Quioto, repleta de palácios e templos.

Claro que as cidades de Hiroshima e Nagasaki, que resistiram aos ataques da Segunda Guerra Mundial, também devem estar na sua lista. 

Além disso, não deixe de fazer um tour pelas cidades de Kobe, Nara, Fukuoka e Yokohama, com muitos templos, jardins e palácios.

Mapa de viagem para o Japão

Para conhecer as cidades mais importantes do Japão, o mapa tem que estar em mãos! Para te auxiliar a se localizar por lá, preparamos um guia interessante com as principais cidades turísticas.

1. Tóquio

Uma cidade moderna, mas que preserva suas raízes. Além de seus impressionantes arranha-céus, Tóquio também conta com importantes templos, como o Templo Senso-ji, considerado o mais sagrado da cidade.

Um dos lugares mais cosmopolitas do mundo, não é de se espantar que a capital do Japão seja um dos principais destinos dos turistas internacionais em viagem à terra do sol nascente. 

Lá, você encontrará uma variedade capaz de surpreender até mesmo aos viajantes mais experientes, sendo uma excelente cidade para explorar a gastronomia, arte, vida noturna e moda nas terras japonesas.

O santuário xintoísta Meiji, com seu alto portão e cercado por florestas, além do Palácio Imperial, também precisam estar no seu roteiro. A cidade possui ainda muitos museus e o famoso teatro Kabuki.

2. Osaka

Osaka
Fonte: Pexels

Em Osaka, você também testemunhará toda a modernidade presente no cotidiano japonês. A cidade é lindíssima e possui imponentes prédios, avenidas modernas e construções formidáveis. 

Sem contar a vida noturna agitadíssima e os restaurantes requintados, além dos bares e baladas espalhados por toda cidade.

Ao fazer uma viagem para Japão, você observará que Osaka também cuida do seu passado. Exemplo disso é suntuoso castelo Osaka Xogunato e o santuário Sumiyoshi-taisha, um dos mais antigos e preservados do país.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    3. Quioto

    Se você quer conhecer a cultura do Japão, Quioto precisa estar entre os seus destinos. A cidade possui palácios imperiais, templos budistas, santuários e belíssimos jardins

    A antiga capital japonesa é referência para entender a cultura, tradições e costumes do povo local. Lá também estão concentrados 17 dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO, o que demonstra a importância histórica que a cidade possui.

    Em Quioto, você ficará ainda mais encantado com as tradicionais casas de madeira dos vilarejos, que são muito graciosos. Na cidade, você verá muitas gueixas perambulando pelo distrito de Gion.

    O Castelo Nijo e a vila imperial Katsura Rikyu são alguns dos pontos turísticos de maior destaque no destino.

    4. Nagoia 

    Nagoya
    Fonte: Pixabay

    No seu roteiro de viagem para o Japão, inclua Nagoia. Um polo comercial e industrial, que conta com muitos museus e salões pachinko, uma espécie de cassino com máquinas de jogos de azar. 

    A cidade é famosa pelas suas opções de lazer, como a roda gigante Sky-Boat e os centros de compras, além de possui uma vida noturna bem intensa. 

    Por lá, a história do Japão também é refletida em seus pontos turísticos, como o Castelo Nagoya.

    5. Hiroshima

    Certamente você já ouviu falar da cidade de Hiroshima, que fez parte de um dos momentos mais tristes da humanidade, quando foi destruída por uma bomba atômica.

    Depois de muitos anos, a cidade se reergueu e a modernidade também se estabeleceu por lá. Porém, as lembranças da destruição ainda estão presentes em muitos lugares.

    Em Hiroshima, é possível ver muitas ruínas, como o prédio Domo Genbaku, que sobreviveu à devastação. No seu tour, não deixe de conhecer o Castelo de Hiroshima e o lindo jardim Shukkei-en.

    6. Nagasaki

    Nagasaki
    Fonte: Pexels

    No passado, Nagasaki — uma cidade portuária — também sofreu com os ataques da Segunda Guerra Mundial. Assim como Hiroshima, ela se reergueu e se tornou uma cidade muito importante do país. 

    Com uma atmosfera toda cosmopolita, ela conta com muitas atrações turísticas, como a Ilha Hashima, a espetacular colina Mount Inasa e o Parque da Paz de Nagasaki, entre outros locais muito interessantes.

    7. Kobe

    Prepare-se para conhecer Kobe, uma lindíssima cidade que oferece um cenário magnífico das montanhas que compõem o entorno do porto.

    Situada em Kansai, Kobe é caracterizada pelo seu dinamismo, atmosfera contemporânea e mentalidade aberta. Uma curiosidade é que muitos dos imigrantes japoneses recebidos pelo Brasil partiram dessa região, no século 20.

    Você verá locais históricos preservados, como o Templo Ikuta, datado do século III, e as famosas termas de Arima Onsen, além de prédios modernos e a linda torre de Kobe, que fica um verdadeiro espetáculo durante a noite.

    Em Kitano, um dos roteiros mais buscados pelos turistas é conferir as mansões construídas em estilo ocidental, que funcionam como requintadas casas de chá, lojas e estabelecimentos de hospedagem.

    8. Nara

    Nara
    Fonte: Pxhere

    No seu roteiro de viagem para o Japão, conheça a encantadora e histórica Nara, uma cidade com magníficos templos datados do século 8. Inclusive, no passado, ela já foi a capital do Japão. 

    Visite o Templo Tōdai-ji, localizado no parque Nara. No local, você vai se surpreender com o Daibutsu, um gigantesco Buda de bronze com 15 metros de altura. 

    O parque abriga ainda o santuário Shinto Kasuga Taisha, com mais de 3 mil lanternas, datado do ano de 768 d.C.

    9. Fukuoka

    Em Fukuoka, você vai se surpreender com a quantidade de templos antigos existentes na cidade. 

    Além de seus locais históricos, como o castelo Fukuoka-jō, construído no século XVII, e o Templo Tōchō-ji, que abriga um Buda de madeira de cerca de 10 metros de altura, a região conta com prédios e avenidas muito modernas. 

    Na cidade, não deixe de visitar o Museu Folclórico Hakata Machiya, que oferece exposições das eras Meiji e Taishō.

    10. Yokohama

    Yokohama
    Fonte: Pixabay

    Para fechar a sua viagem ao Japão, Yokohama vai te encantar. Uma cidade portuária com muitas atrações turísticas, jardins botânicos e casas com estilo japonês de várias épocas. 

    Além disso, por lá, você poderá conferir parques de diversão e muitos templos, como o Enoshima e o Hokokuji

    Conheça o Minato Mirai, que abriga a Landmark Tower, com quase 300 metros de de altura.

    Passos de como planejar viagem para o Japão

    Como pôde notar, a primeira coisa é conseguir o visto de turista. Mas antes disso, é preciso que você já tenha seu cronograma de viagem, reserva de hotel e passagens aéreas para conseguir a autorização.

    Após isso, contrate um bom seguro viagem, que te ajudará em caso de qualquer infortúnio durante a jornada. Feito isso, é importante aprender algumas palavras em japonês e entender um pouco sobre os costumes e as tradições.

    Pesquise os aplicativos mais recomendados para facilitar a sua viagem. Faça a troca das moedas em casas de câmbio e habilite seu cartão internacional

    Monte o roteiro das cidades para conhecer. Depois disso, entenda sobre a estação que vai viajar para que possa escolher as roupas mais adequadas para levar.

    Dicas de viagem ao Japão

    Dicas de viagem para o Japão
    Fonte: Pexels

    Para fazer um roteiro Japão, dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Por isso, ao desembarcar no país, alugue um pocket wi-fi — um roteador portátil que recebe o sinal do 4G.

    Para se locomover no país, adquira o JR Rail Pass, que garante acesso às principais linhas de trem e metrô. Baixe também os mapas dos metrôs. Se puder, aprenda algumas palavrinhas em japonês para facilitar a sua comunicação por lá.

    Uma dica muito importante é imprimir o endereço do seu hotel em japonês, para que você consiga direcionar o taxista ou até pedir informações para chegar ao seu destino.

    Culinária japonesa

    A gastronomia do Japão é milenar e considerada uma das mais saudáveis do mundo. Os ingredientes mais usados são arroz japonês, frutos do mar, peixe, shoyu, dashi, soja e wasabi, entre outros. 

    No seu tour pelo país, não deixe de experimentar o kare rice, feito com arroz, curry, cenouras, batatas, cebola e molho de carne.

    O ramen é também um delicioso prato típico do país, servido como uma sopa, com ingredientes como macarrão, ervas, legumes e molho de peixe.

    Claro que os sushis estão entre os pratos mais tradicionais e amados pelo mundo todo. Se você não sabe, eles são bolinhos compostos por arroz japonês enrolado com alga. 

    Seus recheios podem variar com diferentes componentes, como vegetais, frutos do mar e peixes.

    Transporte: como se locomover pelo país?

    Transporte no Japão
    Fonte: Pixabay

    Durante sua viagem para o Japão, percorrer o país será muito fácil — afinal, o país possui um dos mais modernos e eficientes sistemas de transportes do mundo, incluindo uma das maiores malhas viárias de todo o planeta.

    Por lá, você poderá conhecer as cidades japonesas de trem, metrô e também shinkansen, os famosos trens-balas, que abrangem quase todo o país. Nesse quesito, o Japan Rail Pass será a forma mais prática e barata de explorar os passeios de trem-bala.

    O passe é disponibilizado para uso durante 7, 14 ou 21 dias, e uma observação importante é que o JR Pass deve ser comprado antes da sua chegada ao Japão. Por isso, não esqueça desse detalhe ao planejar a sua ida para as terras nipônicas.

    Hospedagem no Japão

    Em Tóquio, as opções de hospedagem costumam ter custos mais elevados. Ainda assim, sempre é possível encontrar algumas alternativas econômicas. 

    A cidade oferece um amplo leque de opções, desde os controversos hotéis cápsulas até estabelecimentos de luxo, que farão a estadia no Japão ser uma parte significativa na sua experiência de viagem ao país.

    No Japão, você também terá a possibilidade de se hospedar em ryokans, que são pousadas tradicionais, gerenciadas por famílias. A opção é especialmente atraente para quem está buscando uma proximidade mais genuína com a cultura japonesa.

    Independente da sua escolha, procure ficar em um local próximo às estações de metrô, já que isso facilitará bastante a sua locomoção pelas cidades do Japão.

    Quanto custa uma viagem para o Japão?

    Na sua viagem para o Japão, o custo precisa ser muito bem levantado, fazendo um planejamento financeiro adequado. Para te ajudar, faremos uma projeção dos gastos.

    É crucial enfatizar que os preços e as cotações podem sofrer alterações, de acordo com as variações do câmbio. Procure sempre buscar informações atualizadas antes de concluir o seu planejamento de gastos para viagens ao exterior. Indicamos o comparador Vai de Promo para compra de passagens aéreas com o menor preço do Brasil.

    Lembrando que a moeda no Japão é o lene, sendo que R$ 1 equivale a aproximadamente ¥19,25. No caso das passagens aéreas, você terá que desembolsar a partir de R$ 4.700,00 em uma viagem na classe econômica. 

    Já as opções de hospedagens são as mais diversas, variando entre R$ 97 a R$ 2,3 mil a diária, dependendo do tipo de acomodação.

    Os valores das refeições também podem variar muito. Em um fast-food, por exemplo, você pagará cerca de R$ 20. Em um restaurante requintado, a refeição pode chegar a R$ 300.

    Já em um bilhete diário de metrô, você pagará por volta de R$ 23. Se optar por usar ônibus, esse valor pode chegar a R$ 75 por dia.

    Os trens-bala são mais caros, e dependendo da região que visitará, a passagem pode custar cerca de R$ 1 mil.

    Curiosidades e costumes japoneses

    Curiosidades de viagem para o Japão
    Fonte: Pexels

    O país é conhecido mundialmente pela sua cultura e excentricidade. Mas você entenderá exatamente o que tudo isso significa ao fazer uma viagem para Japão.

    Para não fazer feio por terras japonesas, confira algumas curiosidades e costumes dos nativos. 

    Ao fazer refeição em um restaurante, você receberá um pano molhado para limpar as mãos antes da refeição. Não limpe o rosto e nem faça uso dele como guardanapo. É apenas para limpar as mãos, mesmo! 

    Outro costume durante as refeições é dizer itadakimasu, que significa “eu receberei”, como uma forma educada.

    Jamais entre em uma casa, empresa ou hotel sem tirar os sapatos. Nestes locais, você receberá um rack para guardar seus sapatos, e também chinelos.

    Outro ponto muito importante é sobre o contato físico. Diferente do Brasil, dar as mãos ou encostar em outra pessoa é considerado íntimo demais. Então, contenha-se!

    Sugestão de roteiro de viagem para o Japão

    Na sua viagem ao Japão, é fundamental montar um roteiro para otimizar seu tempo. Antes de mais nada, considere o tempo em que estará no país e selecione as cidades que mais possui interesse em conhecer. 

    Saiba que, se a sua intenção é visitar outras cidades além de Tóquio, o ideal é separar mais de 10 dias para ficar no Japão. Mais do que conhecer muitos destinos, a maior diferença estará em como você irá explorar tudo o que esses lugares têm para oferecer.

    Mesmo durante uma viagem rápida, a capital nipônica já terá atrativos de sobra para preencher toda a sua agenda. Se quiser incluir um roteiro de aventura, o parque onde está o Monte Fuji possui opções de trilhas e esqui aquático, além da escalada.

    Yokohama está a apenas 30 km de trem, enquanto Kyoto pode ser alcançada a partir de Tóquio por meio do shinkansen. Para conhecer a antiga capital, o ideal é separar dois dias. De lá, siga para Kobe e também para Osaka, que pode ser incluída em um bate-volta.

    Hiroshima está mais ao sul, e a partir da cidade, Fukuoka pode ser visitada, também de trem-bala. Depois disso, siga para Nagasaki.

    Por isso, a nossa sugestão é seguir o seguinte percurso:

    1. Tóquio
    2. Yokohama
    3. Quioto
    4. Nara
    5. Kobe
    6. Osaka
    7. Nagoya
    8. Hiroshima
    9. Fukuoka
    10. Nagasaki

    Cotação seguro viagem Japão

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você já sabe as melhores cidades para conhecer na sua viagem para o Japão, faça as suas cotações no melhor site de seguros do Brasil, o Seguros Promo.

    No nosso site, você encontrará as melhores opções de seguro viagem, com os preços mais baixos e as condições de parcelamento mais facilitadas. 

    Quer se encantar com as belezas e a cultura do Japão? De Promo você pode!


    Saiba mais sobre o continente asiático!

    aaaa