CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Zagreb: onde fica e quais são as melhores atrações!

Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o que fazer na capital da Croácia, venha conhecer Zagreb e o que fazer por lá!

Zagreb é muito mais do que apenas a capital da Croácia. Localizada próximo à margem do rio Sava e do monte Medvednica, é também o seu centro político, administrativo, cultural e econômico.

Seu passado remonta ao início do século XI, em que constam os primeiros registros escritos do local. A formação de Zagreb se iniciou a partir de duas cidades vizinhas que se desenvolveram separadamente até 1850, quando foram unidas.

A arquitetura das casas, edifícios e igrejas enche os olhos e é simplesmente irresistível fazer uma caminhada pelos bairros históricos. As ruas Tkalčićeva e Ilica também são paradas obrigatórias para tomar um café e apreciar o ambiente.

Neste texto, vamos falar tudo sobre o que fazer na capital da Croácia, indicar os pontos turísticos e contar um pouco da impressionante e antiga história de Zagreb. Acompanhe!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

Zagreb: dicas para aproveitar a cidade croata!

Zagreb: dicas para aproveitar a cidade croata!
Pxhere / CC0

Há evidências da presença humana na região de Zagreb desde o período Neolítico, mas foi somente no ano de 1094 que o nome surge pela primeira vez. O Rei Ladislau I mandou construir um templo católico em Kaptol, fundando assim a primeira diocese local.

Kaptol e Gradec se desenvolveram e competiram economicamente até que os dois montes que abrigavam as vilas medievais foram unidos. A partir do século XIX a região se expandiu rapidamente, principalmente na chamada cidade baixa.

Além dos incríveis pontos turísticos, como a Igreja de São Marcos, o Portão de Pedra e a Torre Lotrscak, a Zagreb atual tem a melhor vida noturna da Croácia e conta com diversos bares, festas e baladas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica Zagreb na Croácia?

    Zagreb fica entre a margem do rio Sava e a encosta do monte Medvednica, na região central da Croácia, mas um pouco mais ao norte. Situa-se no leste europeu, a 120 metros acima do nível do mar.

    Está próxima a outras importantes capitais e cidades da Europa como Budapeste (344 km) e Viena (372 km).

    Zagreb: mapa

    O mapa é um item que facilita a vida de todo turista. Confira o mapa de Zagreb para se locomover pela cidade e encontrar os pontos turísticos que incluiu em seu roteiro de viagem.

    Dessa forma, você evita se perder e consegue traçar as melhores rotas entre os locais escolhidos.

    Como chegar à capital da Croácia?

    Você pode se perguntar: “será que a capital da Croácia tem praia?” Ou então, “qual a praia mais próxima de Zagreb?” Afinal, todo turista gostaria de aproveitar o Mar Mediterrâneo no litoral Croata, certo?

    Nesse caso, a notícia para quem vai viajar à Zagreb pode não ser muito boa. Rijeka é a cidade litorânea mais próxima de Zagreb, mas não possui praias próprias para banho por ser uma zona portuária.

    No entanto, as ilhas croatas e praias como Split são passeios altamente recomendáveis. A notícia boa é que há voos direto de Fortaleza para Zagreb e também para Ljubljana, capital da Eslovênia que fica a apenas 143 km da capital croata.

    Quando ir a Zagreb, Croácia?

    A alta temporada em Zagreb, Croácia, corresponde ao ápice do verão europeu nos meses de julho e agosto, mas o tempo é adequado para visitar o país de abril a setembro. Janeiro é o mês mais frio e em maio e junho é quando mais chove.

    Onde se hospedar na capital da Croácia?

    Onde se hospedar na capital da Croácia?
    Hotel Orient Express

    Para encontrar hotel em Zagreb, Croácia, e nos principais destinos turísticos do mundo, conte com o El Quarto. É bem fácil navegar pelo site e comparar os valores das diárias praticadas pelos milhares de hotéis conveniados.

    Além de ser simples de usar, o El Quarto tem descontos exclusivos que fazem toda a diferença para quem deseja viajar o mundo gastando pouco com hospedagem.

    Com mais de 20 anos de experiência no mercado de turismo, o site é protegido contra fraudes e você pode realizar o pagamento com toda a segurança, parcelando em até 12x!

    Conheça Zagreb, Croácia, com tranquilidade

    A Croácia foi um dos últimos países a aderir (janeiro de 2023) ao Tratado de Schengen e adentrar a zona do Euro. Isso quer dizer que o turista brasileiro que pretende conhecer Zagreb, Split, Zadar, Pula e outras cidades croatas, terá que contratar um seguro viagem.

    O motivo para isso é que o Tratado de Schengen exige que os estrangeiros que desembarcam e circulam nos territórios dos países integrantes do acordo devem apresentar o comprovante da apólice do seguro viagem com cobertura internacional.

    Portanto, se quiser conhecer a Croácia e a maioria dos países europeus como Inglaterra, França, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria, acesse o Seguros Promo e pesquise pelas cotações de seguro viagem Europa.

    A pesquisa é rápida, e o melhor, o Seguros Promo tem garantidamente o melhor preço do mercado e o usuário não paga nada para pesquisar. Conte com o Seguros Promo para conhecer Zagreb e qualquer destino turístico do mundo com tranquilidade.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Zagreb: pontos turísticos

    A seguir, elencamos os pontos turísticos de Zagreb que você não pode deixar de visitar. São igrejas e edifícios medievais, ruas e centros comerciais, monumentos arquitetônicos, dezenas de museus, galerias de arte e teatros.

    Catedral de Zagreb

    É o ponto turístico mais icônico de Zagreb e um dos cartões postais mais conhecidos da Croácia. Construída no século XI na antiga cidade medieval de Kaptol, hoje um bairro do centro histórico, precisou ser reformada algumas vezes.

    Passou por um incêndio no século XIII e foi muito danificada em um terremoto no ano de 1880. Atualmente, após a restauração feita pelo alemão Hermann Bollé que à época morava em Zagreb, encontra-se bem preservada e aberta à visitação.

    Duas torres de 108 metros guardam a porta principal da nave que tem uma rosácea acima de um relevo com imagens sacras.

    O interior da igreja, que é dedicada à Assunção da Virgem Maria, guarda tesouros valiosos e objetos muito interessantes. Por exemplo: um relógio que ainda registra a hora do terremoto de 1880, um dos melhores órgãos do mundo, além de obras de arte.

    Igreja de São Marcos

    Igreja de São Marcos
    Pxhere / CC0

    Localizada na praça de mesmo nome, provavelmente, foi construída no século XIII. As afirmações para isso se baseiam na existência de uma janela no estilo românico que fica em sua fachada sul.

    É um dos mais antigos edifícios de Zagreb, mas passou por uma reforma que modificou profundamente a estrutura do prédio original. O portal sul é decorado com estátuas e as vitrais coloridas lançam luzes dramáticas em seu interior.

    Sua fachada atual remonta ao século XVII, enquanto o telhado de cerâmica colorida, que apresenta o brasão de armas de Zagreb e do Reino da Croácia, foi adicionado no final do século XIX. Fica na Praça São Marcos, margeada também por outros importantes prédios.

    Praça Josipa Jelačić

    Localizada no centro histórico da cidade de Zagreb, a praça é um importante ponto de encontro e destino turístico. Ao seu redor existe um centro comercial, com muitas lojas, cafés, bares e restaurantes.

    A atmosfera animada e vibrante da Praça Josipa Jelačić é parte integrante da vida em Zagreb. Os turistas visitam a praça para apreciar a arquitetura histórica, fazer compras e desfrutar da vida noturna agitada dos arredores.

    A praça fica situada na cidade alta, a sul do mercado Dolac e próximo a ela estão alguns edifícios importantes, incluindo o Palácio do Governador e a Torre Lotrščak, uma antiga torre de defesa do século XIII que oferece uma vista panorâmica incrível de Zagreb.

    Portão de Pedra

    O Portão de Pedra de Zagreb é uma herança preservada do medievo. Importante marco turístico e cultural, serve como entrada para o centro histórico.

    Construído no século XIII como parte da muralha que cercava a cidade, foi originalmente chamado de Porta Pannonica, pois fazia parte da rota comercial que ligava o Mar Adriático aos portos do leste e sudeste da Europa.

    Precisou ser reconstruído em estilo barroco no século XVII, com duas torres e um passadiço. Durante a era moderna, o portão foi usado como prisão e estúdio de arte.

    Museu dos Relacionamentos Terminados

    Trata-se de um museu único na Croácia e no mundo. Seu acervo é composto principalmente por artefatos pessoais e presentes que foram doados por pessoas de todo o mundo, que queriam se livrar de objetos que representavam relacionamentos terminados.

    Fundado em 2010, o museu é dedicado a explorar a natureza dos relacionamentos românticos e as histórias por trás dos términos.

    Idealizado pela cineasta Olinka Vištica e pelo escultor Dražen Grubišić, a criação do museu foi pensada para abrigar objetos pessoais que sobraram após romperem o relacionamento de quatro anos.

    Torre Lotrscak

    Torre Lotrscak
    Pixabay

    A Torre Lotrscak é uma edificação militar de defesa construída no século XIII na parte de Zagreb onde ficava a antiga cidade de Gradec. Originalmente, integrava a muralha e era onde se posicionavam os arqueiros.

    Seu nome vem do antigo idioma croata “lotrisca” que significa “flecha”. Tem 31 metros de altura, e isso representa muito se pensarmos que trata-se de um edifício medieval.

    Hoje em dia a Torre tem outra função: abriga um canhão que é disparado diariamente ao meio dia para marcar a hora, e está aberta a visitação.

    Rua Tkalčićeva

    Batizada em homenagem ao comerciante Ivan Tkalčić, que tinha uma loja de tecidos na área durante o século XIX, a Rua Tkalčićeva é uma das mais pitorescas de Zagreb.

    A rua oferece uma variedade de lojas, cafés e restaurantes tradicionais, por isso, é considerada parada obrigatória para os turistas. Sem contar as casinhas coloridas que margeiam a rua tornando o ambiente ainda mais charmoso.

    Possui uma animada vida noturna, com variedade de bares e pubs, mas durante o dia o melhor a se fazer é explorar as muitas lojas que vendem artesanato, roupas e lembrancinhas, ou simplesmente desfrutar de um café em uma das várias cafeterias.

    Mercado Dolac

    Fundado em 1930, o mercado de Dolac é o melhor lugar para quem deseja comprar alimentos frescos em Zagreb.

    As inúmeras bancas de frutas e legumes frescos, ervas, queijos, carnes e pães, ficam em uma área aberta, abrigadas sob um guarda-sol. Muitos dos produtos vendidos no mercado são provenientes de pequenas fazendas ao redor de Zagreb.

    Parque Maksimir

    Este enorme parque urbano é um dos cantos mais sossegados da capital croata. Localizado a cerca de 6 km do centro da cidade, o Parque Maksimir é uma grande área verde com jardins bem cuidados, lagos, fontes e trilhas para caminhadas.

    É um dos parques mais antigos da Europa, foi fundado em 1787. Tem muitas áreas verdes para um piquenique na grama, bancos para descansar e apreciar o ambiente, além de também um playground, um museu de história natural, restaurante e um jardim botânico.

    Jardim Botânico

    Jardim Botânico
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Jardim Botânico de Zagreb foi incorporado ao Parque Maksimir no ano de 1889. É o lar de mais de 10 mil espécies de plantas, incluindo alguns exemplares raros ou ameaçados de extinção.

    É dividido em várias seções, como plantas ornamentais, aquáticas, medicinais, cactos e suculentas…

    O Jardim Botânico de Zagreb é um ótimo lugar para uma pausa tranquila e relaxante durante uma visita à cidade.

    O que fazer em Zagreb em 3 dias?

    Na dúvida de quanto tempo passar em Zagreb? Com 3 dias dá para ver muitos dos pontos turísticos de Zagreb. A cidade tem a vida noturna mais agitada do país, e muitas opções para os aficionados por conhecer a história local.

    Não dá para perder a chance de visitar a Catedral de Zagreb e a Igreja de São Marcos, porque são icônicas e muito interessantes. A Torre Lotrscak também pode ser incluída no roteiro e não se esqueça do Parque Maksimir para entrar em contato com a natureza.

    Se possível, já que pretende conhecer a Croácia, visite também as ilhas croatas de Hvar e Dugi Otok e a Praia de Split para ver os cenários paradisíacos do litoral Mediterrâneo. 

    Viaje para a capital da Croácia com segurança

    O Seguros Promo é o site de pesquisas para quem precisa de seguro viagem barato. Os cupons de desconto são imbatíveis e a pesquisa dura apenas alguns segundos para mostrar os diferentes planos e valores.

    Basta informar a cidade que vai visitar, além dos locais de embarque e desembarque no Brasil e seus dados de contato. Não esqueça de aplicar o cupom de desconto para conferir os melhores preços.

    A maioria das seguradoras oferece coberturas como assistência médica, acidente, transmissão de mensagens urgentes e assistência odontológica. Afinal, viajar com tranquilidade faz toda a diferença. Acesse o Seguros Promo e confira!

    Zagreb é uma das capitais mais bonitas do leste europeu. Seus pontos turísticos contam a história da conturbada região que passou por conflitos, conquistou sua independência apenas em 1992 e vem se tornando um dos melhores destinos turísticos do mundo.

    Os turistas podem transitar tranquilamente pelas ruas, seja durante o dia ou à noite, o centro histórico, na cidade alta, merece uma demorada caminhada por entre as ruas e vias antiquíssimas e para descansar, um café na rua Tkalčićeva.

    Agora que aprendeu um pouco sobre Zagreb e a Croácia, já pode ir montando seu roteiro de viagem e planejando tudo para a próxima aventura!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa