CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Baños, Equador: conheça as atrações mais incríveis do destino!

Baños, Equador, é o destino perfeito para quem procura por um lugar rico em belezas naturais. Saiba mais sobre a cidade no nosso artigo!

Baños de Agua Santa, ou simplesmente Baños, é uma pequena e encantadora cidade do Equador. 

Gosta de cachoeiras e aventura? Então, esse pode ser o seu próximo destino de férias para entrar em contato com a natureza e renovar as energias.

Além das maravilhas naturais, a cidade também é famosa por ser um ponto de interesse de aventureiros do mundo inteiro

São inúmeros locais para descidas com tirolesa, praticar rafting, trekking e andar de bike. Quem gosta de esportes radicais vai amar Baños no Equador!

A cidade é pacata e os cidadãos muito receptivos, tudo o que precisa para ter uma boa estadia, se divertir e descansar também, não é verdade?

Neste texto, vamos te mostrar alguns bons motivos para conhecer Baños e já começar a organizar o seu roteiro de viagem para o Equador. Boa leitura!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Baños: um dos destinos mais especiais do Equador!

Muitas vezes, a rotina da cidade grande até nos faz esquecer como o contato com a natureza é importante para uma vida plena, não é mesmo?

Por oferecer muitas possibilidades de interação com a natureza exuberante das matas e montanhas, a cidade de Baños é considerada um dos principais pontos turísticos do Equador.

Que tal se balançar à beira de um precipício e conhecer uma pitoresca casa na árvore? Ou então, visitar cascatas realmente impressionantes, tomar banho em águas termais e fazer um tour de bike pelas rotas mais incríveis?

Parece o tipo de passeio que você gostaria de fazer? Então, anote as dicas de viagem a seguir!

Onde fica a cidade de Baños?

Baños de Agua Santa fica na província de Tungurahua, na região central do Equador

Localiza-se a cerca de 190 km da capital, Quito, e a 306 km de Guayaquil, a maior cidade do país.

É um destino para quem deseja fazer turismo no Equador e receber altas doses de adrenalina graças às inúmeras possibilidades de praticar esportes radicais pela região.

onde fica a cidade de Baños Equador
Fonte: Pexels

Mapa de Baños

Em Baños, Equador, mapa será fundamental para encontrar os pontos turísticos e estabelecer as rotas que pretende percorrer.

Além disso, em caso de se perder, o mapa será um grande aliado, principalmente se você não domina o espanhol para pedir ajuda ou informações.

Sem contar que ninguém merece ficar rodando pela cidade para achar o hotel, restaurantes e outros locais úteis. 

Por isso, preparamos um mapa de Baños para facilitar a sua vida. Confira a seguir!

Como ir de Quito a Baños?

A forma mais prática de viajar de Quito a Baños é de ônibus

Não vai precisar se preocupar em dirigir longos trechos em estradas que não conhece e fica bem mais barato do que alugar um carro. Além disso, o terminal é de fácil acesso, fica bem próximo ao centro.

No entanto, ter um carro para se deslocar entre os pontos turísticos do Equador pode ser bem mais prático se você viaja em grupo.

O caminho saindo de Quito é pela avenida Simón Bolivar. Depois, é só permanecer na mesma rodovia, que muda de nome para E35, e depois E30.

Quando visitar a cidade de Baños, Equador?

Quando se pensa em clima equatorial, logo se imagina um calor imenso, não é mesmo? 

Mas, em Baños, a temperatura é amena o ano inteiro, e isso acontece porque a cidade fica em uma área localizada entre os Andes e a Amazônia.

Então, o clima na cidade não sofre grande variação, e o fato de estar localizada a uma altura de 1.800 m do nível do mar, mantém a temperatura média em Baños em cerca de 18ºC.

Essa vantagem faz com que a cidade possa ser visitada em qualquer época do ano!

Claro, se você quiser evitar os meses com maior precipitação, saiba que as chuvas são mais frequentes entre maio e agosto.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção para o Equador!

    O Equador exige a contratação de um seguro viagem para estrangeiros entrarem em seu território

    Trata-se de uma medida que visa prover segurança e assistência aos turistas!

    É possível encontrar o seguro viagem para o Equador adequado para o seu estilo de turismo e ainda economizar uma boa grana.

    Acessando o Seguros Promo, você consegue os melhores preços e condições do mercado do turismo!

    Não precisa pagar para utilizar o buscador e é possível fazer até 4 cotações simultâneas para que você avalie qual a mais adequada para o seu orçamento!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em Baños, Equador

    Mesmo que o seu tipo de turismo ideal não envolva grandes doses de adrenalina, o visitante terá a oportunidade de conhecer locais muito diferentes dos que temos no Brasil.

    O vulcão Tungurahua, por exemplo, é um objeto de estudo há décadas, pois embora pareça adormecido, pode voltar a entrar em erupção a qualquer momento.

    O evento já ocorreu em algumas datas: em 1999, em 2006, em 2008 e em 2010. Ou seja, a atividade vulcânica na região é intensa.

    Lembre-se, tudo o que fazer em Baños, Equador, desde os restaurantes até os passeios, é mais facilmente pago em dinheiro, os cartões não têm tanta adesão quanto no Brasil.

    Centro Histórico

    Centro Histórico
    Fonte: Roar Johansen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Assim como em Quito e Cuenca, o centro histórico de Baños de Agua Santa é movimentado e charmoso. 

    Com certeza, o turista vai encontrar lembrancinhas do Equador para todo mundo, além de muitas peças de artesanato, ervas e temperos.

    A Praça Central reúne atrativos que os turistas brasileiros adoram: barracas com souvenires

    O Santuario Nuestra Señora del Rosario de Agua Santa é uma imensa catedral neogótica, que fica próxima ao comércio local, onde é possível experimentar pratos típicos do país.

    Um deles, o cui, é um porquinho da índia, nesse caso, assado e servido inteiro no espeto de madeira. A carne desse animal é muito consumida em alguns países da América do Sul.

    Rota das Cascatas

    A Rota das Cascatas é uma rota turística entre Baños e Rio Verde, que possui cerca de 60 cachoeiras no caminho. Já pensou que incrível?

    Os turistas podem fazer o trajeto de ônibus normal, Chiva, que é o ônibus aberto nas laterais, mas ele para em poucos pontos, buggy, quadriciclo, bike ou carro.

    São aproximadamente 20 km, mas cada turista decide se vai percorrer todo o caminho ou parar nos pontos de banho ou tirolesa, que são vários!

    Atravessar as “tarabitas” que são aquelas pontes estreitas sobre os cânions, é emocionante! 

    Algumas cobram pela travessia, mas outras, as utilizadas pela população, não exigem qualquer tipo de cobrança.

    Quando for desbravar a Rota das Cascatas, não deixe de conhecer: Machai, Agoyan, Manto de la Novia e Puerta del Cielo, as cascatas mais incríveis de Baños!

    Pailón del Diablo

    Trata-se da cachoeira mais incrível de Baños e de todo Equador! As imensas quedas d’água estão em duas propriedades diferentes, ambas abertas ao público e igualmente impressionantes.

    Para chegar à cascata, o turista percorrerá trilhas em meio às árvores, pontes suspensas sobre cânions e é possível ouvir de longe o barulho das quedas d’água.

    Existem escadinhas de concreto que passam por vários pontos das quedas, o que é excelente para quem gosta de registrar os cenários.

    Balanço do Fim do Mundo

    Balanço do Fim do Mundo
    Fonte: Rinaldo Wurglitsch / Flickr / CC BY 2.0

    O senhor que teve a ideia de construir uma casa na árvore, pensava em estudar o vulcão que fica nas proximidades. O local oferece uma vista incrível das montanhas e matas abaixo.

    A casa se tornou uma atração turística após a instalação do Balanço do fim do Mundo. O balanço consiste em um assento preso a cordas e cabos.

    Na verdade, o brinquedo desperta uma curiosidade, porque não é tão alto. O penhasco fica um pouco mais a frente, formando uma ilusão de óptica surpreendente.

    O Balanço do Fim do Mundo não tem cobrança de ingresso, mas é bem movimentado

    Existem outros balanços no local e também tirolesas, um dos atrativos que os turistas mais gostam de aproveitar.

    Tirolesas

    O Parque Sangay tem as melhores tirolesas do mundo! Prepare-se para praticar esportes radicais de verdade. São diversos pontos para sobrevoar os cânions, rios e matas da cidade.

    Das modalidades de esporte de aventura, as tirolesas são as mais em conta de se praticar em Baños porque não exigem muitos equipamentos. 

    Rafting no Rio Pastaza   

    Você poderá alugar o equipamento em um estabelecimento do ramo na cidade de Baños. 

    São quilômetros de corredeiras pelo Rio Pastaza, que nasce próximo ao vulcão Tungurahua, atravessa os Andes e vai até o Peru.

    Quer algumas dicas para alugar equipamento para fazer rafting no Rio Pastaza? 

    Não se esqueça de usar roupas de neoprene, pois as águas são geladas, e dê preferência para empresas que fornecem alguma refeição junto com o aluguel de equipamentos.

    Você vai precisar de um bote em boas condições, remos, colete salva-vidas e capacete.

    As paisagens entre os Parques Sangay e Llanganates são consideradas Patrimônio da Humanidade e passear pelas trilhas da floresta tropical do Equador é uma experiência única.

    Essa é, definitivamente, uma excelente atividade para quem procura o que fazer em Baños.

    Canyoning

    Baños Ecuador Canyoning
    Fonte: Rinaldo Wurglitsch / Flickr / CC BY 2.0

    Você já ouviu falar da modalidade de esporte de aventura chamada canyoning

    A prática consiste na exploração de um rio, com o objetivo de superar todos os desafios que se colocam, sejam percalços na água ou em terra.

    Por isso, durante o percurso, o praticante precisa entrar na água, escalar, percorrer trilhas e mergulhar.

    Os praticantes de canyoning precisam utilizar equipamentos e técnicas de rapel, tirolesa e natação. 

    É um esporte de altíssimo gasto calórico, então prepare o condicionamento físico para suportar!

    Visita a Floresta Amazônica

    Pode parecer estranho, mas o Equador também abriga grande parte da Floresta Amazônica em seu território, que vai do centro do país até as fronteiras com a Colômbia e o Peru.

    Baños é o Portal da Amazônia no Equador e os passeios consistem em andar pela floresta tropical e observar a fauna e a flora locais

    É um atrativo em que o viajante tem muito contato com a natureza. Vale muito a pena! 

    Passeio de Chiva

    Os passeios de Chiva são muito práticos e você não vai se cansar de andar pelos morros da cidade de Baños. 

    Trata-se de um ônibus sem as janelas laterais e, muitas vezes, sem portas.

    Eles rodam por toda a cidade e levam os turistas pela Rota das Cascatas e muitos outros pontos turísticos do Equador. São muito comuns também na Colômbia.

    O passeio de Chiva é barato, e você poderá aproveitar bastante a cidade!

    Vulcão Tungurahua

    Vulcão Tungurahua
    Fonte: David Torres Costales / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O Vulcão Tungurahua pode ser avistado de qualquer ponto de Baños quando o tempo não tem muitas nuvens. 

    Fazer a trilha para vê-lo bem de perto é um dos melhores conselhos que podemos dar para quem procura o que fazer em Baños. Tamanha é a sua beleza!

    É possível ver o fogo e a fumaça saindo do vulcão em alguns momentos, mas é mais comum que ele esteja em baixa atividade.

    Uma das subidas para ver o local fica a 17 km do centro de Baños, em um trajeto que dura cerca de 30 minutos.

    Águas Termais

    Por causa do vulcão Tungurahua, as águas de Baños, que inclusive tem esse nome por causa das termas, são quentes e existem muitas piscinas para você desfrutar.

    Ficam em áreas particulares, mas a entrada não costuma ser cara. 

    Las Piscinas de La Virgen, por exemplo, é um estabelecimento com piscinas de águas termais que fica aberto até as 22h. Excelente para um banho quente à noite, não acha?

    Cachoeira Cabellera de la Virgen

    Essa cachoeira fica bem próxima a Las Piscinas de La Virgen e é espetacular. 

    Além da gigantesca queda d’água, os turistas também podem se banhar em vários poços próximos à cascata.

    Faça já a sua cotação de seguro viagem para o Equador!

    Nada de dor de cabeça durante as férias. O seguro viagem para o Equador é um item essencial para poder curtir à vontade!

    Além de ser um item obrigatório para entrar no país, você terá tranquilidade para aproveitar ao máximo os passeios. 

    Com um bom seguro viagem, você estará em segurança em caso de emergências médicas e odontológicas, ou perda e cancelamento de voos, por exemplo.

    O site do Seguros Promo é uma excelente plataforma para encontrar diferentes coberturas para a sua viagem

    O valor da apólice é baseado no destino que pretende conhecer e no período da estadia. 

    Para conferir as cotações é muito fácil: acesse o site, coloque as datas de embarque e desembarque, seu nome, número de celular e e-mail. 

    O resultado com as cotações aparece em questão de segundos e você pode contratar pelo próprio site, utilizando seu cartão de crédito!

    Quer viajar pelo mundo com tranquilidade e segurança? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa