CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Quito, Equador: 7 pontos turísticos para colocar no roteiro!

Quais os principais pontos turísticos em Quito, Equador? Nós te contamos e ainda com as melhores dicas para a sua viagem. Vem ver!

Quito, Equador, é um destino único, com a cara da América Latina: paisagens exuberantes, cultura rica e muita história, a mais de 2.850 metros acima do nível do mar.

Encaixada em plena Cordilheira dos Andes, a capital do Equador é cortada pela Linha do Equador, que divide os Hemisférios Sul e Norte, além de ter um dos centros históricos mais bem-preservados da América Latina.

Famosa pela rica gastronomia e na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade tem um relevo riquíssimo, com direito a vulcões, imensas crateras, lagos e muito mais.

Cote seu seguro viagem para o Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Quito, Equador: a cidade que divide os hemisférios 

Conhecer a cidade por onde passa a linha imaginária que divide o planeta é uma experiência única. É difícil conhecer Quito e não se encantar pelas ruelas estreitas, construções coloniais cheias de cor e seu povo alegre.

A cidade tem um relevo bastante acidentado e, porque não, fotografável, com vários cenários dignos de porta-retrato e destaque no Instagram.

A vibrante energia urbana contrasta com imensos vulcões, um bem-preservado centro histórico e a sempre presente Cordilheira dos Andes, uma espécie de lembrete perene de que estamos a quase 3.000 metros do nível do mar.

Reunimos tudo o que você precisa saber, com dicas Quito, Equador, para que você aproveite ao máximo a estadia nesta cidade que impressiona seus visitantes. Confira!

Curiosidades sobre a capital do Equador

Quito Equador curiosidades
Fonte: Pixabay

Você sabia que a Linha do Equador passa por Quito? Mais especificamente a 30 quilômetros do centro histórico, dividindo o planeta em dois hemisférios, na latitude 0°0’0’’.

Isso também quer dizer que Quito está simultaneamente no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte, assim como a brasileira Macapá, capital do Amapá.

Além disso, o centro histórico de Quito é considerado um dos mais preservados do continente e está na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde a década de 1970.

A capital do Equador tem pouco mais de 2,5 milhões de habitantes e foi fundada no começo do século XVI sobre um antigo vilarejo inca, com vista privilegiada para alguns dos mais ativos vulcões da América: Cotopaxi, Chimborazo e Sangay.

Qual a altitude? 

Quito é a capital nacional mais alta de todo o mundo, estando a mais de 2.850 metros acima do nível do mar.

Para evitar o temido mal de altitude, o soroche, hidrate-se bastante, prefira alimentação mais leve nos primeiros dias de viagem e não faça exercícios físicos pesados até seu corpo se aclimatar ao ambiente.

Quito, Equador: Clima

“No meio do mundo”, a capital do Equador tem um clima subtropical, com duas estações bem-definidas.

O período seco, de junho a setembro, é o mais recomendado para visitas ao país. No restante do ano acontece a estação chuvosa, mais severa na região da Amazônia equatoriana.

As temperaturas, porém, não variam muito durante todo o ano: os dias ficam amenos, com termômetros marcando cerca de 20°C, enquanto as noites são mais frias, com temperatura em torno de 9°C.

Além disso, lembre-se que Quito fica exatamente na Linha do Equador, o que significa que a cidade recebe a luz do sol por 12 horas diárias, o ano inteiro.

Mapa

Para que você possa se deslocar com eficiência por esta cidade encravada na Cordilheira dos Andes, destacamos o mapa de Quito, Equador. Confira!

Voos para Quito, Equador

Apesar de estar na América do Sul, não existem muitos voos diretos do Brasil para o Equador: só a GOL voa até lá sem conexões, mas as companhias aéreas Avianca, Latam e Copa Airlines operam o trecho com escalas.

Você pode fazer a cotação de passagens aéreas para Quito mais baratas em nosso site de busca, o Vai de Promo, que faz a pesquisa entre as melhores companhias aéreas para encontrar promoções e descontos incríveis.

O viajante pode até criar alertas para receber notificações quando o preço do trecho desejado sofrer alguma alteração.

Por que contratar um seguro viagem para Equador?

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Diferentemente de outros destinos sul-americanos, o seguro viagem é obrigatório para viagens ao Equador e a imigração pode barrar o viajante ainda no aeroporto sem este item essencial.

O seguro viagem garante diversos serviços e benefícios ao viajante, como seguro saúde, seguro bagagem e até auxílio financeiro em caso de cancelamento de voo.

O viajante pode, ainda, contratar coberturas adicionais específicas, como seguro para prática de esportes, para garantir uma experiência ainda mais personalizada e segura.

Você pode encontrar o seguro viagem Equador mais barato em nosso site de busca, o Seguros Promo, que permite a comparação de até quatro planos por vez, entre as melhores seguradoras do mercado.

Além da tranquilidade de contratar o seguro viagem com uma empresa que é referência no mercado, o viajante tem direito a atendimento especializado via telefone, e-mail e até WhatsApp, de qualquer lugar do mundo!

Quantos dias são necessários para ficar em Quito?

Quito Equador quantos dias
Fonte: Pixabay

Vulcões, museus, teleféricos, montanhas… Não faltam atrações turísticas na capital do Equador, um dos destinos mais incríveis de se visitar na América do Sul. Mas, afinal, quantos dias são necessários para Quito?

Para conhecer os principais pontos turísticos, recomenda-se no mínimo três dias na cidade. Se você pretende conhecer os arredores e explorar os vulcões da região, então é melhor estender o prazo para cinco dias.

O que fazer em Quito, Equador

Quito, Equador: Turismo, cultura, história e gastronomia na “cidade do meio do mundo”. Confira as principais atrações da capital equatoriana!

Centro Histórico de Quito

Quito Equador centro historico
Fonte: Pixabay

O Centro Histórico de Quito é tão bem-preservado que se tornou o primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade listado pela Unesco, em 1978, com 10 praças, mais de 40 igrejas e 4.000 edifícios históricos registrados.

Jóia da Coroa Espanhola durante o período colonial, o cenário consiste em ruas estreitas tomadas por edifícios barrocos, monumentos e paisagismo, tornando o local uma parada obrigatória para todos aqueles que visitam Quito, Equador.

Um dos maiores destaques é o impressionante prédio da Compañía de Jesús, considerada obra-prima do barroco equatoriano, construída com pedras de origem vulcânica e um ostentoso interior com mais de 50 quilos de ouro na decoração.

Não deixe de visitar a Catedral Metropolitana de Quito, a igreja mais antiga da América do Sul, erguida no século XVI, na Plaza Mayor, e a Igreja de San Francisco, finalizada em 1534 e totalmente decorada com ouro.

O melhor momento do dia para visitar o centro histórico é logo ao amanhecer, quando as ruas estão mais vazias e é possível aproveitar a luz do sol para fazer fotos incríveis.

Teleférico de Quito

O Teleférico Pichincha é considerado o maior cartão-postal de Quito, levando os passageiros a mais de 4.050 metros de altitude.

Quem já visitou a atração garante que visitar Quito e não conhecer o teleférico se compara a visitar Roma e não conhecer o Vaticano, tamanha a importância para a cidade.

Em dias claros, com máxima visibilidade, é possível avistar toda a cidade e os vulcões nas redondezas, como o Chimborazo.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Metade do Mundo

    Conhecida como “cidade do meio do mundo”, Quito tem um monumento que sinaliza exatamente por onde passa a Linha do Equador, o Mitad del Mundo, ou Metade do Mundo.

    A atração fica em uma espécie de cidade cenográfica que explica a cultura local e o Museu Intiñan. 

    Além de contar a história do Equador, o museu oferece aos visitantes a possibilidade de fazer experimentos na linha imaginária que recorta o mundo, como equilibrar um ovo na ponta de um prego ou ver a água girar em dois sentidos.

    La Mariscal

    Região mais luxuosa da capital equatoriana, La Mariscal é o bairro boêmio de Quito, com diversas opções de barzinhos, boates e restaurantes.

    O point da região é a Plaza Foch, palco de eventos culturais e endereço dos mais badalados restaurantes da cidade.

    La Mariscal tem uma ampla rede hoteleira, destacando-se como uma das melhores regiões para hospedagem em Quito, Equador.

    Vulcões de Quilotoa e Cotopaxi

    Quito Equador cotopaxi
    Fonte: Pixabay

    Praticamente encravada na Cordilheira dos Andes, Quito é uma cidade cercada por vulcões (ativos e inativos) e crateras, excelentes opções de passeios ao ar livre.

    Um dos destaques é o vulcão Quilotoa, cuja cratera se transformou em uma belíssima lagoa de água cristalina em tons esverdeados, que muda de cor a depender da luminosidade.

    O trajeto até o Quilotoa é demorado (pode chegar a 4 horas de viagem), mas na região do vulcão o visitante pode recarregar as energias nos restaurantes e lojinhas de artesanato do local.

    Durante o percurso até o Quilotoa é possível avistar outros vulcões da região, como o Cotopaxi, um dos mais altos e ativos do mundo, com cerca de 5.900 metros de altitude e pico coberto por neve.

    Se você quiser chegar até o Cotopaxi é preciso ter bastante preparo físico: a caminhada dura dois dias e você precisará passar a noite em um acampamento a 4.800 metros acima do nível do mar.

    Plaza Grande/Catedral de Quito

    A Plaza Grande é o endereço da sede do governo do Equador, onde fica o mais importante edifício político do país, o Palácio do Governo. É possível fazer visitas guiadas gratuitas todos os dias, às 9h.

    No centro da praça, que também é conhecida como Praça da Independência, existe o Monumento à Independência para celebrar a emancipação do país, em 1809.

    Vários guias turísticos trabalham na região, contando a história e as curiosidades de cada prédio da região, que tem 300 hectares de edifícios construídos desde o século XVI.

    Do outro lado da praça em relação ao Palácio do Governo fica o Hotel Plaza Grande, um dos mais luxuosos do país, onde se hospedam chefes de estado em visita ao Equador.

    Também fica na Plaza Grande a mais antiga igreja da América do Sul, a Catedral Metropolitana de Quito, que tem um amplo acervo de obras de arte andinas.

    É possível visitar o interior da catedral e caminhar por túneis estreitos até chegar à parte externa das cúpulas, de onde é possível ter uma visão panorâmica de Quito, Equador. O ingresso custa US$ 4.

    El Panecillo

    Quito Equador el penecillo
    Fonte: Pixabay

    El Panecillo é o endereço da Virgem de Quito, uma estátua de bronze com 42 metros de altura que se destaca em um dos pontos mais altos da cidade, como o Cristo Redentor sobre o Rio de Janeiro.

    A partir do monumento é possível contemplar Quito por inteiro, desde os vulcões das proximidades até o centro histórico, um dos maiores da América Latina.

    Dentro da Virgem de Quito funciona um museu que conta a história da atração por meio de fotografias e obras de arte, com direito a uma lojinha de souvenires para garantir as lembrancinhas dos amigos e familiares.

    Para chegar até El Panecillo é preciso subir a Calle García Moreno, também conhecida como Calle de las 7 Cruces, reservada para pedestres, que segue do centro histórico até o morro que leva ao mirante de El Panecillo.

    Aproveite o trajeto para contemplar outros edifícios religiosos na Calle de las 7 Cruces, como a Compañía de Jesús, El Sagrario e o Museu da Cidade.

    Qual a comida típica de Quito, Equador?

    A culinária equatoriana é bastante rica, influenciada por alimentos que são utilizados desde o período inca. Isso quer dizer que a comida típica de Quito, Equador, tem como base milho, batata e carne.

    Os pratos mais populares do país são o locro de papas, uma espécie de ensopado de batatas acompanhado de milho e abacate, e o seco de chivo, um ensopado de carne de cabrito com arroz e salada.

    Não deixe de pedir o tradicional helado de paila na hora da sobremesa: o sorvete artesanal é preparado em tinas de cobre, manualmente, e tem um sabor pra lá de especial.

    Compre seguro viagem com desconto!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como você já sabe, o seguro viagem é um item obrigatório para viagens ao Equador. 

    Além de garantir uma série de serviços e benefícios, como cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, entre outros, o seguro viagem vai garantir sua passagem pela imigração sem problemas.

    Você pode encontrar o seguro viagem Equador mais barato na moderna plataforma de busca do Seguros Promo, que permite a comparação simultânea de até quatro planos por vez.

    Conhecer Quito, Equador, com economia e segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa