CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Castelos da França: conheça os belos e famosos ambientes medievais franceses!

Os castelos da França estão, definitivamente, entre os mais belos e imponentes do mundo. Vem com a gente descobrir tudo sobre as construções!

Afinal, quem não gostaria de conhecer os castelos da França? 

O país é famoso pela culinária, pela moda, pelos vinhos sofisticados, e, é claro, por sua arquitetura e história, que fascinam turistas de todo o mundo.

Neste texto, vamos falar sobre os 15 principais castelos da França e contar algumas curiosidades sobre esses lugares

Acompanhe no texto embarque nessa “viagem no tempo” rumo à Europa medieval. Boa leitura!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Castelos da França: onde encontrá-los?

A França é um país que, por ter vivido grande parte da sua história como monarquia, possui em seu território impressionantes castelos e palácios.

A maioria dos castelos da França foram construídos durante a idade média e a renascença, apesar de haver monumentos de todos os estilos.

Não existe um roteiro único de visita aos castelos franceses, pois eles estão espalhados por todo o país, mas podemos destacar o Vale do Loire.

Para fazer essa viagem, o que não pode faltar no roteiro turístico, é a lista de castelos da França para visitar em família, ou mesmo viajando só. 

Quantos castelos existem na França?

Quantos castelos existem na França?
Fonte: Unsplash

Por ter sido construída por grandes monarquias, a Europa é repleta de castelos e, sem sombra de dúvida, alguns dos mais bonitos estão localizados na França.

O turista, ao visitar o país, com certeza irá conhecer ao menos um deles. O número é incerto, mas é possível que sejam mais de 11.000 castelos espalhados por todo o território.

Porém, se for contabilizar todos os castelos da França, inclusive os de propriedade privada, esse número pode ser bem maior. 

Qual país europeu tem mais castelos?

Pode-se visitar e conhecer muitos castelos em toda a Europa, mas nenhum se compara em termos de quantidade, beleza, exuberância, suntuosidade, aos castelos famosos da França.

Como muitos deles estão em propriedades particulares, não se sabe ao certo qual país tem mais castelos, mas a França, a Escócia e a Espanha são fortes candidatos ao primeiro lugar da lista.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para a França

    A França é um dos países europeus que integram o Tratado de Schengen. 

    Trata-se de um acordo internacional, firmado por países interessados em favorecer a circulação de pessoas em seus territórios.

    Por regra, os turistas que visitam os países que fazem parte do Tratado, precisam contratar um seguro viagem. É um item indispensável, e você encontra as melhores cotações acessando o site do Seguros Promo.

    Nossa plataforma buscadora registra até 4 cotações simultâneas, junto às melhores seguradoras do país

    Quem deseja conhecer os mais importantes castelos da França, precisa da cobertura do seguro viagem.

    Situações como extravio de bagagem, cancelamento de voos e emergências médicas podem acontecer, mas pode garantir a sua segurança com as coberturas de um seguro viagem. Acesse o Seguros Promo e confira!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Os mais belos castelos da França

    A beleza dos castelos franceses é admirada e reconhecida em todo o mundo. Cada região do país possui uma boa quantidade de exemplares das construções seculares.

    Muitos deles são abertos ao público e funcionam como museus, não somente para uma visitação externa, mas para um tour completo, podendo vivenciar como era o cotidiano de uma família real.

    Apesar de serem comuns em todo o país, os castelos mais famosos estão na região de Paris e no Vale do Loire.

    Os passeios no vale vão te revelar os Castelos do Loire, que são simplesmente magníficos e impressionam pelo tamanho. 

    A beleza, a exuberância, e a imensidão destes monumentos são os maiores atrativos da região.

    1. Castelo de Chenonceau

    Castelo de Chenonceau
    Fonte: Pxhere / CC0

    Localizado no Vale do Loire, o Castelo de Chenonceau, também apelidado como Castelo das Damas, fica a 238 km de Paris. A viagem de carro dura cerca de 3 horas.

    O motivo para ter ganhado esse nome é que mulheres como Luísa de Lorena, Catarina de Médici e Diana de Poitiers, importantes nomes da história francesa, viveram neste bonito castelo.

    O Chenonceau tem uma particularidade, é o único castelo da França construído sobre as águas de um rio, no caso, o Rio Cher. 

    Ele possui uma belíssima ponte que o atravessa de lado a lado, obra idealizada por Diane de Poitiers.

    Toda essa arquitetura o habilita como uma obra romântica e que ganhou ainda mais fama por ter sido o refúgio do amor proibido entre o Rei Henrique II e Diane de Poitiers.

    2. Castelo de Chambord

    O Castelo de Chambord é considerado um dos principais castelos da França por conta das suas dimensões, beleza arquitetônica do renascimento francês e elementos góticos.

    O castelo é formado por uma torre ao centro e quatro outras nos cantos. O seu interior possui: peças abertas ao público, centenas de imponentes chaminés, escadarias e milhares de objetos de arte.

    Nas dependências do castelo você pode conhecer os aposentos de Luís XIV, a Capela Real, seus belos jardins no melhor estilo francês e uma obra idealizada por Leonardo Da Vinci, uma escada em dupla hélice. 

    3. Palácio de Versalhes

    Símbolo da realeza francesa, o Palácio de Versalhes é o mais importante castelo da França, representando diferentes fases da monarquia. Fica a 22 km a sudoeste de Paris.

    Tudo é magnânimo em Versalhes: o local guarda os maiores tesouros do país, impressiona pelo tamanho e extensão territorial (8,15 km²) que ocupa e pela decoração deslumbrante, cheia de formidáveis detalhes.

    Projetados por André Le Nôtre, a convite de Louis XIV, os jardins de Versalhes são tão importantes quanto o próprio castelo, e fascinam pelas suas formas e simetrias perfeitas.

    4. Castelo de Chantilly

    Castelos da França
    Fonte: Unsplash

    O Castelo de Chantilly fica localizado a menos de 50 km de Paris, composto por dois monumentos: O Grand Château e o Petit Château (“grande castelo” e “pequeno castelo”, respectivamente). 

    Apesar de ser um dos castelos da França mais bonitos, é um dos menos visitados por turistas. 

    A cada dois anos, o local é bastante visitado por conta da “Nuits de Feu” (noites de fogos). Uma queima de fogos de artifícios realizada em seus jardins.

    Pertenceu a Henri D’Orléans, um nobre francês amante e colecionador de artes. Ele instalou nos salões do castelo uma inigualável galeria.

    O acervo se mantém no local até hoje e pode ser visitado pelo público. As obras incluem assinaturas de Fra Angelico, Raphael, Delacroix, entre outros.

     5. Castelo de Carcassonne    

    O Castelo Condal de Carcassonne fica em um dos locais mais conservados da França, a Cidadela de Carcassonne, que está a 770 km de Paris.

    Carcassonne é Patrimônio Mundial da Unesco e os romanos a construíram por volta do ano 100 a.C., mas foi restaurada em 1853.  

    A cidade vista por fora de seus muros parece um enorme castelo e possui uma vista incrível. Localizada próxima a divisa com a Espanha é um dos pontos turísticos mais visitados ao sul do país.

    6. Castelo de Amboise

    O Castelo de Amboise foi construído no século XI e chegou às mãos da realeza francesa no século XV. 

    Ao longo de sua história, teve alguns dos seus ambientes interiores destruídos, mas foi reformado, conservando suas torres e muralhas.

    O castelo é um monumento histórico reconhecido pelo Ministério da Cultura da França desde 1840, e abrigou Leonardo da Vinci, entre 1516 e 1519, que o utilizou como ateliê e morada.

    Sua arquitetura tem predominância do estilo gótico. Em seu interior, se sobressai a ala Carlos VII, e a Capela de Saint-Hubert, onde se encontra o corpo de Leonardo da Vinci.

    A partir de Paris, o turista gasta duas horas e 20 minutos para percorrer de carro os 226 km do trajeto.

    7. Castelo de Pierrefonds

    Castelo de Pierrefonds
    Fonte: Pxhere / CC0

    Localizado na região da Alta França, a menos de 100 km ao norte de Paris, Pierrefonds é um dos castelos mais bonitos do país.

    Originalmente construído no século XII, foi restaurado por Napoleão: o imperador decidiu transformá-lo em um palácio imperial com características medievais.

    O arquiteto Viollet-Le-Duc, que também reformou a Igreja de Notre Dame, em Paris, criou um belo castelo medieval em pleno século XIX.

    O Castelo de Pierrefonds ainda chama a atenção por ter sido locação para alguns filmes históricos famosos, como O homem da máscara de ferro.

    8. Castelo de Vaux-le-Vicomte  

    O Castelo de Vaux-Le-Vicomte, datado do século XVII, foi concebido pela mesma equipe que anos depois projetou o Castelo de Versalhes.

    Fica ainda mais próximo a Paris do que Pierrefonds, a pouco mais de 61 km, a viagem de carro gasta aproximadamente 50 minutos.

    Os amantes da literatura e da história ficam deslumbrados com o local, pois foi o palco de inúmeras festas reais e serviu de inspiração para grandes dramaturgos como La Fontaine e Moliére

    9. Palácio de Fontainebleau

    O Palácio de Fontainebleau é reconhecido por sua arquitetura e abundante área verde, onde os turistas podem caminhar pelas trilhas. Construído alguns séculos antes do Palácio de Versalhes, abriga grandes histórias.

    O Palácio e a Floresta Fontainebleau foram a casa de monarcas franceses a partir do século XIII e é o segundo maior castelo da França.

    Hoje, os visitantes podem curtir a natureza nos quilômetros de trilhas entre o parque histórico e a floresta ao redor do palácio.

    O edifício conta com cerca de 46.500 m², sendo mais de 6 mil abertos ao público. 

    10. Castelo de Ussé

    Castelo de Ussé
    Fonte: Pxhere / CC0

    O Castelo de Ussé está localizado na borda da floresta Chinon, na região do Loire, e tem uma vista linda para o Rio Indre. 

    Construído na Idade Média, ganhou um estilo arquitetônico muito comum da Renascença Francesa após a sua reforma, no século XVI.

    Não é à toa que o chamam de “castelo de contos de fadas”. Charles Perrault se inspirou no Ussé para escrever a Bela Adormecida.

    11. Castelo de Cheverny

    Jacques Bougier, arquiteto francês do século XVII, projetou o Castelo de Cheverny entre 1620 e 1640. O castelo foi o primeiro no estilo francês que se consolidou no reino de Louis XIV.

    O local ganhou fama ao inspirar o autor Hergé para a criação do Castelo de Moulinsart, a casa de campo do personagem Capitão Haddock, presente no gibi As Aventuras de Tintim.

    Atualmente é o maior castelo privado ainda habitado do Vale do Loire, e fica a cerca de 200 km ao sul de Paris. 

    12. Castelo de Villandry

    O Castelo de Villandry é um sério concorrente para “o jardim mais bonito” de todos os castelos da França.

    Os jardins renascentistas do local, não existiam até o século XIX, quando o novo dono deu vida a esse magnífico espaço, que mesmo sem ter uma grande importância histórica passou a ser de imprescindível visita.

    13. Castelo de Haut-Koenigsbourg

    Castelo de Haut-Koenigsbourg
    Fonte: Vincent Desjardins / Pxhere / CC BY 2.0

    O Castelo de Haut-Koenigsbourg é um passeio imperdível na região da rota dos vinhos da Alsácia, entre Estrasburgo e Colmar.

    Próximo às fronteiras da Alemanha e da Suíça, o local é uma das mais belas atrações da região, além de representar um marco da história entre esses três países.

    Edificado no século XII, o castelo possui uma ponte levadiça, torres e grandes muros de proteção, componentes presentes em guerras e conflitos entre reis e imperadores europeus.

    Por estar situado em uma montanha, o lugar tem uma vista espetacular, e fica a 100 km do Castelo de Ussé.

    14. Castelo de Azay-le-Rideau

    Elegância e luxo! Assim é o Castelo de Azay-le-Rideau, e por isso merece estar em nossa lista de castelos da França.

    Apesar de ser pequeno em tamanho, em comparação a outros castelos, o Azay-le-Rideau representa um dos marcos da arquitetura renascentista francesa, e fica às margens do Rio Indre.

    15. Castelo de Blois

    O Castelo de Blois foi a residência de vários reis e rainhas da França, além de ser o único do Vale do Loire que fica situado dentro de uma cidade de grande porte.

    Seu interior é notável, tanto pelo magnífico pátio quanto pelos aposentos de grande luxo, ainda preservados. 

    E ainda, Joana D’arc foi abençoada nesse castelo da França, antes de sair para lutar com os ingleses em Orleans, em 1429. O Castelo de Blois ainda abriga nos seus salões o Museu de Belas Artes.

    Qual é o maior castelo da França?

    Versalhes, é o mais famoso e bonito dos castelos da França, um dos tesouros da cultura francesa, e também o maior em extensão territorial e área construída.

    O Palácio de Versalhes é gigantesco: todo o complexo, incluindo os seus jardins, tem mais de 65 mil m². 

    Além disso, abriga milhares de itens relativos à história francesa: centenas de quartos, milhares de janelas, mais de 60 escadas e um número impressionante de lareiras, cerca de mil!

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Quanto custa um castelo na França?

    Ficou interessado em olhar castelos na França para comprar? Então, vai precisar de alguns milhões de reais. 

    Não é raro que essas propriedades sejam vendidas por preços até mais baratos do que se imagina, já que dão um enorme gasto de manutenção.

    Em uma pesquisa feita no ano de 2013, haviam registros de castelos medievais da França sendo vendidos por um valor um pouco maior do que 3 milhões de reais.

    Cotação de seguro viagem para a França

    Para conhecer os castelos da França e outros destinos interessantes pelo mundo, conte com o Seguros Promo para ter muito mais tranquilidade na viagem.

    Com poucos minutos, você consegue fazer a pesquisa em nosso site e comparar as cotações para escolher aquela que melhor se adequa à sua situação.

    Quer viajar para conhecer os castelos mais bonitos do mundo? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa