CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cidades do Paraguai: planeje sua viagem para os melhores destinos desse país vizinho!

Apesar de pouco conhecidas, as cidades do Paraguai abrigam atrações que encantam qualquer tipo de viajante. Descubra quais você deve visitar!

Quer montar um roteiro pelas cidades do Paraguai e não sabe por onde começar? Este artigo foi feito especialmente para você!

Apesar de ficar bem próximo ao Brasil, esse pequeno país sul-americano ainda é pouco explorado para o turismo, mas existem vários motivos para incluir o Paraguai em seus planos de viagem.

Além de já ter se firmado como destino de compras, o país abriga cidades com rica história e cultura vibrante, além de ser o melhor lugar no continente para conhecer mais sobre a cultura guarani. Veja só!

Cidades do Paraguai: o que visitar?

No Brasil, tornou-se comum associar o Paraguai a compras baratas, o que fez com que o país se tornasse um dos principais destinos de compras de toda a América do Sul.

No entanto, existe muito mais a se conhecer no país do que apenas seus outlets, shoppings e lojas de rua.

As principais cidades do Paraguai oferecem aos viajantes uma gastronomia elaborada, muitos parques nacionais cheios de belezas naturais, muitos museus, construções e monumentos históricos, entre outras muitas atrações!

Como se tudo isso não bastasse, o país fica bem perto do Brasil, pode ser visitado até de carro, não exige passaporte e oferece alternativas de hospedagem bastante econômicas a seus visitantes.

Por essas e outras, montamos um pequeno guia com tudo que você precisa saber sobre turismo no Paraguai, incluindo as cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro! Vamos lá!

Onde fica o Paraguai?

Onde fica o Paraguai?
Fonte: Unsplash

Um dos fatores que torna as cidades do Paraguai tão acessíveis para brasileiros é sua proximidade com o Brasil: o país fica no coração da América do Sul, espremido entre Brasil, Argentina e Bolívia.

Isso significa que você pode visitar as atrações paraguaias de avião, ônibus ou até mesmo carro, já que basta atravessar a divisa pelo Mato Grosso do Sul ou Paraná para chegar ao país vizinho.

Se você decidir fazer a viagem de avião, faça uma pesquisa no Vai de Promo para encontrar passagens aéreas a preços promocionais para o destino que você procura.

Apesar de ser relativamente pequeno, menor que o estado da Bahia, o país abriga grande riqueza natural, incluindo áreas de Pantanal, serras, savanas e até floresta subtropical. 

Você só não vai encontrar praias por lá, pois o Paraguai é um dos únicos países do continente que não têm saída para o mar, ao lado da vizinha Bolívia.

Mapa do Paraguai

Um notável desconhecido para boa parte dos brasileiros, o Paraguai é um país de cultura rica e história bastante conectada à do nosso país.

Antes de montar seu roteiro de viagem, não deixe de conferir onde fica o Paraguai no mapa para planejar as cidades que você deseja visitar e as melhores formas de deslocamento entre os destinos escolhidos!

Quantas cidades existem no Paraguai?

Embora o vizinho do Brasil não esteja entre os maiores países da América do Sul, estamos falando de um país maior que os territórios de Bélgica, Dinamarca, Croácia, Irlanda, Suíça, Portugal e República Tcheca juntos!

O território é dividido em 18 departamentos (ou estados), por onde estão distribuídas 294 cidades.

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Conheça as cidades do Paraguai com segurança!

    Ao planejar sua viagem para conhecer as cidades do Paraguai, você não pode se esquecer da sua própria segurança. Por isso, nem pense em sair do Brasil sem um bom seguro viagem!

    Ao contrário do que ocorre na Europa, por exemplo, o seguro viagem não é obrigatório em todos os países da América do Sul, incluindo o Paraguai. 

    Mesmo assim, é extremamente recomendado para qualquer viajante, não importa o destino.

    Afinal, o item garante a segurança do viajante e a proteção do seu bolso em diferentes cenários, incluindo problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muitos outros.

    Funciona assim: se você precisar de atendimento médico, é só ir a um dos hospitais conveniados ao seguro viagem contratado para receber atendimento gratuito.

    Se o hospital conveniado não é o que você esperava, você pode receber atendimento no hospital da sua preferência, pagar a conta e depois solicitar o reembolso pelos gastos à seguradora!

    Você pode contratar um seguro viagem em nosso buscador, Seguros Promo, que disponibiliza ferramentas comparadoras gratuitas para turbinar sua cotação de preços e coberturas!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais são as cidades do Paraguai?

    O mapa paraguaio é recheado de destinos encantadores, como a capital Assunção, a quase-brasileira Ciudad del Este, a colorida Encarnación e a histórica Luque, endereço da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

    Quer montar um roteiro pelo país? Então nós te ajudamos! Confira quais as cidades do Paraguai mais procuradas para turismo!

    Assunção 

    Cidades do Paraguai Assunção
    Fonte: Unsplash

    Apesar de ser a capital e maior cidade do Paraguai, Assunção mantém preservada uma atmosfera rústica, que transmite a ideia de cidade interiorana e pacata.

    A cidade fica às margens do caudaloso rio Paraguai, praticamente na fronteira com a Argentina, e oferece muitas opções de lazer e turismo a seus visitantes.

    Você pode, por exemplo, explorar as atrações do centro histórico para conhecer mais sobre a rica arquitetura colonial, a cultura e a história do país.

    Nesse sentido, não deixe de visitar o Panteón de los Héroes, onde estão guardados os restos mortais de um dos maiores heróis nacionais, como o militar Francisco Solano López, e a Casa da Independência, onde o país se libertou do controle espanhol.

    No Museo del Barro, por sua vez, você poderá conhecer mais sobre os povos indígenas e pré-colombianos que ocupavam o território que hoje compõem o país.

    Sua intenção é curtir intensamente a noite paraguaia? Você não vai se arrepender de conhecer o Paseo Carmelitas, principal endereço da vida noturna de Assunção!

    Luque

    Uma das maiores cidades do Paraguai, Luque conquistou o simpático apelido de Cidade da Música, por seu efervescente cenário cultural, repleto de atrações para todos os gostos.

    A cidade tem pouco menos de 300 mil habitantes e fica perto da capital paraguaia, Assunção, quase na fronteira com a Argentina. 

    Por isso, é também uma boa opção de hospedagem para quem deseja conhecer Assunção, mas não quer ficar na agitada capital do país.

    A principal atração de Luque é o Parque Ñu Guazú, uma extensa reserva natural bastante arborizada e repleta de espaços adequados para a prática de esportes e atividades ao ar livre.

    Você também vai gostar de conhecer o Mausoléu do General Elizardo Aquino, que homenageia um dos mais importantes ex-presidentes do país, e a fotogênica Igreja de Virgem do Rosário, fundada no século XVIII.

    Se você é apaixonado por futebol, vale a pena incluir o riquíssimo Museu do Futebol Sul-Americano em seu roteiro de viagem.

    Quer aproveitar sua viagem para ir às compras? Você vai encontrar muitas joalherias com preços acessíveis espalhadas por toda a cidade!

    San Lorenzo

    San Lorenzo
    Fonte: Robslpy / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Localizada a apenas 13 km da capital paraguaia, a cidade de San Lorenzo é um importante polo universitário do país, onde fica o campus principal da Universidade Nacional de Assunção.

    Pouco mais de 250 mil pessoas vivem na cidade, considerada um bom destino de compras no Paraguai.

    Sua atração turística mais famosa é a belíssima Catedral de San Lorenzo, em estilo neogótico e com o exterior completamente pintado de azul, que levou mais de meio século para ser concluída e só foi inaugurada em 1968.

    Ciudad del Este 

    Para muitos brasileiros, Ciudad del Este é praticamente sinônimo de boas compras, e não é difícil entender por quê.

    Estamos falando de uma das cidades do Paraguai que fazem fronteira com o Brasil, vizinha a Foz do Iguaçu e uma das principais zonas de livre comércio do planeta, onde o turismo é impulsionado pelas lojas famosas pelos preços baixos.

    Milhares de turistas visitam Ciudad del Este todos os anos em busca dos preços módicos para roupas, cosméticos, perfumaria, bebidas e até aparelhos eletrônicos.

    O principal polo de vendas da cidade fica na Avenida Monseñor Rodrigues, onde você não terá problemas para encontrar shoppings e lojas com preços bastante acessíveis.

    Se você faz questão de adquirir produtos de qualidade superior, vale a pena gastar um pouco mais para ir às compras nos shoppings Paris e Del Este, no centro da cidade.

    Depois de encher as sacolas, aproveite sua visita para conhecer algumas das belezas de Ciudad del Este, como a monumental Usina de Itaipu, maior usina hidrelétrica do planeta, e o Museu da Terra Guarani, que conta tudo sobre essa etnia indígena.

    Não deixe de visitar o Marco das Três Fronteiras, localizado no ponto exato em que Brasil, Paraguai e Argentina se “encontram”, e algumas das construções religiosas locais, como Catedral San Blas e a Mesquita Al-Khulafa Al-Rashidin.

    Se sobrar algum tempinho, estenda seu roteiro até a vizinha Presidente Franco, a 18 km de Ciudad del Este, onde ficam os Saltos del Monday, abertos para visitação diariamente, das 7h30 às 17h.

    O complexo do Parque Municipal Saltos del Río Monday inclui três cachoeiras caudalosas, a maior delas com 40 metros de queda e 120 metros de largura.

    Trinidad 

    Se você está visitando o Paraguai interessado na rica história do país sul-americano, a cidade de Trinidad não pode ficar de fora do seu roteiro.

    Localizada a cerca de 370 km de Assunção, a cidade é uma das mais antigas do país, onde a herança colonial segue muito preservada até os dias de hoje.

    As ruínas de La Santísima de Trinidad, por exemplo, remetem ao século XVII, quando jesuítas se instalaram na região e fundaram vilas ao longo do rio da Prata.

    Boa parte desses vilarejos acabou abandonado após a expulsão dos jesuítas, em 1750, e hoje formam impressionantes sítios arqueológicos, onde os visitantes podem compreender como funcionavam os núcleos urbanos paraguaios no passado.

    O acesso a essas ruínas é feito pelo Centro de Visitantes, que vende ingressos para três roteiros: Trinidad, Jesús de Tavarangue e Cosme y Damián.

    Durante seu passeio, não deixe de conhecer a Plaza Mayor, formada por construções em estilo colonial espanhol e habitações indígenas, a Torre da Igreja, o Templo Maior e a Igreja Primitiva.

    Villarrica 

    Villarrica
    Fonte: Newdecmoi / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Mais um destino indicado para quem quer aprender mais sobre a história do Paraguai e da América do Sul, Villarrica é uma cidade com grande importância cultural no país.

    O centro histórico está preservado e abriga as principais atrações turísticas da cidade, como casarões em estilo colonial e museus com rico acervo.

    O Centro Cultural da Estação Villarrica, fica instalado na antiga estação ferroviária da cidade e leva o viajante a uma viagem no tempo por meio de objetos antigos, documentos, fotografias, itens indígenas e muitas outras peças.

    Quem gosta de atividades ao ar livre vai se encantar com o arborizado Parque Manuel Ortiz Guerrero, endereço do lago Ykuá Pytã e da romântica Fonte dos Namorados.

    Você não vai se arrepender de incluir em seu roteiro o Museu Municipal Maestro Fermín López e a Igreja de Ybaroty, que mistura traços das arquiteturas medieval, gótica e romântica.

    Prefere conhecer pinturas rupestres pré-históricas, feitas há mais de 5.000 anos? Você vai gostar do complexo arqueológico Itá Letra.

    Encarnación 

    Um dos principais destinos de turismo no Paraguai é a simpática cidade de Encarnación, considerada por muitos o “Rio de Janeiro paraguaio”.

    Essa comparação se deve às belas praias de areia branca e água doce às margens do rio Paraná, na divisa com a Argentina.

    É ali que ficam alguns dos principais patrimônios do país, como as ruínas de Tavarangue e da Santíssima Trindade, datadas do século XVII e tombadas como Patrimônio Mundial pela Unesco.

    A cidade também é famosa por seu animado Carnaval, o maior do país, que enche as ruas de com alegorias, pessoas fantasiadas e muita música!

    Capiatá

    Uma das maiores cidades do país, Capiatá é um importante polo paraguaio, onde o visitante é convidado a mergulhar na rica cultura local.

    A maior atração local é o Museu Mitológico Ramón Elías, cujo rico acervo inclui uma extensa coleção de artefatos arqueológicos e peças relacionadas ao folclore do país.

    Se você prefere passeios ao ar livre, inclua o lago Ypacaraí, um dos maiores corpos d’água do Paraguai, em seu roteiro de viagem!

    Lambaré

    Lambaré
    Fonte: Marco Wiedmann / Flickr / CC BY-ND 2.0

    Uma das cidades do Paraguai vizinhas a Assunção, Lambaré é o destino perfeito para quem gosta de jogos ou sempre sonhou em conhecer um cassino.

    A “Las Vegas paraguaia” abriga diversos cassinos com excelente infraestrutura e boa oferta de atrações culturais, como shows musicais e apresentações artísticas, além de bons restaurantes e hotéis.

    Depois de tentar a sorte no jogo, que tal estender seu passeio até o Cerro de Lambaré, ponto mais alto da cidade, a 139 metros de altura, de onde é possível contemplar o rio Paraguai e a maior parte de Lambaré?

    Fernando de la Mora

    Localizada na região metropolitana de Assunção, Fernando de la Mora é mais um dos excelentes destinos de compras no país, mas não se limita a isso: você também encontrará várias atrações culturais e históricas por lá!

    O Shopping Multiplaza é um daqueles lugares que você deve explorar com tempo e paciência, pois abriga centenas de lojas com preços bastante competitivos.

    Depois, conheça a Igreja Católica da Medalha Milagrosa, a mais antiga da cidade, fundada no ano de criação de Fernando de la Mora, em 1942.

    Por fim, não deixe de visitar o bairro 6 de Enero, principal reduto de imigrantes e descendentes africanos de todo o país!

    Ñemby

    A maior atração da pacata Ñemby, na região metropolitana de Assunção, é a natureza. A cidade, banhada pelo rio Paraguai, é o destino perfeito para quem gosta de trilhas!

    A maior estrela local é o Cerro Ñemby, com quase 170 metros de altura, cortado por várias trilhas que oferecem ao visitante paisagens incríveis.

    Você também poderá se divertir na praia de água doce de Areguá, localizada às margens do lago de Ypacarai.

    Qual é a cidade mais populosa do Paraguai?

    Qual é a cidade mais populosa do Paraguai?
    Fonte: Pixabay

    A maior cidade do Paraguai é sua capital, Assunção, que também é sede do governo e principal polo econômico do país.

    Ali vivem mais de meio milhão de pessoas, chegando a 2,5 milhões de habitantes na região metropolitana, conhecida como Grande Assunção.

    A segunda maior cidade do país, por sua vez, é Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, onde vivem mais de 300 mil pessoas.

    Quais cidades do Paraguai fazem fronteira com o Brasil?

    O Brasil divide nada menos que 1.290 km de fronteira com o Paraguai, nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

    Nesse sentido, destacam-se três cidades fronteiriças brasileiras: Foz do Iguaçu (PR), Corumbá e Ponta Porã (MS).

    Tanto Corumbá quanto Foz do Iguaçu são cidades de tríplice fronteira: Corumbá fica entre Paraguai e Bolívia, enquanto Foz do Iguaçu fica onde o Brasil se encontra com Argentina e Paraguai.

    Entre as principais cidades do Paraguai que fazem divisa com o Brasil, por sua vez, estão Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero, vizinha a Ponta Porã.

    Cotação de seguro viagem para o Paraguai!

    Já sabe quais cidades do Paraguai vai incluir em seu roteiro de viagem? Então só falta contratar seu seguro viagem para curtir sua experiência paraguaia com segurança!

    Visite agora mesmo nosso site buscador, Seguros Promo, para comparar preços e coberturas das melhores seguradoras do mercado.

    Dessa forma, se você enfrentar problema de saúde, acidente, extravio de bagagem, cancelamento de voo, retorno antecipado ou outras situações imprevistas, é só acionar a seguradora para receber a assistência que você merece!

    Conhecer a América do Sul com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa