CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Comida da Coreia do Sul: Os pratos mais típicos do país!

Qual a comida da Coreia do Sul mais famosa? E os melhores pratos? Confira todos aqui para conhecer mais sobre a gastronomia do país!

Cada comida da Coreia do Sul conta um pouco da história desse país asiático que transita com imensa fluidez entre o tradicional e o moderno.

Menos conhecida que outras gastronomias orientais, como a japonesa, a chinesa e até a tailandesa, a culinária sul-coreana vem, aos poucos, se popularizando fora do continente e ganhando adeptos apaixonados.

Picantes, exóticos, fermentados, os pratos mais tradicionais da Coreia do Sul vão te ensinar muito sobre o país, seja pelas ruas da futurista Seul ou após uma noitada nas baladas de Gangnam. Veja só!

Comida da Coreia do Sul: o que os coreanos comem?

A comida típica da Coreia do Sul tem várias “caras”: os sabores variam entre o suave e o acentuado, do arroz à pimenta, incluindo combinações agridoces que oferecem uma explosão de sabor a cada mordida.

E não pense que você precisa procurar restaurantes tradicionais para desfrutar de uma refeição saborosa e nutritiva! Até mesmo barracas de rua modestas podem te apresentar pratos deliciosos, dignos de restaurantes premiados!

Esta, afinal, é uma das principais características da gastronomia sul-coreana: sua versatilidade.

Os ingredientes são basicamente os mesmos há milênios: muito arroz, frutos do mar, vegetais e pimentas de todas as cores. O que muda são as combinações e releituras dessas delícias.

O kimchi está entre os pratos mais conhecidos, mas é impossível mergulhar na gastronomia local sem explorar os sabores fortes do hongeo, a suavidade do kalguksu ou o popular gulbi.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a cozinha sul-coreana: os ingredientes mais usados, os pratos mais famosos, delícias exóticas e muito mais. Vamos lá!

O que os coreanos mais comem?

O que os coreanos mais comem?
Fonte: Pixabay

Descobrir o que os coreanos comem no dia a dia é mais fácil do que muita gente pensa: os pratos mais famosos do país pouco ou nada mudaram ao longo dos séculos.

O arroz, por exemplo, é cultivado na região há quase 4.000 anos, enquanto a pimenta chegou ao país no século XVI e nunca mais deixou o cardápio sul-coreano.

Até hoje a gastronomia local tem o arroz e a pimenta como carros-chefes, mas não para por aí: derivados de soja, como o tofu, peixes e frutos do mar estão na base da alimentação no país.

O tradicional lámen, vegetais e condimentos como gergelim, gengibre e sal também são utilizados em grande escala nas cozinhas sul-coreanas. 

Qual a comida típica da Coreia do Sul?

Entre todas as comidas típicas da Coreia do Sul, nenhuma se destaca tanto quanto o popular kimchi, uma espécie de conserva de acelga condimentada que pode ser consumida em qualquer hora do dia.

Tão popular quanto a combinação arroz e feijão no Brasil, o prato tem mais de 100 variações e costuma ser servido tanto sozinho quanto como acompanhamento de outras delícias.

Em outras palavras: qualquer coreano costuma ter bastante kimchi preparado e estocado em sua geladeira!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Viagem gastronômica Coreia do Sul: faça seguro viagem!

    Está planejando uma viagem para experimentar as melhores comidas tradicionais da Coreia do Sul? Não se esqueça de contratar um bom seguro viagem! Afinal, imprevistos nunca escolhem onde ou quando acontecer.

    Bastante condimentada e geralmente preparada com ingredientes exóticos para o paladar brasileiro, como peixes crus ou fermentados, a comida da Coreia do Sul pode surpreender os estômagos mais sensíveis.

    Já imaginou sentir um mal-estar depois de experimentar uma delícia tipicamente sul-coreana e precisar de atendimento médico?

    Além de garantir que você terá a assistência que você precisa em caso de indigestão, o seguro viagem também pode te proteger em situações mais graves, como acidentes, retorno antecipado, cancelamento de voo e muito mais.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você garante seu seguro viagem com atendimento 24 horas e 100% em português pelo menor preço do mercado em poucos cliques.

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Faça uma cotação para comparar planos e ofertas das melhores seguradoras: você vai descobrir que viajar protegido pode sair bem mais barato do que você imagina!

    Comida da Coreia do Sul: pratos mais famosos!

    Centrada em tradições milenares, a culinária sul-coreana tem se tornado uma das gastronomias asiáticas mais apreciadas pelo mundo, destacando-se pelos sabores fortes e pelo tempero generoso.

    Para te ajudar a montar um roteiro gastronômico em busca da melhor comida da Coreia do Sul, fizemos uma seleção com os pratos mais típicos do país, confira!

    Kimchi

    Kimchi
    Fonte: Jcomp / Freepik

    Seja como acompanhamento ou prato principal, o kimchi é a comida da Coreia do Sul mais consumida: uma verdadeira unanimidade em um país com quase 52 milhões de habitantes.

    O prato é tão popular que também é amplamente consumido na vizinha Coreia do Norte!

    A iguaria é uma conserva de acelga que leva pasta de pimenta, temperos como alho e gengibre, além de outros condimentos, que podem variar de região para região, incluindo molho de peixe e açúcar.

    Para garantir a acidez que torna o kimchi tão apreciado é necessário que a conserve fermente, o que é considerado excelente para a manutenção da saúde digestiva.

    Apesar dos ingredientes com sabores fortes, o prato costuma ser consumido a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde ou no jantar.

    Bibimbap

    A tradução literal do nome bibimbap é “arroz ou comida mesclada”. Na prática, é exatamente isso que você pode esperar dessa popular iguaria sul-coreana: arroz acompanhado por vários outros ingredientes.

    Em geral, o bibimbap é feito à base de legumes misturados a carnes variadas e servidos sobre uma generosa porção de arroz. O prato é finalizado com ovo frito, óleo de gergelim e a tradicional pasta de pimenta.

    Não é incomum que outros tipos de carne, como bife de boi cru, peixes crus, de frango ou porco, sejam utilizados no preparo.

    A iguaria deve ser servida em uma panela de pedra quente, a fim de manter a temperatura estável enquanto você estiver comendo. A forma correta de consumir essa delícia, por sua vez, é misturando todos os ingredientes.

    Bulgogi

    Prato indispensável no famoso churrasco coreano, o bulgogi, ou “bife em chamas”, é ideal para os amantes de carne.

    A iguaria é feita com carne de boi, que deve ser cuidadosamente temperada, fatiada e marinada em diversos temperos, incluindo shoyu, alho e gengibre.

    Em seguida, a carne vai para a grelha ou chapa até ficar extremamente tenra.

    Em algumas regiões do país também é comum que o bulgogi seja feito com outros tipos de carne, como frango ou porco.

    Esta é a forma mais comum de consumo de carne na Coreia do Sul: o bulgogi é versátil e pode ser utilizado em refeições tradicionais, sanduíches, pizzas e outras delícias.

    Tteokbokki

    Tteokbokki
    Fonte: Pxhere / CC0

    Recomendado para quem não tem medo de pratos bem picantes, o tteokbokki é uma das comidas de rua mais populares do país: é possível encontrá-lo a preços bem acessíveis em praticamente todos os cantos.

    O prato consiste em um bolinho de arroz com carne, ovos e condimentos, preparado em formato cilíndrico e embebido em um molho bastante apimentado, apreciado por quem não tem medo de pimenta.

    No entanto, embora hoje em dia seja conhecido como uma iguaria picante, o tteokbokki não surgiu como um prato apimentado. Nos séculos passados, a forma de preparo era mais simples: apenas um rolinho frito à base de bife e molho shoyu.

    Dak Galbi

    O dak galbi é uma comida da Coreia do Sul à base de frango consumida tradicionalmente nos churrascos coreanos, ou seja, churrascos preparados em uma chapa sobre a mesa.

    A receita leva frango desossado e frito, acompanhado por molho picante, batata-doce e vários vegetais. 

    Em geral, o dak galbi é servido como acompanhamento do tteokbokki, mas também pode ser consumido como refeição principal.

    O prato é finalizado com muito arroz, queijo, gergelim e pedaços de alga.

    Samgyeopsal

    Você gosta de carne suína? Então o samgyeopsal pode ser o prato perfeito para sua experiência gastronômica sul-coreana!

    Para preparar essa delícia é necessário grelhar tiras finas de barriga de porco sem pele até que forme-se uma casquinha crocante. 

    O prato é servido com verduras, brotos de feijão, pedaços de alho em conserva e condimentos a gosto, além de um patê de soja e óleo de gergelim.

    Em geral, o samgyeopsal não é apreciado no prato: os ingredientes são colocados sobre uma folha de alface, que é fechada como uma trouxinha. Depois, é só enfiar o pacotinho na boca e saborear essa comida da Coreia do Sul.

    Soju

    Soju
    Fonte: L. W. Yang / Wikimedia Commons

    O soju não é exatamente uma comida da Coreia do Sul, mas não pode ficar de fora da nossa lista. A bebida coreana é a mais consumida no mundo inteiro!

    Muitas vezes confundido com saquê, o soju é preparado à base de arroz fermentado, com sabor levemente adocicado. Não é recomendado, porém, subestimar a bebida de gostinho doce, que chega a 45% de teor alcoólico!

    E como saber se o soju que você está consumindo é mais forte ou mais fraco? É simples: se a bebida tiver sabor de frutas, como uva, ameixa ou outras, é possível que tenha um teor alcoólico mais baixo.

    Em outras palavras: quanto menos sabor tem o soju, mais puro e forte ele tende a ser!

    Você pode encontrar a bebida em praticamente qualquer lugar, seja nos restaurantes, nas casas ou nos supermercados e lojas de conveniência, em garrafas do tipo longneck.

    Jjajangmyun

    O jjajangmyun é um prato de origem chinesa que caiu no gosto dos sul-coreanos como uma iguaria celebrativa e se transformou em paixão nacional.

    Os estudiosos apontam que o manjar, chamado de chunjjang quando servido frio, chegou à Coreia do Sul há mais de um século, levado por imigrantes chineses que se instalaram no país.

    Conhecido como “prato dos solteiros”, por ser o pedido nº 1 nos serviços de entrega das maiores cidades do país, o jjajjangmyun é um macarrão misturado a uma pasta de feijão preto e pedaços de carne suína.

    Kimbap

    Se o Japão tem o sushi, a Coreia do Sul tem o kimbap, um rolinho que leva arroz e outros ingredientes, enrolados por uma alga.

    À primeira vista, os dois pratos asiáticos podem parecer exatamente iguais, mas os ingredientes envolvidos são diferentes.

    Em vez de peixe cru, o kimbap leva carne (ou bulgogi, ou patê de peixe, ou kani), além de espinafre, rabanete, pedaços de omelete e bolinho de peixe.

    Você poderá experimentar essa iguaria em restaurantes especializados ou até mesmo em lanchonetes e lojinhas de conveniência espalhadas pelas maiores cidades.

    Japchae

    Japchae
    Fonte: Unsplash

    Queridinho entre os amantes de massas, o japchae é uma comida da Coreia do Sul que pode ser consumida tanto fria quanto quente, em qualquer refeição do dia.

    O prato é feito com macarrão de batata-doce, vegetais fritos, bife ou bulgogi, molho shoyu, açúcar, óleo de gergelim e vários condimentos.

    Keran Pang

    O keran pang é uma famosa comida de rua sul-coreana bastante nutritiva e saudável, vendida em barraquinhas de rua, restaurantes e lojas de conveniência.

    Trata-se de um pão de milho com ovo e sabor levemente adocicado, consumido em larga escala na hora do lanche!

    Tteok

    Cultivado na Coreia do Sul desde o ano 2.000 a.C, o arroz é a base do tteok, um bolinho feito com diferentes tipos de farinha.

    O prato pode ser encontrado em diferentes versões, cozido ou frito, com variados recheios, incluindo feijão abóbora, castanha, pinhão e outros ingredientes.

    Chikin coreano

    Chikin coreano
    Fonte: Jcomp / Freepik

    O chikin é uma comida da Coreia do Sul bastante popular nas celebrações de happy hour ao redor do país.

    Para o preparo do prato, o frango deve ser temperado com alho, soja e pastas de pimenta antes de ser frito: o acompanhamento ideal para uma cerveja bem gelada após o expediente!

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Encontre seguro viagem ideal para você!

    Quer experimentar a comida da Coreia do Sul sem se preocupar com imprevistos? Então garanta seu seguro viagem antes de embarcar para o país asiático!

    Essencial para qualquer viajante, não importa o destino, o seguro viagem pode oferecer o respaldo que você precisa para desfrutar dos melhores aromas e sabores sul-coreanos com segurança.

    Ou seja, se algum prato cair mal ou você se indispor durante a viagem, poderá recorrer a atendimento médico sem se preocupar com gastos inesperados.

    O seguro viagem também garante seguro bagagem, assistência jurídica, retorno antecipado, auxílio por cancelamento de voo e outras comodidades ao viajante.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode comparar serviços e ofertas das melhores seguradoras do mercado para garantir a proteção que você precisa para a sua viagem!

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Saborear os melhores sabores da Coreia do Sul com conforto e segurança? De Promo você pode!

    aaaa