icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
06 novembro - 9 minutos de leitura.

Coronavírus: informações gerais e seguro viagem 

Chris standing up holding his daughter Elva Destaque

* TEXTO ATUALIZADO NO DIA 03/11/2020, ÀS 17 HORAS.

Informamos que, de acordo com comunicado divulgado pela Assist Card, esta seguradora irá garantir 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19.

As demais coberturas da apólice perderão a validade. Em caso de dúvidas, entre em contato!

Confira aqui os comunicados divulgados por esta e outras seguradoras até o momento!

Coronavírus: o que as seguradoras cobrem nesse caso?

O coronavírus já se tornou uma questão global e, justamente por isso, a busca por informações confiáveis a seu respeito tem crescido bastante. 

Dados precisos sobre o novo vírus continuam sendo descobertos todos os dias, e reunimos aqui as principais notícias para te auxiliar da melhor forma possível sobre a situação atual.

Vale lembrar que grande parte das informações presentes neste artigo estão passíveis de mudanças, já que atualizações sobre a infecção têm surgido diariamente.

Atualização sobre o coronavírus: como podemos te ajudar?

Coronavirus atualização
Fonte: Pixabay

Devido à declaração da OMS e ao posicionamento de alguns países referente aos embarques em seus aeroportos, informamos que o segurado tem a garantia de cancelamento com crédito, adiamento ou remarcação das datas da cobertura do seguro.

Será considerado o mesmo número de dias e produtos, caso seja solicitada a remarcação antes do início da vigência da apólice atual.

Caso o segurado ainda não possua as novas datas da viagem definidas, poderá solicitar o cancelamento com crédito da apólice atual, garantindo a condição acima.

O segurado deverá, posteriormente, entrar em contato conosco informando as novas datas para que a apólice seja reemitida.

A nossa principal orientação é que os nossos clientes procurem solicitar o cancelamento com crédito ou adiamento da viagem.

Assim, as condições da compra serão mantidas e não haverá alterações do preço em razão da cotação do dólar.

Em caso de remarcação pelo comparador Seguros Promo, será considerado o congelamento do dólar de acordo com as regras e opções praticadas pelas seguradoras. 

Atualmente, essa possibilidade se aplica apenas para a Assist Card e a Travel Ace. A variação é aplicada apenas para novas compras.

Para os passageiros já em viagem e para os que permanecem com o objetivo de viajar nos próximos dias, seguem as garantias das seguradoras:

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

ITA

Caso seja confirmado o COVID-19, o viajante que tenha contratado o seguro da ITA receberá os cuidados médicos de acordo com protocolos internacionais e regras de saúde locais.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

APRIL

A seguradora APRIL garante o primeiro atendimento aos segurados que manifestarem os sintomas e necessitarem de avaliação médica.

Em caso de diagnóstico positivo, o segurado deverá seguir com o atendimento da rede local seguindo o protocolo da OMS.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Affinity

Coronavirus Affinity
Fonte: Pixabay

A seguradora Affinity oferece um plano de seguro viagem com especificações para casos de coronavírus: o Affinity 60 COVID-19. Além das coberturas médicas, há uma cobertura de Despesas Médicas e Hospitalares por COVID-19 de USD 10.000.

Travel Ace

Pela Travel Ace, os planos disponíveis para cobertura de infecções por coronavírus são o TA VALUE COVID-19 (exceto EUA) e o TA VALUE COVID-19 USA.

Um diferencial que pode ser encontrado em ambos produtos são as coberturas para indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19, para casos de internação por no mínimo 48h, e translado de corpo devido a morte por COVID-19.

O valor coberto para despesas médicas e hospitalares por COVID-19 é de USD 30.000.

Assist Card

A Assist Card garante aos segurados 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Assist Seguro Viagem

A Assist Seguro Viagem oferece o primeiro atendimento aos segurados que manifestarem os sintomas e necessitarem de avaliação médica.

Se a presença do vírus for confirmada, o segurado deverá seguir com o atendimento da rede local seguindo o protocolo da OMS.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

GTA

Coronavirus gta
Fonte: Pixabay

A GTA é outra seguradora que também possui produtos específicos para casos de COVID-19. 

Entre as opções está o GTA 75 EUROMAX COVID-19, que possui cobertura de USD 10.000 para despesas médicas e hospitalares por COVID-19 e de USD 150 para indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19.

Se estiver viajando a estudos para a Europa, o GTA 42 STUDENT EURO ASSIST COVID-19 também oferece os mesmos valores de coberturas que o plano citado anteriormente, sendo necessária a comprovação do propósito da viagem para o acionamento do seguro.

Já para viagens nacionais, a seguradora possui o GTA BRASIL 18 COVID-19, com coberturas para despesas médicas e hospitalares por COVID-19 de R$ 10.000 e indenização por hospitalização por diagnóstico de COVID-19 de R$ 150.

Intermac

Por último, viajantes que desejam se resguardar contra possíveis casos de coronavírus durante seus trajetos também podem contar com planos da Intermac para a sua proteção.

As possibilidades são o Intermac 60 Prata COVID-19 e o Intermac EUROPROMO 40 (Exceto EUA) COVID-19 — ambos cobrem USD 10.000 para despesas médicas e hospitalares relacionadas à infecções causadas pelo vírus.

O que é o coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus que pode ser encontrada em diversas espécies animais, como camelos e morcegos. São raros os casos em que os coronavírus que infectam animais também passam a atingir pessoas.

Os primeiros casos de doenças que o apontaram como responsável surgiram na década de 1960. Sua nova versão foi descoberta em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. 

Ainda não se sabe como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento desse novo vírus.

Por que o coronavírus tem esse nome?

O nome do vírus se deu pelo seu formato, que lembra uma coroa. A atual nomenclatura, COVID-19, nada mais é do que a abreviação da palavra “coronavírus” e o número “2019”, ano em que a nova mutação foi descoberta.

O novo coronavírus, causador da doença COVID-19, foi identificado como SARS-CoV-2.

Como o coronavírus é transmitido?

Coronavirus como é transmitida
Fonte: Pixabay

As pesquisas sobre as formas de transmissão do COVID-19 ainda estão em andamento.

O que se sabe até o momento é que a sua transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato direto com pessoas ou superfícies contaminadas.

Algumas das possíveis formas de contrair a doença são por meio de:

  • Gotículas de saliva;
  • Tosse, espirro ou catarro;
  • Contato pessoal próximo com pessoas infectadas (toque ou aperto de mão);
  • Contato com superfícies ou objetos contaminados, seguido de contato com os olhos o nariz ou a boca.

O que é período de incubação?

O período de incubação é o intervalo entre a contaminação e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. No caso do COVID-19, o período médio de incubação é de 5 dias, podendo chegar a até 12 dias.

Quais são os principais sintomas da doença?

Os principais sintomas do COVID-19 estão relacionados ao sistema respiratório, e os mais leves podem se assemelhar a um resfriado.

O quadro clínico pode evoluir para infecções do trato respiratório, passando a uma Síndrome Gripal-SG (caracterizada por pelo menos dois sintomas entre sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse ou coriza). 

Em casos mais sérios, a evolução pode chegar a causar doenças como a pneumonia.

Até o momento, os principais sintomas identificados são:

  • Febre; 
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Dificuldades respiratórias e falta de ar;
  • Dor de garganta;
  • Náuseas, vômito e/ou diarréia;
  • Perda de olfato;
  • Alteração no paladar e diminuição no apetite;
  • Cansaço.

Vale notar que, de acordo com a OMS, aproximadamente 80% das pessoas infectadas pelo COVID-19 podem apresentar poucos ou nenhum sintoma.

O coronavírus é grave?

Coronavirus é grave
Fonte: Pixabay

O grupo de risco são os idosos, portadores de doenças crônicas ou problemas de saúde já identificados, pessoas com baixa imunidade, fumantes, gestantes, puérperas e crianças menores de 5 anos

Nesses casos, a atenção e os cuidados devem ser redobrados. Em algumas situações, o quadro pode se agravar para uma complicação respiratória ou renal, sendo mais perigoso para essas faixas etárias ou para os casos de doenças preexistentes.

Segundo dados da OMS, cerca de 20% dos casos do COVID-19 requerem atendimento hospitalar, e para 5%, pode ser preciso o uso de um suporte ventilatório.

O coronavírus é mortal?

Segundo informações do Ministério da Saúde, em novembro de 2020, a letalidade do novo vírus no Brasil estaria em torno de 3%. O valor ainda é impreciso e poderá sofrer variação ao longo do tempo.

O que se observou, até então, é que a taxa de mortalidade tem sido maior em pessoas idosas e entre doentes crônicos.

Existe algum tipo de tratamento para a doença?

Ainda não há tratamentos ou vacinas específicas para as infecções causadas pelo vírus, mas soluções para isso estão sendo investigadas e testadas constantemente. 

Por enquanto, o indicado é que o paciente repouse, beba muita água e alimente-se de forma nutritiva.

É fundamental que, assim que os primeiros sintomas forem identificados, o paciente procure ajuda médica para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Como saber se está com COVID-19?

Coronavirus como saber
Fonte: Pixabay

Caso apresente os principais sintomas do COVID-19, como os relacionados ao trato respiratório, distúrbios gastrointestinais, perda ou diminuição do olfato e paladar e febre, recorra ao atendimento médico para a análise do diagnóstico clínico.

Os diagnósticos clínico-epidemiológico, clínico-imagem e laboratorial podem ser feitos em dependendo do histórico e quadro de cada paciente.

O que fazer em caso de infecção?

O distanciamento social é uma das formas de prevenção essenciais para evitar o contágio e a ocorrência de novos casos. Se a presença do vírus for confirmada, procure não entrar em contato com outras pessoas, especialmente idosos e doentes crônicos.

Na consulta médica, serão prescritos os medicamentos necessários e possíveis exames complementares. Siga as orientações passadas corretamente e comunique seu médico caso haja evolução dos sintomas. 

O uso constante de máscaras também é extremamente importante nesse momento.

De acordo com as indicações do Ministério da Saúde, sempre higienize o banheiro com álcool ou água sanitária após o uso, e mantenha a tampa da privada fechada.

Outro ponto de atenção é não compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos e itens pessoais, como toalhas. Evite também usar as mesmas cadeiras e sofás, atentando-se sempre à higienização.

Quanto ao ambiente, mantenha a atenção na circulação do ar, deixando as janelas abertas e o local usado para isolamento com a porta fechada. Lembre-se de limpar a maçaneta com álcool 70% com frequência.

Como se prevenir contra o coronavírus?

O Ministério da Saúde adverte que alguns dos cuidados para evitar a proliferação da doença são básicos e individuais, por isso:

  • Lave as mãos com frequência, respeitando o processo de higienização;
  • Evite tocar nos olhos, no nariz ou na boca. Principalmente após estar em algum local público ou em contato com superfícies que podem estar contaminadas; 
  • Cubra sempre a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar. Pode utilizar um lenço e descartá-lo logo após o uso;
  • Evite locais com multidões, principalmente se forem fechados;
  • Limpar superfícies que são tocadas frequentemente com álcool 70%, como objetos de uso frequente;
  • Utilizar máscaras em ambientes públicos.

O seguro viagem oferece cobertura para o coronavírus?

Por definição, as seguradoras não cobrem casos relacionados a surtos, epidemias ou pandemias. Estes casos se encontram na lista de “riscos excluídos”, ou seja, não entram na cobertura médica prevista na apólice do seguro.

Atenção! No dia 11/03/2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o coronavírus como uma pandemia. Confira a apólice ou entre em contato se tiver dúvidas.

Entretanto, visando a adequação ao atual cenário, algumas seguradoras passaram a oferecer planos com benefícios adicionais exclusivos para o diagnóstico do COVID-19 em viagem. 

Esses produtos podem ser encontrados em nossa plataforma, Seguros Promo, e possuem “COVID-19” no nome. Ao selecioná-los, você poderá conferir as coberturas contempladas para verificar os valores cobertos.

Cobertura médica

A cobertura médica oferecida pelas seguradoras cobre despesas médicas e hospitalares em caso de acidentes, doenças ou mal súbito.

Despesas farmacêuticas também costumam fazer parte da maioria dos planos oferecidos.

Cancelamento de viagem

Coronavirus cancelamento
Fonte: Pixabay

Se o único motivo do cancelamento for o coronavírus, as seguradoras não garantem nenhum tipo de reembolso.

O reembolso no caso de cancelamento de viagem é possível diante das seguintes situações:

  • Falecimento ou doença grave do segurado ou de familiares próximos;
  • Desastres naturais que ocorram no local de origem ou no destino do segurado;
  • Declaração de autoridade sanitária competente, determinando que o segurado permaneça no país de origem;
  • Recebimento de notificação judicial para que o segurado compareça perante a Justiça.

Remarcação de viagem

Os nossos serviços se aplicarão para os casos de alteração da data da viagem.

Para saber como poderá solicitar o atendimento via WhatsApp ou entender mais detalhes sobre como estamos atuando, acesse este link.

Qual a vantagem do seguro viagem?

Independente do momento atual, os benefícios do seguro viagem são fundamentais para te auxiliar em alguns imprevistos que podem ocorrer durante a sua viagem, como:

  • Seguro de bagagens extraviadas;
  • Assistência jurídica;
  • Assistência odontológica e farmacêutica;
  • Traslado de corpo;
  • Despesas médicas e hospitalares;
  • Cancelamento de viagem;
  • Interrupção de viagem;
  • Seguro de invalidez permanente por acidente;
  • Seguro de morte acidental.

Mantenha-se informado sobre o coronavírus

Com a mudança constante de informações sobre o coronavírus, é importante se manter atualizado sobre o caso.

Não deixe de conferir o site da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o site do Ministério da Saúde.

O setor também disponibiliza um painel interativo, no qual são oferecidos dados do SUS para o acompanhamento do quadro no Brasil.

Cotação de seguro viagem

Seguro Viagem: Seguros Internacionais
AC 150 MUNDO (EXCETO EUA) AC 150 MUNDO (EXCETO EUA) Assistência médica USD 150.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 35/dia*
Intermac 60 Prata Intermac 60 Prata Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 500 (SUPLEMENTAR) R$ 22/dia*
TA 35 EURO MUNDO (exceto EUA) TA 35 EURO MUNDO (exceto EUA) Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 14/dia*

Como já dissemos, independente da situação atual, contratar um seguro viagem é fundamental para garantir o seu bem-estar diante de diversas eventualidades.

Para encontrar o seu seguro viagem ideal, o recomendável é que você compare planos de seguros diferentes, que atendam aos seus objetivos com a viagem, aliado aos melhores preços.

Nessas horas, ter um comparador confiável é essencial para auxiliar nessa busca. Por isso, não deixe de conferir as melhores ofertas aqui, no Seguros Promo!

Caso você tenha qualquer dúvida relacionada aos tipos de coberturas, sobre as apólices ou até mesmo em casos mais específicos como o coronavírus, nossos atendentes estarão à disposição para resolvê-las da melhor forma possível.

Quer viajar com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!


Procurando dicas de viagem? Leia mais no nosso blog:

Veja também


Recomendado para você
Melhor preço garantido
faça uma cotação e confira.
Conecte-se com a gente