CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Culinária japonesa: 11 pratos típicos da gastronomia do Japão

A culinária japonesa é muito rica e separamos os 11 principais pratos típicos da terra do sol nascente para você conhecer.

A culinária japonesa é uma das mais famosas do mundo e coleciona admiradores em todos os cantos do planeta.

Com sabores exóticos, pratos variados a base de peixes e um jeito todo charmoso de comer com hashi, ela é considerada uma das gastronomias mais saudáveis da cozinha internacional.

Quer conhecer um pouco sobre essa cultura japonesa? Selecionamos 11 pratos típicos da gastronomia do Japão, que vão te deixar com água na boca. Vem com a gente!

Culinária japonesa: pratos típicos, quentes e doces

Se você pensa que a culinária do Japão é feita apenas de peixe cru, está enganado. Os clássicos sashimis são sim verdadeiras iguarias da gastronomia, mas os japoneses colecionam outros sabores extraordinários.

Na sua viagem para o Japão, você não pode deixar de experimentar os tradicionais sushi, temaki e niguiri, que são pratos feitos à base de arroz e outros ingredientes, como peixes e frutos do mar. 

As comidas quentes também fazem o maior sucesso por lá, como o Guioza, um bolinho com massa fininha e recheio de legumes ou carne moída. O Missoshiru, uma sopa de peixe à base de soja deliciosa faz parte do dia a dia do povo japonês. 

O Yakisoba é muito conhecido no Brasil e no Japão é uma verdadeira tradição. O tempurá, um empanado de carne e legumes jamais pode passar despercebido no seu roteiro gastronômico. 

Inclua ainda na sua lista de pratos da culinária japonesa, os doces, como Manju, Wagashi e Sanshoku Dango.

Como é a comida no Japão?

Culinária Japonesa como é
Fonte: Pixabay

A comida tradicional japonesa é composta, principalmente, por arroz, peixe, sopas de missô, carne e picles, chamado de tsukemono no país.  

Além dos seus ingredientes principais, os temperos também são os grandes protagonistas das comidas típicas do Japão.

A maioria dos pratos levam shoyu (molho de soja), missô (pasta de soja), wasabi (raiz forte), karashi (mostarda), dashi (caldo de peixe ou carne), além da bebida alcoólica a base de arroz, chamadas de mirin e sake.

Quais são os benefícios da culinária japonesa?

Quem experimenta a culinária do Japão se apaixona por suas iguarias deliciosas, que são frutos de tradições milenares. Mas, além de ser uma comida muito saborosa e preparada com poucas calorias, ela também garante ótimos benefícios para a saúde.

Devido aos seus poderosos nutrientes, os alimentos dessa gastronomia proporcionam diversas reações positivas no nosso organismo, como ação oxidante ao consumir os chás verde, branco e vermelho, originários da planta Camellia Sinensis

Essa espécie possui catequinas, que são capazes de auxiliar na eliminação de toxinas.  A comida dos japoneses também é rica em proteínas, como a soja, por exemplo, que ajuda na redução de compostos anti-nutricionais.

Sem contar que seus alimentos favorecem uma boa digestão ao consumir condimentos como o wasabi e o gengibre.

Além disso, os pratos da culinária japonesa favorecem também o emagrecimento, já que a alga muito usada nas comidas é uma vegetação marinha rica em minerais e vitaminas, que acelera o metabolismo. 

Ao consumir esse tipo de comida, há também uma melhora na saúde cardiovascular, uma vez que os peixes são ricos em ácido-graxo e ômega 3, essencial para manter o coração saudável.

Explore a cultura japonesa com tranquilidade!

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para você que quer saborear as comidas típicas diretamente em solo japonês, não esqueça que a sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. 

Embora não seja item obrigatório para entrar no Japão, a contratação do seguro viagem deve estar no topo da lista.

Já imaginou ter uma intoxicação alimentar ou sofrer um acidente e estar desprotegido do outro lado do mundo, em um lugar com cultura e idioma tão diferentes do nosso?

Por isso, para turistar e saborear a culinária oriental, jamais saia do Brasil sem antes contratar um seguro que oferece coberturas nas mais diversas situações, como problemas de saúde, extravio de bagagem, atraso e cancelamento de voo e muito mais.

Para encontrar o seguro viagem com as coberturas ideais e os preços mais baixos, utilize nosso buscador de preços, Seguros Promo, que te ajuda a comparar os planos e ofertas das melhores seguradoras do mercado.

Quais são as comidas típicas do Japão?

Você realmente sabe quais são as principais comidas da gastronomia japonesa? Se fica perdido nos nomes dos pratos, não precisa se preocupar, pois é normal essa confusão.  

Pensando nisso, selecionamos os alimentos mais consumidos e as principais características dessa culinária da Ásia, que é tão admirada. Confira!

Sushi

Culinária Japonesa Sushi
Fonte: Pixabay

Sem dúvida, o sushi é um dos pratos mais tradicionais da culinária do Oriente. Essa comida tem origem em um antigo método de armazenamento de peixes e arroz cozido por várias semanas.

No início, apenas o peixe era consumido, sendo que o arroz era descartado pelas pessoas. Mas ao longo dos anos, os japoneses passaram a comer o prato de forma completa.

O sushi é basicamente um bolinho de arroz, temperado com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru e, depois, misturado com frutos do mar ou algas.

No Japão, o recheio mais comum é com peixe, mas há outros ingredientes utilizados ao redor do mundo, como legumes, camarão, polvo, entre outros, podendo ser enrolado ou moldado a mão.

Sashimi

O sashimi é um prato que também faz parte dos hábitos alimentares do Japão. Trata-se de fatias finas de frutos do mar ou peixe cru, como salmão, atum, tilápia e peixe branco.

Além dos mais variados peixes, o corte do sashimi também tem diferentes variações, podendo ser retangular, em diagonal, com espessura mais grossa ou fina, dependendo da espécie.

Normalmente, o peixe cru é temperado com shoyu e uma porção de wasabi, raiz forte que, além de dar sabor, também tem função bactericida.

Niguiri

Em um jantar japonês, o niguiri também é um prato que não pode faltar. Ele é basicamente um bolinho de arroz em formato alongado e coberto com fatias de peixe cru ou outras espécies, como camarão e polvo.

Essa comida é normalmente feita à mão sem a ajuda de formas, sendo sempre servida em pares. O nome do prato é uma referência ao modo de preparo, já que o movimento da mão ao fazer o enroladinho tem o nome de niguiri em japonês.

Assim como em outros tipos de sushi, o bolinho também é embebido no shoyu, mas se você quiser seguir a tradição japonesa, saiba que apenas o peixe deve ser molhado no líquido.

Temaki

Culinária Japonesa temaki
Fonte: Pixabay

Uma das comidas que os japoneses trouxeram para o Brasil e que fazem o maior sucesso é o temaki,um dos pratos mais tradicionais da culinária do país.

Esse cone de algas recheado com peixe cru, arroz e outros ingredientes tem origem no século 19 como uma opção de comida rápida para pessoas que moravam em Edo, uma cidade do Japão que, posteriormente, virou a grande metrópole, Tóquio.

O temaki significa enrolado de mão e para apreciá-lo da melhor forma, a alga marinha deve estar crocante e fresquinha.

No Brasil, o temaki ganhou as mais diferentes versões com recheios variados de peixe cru, legumes, cremes e também podendo ser frito.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Pratos japoneses quentes

    Além dos pratos considerados frios, a culinária japonesa é famosa também por suas comidas quentes e cheias de cores e sabores. 

    Para incluir no seu tour gastronômico, selecionamos aqui os principais pratos quentes consumidos pelos japoneses nas suas refeições diárias. Dá uma olhadinha!

    Guioza

    Culinária Japonesa Guioza
    Fonte: Pixabay

    Guioza é, na verdade, um prato típico da culinária chinesa, mas foi incorporada em várias outras culinárias da Ásia, como no Japão. Esse prato é um bolinho com massa fininha e recheio de legumes ou carne moída.

    No preparo, suas extremidades são seladas e, depois, ele pode ser levado ao forno ou frito em gordura quente. O Guioza tem formato oblato, bem parecido com ravióli e também pode ser consumido com shoyu.

    Além de muito saboroso, ele é carregado de história, já que foi levado para o Japão por soldados que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial na Manchúria.

    O prato foi rapidamente disseminado no país, pois, com a escassez dos alimentos pós-guerra, a farinha era um dos produtos mais fáceis de encontrar, assim como carne e legumes.

    Missoshiru

    Na alimentação japonesa, o consumo de sopa é uma tradição milenar, que ainda permanece presente no dia a dia do seu povo. Nesse sentido, o Missoshiru, uma sopa de peixe à base de soja, é muito consumida no país.

    Esse prato é, normalmente, preparado com soja, tofu, hondashi, cebolinha, além de vários legumes, sendo servido quente em diferentes refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, acompanhado sempre com arroz.

    Yakisoba

    Culinária Japonesa Yakisoba
    Fonte: Pixabay

    Yakissoba que significa macarrão de sobá frito é também um dos pratos mais famosos tanto no Japão como em várias partes do mundo. Além do macarrão, o prato é composto também por verduras e legumes, que podem ser cozidos ou fritos.

    Na versão tradicional, legumes como cebola, cenoura e repolho são grelhados na chapa com carne bovina em tiras ou frangos em cubos.

    Durante o preparo, acrescenta-se óleo de gergelim e shoyu. Depois, o macarrão passa pela frigideira para ser levemente frito .

    Tempurá

    O tempurá é um prato típico da culinária japonesa, muito popular também aqui no Brasil. Ele é basicamente um empanado feito de carnes, legumes e frutos do mar, envolvidos em uma camada fina de massa e, depois, frito em óleo quente por cerca de 2 minutos.

    Essa receita foi introduzida na gastronomia do Japão por missionários portugueses na cidade de Nagasaki durante o século XVI. Hoje em dia, há muitas versões desse empanado em várias partes do mundo.

    Doces japoneses

    Não são somente os pratos salgados que devem estar na sua lista das comidas típicas do Japão. Os doces tradicionais do país também são uma delícia e encantam os paladares mais exigentes. Confira os principais!

    Manju

    Culinária Japonesa Manju
    Fonte: Pixabay

    O manju é um dos doces japoneses mais apreciados no país e fora dele. Trata-se de um doce cozido no vapor, feito com massa de farinha de arroz e de trigo, que geralmente é recheado com pasta de feijão branco.

    Há duas versões sobre a origem do prato, mas a mais famosa é que ele teria surgido em 1349 por monges budistas chineses, que trouxeram a iguaria para o Japão. Normalmente, o manju é servido na companhia de chás.

    Wagashi

    Para você que quer saber quais são os alimentos mais consumidos pelas crianças no Japão, saiba que um deles é o Wagashi,um doce artístico que faz o maior sucesso em todo o país. 

    Esse prato foi introduzido no país por influência chinesa no período Yayoi. No país, você encontra esse doce em diversos formatos, como flores, frutas, desenhos, animais, peixes e muito mais, sendo servido também com chá. 

    Sanshoku Dango

    Culinária Japonesa Sanshoku Dango
    Fonte: Pixabay

    O Sanshoku Dango é um bolinho feito de mochiko em formato de círculo e com diversas cores, feito de farinha de arroz. 

    Esse prato é normalmente servido em um espeto com quatros dangos, na companhia de chá verde, um verdadeiro clássico da confeitaria japonesa.

    Com textura semelhante ao mochi, ele possui muitas variedades e também é um dos pratos mais famosos entre as crianças.

    Qual a comida preferida dos japoneses?

    O sushi não é apenas um dos pratos mais famosos fora do Japão, ele é a comida preferida também dos japoneses, que consomem o alimento em diferentes refeições do dia.

    Além do enroladinho de arroz, o kare rice também é um dos pratos mais amados no país, sendo composto de arroz com curry, além de ingredientes como batata, cenoura, cebola e carne de frango ou porco.

    Planos de seguro viagem mais indicados pelos viajantes

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    A culinária japonesa, além de saborosa, é carregada de tradições e costumes milenares, o que faz dela uma verdadeira joia da cozinha internacional.

    Se, além de turistar em terras japonesas, você também quer saborear essas verdadeiras iguarias, lembre-se de viajar protegido por um bom seguro viagem.

    Na hora de encontrar as coberturas ideais e que cabem no seu bolso, compare os planos diretamente na nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, que apresenta as melhores opções de seguros das principais empresas do Brasil.

    Quer passar uma temporada no Japão em segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa