icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
02 junho - 9 minutos de leitura.

Dia dos Mortos, México: origem, datas, costumes e onde celebrar 

Chris standing up holding his daughter Elva América do Norte

O Dia dos Mortos, México, é uma data para celebrar a vida e relembrar aqueles que já se foram com muita festa e boa comida.

A festa acontece desde muito antes da chegada dos espanhóis e tem seus próprios símbolos, tradições e procissões, atraindo visitantes do mundo inteiro.

Neste artigo, você vai ficar sabendo tudo sobre o Dia dos Mortos no México: onde é comemorado, quando ocorre a festa, curiosidades, origem da celebração e muito mais. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Dia dos Mortos, México: tudo sobre a popular festa mexicana

Visitar o México já é uma experiência inesquecível por conta dos seus aromas, sabores, cenários e culturas riquíssimos, que remontam a civilizações antigas, influências europeias e muita cor. 

A viagem ao país dos maias, porém, se torna ainda mais mágica durante o principal feriado nacional.

“El Dia de los Muertos” é uma das principais festas nacionais mexicanas, movimentando o país de norte a sul em honra àqueles que já se foram e colorindo as cidades com cores vivas e uma decoração bem característica.

Afinal, você já deve ter visto em algum lugar as enfeitadas caveiras mexicanas, simultaneamente belas e mórbidas, altares com oferendas e muitas flores.

O que nem todo mundo sabe é que a mais importante celebração do México atrai milhares de turistas todos os anos, oferecendo intensa programação cultural, muita música e comida boa em diversas cidades, como Michoacán e Chiapas.

O que é o Dia dos Mortos?

O que é o Dia dos Mortos?
Fonte: Pexels

Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Dia dos Mortos, México, é uma celebração que mistura o Dia de Finados com o Halloween.

Durante a festa, os mexicanos celebram a vida e a memória das pessoas que já morreram, sem o perfil meramente fúnebre do Dia de Finados, com muita música, comida e decoração especial, como o Halloween dos EUA.

A Secretaria de Turismo do México estima que a festa atraia mais de 7,5 milhões de turistas estrangeiros todos os anos e movimente mais de US$ 210 milhões durante os dois dias de comemorações.

A celebração ocorre tradicionalmente nos dias 1 e 2 de novembro, o dia de Todos os Santos e o dia de Finados no México, respectivamente.

Qual a origem do Dia dos Mortos no México?

A história do Dia dos Mortos começa muito antes da história do México propriamente dita.

Civilizações pré-colombianas, como Maya, Purépecha e Totonaca, estimavam que uma vez por ano as almas dos mortos voltavam à Terra para ver seus entes queridos.

Esses povos não acreditavam nos conceitos de céu ou inferno para o pós-morte. Também não se acreditava que as atitudes ao longo da vida pudessem influenciar o destino de cada alma, e sim como a pessoa morreu.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quando é comemorado o Dia dos Mortos no México?

    Quer saber que dia se comemora o Dia dos Mortos no México para começar a planejar a sua viagem?

    Quem criou o Dia dos Mortos acreditava que as almas das crianças voltavam no dia 1 de novembro, enquanto as almas dos adultos voltariam no dia 2.

    No entanto, já é possível encontrar as decorações características da celebração por todo lado nas últimas semanas de outubro.

    Encontre o melhor seguro viagem para conhecer o México

    Para conhecer o Dia dos Mortos, México, sem se preocupar com imprevistos ou situações desagradáveis, só existe uma alternativa: garantir um bom seguro viagem.

    Embora não seja obrigatório para quem visita o país dos maias, o seguro viagem é extremamente recomendado para todos os viajantes, não importa o destino.

    Afinal, um problema corriqueiro, como extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, pode se transformar em uma grande dor de cabeça quando você está longe de casa, especialmente no exterior.

    A situação fica mais complicada ainda quando falamos de um problema de saúde, que demanda assistência médica, hospitalar ou odontológica.

    O seguro viagem oferece todas essas coberturas e muito mais, como traslado sanitário ou funerário, assistência jurídica em diversos casos, entre outros.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você pode encontrar o seguro viagem mais completo pelo melhor preço do mercado em poucos cliques. 

    Seguro Viagem: América do Norte
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 44/dia*

    É só digitar o destino e a data da viagem, comparar os planos de até quatro seguradoras por vez e preparar as malas para uma estadia inesquecível!

    Por que o México comemora o Dia dos Mortos?

    Muitas pessoas acham que o Dia dos Mortos, México, é uma homenagem à morte, mas isso não é verdade. A festa é uma celebração da vida, já que a morte é interpretada no país como uma parte do ciclo da vida.

    Ou seja, os mexicanos celebram a data para honrar a vida e a memória daqueles que já morreram, especialmente membros da família.

    Como é comemorado o Dia dos Mortos no México?

    Como é comemorado o Dia dos Mortos no México?
    Fonte: Unsplash

    O principal motivo de tanto interesse de turistas na data não é necessariamente o culto à vida, e sim como se celebra o Dia dos Mortos no México.

    A data se converte em uma imensa festa, com muita música, comidas típicas, decorações especiais, altares e oferendas por todas as cidades. Confira!

    Comidas e bebidas típicas

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    A comida é essencial no Dia dos Mortos, México, por um simples motivo: desde o período pré-colombiano, os povos que vivem na região acreditam que os mortos voltam à terra na data para visitar os entes queridos e desfrutar de suas oferendas.

    As oferendas consistem nas comidas e bebidas que os mortos mais gostavam quando estavam vivos, depositadas em altares com velas e fotos das pessoas homenageadas.

    Parecidos com as tradicionais pamonhas brasileiras, os tamales estão entre os principais pratos servidos durante a celebração, com grande protagonismo nos altares montados por todo o país.

    Os mexicanos também preparam um pão especial para a data: o pan de muerto, feito com anis e açúcar para ser consumido durante o café da manhã e o chá da tarde.

    Outras delícias tipicamente mexicanas também enriquecem a festa, como as tradicionais tortillas e biscoitos de açúcar no formato de caveiras mexicanas, as catrinas.

    Além disso, não se esqueça de que o México é a terra da tequila e do pulque, bebidas alcoólicas à base de agave, uma planta cultivada em larga escala no país. Ou seja, esses festejos são também regados a muito álcool.

    Símbolos do Dia dos Mortos no México

    Símbolos do Dia dos Mortos no México
    Fonte: Pexels

    Os comes e bebes não são as únicas marcas da festa: os símbolos da data se espalham por todo o país, inclusive casas, repartições públicas e comércio.

    As mulheres se pintam com a tradicional maquiagem do Dia dos Mortos e usam trajes originais, em cores vivas, para se transformar nas Catrinas, as “mulheres-esqueleto”

    Os altares são ocupados com fotos dos mortos, pratos com sal, jarros de água, muitas velas e os aromáticos incensos. 

    Também são depositados tapetes especiais para o descanso das almas, conhecidos como “el petate”, e cachorrinhos de brinquedo, chamados “el izcuintle”, para alegrar as almas das crianças.

    Onde comemorar o Dia dos Mortos no México?

    O Dia dos Mortos, México, é celebrado em diversas cidades por todo o país, incluindo mega altares distribuídos pela Cidade do México e festejos tradicionais milenares em regiões como Oaxaca e Michoacán. Confira!

    Cidade do México

    Cidade do México
    Fonte: Pxhere / CC0

    A Cidade do México é um dos principais destinos para quem deseja conhecer os festejos do Dia dos Mortos, pois oferece uma grande variedade de atrações temáticas.

    Pontos icônicos da cidade recebem imensos altares temáticos para celebrar os mortos, como a casa em que viveu Frida Kahlo, o Parque Chapultepec, a praça de Coyoacán e o Museu Diego Rivera, entre outros.

    A região do Zócalo se transforma em um grande palco a céu aberto, que recebe shows de artistas mexicanos e internacionais, além de concursos de Catrinas.

    A principal avenida da cidade, o Paseo de la Reforma, sedia um Desfile de Catrinas grandioso, com atores vestidos de celebridades em versão caveira mexicana, esculturas gigantes de crânios e muito mais.

    Puebla

    A festa do Dia dos Mortos, no México, no estado de Puebla, se estende por seis dias: desde 28 de outubro até 2 de novembro. Cada um deles é dedicado a um grupo de falecidos.

    No dia 28 de outubro, por exemplo, é a vez de lembrar os mortos que perderam a vida em acidente aéreo. No dia seguinte, são homenageados aqueles que morreram em eventos violentos.

    As homenagens para quem morreu afogado acontecem no dia 30 de outubro, enquanto o dia 31 é dedicado aos Santos Filhos Mortos.

    Por fim, os dias 1 e 2 de novembro são dias de festejos generalizados para celebrar todos os mortos, incluindo crianças. No dia 1 também é comum que façam-se serenatas em frente aos túmulos e mausoléus.

    As oferendas são recolhidas no dia 3, quando os alimentos e as bebidas são trocados por outros, mais frescos, e as famílias se dirigem aos cemitérios para deixar flores nos túmulos de seus entes queridos.

    Enquanto essas homenagens acontecem, os mexicanos celebram a vida e a morte com altares coloridos espalhados pelas cidades, muita comida típica e boas histórias para lembrar aqueles que já se foram.

    Oaxaca

    Oaxaca
    Fonte: Pxhere / CC0

    O estado de Oaxaca, no sul do país, abriga festejos bem tradicionais e é considerado um dos poucos lugares do México que ainda vivem o Dia dos Mortos com tradições típicas e milenares.

    A região serviu de inspiração para a criação do filme Coco: A Vida é uma Festa, da Pixar, justamente por ainda ser bastante fiel aos festejos originais da data.

    As principais festas acontecem na cidade de Oaxaca de Juárez, atraindo milhares de turistas à região do Zócalo. À noite, a tradição é cantar para os mortos nos cemitérios.

    Todos os túmulos são enfeitados com velas, incensos e flores, enquanto shows acontecem em diferentes pontos dos cemitérios. 

    Algumas famílias aproveitam o momento para consumir comidas e bebidas típicas próximo ao lugar de descanso de seus entes queridos. Muitas dessas famílias convidam os turistas para participar de seus festejos, em uma grande comunhão.

    O viajante ainda pode aproveitar a estadia para conhecer a festa e as belas praias do Pacífico de Oaxaca.

    Querétaro

    Bastante enraizado em suas tradições, o estado de Querétaro “pipoca” com celebrações pelo Dia dos Mortos por todo lado.

    Esculturas, fotos, poemas e desenhos são espalhados pelas cidades para contar as lendas dos fantasmas de Querétaro, bruxas e seres de outros planos.

    As principais praças das cidades se transformam em grandes altares ao ar livre, com shows, apresentações teatrais, manifestações artísticas, muitas flores e velas.

    Michoacán

    Michoacán
    Fonte: Pxhere / CC0

    Ao lado de Oaxaca, Michoacán é um dos lugares mais tradicionais do Dia dos Mortos, México. Localizado no sudoeste do país, o estado oferece uma intensa programação para o evento.

    Michoacán é conhecido por seus cemitérios bonitos, com túmulos extravagantes, bem como pelos grandes altares distribuídos pelas maiores cidades.

    A cidade de Pátzcuaro é um dos destaques locais: todos os cemitérios desse pequeno vilarejo ficam em uma ilha, Janitzio, localizada no meio do Lago Pátzcuaro.

    Tabasco

    Tabasco é um destino formidável para quem deseja acompanhar celebrações tradicionais para a data. 

    Em todos os cemitérios da cidade aglomeram-se grandes grupos familiares para longas conversas com os falecidos, que recebem flores e oferendas de comida e bebida.

    O foco é sempre nos mortos: ninguém sai pelas ruas na noite do dia 1 de novembro, uma data na qual apenas os falecidos têm direito às ruas.

    Altares se espalham por todos os cantos: nas casas, igrejas e esquinas. 

    As tradições indígenas não são esquecidas: os índios começam a celebração nove dias antes, com o preparo de uma bebida feita com milho torrado e partido, o guarapo.

    Chiapas

    Cidade com grande parte da população de origem indígena, Chiapas abriga uma das celebrações mais tradicionais do Dia dos Mortos no México.

    Ali, cada altar é considerado um presente íntimo dos familiares para o ente querido morto, decorado com papéis coloridos e preenchido com as coisas que o falecido mais gostava, como comidas e presentes.

    Não faltam flores, pães, doces e muita bebida para saciar a sede dos vivos e dos mortos, além de serenatas musicais em frente aos túmulos.

    Quais são as principais festas do México?

    O Dia dos Mortos é um dos principais feriados no México, mas não é o único. 

    A população celebra diversas festas populares mexicanas ao longo do ano, como o Año Nuevo, ou Réveillon, e a Festa da Guelaguetza, que reúne grupos folclóricos de todo o país.

    Em 15 de setembro é a vez do Grito da Independência, enquanto em dezembro é a vez de multidões de mexicanos lotarem a Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, para celebrar o Día de Nossa Senhora de Guadalupe.

    Descubra a cultura mexicana com o Seguros Promo!

    Quer curtir o Dia dos Mortos, México? Não se esqueça de garantir o seu seguro viagem completo com quem mais entende do assunto, Seguros Promo!

    Seguro Viagem: América do Norte
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 44/dia*

    Nossa plataforma te ajuda a comparar preços e serviços dos principais planos das melhores seguradoras do mercado

    Em caso de dúvida, você pode contar com o atendimento especializado de uma equipe de profissionais qualificados e experientes.

    Conhecer as celebrações mexicanas mais tradicionais sem abrir mão da tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente