CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Cidade do México: 7 atrações para visitar na capital mexicana!

Capital mais antiga das Américas, a Cidade do México é um tesouro arqueológico e cultural. Explore canais, museus e até pirâmides neste exótico destino!

Quer um bom motivo para visitar a Cidade do México? Lá os turistas encontram tantas atrações que são capazes de preencher facilmente um roteiro de uma semana, e sobrarão coisas a fazer. 

Berço da cultura asteca, a capital mexicana preserva um rico acervo cultural e histórico que pode ser visitado em muitos museus, palácios e igrejas.

Ao mesmo tempo, é totalmente possível encontrar construções modernas, parques e até mesmo canais navegáveis bem no meio de uma das maiores metrópoles do mundo.

Com uma oferta tão grande, nós preparamos este guia com 7 atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro, e que vai te ajudar a programar uma excelente viagem pela capital do México!

Acesse o site da Seguros Promo e tenha os melhores seguro viagem para o México com 15% de desconto!

Cidade do México: a capital mais antiga da América!

Nenhuma capital dos países dos continentes americanos é tão antiga quanto a mexicana. Não há nem mesmo um consenso de quando a cidade foi fundada.

O que se sabe é que ela foi construída pelos astecas próximo ao século XIV, e chamada de Tenochtitlán.

Do choque com os colonizadores espanhóis, o resultado foi a destruição e reconstrução da capital, mas também uma mistura de culturas que convivem lado a lado até os dias de hoje.

Em Zócalo, o centro histórico da Cidade do México, por exemplo, as ruínas astecas de Templo Mayor dividem as atenções com prédios da magnitude da Catedral Metropolitana, a Praça da Constituição e o Palácio do Governo.

Você poderá ainda conhecer museus a perder de vista, que conservam as raízes culturais do povo mexicano. 

Se o seu próximo destino é a Cidade do México, turismo haverá de sobra para consumir a história, as tradições e a agitação deste lugar.

Onde fica a capital do México?

Cidade do México onde fica
Fonte: Pixabay

A capital mexicana está localizada no Centro-Sul do país, na região do Vale do México (por vezes, mencionada como Bacia do México), a 2.235m acima do nível do mar.

Muita gente não faz ideia, mas o destino é também uma das 32 unidades federativas, e até janeiro de 2016 era considerado como Distrito Federal.

Embora as cidades turísticas mais visitadas do continente fiquem nos Estados Unidos, o principal município do México é um dos importantes destinos na América do Norte, capaz de proporcionar uma variedade interessante de atrações para todos os gostos.

Mapa da Cidade do México

Um importante aliado do turista na hora de desbravar cada canto da Cidade do México é o mapa local, mostrando onde estão as principais atrações e regiões

Em uma cidade tão grande como a capital do país, a ferramenta se mostra muito útil quando menos esperamos.

A população da Cidade do México é de 8,9 milhões de habitantes, e ao levarmos em consideração a região metropolitana, o número salta para 22,5 milhões. 

Ou seja, você estará em um verdadeiro aglomerado de gente, ruas e regiões, e todo tipo de precaução, especialmente longe de casa, será válida.

Fuso horário Cidade do México

Não dá para esquecer de chegar em outro país e ajustar o seu relógio para o horário local, não é mesmo? 

Deixar este fator de lado é risco de perder horários de ônibus ou passeio previamente agendados, chegar tarde e pegar fila em alguma atração ou simplesmente ficar sem o café da manhã oferecido pelo hotel.

Então, para não correr tais riscos, anote: a cidade está duas horas atrasada em relação ao horário de Brasília. Logo, volte o relógio em duas horas ao chegar na capital mexicana.

Seguro viagem é obrigatório?

A obrigatoriedade do seguro viagem é uma dúvida que acompanha quase todo turista que vai viajar para algum país no exterior.

Quem embarca com destino ao México não é obrigado a contratar o serviço. Porém, como em toda viagem internacional, nós recomendamos ao máximo investir no seguro.

Turistas estrangeiros não têm acesso ao sistema gratuito de saúde no país. Ou seja, diante de qualquer emergência, você pode ter que arcar com altos valores para receber o atendimento necessário se não tiver o seguro viagem para o México.

Sem falar que o seguro protege o viajante em várias situações, resguardando-o em caso de necessidade de traslado, perda de documentos e cancelamento de voo, por exemplo.

Como comprar seguro viagem?

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para não ter dúvidas na hora de contratar o seu seguro, consulte sempre as coberturas oferecidas e veja se elas correspondem às suas eventuais necessidades.

Uma ótima maneira de fazer isso é utilizando o Seguros Promo. Na nossa plataforma, você compara diferentes planos de mais de uma empresa para escolher o mais adequado.

E o melhor: trabalhamos com os menores preços para proporcionar uma viagem mais tranquila e segura para o seu destino. Faça a sua pesquisa e comprove!

O que fazer na Cidade do México?

Cidade do México o que fazer
Fonte: Pixabay

Está interessado em viajar para a Cidade do México? Turismo por lá é realmente uma ótima escolha, e não vão faltar atrativos e atividades para ocupar os seus dias.

Entre tantos pontos turísticos e lugares para visitar, separamos uma lista com 7 atrações que realmente valem a pena e vão representar bem a passagem pela capital mexicana.

Centro Histórico e Zócalo

Cidade do México zócalo
Fonte: Pixabay

Não há lugar melhor para começar a explorar a cidade do que o Zócalo, como é popularmente conhecido o centro histórico local.

A região é considerada o coração da capital mexicana. Diz a lenda que a cidade começou a ser construída ali, cumprindo uma profecia asteca — a capital seria fundada no local em que seu povo encontrasse uma águia com uma serpente no bico, sobre um cacto.

Além de ser ponto de referência e principal região turística, lá estão alguns dos lugares que devem estar em qualquer roteiro.

Comece a percorrer o centro histórico da Cidade do México pela Plaza de la Constitución, a quarta maior praça do mundo. 

Ao redor dela, as ruínas de Templo Mayor dividem espaço com edifícios coloniais, como a Catedral Metropolitana da Cidade do México, o Museu de Belas Artes e o Palácio Nacional, deixando o Zócalo ainda mais fascinante para os turistas.

Basílica de Santa María de Guadalupe

Nada menos que 20 milhões de visitantes vão à capital do México todos os anos para ver a Basílica de Santa María de Guadalupe — igreja mais importante do país, talvez das Américas.

O santuário está em segundo lugar, depois da Basílica de São Pedro, em Roma, em número de fiéis recebidos.

Várias igrejas e capelas, um batistério, museu, jardins, além de duas basílicas integram o Santuário de Guadalupe. Ou seja, há muito o que ver por ali.

Também é interessante ver a expressão de fé dos mexicanos, que saem de vários lugares do país pelas bênçãos da padroeira da América Latina.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Xochimilco

    Deseja um passeio talvez inusitado pela cidade? Então, prepare-se para navegar pelos canais de Xochimilco, região considerada a “Veneza mexicana”.

    Os canais são uma das heranças astecas que sobreviveram ao colonialismo espanhol.

    Hoje, eles são um dos grandes atrativos da capital, inclusive para os locais. É quase um costume alugar uma “trajinera”, um barco bem colorido e de certa forma espaçoso, e fazer o passeio pelos canais.

    Algumas trajineras fazem o caminho cheias de mariachis, oferecendo músicas aos turistas. Aproveite o som, tome uma michelada e viva essa experiência diferente na cidade.

    Torre Latinoamericana

    Construída em 1956, a Torre Latinoamericana leva um toque contemporâneo ao cenário do centro histórico da Cidade do México.

    O maior destaque desta atração é subir no mirante localizado no 44º andar e observar a imensidão da capital pelo alto, com visão em 360º pelas janelas do edifício. 

    Melhor ainda é a possibilidade de fazer isso em horários diferentes do dia. O ingresso, no valor de 130 pesos mexicanos, dá acesso durante o dia até o anoitecer.

    Outra experiência fantástica neste que já foi o maior prédio da capital mexicana é comer no restaurante que fica no 41º andar — claro, também com uma vista fantástica da cidade.

    Pirâmides de Teotihuacán 

    Cidade do México piramides de teotihuacan
    Fonte: Pixabay

    Teotihuacán é o sítio arqueológico mais visitado do México e possui um valor histórico e cultural inestimável, tanto que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

    Na antiga “Cidade dos Deuses”, as pirâmides são a grande atração e despertam a curiosidade de turistas do mundo todo.

    Suba até o topo da Pirâmide do Sol, considerada a terceira maior do mundo, com 66m de altura e 225m em cada lado, ou da Pirâmide da Lua, de 45 m. Em qualquer uma delas, a vista para o Vale do México será linda.

    Museus da Cidade do México

    Visitar museus está entre os seus passeios preferidos em qualquer lugar do mundo? Então, segura a emoção e se prepare para escolher quais vai visitar na cidade.

    Há quem diga que, com mais de 150 museus em seu território, ela só perde para Londres neste quesito. O que se sabe de fato é que a capital do México está entre as cidades com maior oferta de museus, de todos os tipos.

    Um dos mais famosos é o Museu Frida Kahlo, que funciona na casa onde a artista viveu e expõe móveis e objetos, o quarto de Frida e até quadros inacabados.

    Ainda no lado artístico, no Palácio Nacional, Museu de Belas Artes e Museu Dolores Olmedo, estão expostas obras de Diego Rivera, marido de Frida Kahlo.

    Não deixe de fora outros espaços dedicados à arte contemporânea, com o Museu de Arte Moderna, o Soumaya e o Museu Nacional de Arte.

    Percorra ainda a história e a cultura mexicana no Museu Nacional de Antropologia, Museu Memória e Tolerância e o Museu Nacional de História

    Isso, é claro, sem falar do Museu de Templo Mayor, onde se localizam as ruínas do templo em pleno Zócalo.

    Arenas de luta livre mexicana

    Cidade do México Arenas de Luta Livre
    Fonte: Pixabay

    Outra experiência diferente para quem procura o que fazer na Cidade do México é assistir a um espetáculo nas arenas de luta livre.

    Espetáculo sim, porque o que acontece nas lutas é combinado. Porém, a lucha libre é uma das paixões dos mexicanos e garantia de entretenimento para os turistas.

    As mais populares arenas da cidade são a Arena México e Arena Coliseo, e é possível encontrar ingressos bem baratinhos, por algo próximo de 100 pesos mexicanos.

    Culinária da Cidade do México

    Tudo bem que a comida mexicana já se popularizou em muitos lugares do Brasil, mas, vamos falar a verdade: beber a água direto da fonte é diferente, não é mesmo?

    Com a gastronomia mexicana é a mesma coisa, não dá para perder a chance de experimentá-la no país de origem.

    Claro que você encontrará no cardápio os tacos, as quesadillas e a guacamole já famosas por aqui. Mas há muitas outras variedades e pratos típicos para provar, como as enchiladas (panquecas a base de milho) e as carnitas.

    Só não se esqueça que a pimenta está bastante presente nos pratos típicos, e se algo estiver indicado no cardápio como picante, não ouse duvidar. 

    Moeda

    Para pagar os saborosos pratos mexicanos, mas também aquelas atrações que você não quer perder, é importante conhecer a moeda do México.

    No país, o dinheiro utilizado é o peso mexicano (MXN), que é desvalorizado em relação ao nosso real (1 MXN equivale a R$ 0,25). 

    Porém, é difícil fazer o câmbio entre as moedas, e o mais recomendado é levar dólares para fazer a troca nas casas de câmbio mexicanas.

    Quando ir à Cidade do México?

    Cidade do México quando ir
    Fonte: Pixabay

    Ao planejar a viagem, pode aparecer a dúvida: qual a melhor época para ir à Cidade do México?

    Se for o seu caso, nós ajudamos a responder. A capital mexicana é um destino que dá para ser visitado no ano todo, e se você quiser aproveitar os dias ao máximo, evite ir entre junho e setembro, pois as chuvas são mais presentes.

    A época coincide com o verão — e vale lembrar que o México está no Hemisfério Norte, logo as estações são “inversas” às nossas. Mas se você for viajar durante o período, não há nada a perder, já que muitos atrativos estão em áreas fechadas.

    No restante do ano, dá para aproveitar bem a cidade e sem se preocupar com o clima, uma vez que as temperaturas são amenas.

    Clima 

    A cidade possui clima oceânico, e dificilmente o turista vai passar muito calor ou congelar em temperaturas abaixo de zero graus.

    No verão, a temperatura na Cidade do México costuma ficar próxima dos 30º graus, dificilmente ultrapassando isso. Já no inverno, é raro que elas fiquem abaixo dos 5º graus.

    O que será facilmente notado é que o clima é mais seco, portanto lembre-se de se hidratar bastante.

    Compre o melhor seguro viagem para México

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Visitar a cidade será uma proposta diferente, uma vez que as praias de Cancún e Acapulco são destinos mais procurados no país, mas a capital tem tudo para conquistar um espaço nas suas viagens preferidas.

    Agora que você já sabe o que fazer na Cidade do México, pode começar a planejar a viagem.

    Embora não seja obrigatório, o seguro viagem é totalmente recomendado e pode te salvar de vários apertos. No Seguros Promo, você encontrará planos com as coberturas essenciais para o seu passeio.

    Tenha segurança para conhecer a capital do México pagando menos. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa