CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

El Chaltén: dicas para conhecer a cidade das trilhas!

Gosta de aventura? Então El Chaltén é o destino ideal para você! São diversas trilhas para percorrer cercadas por belezas naturais! Saiba mais!

Já ouviu falar de El Chaltén? Se você é o tipo de turista que gosta de aventura e de observar belas paisagens naturais, vai se encantar pelas trilhas desse lugar selvagem.

Localizada entre rios e montanhas, essa pequena e charmosa cidade é destino de viajantes do mundo inteiro. São em sua maioria montanhistas e trilheiros que chegam para caminhar por entre os vales e glaciares, e escalar os imensos paredões congelados.

Neste texto, vamos falar sobre as trilhas de El Chaltén, suas paisagens fantásticas e tudo o que precisa saber para ter uma viagem inesquecível! 

Acompanhe o texto para pegar também algumas boas dicas de hospedagem, boa leitura!

Seguro viagem com 20% de desconto com o cupom BLOG20, compre agora!

El Chaltén: um dos melhores destinos da Patagônia Argentina!

El Chaltén: um dos melhores destinos da Patagônia Argentina!
Pxhere / CC0

Em El Chaltén, o azul das águas de um lago de gelo é inacreditável!

A área montanhosa dos arredores forma uma paisagem ímpar de cumes congelados, glaciares milenares, e o melhor, dezenas de trilhas e trechos para os praticantes de todos os níveis de trekking.

Contudo, El Chaltén possui picos e montanhas com escalada complicada, mesmo para profissionais: a montanha Cerro Torre é considerada a mais difícil de se escalar no mundo.

Um ponto a se lembrar é que as acomodações de El Chaltén são modestas (você não encontrará hotéis de grandes redes), mas confortáveis.

E como todo bom turista em terras argentinas, você também vai se deliciar com as parrillas servidas na área central da cidade, além de degustar um bom vinho e outras delícias da gastronomia local.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica El Chaltén na Argentina?

    El Chaltén fica na Patagônia argentina, dentro do Parque Nacional Los Glaciares, ao sul da capital Buenos Aires. 

    Está situada a mais ou menos 210 km de El Calafate, cidade mais famosa e mais movimentada turisticamente. Inclusive, é em El Calafate o aeroporto mais próximo, para quem quer visitar El Chaltén de Avião. 

    No entanto, caso você seja do time dos motoristas, a pequena cidade fica a 2.328 km de Buenos Aires e 1.028 km de Ushuaia (Terra do Fogo, conhecida como o “fim do mundo”).

    El Chaltén: mapa

    El Chaltén não é uma cidade grande. Segundo estimativa de 2010, havia 1.627  habitantes na cidade. Portanto, você não terá grandes dificuldades em se deslocar por lá.

    Considerada como um assentamento da área rural, a “energia” local é de muita tranquilidade, dá para caminhar tranquilamente para qualquer lugar: hostel, hotel, restaurante e bares etc

    O mapa turístico de El Chaltén vai te ajudar a encontrar os pontos turísticos e demais localidades importantes, confira.

    Como chegar a El Chaltén?

    Não há voos diretos do Brasil para El Chaltén, mas é muito simples embarcar em Buenos Aires e voar até El Calafate. O acesso é pela Rota Nacional 40, depois pega-se a Rota Provincial 23 que vai até El Chaltén.

    Dá para reservar online o transfer particular a partir do Aeroporto de El Calafate. Se preferir, há vários ônibus que partem de El Calafate também.

    Qual a melhor época para ir a El Chaltén?

    O maior fluxo de turistas em El Chaltén ocorre de outubro a abril por causa das temperaturas mais amenas. No entanto, de dezembro a março os ventos são constantes.

    Na verdade, o clima em toda a patagônia é bem imprevisível. Sol, neve, chuva e vento, tudo isso pode ocorrer no mesmo dia. Por isso, use o protetor solar normalmente, pois mesmo com o frio, o sol forte pode incomodar.

    De junho a setembro ocorre o inverno austral, em que o clima da Patagônia é ainda mais hostil do que em outras épocas do ano. Não é recomendável ir nessa época do ano.

    O que fazer em El Chaltén no verão?

    Independente da época em que fizer seu roteiro em El Chaltén, a principal atividade do lugar é a caminhada. 

    O título de “Capital do Trekking” é merecido, afinal, tanto nas trilhas quanto na cidade, andar é a melhor forma de se locomover: são dezenas de rotas e para diferentes níveis de praticantes. 

    Dentre os trajetos e passeios mais impressionantes, vale destacar o passeio de barco para ver os paredões de gelo de até 40 metros do Glaciar Viedma, e ainda caminhar no gelo por cima do glaciar.

    E ainda, se quiser uma imersão em meio à natureza, que tal cruzar o Campo de Gelo Patagônico Sul em uma caminhada desafiadora de 7 dias?

    Conheça as trilhas de El Chaltén com segurança e tranquilidade!

    Conheça as trilhas de El Chaltén com segurança e tranquilidade!
    Pxhere / CC0

    Para viagens nacionais e internacionais, é extremamente recomendado contratar um seguro viagem antes de viajar. É a parte mais em conta de uma viagem, mais barato do que hospedagem, passagens e alimentação, por exemplo.

    E o melhor de tudo, pesquisando as cotações com o Seguros Promo, você tem a garantia de achar o melhor preço para sua condição, e ainda pode parcelar.

    Com o seguro viagem, você terá amparo prático e financeiro com base na cobertura escolhida na contratação, atendimento 24h em português e muito mais!

    Por isso, antes de embarcar para uma aventura nas trilhas de El Chaltén, Argentina, faça sua cotação com o Seguros Promo.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que fazer em El Chaltén

    Se não gosta de caminhar, talvez El Chaltén não seja o melhor destino turístico para você. É bom avisar que a trilha mais curta é percorrida em uns 40 minutos (ida).

    A seguir, listamos os locais mais interessantes e bonitos para contemplar e interagir com a beleza patagônica.

    Laguna Capri

    Das trilhas em El Chaltén, essa é uma das mais procuradas. Primeiro porque o caminho também leva a outras trilhas (Laguna Los Tres), depois porque a vista da Laguna Capri, um incrível lago azul claro, é absolutamente fantástica.

    São 200m de elevação desde o ponto de partida e cerca de 6 km de extensão. É preciso encarar ao menos duas horas para chegar até o ponto de observação da Laguna Capri. 

    Do local é possível ver também o Fitz Roy, também chamado Cerro Chaltén.

    Os melhores meses para visitação são de outubro a maio. Trata-se de um trilha simples, não precisa ser atleta para percorrê-la, mas os sedentários podem sentir alguma dificuldade.

    Laguna de Los Tres

    Em boa parte do tempo, a trilha que leva a Laguna de Los Tres é a mesma para chegar a Laguna Capri. São 13 km (ida), isso requer uma caminhada de pelo menos 5h.

    É uma das principais atrações para quem procura o que fazer em El Chaltén. Apesar de longa e cansativa, o trajeto não é necessariamente difícil de ser percorrido e a vista é muito gratificante.

    Dica para quem pretende visitar o Fitz Roy e todos os seus 3.359 m: a trilha da Laguna de Los Tres é a que proporciona os melhores mirantes para observar e fotografar.

    Laguna Torre

    Laguna Torre
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O caminho de ida tem uns 12 km e dá para chegar à Laguna Torre com 4 h de caminhada. 

    O lago com blocos de gelo é realmente bonito, mas a vista que se tem do pontiagudo Cerro Torre é magnífica. Essa pedra tem cerca de 3.128 m de altitude!

    Se pretende explorar El Chaltén de verdade, depois que chegar ao lago, existe uma passagem à direita que leva ao Mirador Maestri.

    Trata-se de um mirante que oferece uma vista ainda mais bonita do glaciar, mas vai precisar andar mais uns 30 minutos.

    Mirador de Los Cóndores

    É uma das trilhas mais curtas de El Chaltén, por isso, é também uma das mais procuradas. Leva ao mirante que oferece uma vista privilegiada da cidade e do vale do Rio de Las Vueltas, do Cerro Torres e das montanhas ao redor.

    Mirador Las Águilas

    Localiza-se no Parque Nacional dos Glaciares e a trilha fica nas proximidades do Centro de Visitantes, na entrada da cidade.

    A trilha que leva ao Mirador Los Cóndores é a mesma que leva até o Mirador Las Águilas. No meio do caminho haverá o entroncamento e a placa dando a direção correta.

    Para chegar ao Las Águilas, deve-se pegar a trilha da direita, enquanto para chegar ao Los Cóndores, o caminho é o da esquerda. Dá para percorrer essa trilha em qualquer época do ano e seu grau de dificuldade é “fácil”.

    Chorrilo del Salto

    Vale muito a pena conhecer a cachoeira Chorrillo del Salto porque é bem próxima ao lugar onde fica El Chaltén. Caminhando gasta-se uma hora, e se for de carro, são 10 minutos andando a partir da estrada (Estrada 41). Ou seja, o acesso é bem fácil.

    São 20 metros de queda e pode ser visitada em qualquer época do ano. Inclusive, no inverno a queda d’água chega a congelar.

    Glaciar Viedma

    Glaciar Viedma
    Flickr / CC BY 2.0

    Para visitar o Glaciar Viedma, o turista precisa contratar um pacote turístico. São 3 opções: navegação, trekking no gelo e escalada.

    O transporte sai de El Chaltén. Se optar pelo pacote de navegação no glaciar, a viagem dura apenas duas horas e meia. Caso queira incluir o trekking no gelo, a duração aumenta para cerca de 6 ou 7 horas.

    E se quiser fazer tudo isso e ainda incluir a escalada no gelo, o passeio vai durar pelo menos 13 h.

    Onde ficar em El Chaltén?

    Trata-se de uma pequena cidade, mas há muitas opções de onde ficar em El Chaltén. Há algum tempo os viajantes tinham que se contentar com áreas de camping e chuveiros gelados, mas atualmente há hotéis, pousadas e hostels.

    No entanto, não espere nada com muito luxo ou sofisticação. As acomodações ainda são modestas, principalmente se comparar a El Calafate, a vizinha mais famosa de El Chaltén.

    O Kau Si Aike oferece quartos e bangalôs e tem uma vista privilegiada do Fitz Roy. O Lo de Guille tem excelentes acomodações para casais e a Pousada Lago Viedma B&B tem boas referências sobre o café da manhã servido.

    O mais importante na hora de reservar, é saber onde procurar pela acomodação adequada às suas exigências. O buscador de hospedagem El Quarto, por exemplo, faz a pesquisa em milhares de hotéis simultaneamente.

    São diversas opções com preços exclusivos e opções de filtragem. Basta inserir as datas de check-in e check-out, a cidade destino e o tipo de quarto que gostaria de reservar. 

    Depois, é só comparar e escolher a que melhor se encaixa no seu estilo de viagem.

    É muito fácil pesquisar com o El Quarto, o site é bem intuitivo e fácil de navegar. Você faz tudo rapidamente e, detalhe, pesquisar com antecedência é a fórmula para encontrar os preços mais baixos, anota a dica!

    Quantos dias ficar em El Chaltén?

    Essa pergunta é fundamental para montar seu roteiro turístico de El Chaltén. Afinal, tendo isso definido fica mais fácil reservar as acomodações, por exemplo.

    No entanto, o que vai definir os dias de sua estadia são justamente os passeios que pretende fazer. Alguns passeios levam um dia inteiro ou até mais, por isso, pense em tudo que gostaria de ver e eleja os pontos que considera imperdíveis.

    Se quiser otimizar ainda mais o seu tempo, aqui vai outra dica: caso já tenha feito o passeio pelo Glaciar Perito Moreno em El Calafate, saiba que a excursão para ver o Glaciar Viedma é bem parecida.

    Então, se for o caso, talvez seja melhor focar em outros pontos turísticos de El Chaltén.

    Faça seu seguro viagem para a Argentina aqui!

    Gostou de saber mais sobre os melhores hotéis de El Chaltén, suas incontáveis e intermináveis trilhas, e belezas naturais sem igual? Agora é só marcar suas próximas férias e aproveitar!

    Para isso, conte sempre com o Seguros Promo. É pesquisando com a nossa plataforma que você encontrará a melhor apólice para você.

    Tudo o que precisa fazer é fornecer alguns dados sobre a viagem como, destino, datas de viagem, cidade de embarque e desembarque no Brasil. 

    E nada de viajar sem cobertura, é barato fazer um seguro viagem e ainda dá para parcelar.

    Portanto, já deu para perceber que El Chaltén sempre atrai os montanhistas e adeptos das caminhadas e esportes de aventura. Resta saber quando você vai encarar logo esse desafio!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa