CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ilha de Páscoa: história, mistérios e atrações fascinantes

Um destino isolado, mas cheio de belezas naturais e muitas histórias, essa é a Ilha de Páscoa. Vem conhecer melhor esse destino da América do Sul.

Lugar tão místico quanto belo, a Ilha de Páscoa é um dos destinos mais isolados do planeta e gera enorme curiosidade em torno do seu desenvolvimento.

Teorias buscam explicar como se formaram os moais, as grandes e famosas estátuas de pedra que são a grande atração da ilha, e o declínio da civilização rapa nui.

Além do mistério, belos cenários, com praias, vulcões e sítios arqueológicos fazem parte do charme do arquipélago. Ficou fascinado? Então venha saber tudo sobre a Ilha de Páscoa: curiosidades, o que fazer e dicas para conhecer um dos lugares mais intrigantes do mundo.  

Faça a cotação de seu seguro viagem para o Chile no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Ilha de Páscoa: onde fica, como chegar e o que fazer

De uma riqueza cultural e histórica tão grande, a Ilha de Páscoa atrai muitos curiosos, mesmo estando isolada do mundo no meio do Oceano Pacífico.

Os enormes monumentos de pedra em formato de rostos, os vulcões inativos, as praias e os sítios arqueológicos preservados renderam ao lugar o tombamento como Patrimônio Mundial da Unesco.

E cada lugarzinho desse está ali, para ser explorado pelos visitantes. Mesmo distante, a viagem para Ilha de Páscoa atrai turistas de todo lugar do mundo.

Percorrer as trilhas até as atrações mais incríveis, mergulhar e descobrir o que fica oculto sob as águas do mar são algumas das atrações que Rapa Nui (na ilha nativa) oferece.

Escolha de onde decolar, do Chile ou do Peru, não importa: a ilha estará cheia de mistério e fascínio para encantar os seus visitantes.

Qual a história da Ilha de Páscoa?

Ilha de Pascoa qual a história
Fonte: Pixabay

É necessário voltar milhões de anos atrás para contar a história de Rapa Nui. 

A ilha foi formada pela atividade de três vulcões, hoje inativos, que ocupam cada ponta do arquipélago.

Foi por volta do ano 1 mil que o lugar foi povoado por polinésios que navegaram do oeste do Pacífico e estabeleceram ali uma civilização que perdurou por séculos, chegando a ter mais de 15 mil habitantes.

Os rapanui desenvolveram uma escrita que até hoje ninguém conseguiu decifrar, tiveram êxito no cultivo de alimentos e na arquitetura, vista na construção das estátuas da Ilha de Páscoa. 

Porém, quando o navegador holandês Jacob Roggeven, quem descobriu a Ilha de Páscoa, chegou lá em 1722, já não havia muito que contasse sobre a existência dessa civilização.

A partir de 1888, a ilha passou a ser considerada território chileno, pertencendo atualmente à região de Valparaíso.

Bom, e se você chegou até aqui se perguntando porque a Ilha de Páscoa tem esse nome, sim, é por conta da data religiosa: ela foi descoberta por Roggeven justamente no domingo de Páscoa.

Mistérios da Ilha de Páscoa

Desde a descoberta pelos europeus, são muitos os mistérios da Ilha de Páscoa que intrigam as pessoas no mundo todo.

A começar pelo formato triangular que levanta questionamentos naqueles que acreditam em misticismo. Mas são os moais da Ilha de Páscoa que intrigam cientistas e estudiosos.

Para muitos, a formação das estátuas é algo inexplicável. Afinal, como a civilização rapanui conseguiu esculpir e mover as obras com mais de 10 metros e 80 toneladas?

Os mais céticos acreditavam até mesmo na interferência de vida extraterrestre, mas para os estudiosos a explicação mais plausível é que troncos de madeira tenham sido utilizados para colocar os formatos esculpidos das rochas vulcânicas.

O desaparecimento da civilização rapanui também intriga a muitos e é um dos mistérios do local.

Acredita-se que o desgaste do solo pelo cultivo desenfreado de alimentos e o isolamento tenham gerado guerras entre diferentes clãs, que culminaram no fim da população da ilha. 

Onde fica localizada a Ilha de Páscoa?

Ilha de Pascoa onde fica
Fonte: Pixabay

É na região da Polinésia oriental, no sul do Oceano Pacífico, onde fica a Ilha de Páscoa.

Mesmo estando distante cerca de 3.700 km do litoral do Chile, a ilha de Páscoa é um território chileno, considerada província do país e pertencendo à região de Valparaíso.

Como chegar na Ilha de Páscoa?

Se você está em busca de saber como ir à Ilha de Páscoa, a maneira de viajar para o fascinante destino é de avião.

Capital do Chile, Santiago oferece o caminho mais curto. Voos saindo do Brasil com escala por lá é a melhor alternativa para os turistas. Para comprar passagens aéreas para Ilha de Páscoa, a empresa Lan é a que faz a rota até Hanga Roa, única cidade do arquipélago.

Para aqueles que estiverem viajando pelo Peru, também é possível pegar um avião com destino à Rapa Nui, saindo da capital Lima.

Mapa da Ilha de Páscoa

Preparamos um mapa para te ajudar a entender a localização da Ilha de Páscoa no mapa mundi.

Com ele, também é possível ver onde ficam algumas das atrações, como os vulcões Rano Kau e Rano Raraku, a famosa praia de Akena e a cidade de Hanga Roa.

Como contratar um seguro viagem para a ilha?

Lembrete: o Chile passou a exigir dos turistas um seguro-viagem com cobertura médica mínima de 30 mil dólares. Faça sua cotação no segurospromo.com.br!

Você já parou para pensar na importância do seguro em viagens para fora?

Com ele, o turista tem apoio em emergências médicas, caso a comida não tenha caído bem ou tenha torcido o pé de forma mais grave. Se o voo atrasar, a pessoa também estará amparada, como na perda da bagagem ou de documentos.

Se você tiver algum tipo de problema com a culinária ou durante alguma trilha na Ilha de Páscoa, o seguro viagem internacional será o seu melhor companheiro.

No Seguros Promo, você encontra o plano com as coberturas essenciais para a sua viagem pelos menores preços. Economia mesmo, só com o seguro para viajar com tranquilidade.

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Melhor época para ir à Ilha de Páscoa

Saber qual o melhor momento para viajar é imprescindível para planejar a viagem perfeita e aproveitar ao máximo o seu destino.

Por isso, dá uma olhada em tudo sobre o clima: Ilha de Páscoa é um lugar com temperaturas amenas durante o ano, variando entre 17º e 28º graus.

Ou seja, pode comemorar porque Rapa Nui está entre os destinos turísticos que podem ser conhecidos durante o ano todo. Se quiser ter uma certeza de que nada vai dar errado, evite o mês de maio, que é quando acontece a maior incidência de chuvas.

O que fazer na Ilha de Páscoa?

Ver de perto a imponência das estátuas da Ilha de Páscoa é o que faz muitos turistas escolherem o lugar como destino de férias.

Mas não dá para desconsiderar outros sítios arqueológicos, como os vulcões inativos e a Aldeia de Orongo. Entre um passeio e outro, relaxe na praia e curta o visual com o oceano à sua frente, quem sabe sirva de inspiração para um mergulho nas águas do Pacífico.

Resumindo, Rapa Nui oferece atrativos incríveis e até únicos para quem procura o que fazer no Chile.

Hanga Roa

Ilha de Pascoa Hanga Roa
Fonte: Pixabay

Páscoa tem uma única cidade, onde estão concentradas as principais ofertas de serviços para atender aos turistas que visitam a ilha.

Hanga Roa fica bem próxima do Aeroporto Internacional Mataveri e é lá que os visitantes vão encontrar hotéis, restaurantes, comércio e operadoras de turismo, responsáveis por organizar excursões e passeios pelas atrações locais.

Depois de chegar e se instalar no hotel, caminhe por Hanga Roa e faça uma para no Museu Antropológico Padre Sebastián Englert.

Também conhecido como Rapa Nui Museum, reúne um acervo arqueológico de diferentes períodos da ilha, incluindo o único moai feminino. O ingresso custa mil pesos chilenos.

Vulcões Rano Kau, Rano Raraku e Po Ike

Hoje inativos, os três vulcões que deram origem à ilha, Rano Kau, Rano Raraku e Po Ike devem estar no roteiro de todo visitante que viaja para a Ilha de Páscoa, Chile.

Os dois primeiros são os mais populares e visitados pelos turistas.

Rano Kau, por exemplo, impressiona qualquer pessoa pelo tamanho e imponência. Hoje, a cratera do vulcão abriga um lago com mais de 250 metros de profundidade, que faz da atração uma das mais impressionantes da ilha.

Já em Rano Raraku, ainda estão preservados alguns moais feitos pelos rapanui, mas que não foram “colocados” em seu lugar — era no vulcão que eles esculpiam as estátuas. 

Aldeia de Orongo

Ilha de Pascoa Aldeia de Orongo
Fonte: Pixabay

Orongo é uma aldeia colada no vulcão Rano Kau, onde a civilização rapanui realizava as suas cerimônias religiosas e culturais.

Era lá que aconteciam as competições do Homem-Pássaro, maneira pela qual o governante da ilha por um período de tempo era escolhido.

A aldeia se transformou em importante área arqueológica por conta do valor cultural dos vestígios encontrados ali, como raros petroglifos, escritos no dialeto utilizado pelas antigas civilizações. 

Além disso, Orongo está na beira do penhasco, na parte sudoeste de Páscoa: ou seja, a visão para o oceano é deslumbrante.

Praias Anakena e Ovahe

Entre tantas caminhadas pelos sítios arqueológicos, não deixe de tirar um tempinho para curtir as praias de Rapa Nui.

Anakena e Ovahe são as mais famosas de toda a ilha e ficam bem próximas uma da outra, ambas na porção norte.

Mais famosa entre elas, Anakena possui areias claras e é banhada por águas em tons turquesa que fazem brilhar os olhos.

De tão linda, contam-se histórias de que os reis da civilização rapanui e seus familiares viviam ali. Na própria praia, pare para contemplar os moais Ahu Nau Nau — isso mesmo, Anakena tem as famosas  cabeças da Ilha de Páscoa exclusivas de sua área.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Ahu Te Pito Kura e Ahu Tongariki

    As esculturas como os moais da Ilha de Páscoa, que totalizam 900 no arquipélago, impressionam qualquer visitante que desembarque para descobrir os fascínios da ilha.

    Mas não é preciso ser algo tão grandioso como as estátuas para gerar enorme curiosidade.

    Uma das obras mais incríveis é a Ahu Te Pito Kura, uma rocha oval localizada bem no meio de um círculo de pedras. A lenda diz que o lugar é conhecido como o “Umbigo do Mundo”.

    Já o maior e mais conhecido monumento é Ahu Tongariki. Você provavelmente já deve ter visto uma foto da atração: é uma sequência de 15 moais enormes, de costas para o mar, construídos e posicionados para guardar e olhar pela civilização que ocupou Rapa Nui.

    Roteiro Ilha de Páscoa

    Ilha de Pascoa roteiro
    Fonte: Pixabay

    A Ilha de Páscoa, no Chile, está entre os destinos de viagem internacional mais acessíveis e surpreendentes na América do Sul, mesmo que seja preciso sobrevoar algumas horinhas sobre o Oceano Pacífico.

    Para quem se encanta com cultura e misticismo, o lugar é um prato cheio para as férias.

    Sendo assim, não deixe de conferir mais algumas dicas para ter um roteiro completo da Ilha de Páscoa e planejar um passeio inesperado pelo território chileno.

    Quantos dias são necessários para conhecer a Ilha de Páscoa?

    Com pouco menos de 170 km² de extensão, Rapa Nui é uma ilha bem pequena. Por isso, é bem fácil explorar suas atrações, ainda que encontre muitos sítios arqueológicos na região.

    Nossa sugestão é reservar ao menos três dias para realizar este passeio.

    E se você tem dúvidas sobre o que fazer na Ilha de Páscoa em 3 dias, fique sabendo que é possível conhecer os principais pontos turísticos que citamos e ainda descobrir novos lugares, como as cavernas Te Pahu e das Duas Janelas.

    Hotéis

    Em Páscoa, o seu destino de hospedagem certamente será a cidade de Hanga Roa, onde estão os principais hotéis e pousadas da ilha.

    Apesar do lugar ser pequeno, existem opções para os diferentes tipos de turistas. Opções econômicas e luxuosas foram pensadas justamente para atender os diferentes perfis de pessoas que visitam a ilha todos os anos.

    Dicas de viagem para a ilha

    Ilha de Pascoa dicas de viagem
    Fonte: Pixabay

    Grande parte dos tesouros arqueológicos e moais da Ilha de Páscoa estão dentro da área do Parque Nacional Rapa Nui.

    Por isso, antes de conhecer algumas atrações muito requisitadas, o turista deverá adquirir o ingresso, que custa 54 mil pesos chilenos.

    O ticket pode ser comprado assim que o visitante desembarcar, no aeroporto. Caso encontre filas, tudo bem, é só procurar o mesmo no centro de Hanga Roa.

    A cidade, aliás, é o melhor ponto para quem deseja levar lembrancinhas da ilha. Os souvenirs são vendidos em lojinhas e uma feira e tem melhor preço do que os mesmos vendidos diante dos pontos turísticos.

    Falando em compras, se você está em dúvidas sobre dinheiro ou cartão de crédito, nossa dica é: use ambos! 

    Alguns lugares, como o posto de gasolina, só aceitam pagamento em espécie, mas em lojas e restaurantes o turista consegue utilizar o cartão sem grandes problemas — vale lembrar da cobrança da taxa de IOF, por isso analise se valerá a pena para você.  

    Prepare-se para a aventura e viaje protegido!

    O que fazer na Ilha de Páscoa já não é nenhum mistério, como os muitos que os turistas encontram ao visitar o destino mais remoto do mundo.

    Está preparado para a aventura? Hora de tirar a viagem do papel e se encantar com um lugar único. Lembre-se de garantir seu seguro viagem com o menor preço no Seguros Promo!

    Descubra as encantadoras surpresas de Rapa Nui com segurança e economia. De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Leia também:

    aaaa