icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
09 dezembro - 9 minutos de leitura.

Ilhas Galápagos: descubra os melhores destinos e cruzeiros 

Chris standing up holding his daughter Elva América do Sul

Para o ecoturismo, as Ilhas Galápagos são um verdadeiro santuário na terra em função da enorme diversidade de fauna e flora encontradas no arquipélago.

Com quase todo o território preservado, é possível ver espécies que não são achadas em nenhum outro lugar do mundo. Tamanha riqueza natural fundamentou uma das mais importantes teorias científicas sobre a evolução dos seres.

O cenário de praias paradisíacas, vulcões ainda ativos e atrações que contam a história e a relevância do lugar são ainda um convite aos turistas de todo lugar do mundo.

Venha descobrir o que fazer em Galápagos, quais as melhores ilhas do arquipélago para conhecer e outras informações importantes para programar a sua viagem. 

Não deixe de cotar seu seguro viagem no Seguros Promo e garantir 15% de desconto com nosso cupom. Aproveite!

Ilhas Galápagos: conheça o santuário de preservação marinha

Não é mera coincidência que o arquipélago de Galápagos seja conhecido como “as Ilhas Encantadas”. Basta começar a percorrer cada canto e você vai descobrir o porquê.

Bem no meio do oceano, afastado da exploração do ser humano, mesmo com a crescente procura turística, o conjunto de 13 ilhas grandes — seis ilhas menores e várias ilhotas — mantêm um cenário praticamente intocado.

Isso proporcionou o desenvolvimento de espécies endêmicas identificadas apenas nesta região, como a tartaruga gigante, iguanas marinhas e o pinguim-das-galápagos.

Toda essa particularidade atraiu e conquistou o naturalista Charles Darwin. Por semanas, ele realizou estudos por lá que foram traduzidos na Teoria da Evolução das Espécies.

Hoje, o Arquipélago de Colón, como Galápagos também é conhecida, é a segunda reserva marinha do mundo e é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Já foi o suficiente para despertar o seu interesse? Então siga a leitura e veja tudo sobre a Ilha de Galápagos que você precisa saber antes de conhecê-la.

Onde fica a Ilha de Galápagos?

A uma distância de 1.000 km da costa do Equador, país do qual faz parte, é no Oceano Pacífico onde se localiza a Ilha de Galápagos. 

Seu conjunto de ilhas está espalhado ao redor da Linha do Equador. Sendo assim, o arquipélago é, ao lado das Maldivas, as únicas ilhas do mundo com porções de terra tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte.

Pela localização das Ilhas Galápagos, por muito tempo os homens se mantiveram afastados, o que contribuiu para o alto índice de preservação das espécies nativas.

Como ir para Ilhas Galápagos?

Ilha Galapagos como ir
Fonte: Pixabay

A melhor maneira de ir para o arquipélago é de avião, embora não tenham voos diretos do Brasil. Então, você deve se perguntar: como chegar em Galápagos, se não há voos do país?

Calma que é mais simples do que parece. As melhores escalas para chegar às ilhas são em Quito, a capital do Equador, e Guayaquil, segundo maior município equatoriano.

Voos do Brasil para Quito também não diretos. As opções de paradas são Bogotá, Lima e no Panamá. 

Como ir de Quito para Galápagos?

Se a sua opção for chegar ao arquipélago de Galápagos via Quito, basta fazer a conexão e pegar um voo para a ilha de Baltra, onde fica o principal aeroporto de Galápagos.

Mas atenção para dois detalhes: é preciso ter as passagens de ida e volta e pagar uma taxa ao chegar na ilha, que custa 50 dólares para moradores dos países do Mercosul.

Preciso de seguro viagem para ir ao Equador?

Seguro Viagem: América do Sul
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*
GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 Assistência médica USD 12.000 Bagagem extraviada USD 450 (SUPLEMENTAR) R$ 49/dia*

No momento de verificar quais documentos são necessários para viajar, o turista verá que o seguro viagem para o Equador é obrigatório. O país é um dos poucos na América do Sul a exigir a contratação do serviço.

Ainda que não fosse necessário, o seguro é extremamente recomendado para qualquer viagem ao exterior. Ele garante apoio em uma série de inconveniente que podem acontecer, como extravio da bagagem ou a necessidade de atendimento médico.

Não dá para deixar de garantir o seu, não é mesmo? Por isso, acesso o Seguros Promo, faça uma pesquisa e contrato o seu seguro viagem pelo melhor preço do mercado.

Como as ilhas formadoras do arquipélago de Galápagos surgiram?

O conjunto de ilhas que forma o arquipélago de Galápagos tem origem vulcânica, resultado da erupção de vulcões submarinos há 5 milhões de anos. Ilhas menores, como Seymour Norte e Baltra, emergiram a partir da forte atividade tectônica. 

Vale ressaltar que Galápagos é considerado um arquipélago em expansão, uma vez que a atividade vulcânica segue ocasionando o surgimento de novas ilhotas.

E não é somente a origem das ilhas que está ligada aos aspectos naturais. É impossível não associar, por exemplo, as Ilhas Galápagos e o estudo da evolução.

No ano de 1835,o naturalista Charles Darwin permaneceu por cinco semanas nas ilhas observando e estudando a fauna e flora local.

E qual a importância científica das Ilhas Galápagos a partir destes estudos? Darwin percebeu que, mesmo em se tratando de ilhas tão próximas, algumas espécies apresentavam diferenças entre si.

Tal percepção fundamentou a Teoria da Evolução das Espécies, sinalizando que os seres se transformam a partir do mecanismo de seleção natural

Mapa das Ilhas Galápagos

As grandes e pequenas ilhas e as ilhotas que formam Galápagos estão espalhadas em uma área com mais de 59 mil km² no Oceano Pacífico.

Para quem vai viajar para Galápagos, o mapa vai ajudar a se localizar e a entender onde estão as principais ilhas e as melhores opções de hospedagem e infraestrutura. Assim, o turista pode programar melhor o seu passeio e aproveitar bem a viagem.

O que fazer em Galápagos?

Galápagos impressiona qualquer apaixonado pelo ecoturismo pela enorme diversidade de atrações encontrados no arquipélago.

Na viagem pelas Ilhas Galápagos, fauna e flora são os centros das atenções e os turistas podem observar espécies únicas no mundo, encontradas apenas ali.

As outras maneiras de aproveitar as ilhas são por meio de suas praias, fazendo caminhadas até os vulcões, praticando mergulho e explorando a vida marinha. Opções certamente não vão faltar.

Fizemos um pequeno guia sobre as principais ilhas que vai ajudar qualquer turista a planejar uma ótima viagem!

Ilha Santa Cruz

Ilha Galapagos ilha santa cruz
Fonte: Pixabay

Normalmente, esta é a primeira parada dos turistas em Galápagos. A ilha Santa Cruz fica bem próxima à Baltra, onde fica o principal aeroporto do arquipélago.

Até por ser o primeiro destino de muitos visitantes, ela conta com melhor infraestrutura para atender aqueles que desejam permanecer por ali, fora a sua localização privilegiada, de onde se tem acesso fácil para qualquer lado do conjunto de ilhas.

Bom, mas e as atrações turísticas, quais são? 

Há os mais diversos atrativos interessantes pela ilha, a começar pela Estação Científica Charles Darwin, onde é possível aprender sobre os animais de Galápagos e ver alguns deles, principalmente as tartarugas gigantes.

Saindo da programação educativa, mergulhe no ponto de encontro das águas doce e salgada nos cânions Las Grietas e relaxe nas areias claras da paradisíaca Tortuga Bay.

Ilha Seymour Norte

Bem próxima às ilhas de Baltra e Santa Cruz está Seymour Norte, uma pequena ilha tomada por formações rochosas de lava e cercada por vegetação baixa.

E quando falamos em pequena, é porque ela é mesmo! Seymour tem apenas 2 km² de área e é possível cruzá-la seguindo uma trilha.

A vantagem de se cruzar este caminho é explorar ao máximo um pouco da fauna e da flora de Galápagos.

Seymour Norte é uma das principais ilhas para a observação de aves. As fragatas, os atobás-de-pata-azul (piqueros) e a gaivota-rabo-de-andorinha são algumas das espécies encontradas por lá.

Ilha Plaza Sul

Ilha Galapagos ilhas plazas azul
Fonte: Pxhere

A pequena Plaza Sul, uma das menores do arquipélago, é a ilha ideal para os turistas assistirem a um espetáculo proporcionado unicamente pela flora de Galápagos.

Sua vegetação é bastante colorida, e um dos tipos de planta endêmica, o Sesuvium, muda de cor dependendo da estação, deixando o tom verde e assumindo o vermelho.

Iguanas, leões-marinhos e os piqueiros-mascarados são algumas das espécies animais que podem ser vistas.

Mergulhe de snorkel para apreciar os tapetes de algas e nadar ao lado dos tubarões de arrecife.

Ilha Isabela

Com mais de 4.600 km², Isabela é a maior das Ilhas Galápagos e uma das atrações imperdíveis de todo o arquipélago.

A ilha recebeu o nome em homenagem à Rainha Isabela I de Castela, responsável por patrocinar a viagem de Cristóvão Colombo à Galápagos.

No lugar, você vai encontrar diversas atividades. Comece pelo que mais te atrair!

Pode ser pelos vulcões, por exemplo. Na ilha Isabela, existem seis ativos. É possível fazer uma trekking até a cratera de um deles, o Vulcão Sierra Negra, que possui a segunda maior cratera entre os vulcões do mundo.

Talvez prefira começar a se divertir mergulhando em Concha de Perla, uma baía onde é possível praticar snorkeling ao lado de tartarugas, corais, ouriços e peixes coloridos.

É possível também começar o dia se deliciando em Elizabeth Bay, apreciar os flamingos em seu habitat natural na Laguna de los Flamingos e conhecer o Centro de Criação de Tartarugas Gigantes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Ilhota Tintoneras

    Tintoneras, ou Las Tintoretas, são pequenas ilhotas que cercam a ilha Isabela. Mas não pense que o tamanho as tornam um ponto a ser desprezado — elas costumam fazer parte de vários pacotes turísticos que têm o arquipélago como destino.

    Em meio à paisagem rochosa, observar alguns exemplares da fauna local é uma atrações para quem procura o que fazer em Galápagos.

    Leões marinhos e tubarões de ponta branca são presenças certas nas águas cristalinas. Uma das praias é cercada por região de mangue, utilizada para reprodução das iguanas marinhas.

    Ilha San Cristóbal

    Ilha Galapagos San Cristobal
    Fonte: Pixabay

    Mesmo bastante popular, a ilha San Cristóbal é ideal para quem busca um recanto sossegado para descansar no arquipélago do Pacífico.

    Não dá para falar na ilha sem mencionar os lobos marinhos. Eles estão por todo lado, principalmente em La Lobera, local habitado por colônias destes animais.

    Dá para conhecer quase tudo sobre a ilha Galápagos no Centro de Interpretação, lugar de divulgação da cultura, história e espécies locais.

    Faça uma trilha até o Cerro Tijeretas e tenha uma vista incrível do Mirador, sendo possível avistar várias aves e os ninhos delas — especialmente da fragata, que em espanhol, tem o nome de tijeretas.

    Já o Muelle Tijeretas é um ótimo ponto para mergulhar na companhia deles, os lobos marinhos, além de outras espécies da fauna aquática.

    Qual é o melhor cruzeiro em Galápagos?

    Em Galápagos, os turistas encontram duas opções de cruzeiros que permitem explorar algumas regiões do arquipélago que estão em distâncias maiores.

    O Santa Cruz II percorre as ilhas do lado oeste, com acesso a pontos de entrada mais difíceis em Santa Cruz e Isabela, além de paradas em outras pequenas ilhas na parte ocidental.

    Já a bordo do Isabela II, a visita é direcionada às porções de terra ao sul. Uma das atrações está na ilha Espanhola, onde estão as pinzones, aves descobertas por Charles Darwin.

    Ambos cruzeiros oferecem uma excelente estrutura aos turistas. Portanto, escolher o melhor vai depender do tipo de passeio e das partes do arquipélago que os viajantes mais desejam conhecer. 

    Roteiro Ilhas Galápagos

    Galápagos é um dos grandes atrativos para quem deseja fazer turismo no Equador. As principais ilhas, que mencionamos acima, devem fazer parte de qualquer roteiro.

    Aqueles que desejam desbravar a fundo podem separar ao menos cinco dias para conhecer diferentes lugares, e ainda assim ficará a sensação de deixar para trás pontos importantes.

    Confira outras dicas importantes para quem viaja a turismo às ilhas Galápagos!

    Qual a melhor época para ir a Galápagos?

    Ilha Galapagos qual a melhor época
    Fonte: Pixabay

    Escolher a melhor época para visitar Galápagos vai depender do gosto do turista e do tipo de atividade procurada, afinal, o arquipélago tem atrações para o ano inteiro.

    De dezembro a maio, as temperaturas são mais altas e os dias mais ensolarados, mesmo com chuvas frequentes, em menores volumes. 

    Já a partir de junho começa a estação seca, e um fenômeno que impacta a fauna marinha. 

    É quando acontece corrente marítima Humboldt, com nutrientes e plâncton, atraindo os peixes. Assim, a temporada é ideal para mergulhar e observar os animais debaixo da água.

    Onde comer nas Ilhas Galápagos?

    Não viaje esperando encontrar restaurantes requintados e chefes renomados. A pedida nas ilhas é almoçar em bons bares e restaurantes, e o melhor, por um preço honesto.

    Existem estabelecimentos com opções de prato feito e bebida por 5 dólares.

    A culinária local é feita de muitos pratos à base de peixe fresco. Para quem preferir, existe boas opções de pizzarias e lanchonetes também. 

    Hospedagem em Galápagos

    Da mesma forma, as hospedagens em Galápagos serão mais simples, mas com boa estrutura e muitas delas com uma proposta ecológica.

    Em alguns casos, sim, é possível encontrar algo mais luxuoso. O Finch Bay Eco Hotel, na ilha Santa Cruz, oferece piscina e jacuzzi, além de um ambiente de muita tranquilidade.

    O Hostel Vista al Mar e o Hotel Isla Sol são algumas opções mais baratas e que ficam de frente para o mar.

    Não esqueça o seguro viagem obrigatório para o Equador!

    Seguro Viagem: América do Sul
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*
    GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 GTA 12 BRONZE AMÉR. LATINA COVID-19 PREMIUM30 Assistência médica USD 12.000 Bagagem extraviada USD 450 (SUPLEMENTAR) R$ 49/dia*

    Entrar em contato com a natureza em seu estado mais puro e selvagem é um privilégio que os turistas têm ao visitar as Ilhas Galápagos.

    Agora que você já sabe o que fazer por lá, não perca mais tempo e prepare o seu passeio. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório, e que você pode contratá-lo pelo menor preço com o Seguros Promo.

    Quer descobrir as maravilhas do Equador com segurança e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente