CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Lituânia: mapa, história e curiosidades do país europeu

Onde fica Lituânia, mapa? Quais suas histórias e curiosidades? Nós te contamos tudo o que reserva esse país do leste europeu.

Já pensou em conhecer a Lituânia? Mapa do país pode reservar gratas e belas surpresas, uma vez que o destino está fora da rota tradicional dos turistas brasileiros pelo continente europeu.

Ainda pouco conhecida de muitos visitantes, a principal nação entre os estados bálticos esconde em seu território uma enorme riqueza histórica e natural.

Parques e florestas, que correspondem a cerca de um terço da sua área, ornamentam um cenário repleto de igrejas, monumentos e outros pontos turísticos de grande valor histórico.

Está preparado para descobrir tudo sobre a Lituânia, curiosidades, história e a localização das cidades no mapa? Então acompanhe este post com uma nova dica de destino para as suas viagens. 

Cote seu seguro viagem no Seguros Promo utilizando nosso cupom de 15% de desconto.

Lituânia: mapa e dicas para aproveitar o país

Existem sempre aqueles países que sequer cogitamos conhecer, e quando pisamos em terra e conhecemos seus pontos turísticos, achamos lugares encantadores, não é mesmo?

Podemos afirmar tranquilamente que a Lituânia é um desses destinos ainda inexplorados.

Maior e mais populosa entre as repúblicas bálticas (à frente de Estônia e Letônia), o país é uma verdadeira surpresa que pode ser encontrada no leste europeu.

No mapa da Lituânia, muitas construções históricas exibem um acervo renascentista e gótico totalmente bem preservado dos tempos medievais, tendo como pano de fundo o verde dos parques e florestas, pequenos lagos e pântanos.

Para conhecer cada canto, não se assuste com o frio. Embora o inverno seja rigoroso, os dias ensolarados de verão trazem temperaturas mais amenas e tornem o clima gostoso para passear entre os pontos turísticos.

Chegou a hora de descobrir onde fica a Lituânia no mapa e o que o país tem para oferecer de mais belo e encantador aos seus visitantes.

Localização da Lituânia no mapa

Embora seja constantemente apontada como um dos países do leste europeu, por ter feito parte da extinta União Soviética, geograficamente considera-se que a Lituânia faz parte da região central do continente, mais ao norte.

Suas fronteiras terrestres fazem divisa com a Letônia, outra nação membro dos Países Bálticos, Polônia e Bielorrússia, além do enclave russo de Kaliningrado.

Na Lituânia, aproximadamente 40 km da extensão costeira é banhado pelo Mar Báltico. Enquanto isso, a maior porção é margeada pela Laguna da Curlândia, separada do oceano pela região conhecida como Istmo da Curlândia.

História dos países bálticos

Kernavé é um importante destino para entender a história da Lituânia, pois lá se encontram sítios arqueológicos com evidências da presença humana há mais de 10 milênios.

Entre os séculos XIV e XVI, o estado lituano se uniu à Polônia, configurando-se em um dos reinos mais poderosos da Idade Média. Enquanto isso, os outros Países Bálticos (Estônia e Letônia) estavam sob domínio alemão.

O país, porém, foi anexado ao Império Russo no século XVIII. A independência foi conquistada apenas em 1918, mas em consequência da Segunda Guerra Mundial, voltou a fazer parte da União Soviética em 1940.

Somente em 1990, a Lituânia, bem como Estônia e Letônia, voltaram a ser independentes com a queda soviética. 

Entretanto, a influência tanto do Império Russo quanto do bloco soviético pode ser vista até hoje no país, principalmente pela presença de russos na população lituana.

Qual o idioma da Lituânia?

Lituania Mapa Idioma
Fonte: Pixabay

Antes de viajar para conhecer as cidades e atrações turísticas, é fundamental saber qual a língua falada na Lituânia. Idioma oficial do país, o lituano pode parecer bem estranho para os turistas brasileiros.

O idioma é considerado uma língua báltica e tem muita familiaridade com o letão.

Menos comum, é possível encontrar presenciar a utilização de outras línguas no país.

São os casos dos idiomas russo, ucraniano e polonês, que atravessaram as fronteiras junto com os imigrantes destes países, que compõem parte da população lituana. 

Moeda oficial da Lituânia

E na hora de pagar pelos ingressos das atrações, almoços e jantares e também as lembrancinhas do país, qual moeda deve ser utilizada pelos turistas?

Pode ficar tranquilo, porque a Lituânia não adota um sistema diferente dos principais destinos europeus. 

O país é um dos 19 membros da Zona do Euro desde 2015, quando o euro substituiu o litas (LTL), moeda corrente, até então, desde 1993.

Seguro viagem é obrigatório para Lituânia?

Turistas que não contratarem o seguro viagem para ir à Lituânia podem ficar barrados no serviço de imigração do país.

No caso, o serviço é item obrigatório para permitir a entrada de visitantes, cumprindo as diretrizes do Tratado de Schengen, do qual a Lituânia e outros 25 países europeus fazem parte.

Vale destacar que até o fim de 2022, um novo sistema entrará em vigor para regulamentar a entrada de estrangeiros no continente. Com o Etias, todo cidadão não-europeu terá que solicitar a isenção de visto para os países da União Europeia — existem algumas exceções.

Entretanto, a adoção do Etias não mudará a configuração de necessidade de seguro viagem, que continuará sendo exigido nos países de Schengen.

Compare os preços de seguro viagem

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Ainda que não fosse obrigatório, o seguro viagem é extremamente recomendado para desvendar o mapa das cidades da Lituânia ou qualquer outro destino no exterior.

Vários imprevistos podem acontecer durante uma viagem, seja um acidente, emergências médicas, cancelamento do voo ou extravio de bagagem. 

Todos eles, porém, estarão amparados e cobertos por quem tiver o seguro viagem.

Se você viajar à Lituânia no inverno, por exemplo, enfrentará temperaturas muito baixas para os padrões brasileiros. Pode acabar se resfriando e precisando de atendimento médico, e o seguro viagem vai garantir este serviço.

Quer economizar no seguro viagem? Então conte com o Seguros Promo! Além de ofertas imperdíveis, temos uma ferramenta onde você pode comparar as coberturas oferecidas pelas melhores seguradoras do mercado. Faça uma pesquisa e comprove!

Lituânia: mapa da capital

Nosso ponto de partida para explorar o mapa da Lituânia é a capital do país, Vilnius.

Centro político e econômico lituano, a cidade funciona como porta de entrada para o país. É lá que fica o Aeroporto Internacional de Vilnius, por onde chegam turistas de todos os cantos interessados em conhecer a região.

Vilnius, sobretudo, é o cartão de visitas perfeito por causar uma excelente primeira impressão.

Explorando o mapa da capital da Lituânia, identificamos o que ela tem a oferecer: um centro histórico charmoso e recheado de obras barrocas, expressões modernistas como grafites nas ruas e parques que a transformam em uma das principais capitais verdes da Europa.

O que fazer em Vilnius?

Lituania Mapa Vilnius
Fonte: Pixabay

É hora de conhecer as belezas da Lituânia. Mapa na mão, vemos o tanto de possibilidades que a capital Vilnius oferece aos seus visitantes.

Não dá para começar por outro lugar senão o encantador centro histórico da capital lituana. 

Considerada a maior cidade antiga em estilo barroco da Europa, a região guarda obras que versam entre o gótico e o renascentista, verdadeiros cartões-postais para os turistas.

Uma dessas construções é a Igreja de Sant’anna, construída em 1500. Sua arquitetura gótica e os tijolos vermelhos imprimem grande destaque e chama a atenção o tanto que o edifício segue conservado.

Ainda sobre as atrações da cidade antiga, visite outros resquícios do período medieval, como a Porta da Alvorada e a torre do Castelo Gediminas, um dos ícones de Vilnius.

Curiosidade também cai bem na visita. Mesmo estando na Lituânia, capital do país, Vilnius, abriga uma república independente. É isso mesmo, você não leu errado.

A autoproclamada República de Uzupis é um bairro bastante artístico e que possui hino, presidente e até constituição própria. Só vendo para acreditar.

Lituânia: mapa das principais cidades

Fora a capital da Lituânia, Kaunas e Klaipeda são consideradas as principais cidades do país e simbolizam o quanto os outros destinos podem ser diversificados. 

A primeira mistura classe e contemporaneidade em um ambiente jovem, enquanto a segunda é destino para quem procura por praias em território lituano.

Venha ver o mapa das cidades da Lituânia e o que fazer nos principais destinos turísticos. 

Kaunas

Lituania Mapa Kaunas
Fonte: Pixabay

Segunda maior cidade da Lituânia, Kaunas não está distante da capital Vilnius. Separadas por cerca de 100 km, o ideal é combinar um roteiro pelas principais representantes do país.

O ambiente jovem e moderno da cidade pode ser sentido em um passeio pela Avenida Laisvés, com seus bares, restaurantes e lojas, no Jardim Botânico, ou nos festivais que acontecem por lá.

Muito da história e cultura lituana estão preservadas em ambientes de Kaunas.

O Nono Forte é um memorial construído em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Já a Town Hall, a Câmara Municipal, chama a atenção pelo visual parecido com o de uma igreja.

Kaunas também abriga muitos museus e um no mínimo curioso é o Museu do Diabo, com várias imagens desta figura tão temida.

Klaipeda

Vegetação e oceano se encontram em Klaipeda, fazendo do destino um dos mais belos do mapa da Lituânia quando o assunto são belezas naturais.

Esta é a maior cidade litorânea do país, e terceira mais populosa da Lituânia. Embora o mar se apresenta convidativo para o verão, aqui as principais atividades se concentram no porto.

Está procurando lugares para conhecer em Klaipeda? Visite o Parque Nacional Kursiu Nerija, no Istmo da Curlândia, onde dunas de areia dividem espaço com a vegetação.

No território urbano, preste atenção nas esculturas espalhadas em pontos incomuns da cidade e brinque de encontrá-las enquanto conhece o local.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Kernavė

    Próximo a Vilnius, Kernavé é um destino de inestimável valor histórico e cultural sobre as raízes do povo lituano.

    A área da cidade é um verdadeiro sítio arqueológico com vestígios de assentamentos não-fortificados que registram a presença do homem no local há, pelo menos, 10 mil anos.

    Entre as evidências, estão aldeias, fortalezas, cemitérios e outros monumentos.

    Neringa

    Se as praias de Klaipeda não são um oásis para os locais e turistas que buscam no mapa das cidades da Lituânia um refúgio para o verão, o mesmo não se pode dizer de Neringa.

    Acolhedora, a menor cidade do país (pouco mais de 3,3 mil habitantes) possui dunas e praias e faz parte da lista de destinos dos que querem se divertir na beira do mar ou praticar esportes aquáticos. 

    Florestas de pinheiros e parques naturais também fazem parte desse cenário, conquistando os turistas que desejam praticar caminhadas ou andar de bicicleta por estas belas paisagens.

    Palanga

    Lituania Mapa Palanga
    Fonte: Pixabay

    O balneário de Palanga talvez seja o mais popular dos destinos litorâneos e também fica com o título de uma das praias mais caras da Lituânia para se visitar.

    Mas nativos e visitantes de fora não se assustam com os preços e se sentem atraídos pela beleza das praias e a espetacular vista do pôr-do-sol.

    O Museu do Âmbar e o Jardim Botânico são as principais atrações para curtir depois de um dia de pé na areia e água do mar.  

    Lituânia: mapa dos arredores

    Roteiros pelo leste europeu são mais interessantes ao incluir outros países, por isso, não se prenda somente à Lituânia. Mapa mostra destinos incríveis na região.

    Você pode explorar um pedacinho do gigante território russo (ou ele todo, por que não?) ou ver as lindas cidades polonesas. Opção de bom passeio é o que não vai faltar.

    Rússia

    Lituania Mapa Russia
    Fonte: Pixabay

    No país mais extenso do mundo, uma coisa é certa: não vai faltar o que fazer e lugares para conhecer na Rússia. Prepare o seguro viagem e é só embarcar.

    Dá até para falar que a capital Moscou está consideravelmente perto, dado o tamanho do território russo. Lá você verá a exuberância da Praça Vermelha e do Kremlin de Moscou, entre muitos outros palácios, museus e catedrais.

    Outra das cidades da Rússia que não fica muito longe é a litorânea São Petersburgo, conhecida como a “Veneza do Norte” por seus canais e pontes.

    Polônia

    É incrível ver como as cidades da Polônia exibem belezas incríveis mesmo com as consequências arrasadoras que a Segunda Guerra Mundial deixou.

    Varsóvia e Cracóvia são os destinos mais famosos e valem ser visitadas pela riqueza cultural e histórica, além do colorido que irradia de suas construções.

    E ainda tem aquilo que todo turista gosta de saber: a Polônia está entre os países mais baratos para se conhecer em um tour pela Europa. Não dá para ficar de fora do roteiro. 

    Letônia

    Lituania Mapa Letônia
    Fonte: Pixabay

    Lituânia e Letônia no mapa estão juntas, fazendo divisa pelo norte lituano e o sul letão.

    Também é um país muito pouco explorado, mas com paisagens naturais belíssimas, entre praias e florestas, além dos destinos históricos.

    A capital Riga ostenta muitos monumentos e edificações do período medieval e parques urbanos, lembrando até Vilnius. A diferença está nas praias que cercam suas redondezas.

    Garanta seguro viagem para Lituânia com desconto

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Pronto, agora você já sabe onde fica a Lituânia no mapa e não tem mais desculpas para não desvendar um país com ótimo potencial turístico.

    É fazer as malas e se aventurar por suas cidades cheias de história e belezas. Não vai se esquecer do seguro viagem, que é obrigatório, e no Seguros Promo você encontrará com ótimos descontos, minimizando imprevistos que possam acontecer. 

    Quer conhecer as cidades da Lituânia com tranquilidade e segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa