CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Luanda, Angola: veja onde fica, como é o clima, quais as melhores atrações e outras dicas!

A cidade de Luanda, Angola, é um dos principais destinos do país e guarda atrações turísticas incríveis para os seus visitantes. Confira o que fazer por lá!

Exótica e cheia de contrastes, Luanda, Angola, é uma cidade que compartilha diversas similaridades com grandes cidades brasileiras.

Tudo começa no português, língua herdada dos portugueses tanto no Brasil quanto na antiga colônia africana, e se estende a um povo acolhedor e alegre.

Em outras palavras, não espere encontrar uma cidade miserável, como muitos tendem a resumir a África, e sim um centro financeiro vibrante, com vida cultural efervescente, uma rica história e muitas belezas naturais.

Afinal de contas, ali você poderá conhecer mais sobre a história angolana, ter contato próximo com a natureza e até mesmo se refrescar nas belas praias da Baía de Luanda.

Já está fazendo as malas para conhecer esse destino incrível? Então confira as dicas imperdíveis que reunimos para te ajudar a planejar a viagem!

Cote os melhores seguros de viagem para a África com 15% de desconto neste link!

Luanda, Angola: o que conhecer na capital do país?

Luanda, capital da Angola e maior cidade do país, é um destino encantador, que oferece aos visitantes um grande leque de opções turísticas e, por isso, pode ser uma alternativa de viagem para os mais diferentes perfis de pessoas.

Quem gosta de contato bem próximo com a natureza pode se aventurar no safári do Parque Nacional da Quiçama ou visitar a Ilha do Mussulo, onde poderá praticar snorkeling, passear de jet-ski ou se divertir nas águas cristalinas da região.

Gosta de surfar? Você vai se encantar com as ondas perfeitas do Cabo Ledo, um dos melhores pontos de surfe de toda a África.

Você ainda terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa nação-irmã do Brasil, especialmente na Fortaleza de São Miguel e nos bons museus de História Natural, da Escravatura e da Antropologia.

Ou seja, dá para montar vários roteiros de viagem e viver várias experiências inesquecíveis em um único destino!

Luanda, Angola: história

Luanda, Angola: história
Fonte: Unsplash

A cidade de Luanda, Angola, foi oficialmente fundada em 25 de janeiro de 1576 por exploradores portugueses oriundos de Lisboa.

Os europeus ficaram simplesmente encantados pela baía com fácil acesso ao mar, protegida por uma ilha: um porto natural que viria a render muitas riquezas para Portugal.

Os poços da Maianga, por sua vez, ofereceriam valiosa água doce aos colonos, enquanto o Morro de São Paulo forneceria a segurança necessária para que Luanda prosperasse.

Aos poucos, a população europeia foi se ampliando na região e, assim, impulsionando a economia local. 

Em apenas 50 anos, Luanda se transformou em um dos mais prósperos centros urbanos da costa ocidental da África.

Tanta riqueza atraiu o interesse dos holandeses, logo expulsos definitivamente da região pelos portugueses, e Luanda nunca mais teve em risco o título de maior cidade angolana.

Hoje, vivem ali pouco mais de 2,5 milhões de pessoas, número que salta para quase 6 milhões de habitantes quando consideramos a região metropolitana da capital da Angola.

Onde fica Luanda?

Luanda fica na província de Luanda, no noroeste da Angola, um dos países da costa ocidental da África, a sudeste do continente.

A Angola, por sua vez, é banhada pelas águas do Atlântico e está localizada entre a República Democrática do Congo, a Zâmbia e a Namíbia.

O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a menos de 5 km do centro da capital angolana, é a principal porta de entrada no país e recebe voos a partir do Brasil operados por Tap, Qatar, Lufthansa, Swiss, Turkish e outras companhias aéreas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passagens para Luanda, Angola

    Quer garantir sua passagem para Luanda, Angola, pela melhor oferta possível? Então faça uma cotação gratuita no buscador, Vai de Promo, que te ajuda a encontrar a melhor opção para a sua viagem em poucos cliques.

    O viajante precisa apenas digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas de ida e volta, e pronto. 

    A plataforma do Vai de Promo te mostra as melhores promoções para o trecho e o período escolhidos.

    Você ainda pode ficar por dentro de todas as ofertas que aparecem para o destino que você procura: basta ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

    Luanda, Angola: clima

    Os brasileiros não devem ter problemas a se habituar às condições climáticas de Luanda. 

    A capital angolana tem um clima bastante semelhante ao do Brasil, com termômetros entre 19 ºC e 32 ºC no decorrer do ano.

    Para evitar o desconforto do verão, quando o céu fica encoberto e o calor pode ser intenso, muitos viajantes acabam optando por viajar nos meses mais frios, especialmente de maio a agosto.

    Esteja preparado para encarar a umidade baixa em qualquer mês do ano: praticamente não chove em Luanda e você deve tomar bastante água para se manter devidamente hidratado.

    A vantagem é que, como não chove na cidade, você poderá desfrutar das atividades de safári, passeios ao ar livre e praias em qualquer época do ano!

    Seguro viagem para Luanda, Angola

    Antes de embarcar para Luanda, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para a sua proteção durante a sua estadia.

    Imprevistos não escolhem quando ou onde acontecer, e podem se transformar em grandes prejuízos quando ocorrem no exterior.

    Afinal, estrangeiros não podem usufruir do sistema de saúde angolano e, em caso de acidente ou problemas de saúde, precisam arcar com os custos do próprio bolso.

    O problema é que a Angola é um país com custo de vida caro, e um simples atendimento médico pode virar dezenas de milhares de dólares em prejuízo.

    O seguro viagem, além de ser um investimento barato, pode te proteger nas mais diferentes situações, garantindo assistência gratuita ou reembolso em diversos cenários, como problemas de saúde, regresso sanitário, acidentes e problemas jurídicos.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra o seguro viagem mais completo do mercado pelo menor preço: basta selecionar o destino, apontar as datas da viagem e escolher a melhor opção para você.

    Se você ficar em dúvida na hora de selecionar o plano mais adequado para o seu perfil de viajante, é só contar com o auxílio dos nossos especialistas em uma central de atendimento exclusiva!

    Faça agora mesmo uma cotação gratuita e garanta essa tranquilidade para a sua viagem pela Angola!

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Luanda, Angola: mapa

    A capital angolana não é muito grande, ou melhor, é pouco maior que a cidade de Aracaju, no Sergipe. Mesmo assim, é repleta de atrações turísticas para todos os gostos.

    Confira Luanda, Angola: mapa com os pontos turísticos mais visitados!

    Pontos turísticos de Luanda

    Pontos turísticos de Luanda
    Fonte: Pixabay

    As atrações da capital angolana são tão variadas que possibilitam a montagem de roteiros completamente diferentes: construções históricas, museus impressionantes, palácios e fortalezas, bem como safári, praias e muito mais!

    Descubra o que fazer em Luanda, Angola!

    Marginal 

    A Marginal é o calçadão de Luanda, onde os visitantes encontram pistas de caminhada, espaços para a prática esportiva e vista privilegiada do mar.

    A região tem sido revitalizada nos últimos anos e, com isso, ganhou uma robusta rede gastronômica, com bares, cafés e restaurantes, além de algumas barracas de praia.

    Para aproveitar a praia ao longo da Marginal, dê preferência aos dias de semana, pois de sexta a domingo a região fica bastante cheia e você pode ter dificuldades para encontrar um cantinho na faixa de areia!

    Fortaleza de São Miguel 

    Fortaleza de São Miguel
    Fonte: David Stanley / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    Em um dos extremos da Marginal fica o principal edifício histórico de Luanda, Angola, a Fortaleza de São Miguel, localizada no alto de uma colina, com vista panorâmica do mar.

    Datada de 1575, a construção abrigou o antigo centro administrativo da colônia portuguesa, destinado à organização do embarque de negros escravizados para o Brasil.

    Hoje, o espaço é dedicado à memória do tema e abriga o riquíssimo Museu das Forças Armadas da Angola, incluindo um impressionante acervo de azulejos portugueses.

    No museu, você poderá aprender um pouco mais sobre a história da Angola e seu drama com a guerra civil, que destruiu o país entre as décadas de 1980 e 1990.

    Museu de História Natural 

    O Museu de História Natural de Angola reúne um robusto acervo com espécies típicas da fauna do país, incluindo a palanca-negra-gigante, que não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo.

    Fundado em 1938, foi inicialmente instalado na Fortaleza de São Miguel e posteriormente movido para o Largo do Kinaxixe, onde se encontra até hoje.

    Também conhecido como Museu de Angola, o Museu de História Natural tem galerias destinadas a diversas ciências, como Etnografia, Botânica, História, Geologia e Arte: uma maneira simples e divertida de aprender mais sobre a história angolana!

    Museu Nacional da Escravatura 

    Museu Nacional da Escravatura
    Fonte: João Sousa / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Um dos capítulos mais tristes da história da Angola, que conecta o país africano ao nosso, é relembrado no Museu Nacional da Escravatura para que nunca mais se repita.

    Durante o passeio, você vai aprender em detalhes como funcionava o comércio de negros escravizados para outros cantos do mundo, incluindo o Brasil.

    O Museu Nacional da Escravatura fica na Ilha de Mussulo, onde os africanos escravizados esperavam pelos navios que os levariam às Américas, lembrando as mais de 5 milhões de vítimas do comércio de escravos.

    Os visitantes podem ver mapas, documentos, modelos dos navios, grilhões e outros itens utilizados durante o auge do mercado escravista na África.

    Museu Nacional de Antropologia 

    Inaugurado na segunda metade dos anos 1970, o Museu Nacional de Antropologia foi o primeiro museu angolano, cujo acervo é dedicado a retratar os costumes e a cultura do povo de Angola.

    Além do lado moderno, representado pela Luanda do século XXI, o museu apresenta itens de grupos étnicos do interior do país, incluindo instrumentos musicais, artesanato, peças de vestuário e ferramentas arcaicas utilizadas na agricultura, entre outros.

    Vale a pena fazer a visita guiada para conhecer um pouco mais sobre as diferentes culturas na nação-irmã do Brasil!

    Palácio de Ferro 

    Palácio de Ferro
    Fonte: Zorglub / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Você sabia que existe uma obra do mesmo criador da Torre Eiffel em Luanda, Angola? 

    O Palácio de Ferro, considerado obra-prima da arquitetura em ferro, foi projetado por ninguém menos que Gustave Eiffel, entre 1880 e 1890.

    Muitos mistérios cercam a construção, pois quase não restaram registros da obra. De qualquer modo, o Palácio de Ferro é, até hoje, uma das principais atrações da capital angolana.

    Os estudiosos acreditam que a estrutura foi produzida na França para servir como pavilhão de exposições e, depois, transferida a navio para Madagascar, na África. De lá, não se sabe por quê, a peça acabou levada para Angola.

    Independentemente de suas origens, o Palácio de Ferro teve grande importância no dia a dia de Luanda. 

    Por muito tempo, a obra abrigou um centro de artes, embora tenha acabado em ruínas durante a guerra civil angolana.

    Em 2009, a estrutura foi completamente revitalizada e, desde então, foi transformada em Zona Especial de Proteção, onde hoje está instalado o Museu do Diamante.

    Ilha do Mussulo 

    O nome pode até enganar, mas a Ilha do Mussulo não é exatamente uma ilha, e sim uma península. 

    O banco de areia tem cerca de 30 km de extensão e fica acessível a partir do continente durante a maré baixa.

    É nesta região da cidade que estão instalados os maiores e mais luxuosos resorts de Luanda, cujas estruturas de lazer podem impressionar até mesmo aqueles viajantes com expectativas altas!

    O motivo para o interesse das grandes redes de hotelaria é o litoral paradisíaco da região, por onde se distribuem belas praias, com águas cristalinas.

    Para conhecer as belezas da região sem se hospedar nos hotéis luxuosos da ilha, a melhor alternativa é contratar um passeio de barco a partir do Embarcadouro do Mussulo ou do Museu da Escravatura.

    Parque Nacional da Quiçama

    No meio do caminho entre Luanda, Angola, e Cabo Ledo, um dos melhores picos de surfe da África, fica o exuberante Parque Nacional da Quiçama (ou Kissama).

    Localizada a pouco mais de 80 km do centro da capital angolana, a reserva é um santuário de elefantes com 12 mil km² de área, onde você poderá fazer um safári pela savana.

    A região abriga antílopes de várias espécies, zebras, girafas, elefantes e muitos outros animais: com um pouco de sorte, você pode até avistar alguns dos gigantes africanos!

    Vale a pena investir em um guia turístico para te acompanhar no passeio pelo parque: esses profissionais sabem os melhores pontos para a observação de animais.

    Qual é o idioma de Luanda?

    Qual é o idioma de Luanda?
    Fonte: Pexels

    Você não vai precisar se preocupar com a barreira linguística enquanto estiver visitando Luanda: o idioma oficial da Angola é o português, uma herança dos colonizadores portugueses, a exemplo do Brasil.

    O viajante também encontrará falantes de dialetos locais durante a sua viagem, como umbundu, kimbundu, kikongo e chokwe, mas não se preocupe, pois apenas o português deve ser o suficiente para se virar durante sua estadia!

    Como é viver em Luanda, Angola?

    Luanda, Angola, é uma cidade marcada pela desigualdade social. Enquanto alguns bairros são sinônimo de luxo e riqueza, a periferia reúne mais de um terço de toda a população pobre do país.

    Isso significa que a qualidade de vida em Luanda vai depender do estilo de vida que você leva e, sobretudo, da sua conta bancária.

    Quem pode morar em bairros mais desenvolvidos terá acesso a todas as comodidades que se pode esperar de uma cidade desenvolvida, incluindo shoppings, áreas para prática de esportes, parques públicos, belas praças e comércio variado.

    Aqueles que não têm essa sorte e precisam viver nas comunidades de periferia, por sua vez, precisam encarar uma realidade mais dura, muitas vezes sem acesso a saneamento básico e água encanada.

    Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

    Quanto custa morar em Angola?

    Por melhor que seja a qualidade de vida na maior cidade angolana, definitivamente não é barato viver na metrópole

    Pelo contrário, estamos falando da cidade mais cara para viver, de acordo com a consultoria Mercer, superando destinos de luxo como Zurique, Seul, Genebra, Xangai e Nova York!

    Esse custo de vida elevado fica ainda mais claro quando descobrimos qual a moeda de Luanda, Angola: o desvalorizado Kwanza equivale a míseros US$ 0,0016, o que requer uma verdadeira engenharia econômica de quem vive na cidade.

    Uma refeição simples em um restaurante de Luanda pode sair por mais de R$ 70, enquanto o aluguel de um apartamento de dois quartos pode custar mais de R$ 15 mil, a depender da região escolhida (preços em agosto/2021).

    Por isso, fica bem mais barato visitar a cidade como turista do que investir em moradia na capital da Angola!

    Cotação de seguro viagem para Luanda, Angola

    Estamos falando de um país com custo de vida elevado, o que significa que uma pequena dívida em solo angolano pode representar um grande prejuízo para o viajante.

    Por isso, nem pense em embarcar para Luanda, Angola, sem contar com a proteção de um seguro viagem!

    O item não é obrigatório, mas pode salvar o seu bolso de vários perrengues em caso de imprevisto durante a sua viagem!

    Dessa forma, se você precisar de atendimento médico, regresso sanitário, seguro bagagem ou outros serviços, basta acionar a seguradora para receber assistência gratuita ou reembolso.

    O seguro viagem mais barato e mais completo do mercado está em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar as coberturas e ofertas das melhores seguradoras para garantir a melhor opção para a sua viagem!

    Em caso de dúvidas, é só contar com a expertise de nossos especialistas em uma central de atendimento exclusiva, 100% em português! 

    Quer conhecer Angola com segurança e economia? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa