icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
07 março - 8 minutos de leitura.

Moeda de Chipre: informação, dicas e curiosidades 

Chris standing up holding his daughter Elva Oriente Médio

Não sabe qual é a moeda de Chipre, onde fica o país europeu e outras informações importantes para a sua viagem? 

Não se preocupe: o destino pode ser ainda pouco conhecido entre os brasileiros, mas nós vamos te ajudar a planejar a sua viagem!

Considerado berço da deusa Afrodite, o Chipre é um país charmoso, com diversos sítios arqueológicos, praias paradisíacas e paisagens incríveis.

Uma das principais dúvidas que podem surgir diante do viajante é qual a moeda do país e como desfrutar do melhor câmbio possível. Neste artigo, vamos solucionar essas e outras dúvidas. Vamos lá!

Compre os melhores seguros de viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Moeda de Chipre: o que você precisa saber

Um dos países europeus que não cobra visto de brasileiros, o Chipre é um país insular (ou seja, que fica em uma ilha), na costa leste do Mar Mediterrâneo.

Não é difícil, porém, que os viajantes fiquem confusos em relação às praticidades locais.

O idioma é o grego, mas o país fica mais perto da Turquia. A moeda é uma, mas é possível encontrar até quatro moedas diferentes em circulação nas ruas.

Dessa forma, é importante fazer um planejamento caprichado para não se confundir e acabar passando por apuros durante a sua estadia.

Para te ajudar a entender direitinho tudo o que você precisa saber sobre o Chipre antes de embarcar, criamos um guia completo com todos os aspectos práticos importantes para os viajantes. 

Você vai aprender quais moedas pode levar para a sua viagem, quais as formas de pagamento mais recomendadas, quanto dinheiro precisa levar para a sua estadia e muito mais. Veja só!

Qual é a moeda de Chipre?

Qual é a moeda do Chipre?
Fonte: Αννα Ζηνωνος, via wikimedia commons

Desde 2004, o país insular faz parte da União Europeia: a partir de 2008, a moeda de Chipre se tornou oficialmente o euro, assim como nos demais países do bloco europeu.

Isso não quer dizer, porém, que o viajante encontra apenas o euro circulando pelas ruas da terceira maior ilha da Europa. Ainda é possível se deparar com a antiga moeda, em desuso há mais de 12 anos, pelas ruas do país.

Além disso, alguns comércios, restaurantes e hotéis aceitam moedas provenientes de outros países, como o euro e o dólar americano.

No fim das contas, a melhor moeda para levar para o Chipre pode depender de diversos aspectos, até mesmo da região do país que você vai visitar.

Qual era a moeda de Chipre antes do euro?

Antes da criação do euro, o país tinha moeda própria, a lira cipriota, que acabou substituída por uma taxa de câmbio em que 1 euro = 0,585274 lira cipriotas.

O processo de transição para a nova moeda europeia foi lento e seguiu até poucos anos atrás, com um cronograma de substituição de cada nota e moeda de Chipre antiga pelas novas que só se encerrou em 2017.

Seguro viagem para o Chipre

Os viajantes que pretendem conhecer o Chipre precisam seguir os protocolos de imigração do Espaço de Schengen para garantir a isenção do visto.

Você deverá portar passaporte com validade mínima de seis meses após o embarque, além de apresentar comprovantes de reserva de hospedagem, passagens de volta e fundos financeiros suficientes para sua estadia no país.

Outra exigência é a contratação de um seguro viagem que cubra pelo menos 30 mil euros para despesas médico-hospitalares, já que os estrangeiros não têm acesso ao sistema público de saúde do país.

Além de garantir a sua passagem sem problemas pela imigração, o seguro viagem para o Oriente Médio garante o respaldo que você precisa para curtir a sua estadia sem passar por apuros.

Ou seja, você estará protegido desde situações mais graves, como acidentes e problemas de saúde, a imprevistos mais corriqueiros, como voo atrasado ou extravio de bagagem.

Você pode contratar o seguro viagem mais barato do mercado em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar planos e ofertas das melhores seguradoras para encontrar a melhor opção para a sua necessidade.

Seguro Viagem: Oriente Médio
ITA 60 SMART ITA 60 SMART Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*

Qual moeda levar para o Chipre?

A história do Chipre é marcada por conflitos e invasões estrangeiras. Embora hoje o país viva um momento de paz, ainda é possível ver as marcas desse período instável por toda parte.

Atualmente, uma porção do país está sob o domínio da Turquia, enquanto cerca de 60% da ilha é ocupada por cipriotas de origem grega, que espalham a bandeira azul e branca da Grécia por quase todos os lugares.

Na prática, essa divisão não interfere muito no dia a dia dos turistas, que podem circular com segurança entre as cidades e pelas ruas. 

O que pode diferir é o principal idioma falado em cada uma das regiões: afinal, tanto o turco quanto o grego são idiomas oficiais do país.

Mas qual moeda levar para o Chipre em cada região? Vamos descobrir!

Na parte grega

Chipre na parte grega
Fonte: Pxhere

Durante a sua estadia no lado grego do Chipre, você poderá utilizar o euro para pagar compras, hotéis, restaurantes, passeios turísticos e quaisquer outras atividades que desfrutar durante a viagem.

Na parte turca

Caso a sua viagem se estenda para o território turco-cipriota, o euro não será o suficiente. A Turquia não faz parte da União Europeia justamente por conta da ocupação do território do Chipre.

Por essas e outras, o país não faz parte da Zona do Euro e ainda utiliza a lira turca, incluindo no território ocupado na ilha mediterrânea — ou seja, na região norte do Chipre.

Em média, a cotação fica em 1 lira turca = 0,11 euro.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Moeda de Chipre: dicas para o câmbio

Para que você consiga fazer o planejamento adequado para a sua viagem, destacamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre a moeda de Chipre e o câmbio mais vantajoso para o viajante. Confira!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Dinheiro

    Assim como em muitos países da União Europeia, o dólar é uma moeda popular e valorizada no Chipre, sendo aceito em alguns hotéis, restaurantes e até no comércio.

    No entanto, lembre-se de que a moeda de Chipre é o euro, o que significa que o dólar não será aceito em todos os lugares. Ou seja, se você só tiver a moeda norte-americana em mãos, pode acabar passando por apuros.

    Moeda de chipre: dinheiro
    Fonte: Pexels

    Tenha sempre em mãos alguns euros em notas e moedas para não passar por situações desagradáveis. Para evitar armadilhas, faça o câmbio apenas no aeroporto ou em bancos.

    O viajante também pode recorrer a um dos caixas eletrônicos espalhados por cada esquina da ilha para sacar o dinheiro já na moeda europeia.

    Cartão de crédito ou débito: vale a pena?

    Como explicamos acima, é altamente recomendado ter alguma quantia da moeda de Chipre em espécie na carteira.

    Mas uma boa dica de segurança em viagens é: nunca ande com muito dinheiro na mão, sobretudo notas de alto valor.

    Dessa forma, você evita as chances de ter o dinheiro roubado, ou até mesmo perdê-lo.

    O cartão de crédito ou débito pode facilitar os pagamentos no Chipre — mas mesmo assim o viajante deve ficar atento, já que nem todas as bandeiras internacionais são utilizadas na ilha.

    Visa e Mastercard são aceitos na maioria dos estabelecimentos, mas American Express, por exemplo, não é utilizado em praticamente nenhum estabelecimento.

    Além disso, fique de olho na taxa de utilização do cartão de crédito, que pode ser cobrada em alguns estabelecimentos e render um acréscimo de 5% a 7% no valor final.

    Cartões pré-pagos

    Uma das maneiras mais eficientes para proteger o seu dinheiro é por meio dos cartões pré-pagos.

    O viajante pode carregar um cartão pré-pago com a moeda de Chipre para facilitar o saque de dinheiro no exterior, e utilizá-lo também na função cartão de débito.

    Mesmo com eventuais taxas que possam ser cobradas, incluindo o IOF, a transação é mais vantajosa que utilizar dinheiro em espécie ou cartões de crédito, por exemplo.

    Quanto dinheiro levar para o Chipre?

    Quanto dinheiro levar para o Chipre?
    Fonte: Pixabay

    Agora que você já sabe qual é a moeda de Chipre, está na hora de descobrir quanto dela você precisa desembolsar para curtir a sua viagem.

    Quanto de dinheiro você deve levar depende diretamente do estilo de viagem que você quer curtir: ou seja, é possível desfrutar de uma estadia mais econômica ou mais onerosa, a depender do “gosto do freguês”.

    Em geral, um jantar para duas pessoas em um bom restaurante custa cerca de 90 euros.

    Já uma refeição mais simples, em um restaurante mais modesto ou uma boa lanchonete, não custa mais que 30 euros (preços em dezembro de 2020).

    Os custos de transporte são relativamente baratos: uma viagem de ônibus custa até 2 euros e a tarifa dos táxis pode chegar a 1 euro por quilômetro.

    Prefere alugar um carro? Esteja preparado para pagar cerca de 35 euros por dia.

    As atrações do país têm preços bastante variados, de 35 a 250 euros por passeio, e o turista deve reservar um dinheiro extra para eventuais cobranças adicionais.

    Em média, para desfrutar de uma estadia confortável no Chipre, você deverá investir entre 50 e 80 euros por dia.

    Chipre: curiosidades

    Muitos brasileiros não sabem quase nada sobre o Chipre, um pequeno país europeu repleto de belezas naturais e riquezas históricas. Se esse é o seu caso, não se preocupe! 

    Vamos destacar abaixo alguns dados e curiosidades que podem te ajudar durante a viagem. Veja só!

    Onde fica o Chipre na Europa?

    Onde fica o Chipre na Europa?
    Fonte: Pexels

    O Chipre fica espremido entre a Europa e a Ásia, em pleno Mar Mediterrâneo, em uma região de grande beleza natural, com praias banhadas por águas em diferentes tonalidades de azul.

    Oficialmente chamado República de Chipre, o país fica a menos de 480 km da costa da Turquia e a cerca de 1.100 km da Grécia.

    A ilha também fica próxima à Síria (que está a 500 km de distância) e ao Líbano (264 km de distância).

    O que significa a palavra “Chipre”?

    Não se sabe ao certo a origem da palavra “Chipre”, embora alguns estudiosos liguem o nome do país ao nome dado pelos gregos à árvore cipreste mediterrâneo, Kyparissos.

    Outra corrente acredita que o nome do país pode ter sido inspirado na palavra Kypros, que em grego significa “henna”. Ainda existem estudiosos que relacionam a palavra Chipre às palavras sumérias que significam cobre e bronze.

    Apesar de ninguém saber ao certo como a ilha foi batizada, fato é que o nome do país deu origem à palavra “cobre” no latim: “aes Cyprium”, ou simplesmente “metal de Chipre”, acabou encurtada para “cuprum”.

    Como é chamada a pessoa que mora em Chipre?

    Como é chamada a pessoa que mora em Chipre?
    Fonte: Pexels

    A pessoa que nasce ou se instala em Chipre é conhecida como cipriota, embora os termos “cipríaco” e “cíprico” também sejam considerados corretos.

    Qual é o idioma falado no Chipre?

    O Chipre tem dois idiomas oficiais: o grego, que predomina na região mais ao sul do país, e o turco, falado na região norte, ocupada pelas tropas da Turquia.

    No entanto, não precisa se preocupar em aprender uma das duas línguas às pressas. Mais de 75% dos cipriotas fala o inglês fluentemente, idioma que aparece na maioria das placas de trânsito e sinalização pelas ruas.

    Várias empresas cipriotas adotam o inglês oficialmente, e até nas escolas e universidades é comum encontrar programas lecionados na língua anglo-saxã.

    Cotação seguro viagem para o Chipre

    Já sabe tudo sobre a moeda de Chipre? Então, chegou a hora de começar a planejar uma viagem inesquecível por essa charmosa ilha mediterrânea!

    O Chipre faz parte da União Europeia, motivo pelo qual o viajante é obrigado a contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para visitar o país.

    Além de ser uma obrigatoriedade para conhecer os países do Espaço de Schengen, o seguro viagem garante diversos serviços e coberturas para o viajante, como assistência médica, seguro bagagem e auxílio por cancelamento de voo, entre outros.

    O seguro viagem mais barato e mais completo do mercado está no nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar os preços e os planos das melhores seguradoras.

    Seguro Viagem: Oriente Médio
    ITA 60 SMART ITA 60 SMART Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*

    Em caso de dúvida, é só acionar nosso time de especialistas, sempre à disposição em uma central de atendimento exclusiva, 24 horas por dia, 100% em português!

    Conhecer o Chipre com segurança e tranquilidade? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente