CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Nepal: dicas, curiosidades e os principais pontos turísticos

Conhecido por abrigar o Monte Everest – o ponto mais alto do planeta – o Nepal é um destino turístico para quem está em busca de aventura e adrenalina.

Conhecido por abrigar o Monte Everest – o ponto mais alto do planeta –  o Nepal é um destino turístico para quem está em busca de aventura e adrenalina.   

Além de ter em seu território a maior montanha do mundo, o país também é rico em história, cultura e belezas naturais de tirar o fôlego. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse país incrível e recheado de curiosidades?

Nepal: religião, idioma e cultura

A cultura nepalesa tem forte influência das variadas etnias presentes em seu território. Seus costumes, hábitos e rituais tem como base a religião hindu, mas o budismo também disseminou entre a população suas crenças e estilo de vida.

Por lá, os contos folclóricos, a música, dança e seus personagens demoníacos estão presentes na realidade do dia a dia do seu povo, influenciado também no seu jeito de viver.

A língua nepali é o idioma oficial do país, mas há outros 100 idiomas falados por lá, além do inglês, que também é usado pela população.

Viaje com segurança e tranquilidade! Faça a cotação do seu seguro viagem no Seguros Promo e tenha o plano ideal para você e seu bolso.

Onde fica Nepal no mapa-múndi?

No mapa, Nepal está localizado no centro do continente asiático, na região dos Himalaias, ao norte do Tibete, que fica a área autónoma da China. Do lado leste, sul e oeste, o país faz divisa com a Índia.

Com 23 milhões de habitantes, o país é composto, em sua maioria, pelas altas montanhas da Cordilheira do Himalaia.

Qual a melhor época para ir ao Nepal?

Nepal melhor época
Fonte: Pixabay

A principal atração turística é o Monte Everest. Se o seu objetivo é conhecer este local, a época mais recomendada é na estação de seca, de abril a junho.

Para quem pensa que o Nepal é um país gelado o ano inteiro, está enganado. Nesse período, as temperaturas estão bem altas, podendo chegar a 40°C.

Essa época é perfeita para praticar hiking e também fazer trekking até os pés de montanhas.

Os meses de setembro e novembro, no outono, e também a primavera, que vai de março a maio, também são temporadas propícias para viajar para a região. Evite viajar entre os meses de junho a setembro, pois as chuvas são bem intensas.

No inverno, entre janeiro e março, as temperaturas ficam muito baixas e há uma grande incidência de nevascas. Se quer se aventurar pelos principais pontos turísticos do Nepal, a temporada de seca é a melhor opção. 

Preciso de visto para visitar o Nepal?

Os turistas brasileiros que pretendem se aventurar pelo país precisam fazer a solicitação do visto de turismo.

Mas não precisa se preocupar, pois ele pode ser requerido no desembarque, no aeroporto internacional de Kathmandu.

Para conseguir a autorização, você precisará pagar uma taxa de USD 30 para um período de 15 dias, USD 45 para 30 dias e USD 110 para 90 dias.

Seguro viagem para o Nepal

Seguro Viagem:
Ásia
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O seguro viagem não é exigido para o ingresso no país, porém, assim como em outros destinos internacionais, esse item é altamente recomendado para garantir a segurança e tranquilidade durante a viagem.

Inclusive, a contratação desse serviço é uma recomendação do portal do Itamaraty, que considera o destino acidentado, oferecendo riscos de saúde e acidentes. Por isso, ao viajar para o Nepal, o turismo deve ser seguro.

Jamais corra o risco de passar por imprevistos, como acidentes, problemas de saúde, perda de bagagem, atraso ou cancelamento de voo sem contar com uma ajuda especializada.

Na hora de encontrar as opções de coberturas mais recomendadas para a sua viagem, concentre as suas pesquisas no nosso buscador, Seguros Promo, que reúne os melhores planos e os preços mais baixos do mercado, das principais seguradoras do Brasil.

Passagens aéreas para o Nepal

Uma coisa é certa: uma viagem ao Nepal exige planejamento — principalmente, quando o assunto são as despesas. 

As passagens aéreas estão entre os maiores custos em qualquer viagem, especialmente as internacionais.

Por isso, se você quer economizar nesse item, saiba que é possível — desde que você siga algumas recomendações.

A primeira delas é iniciar as suas buscas com certa antecedência, pois as chances de encontrar os preços ainda baixos são maiores. 

Prefira viajar durante a semana, pois aos sábados e domingos, os valores das passagens geralmente estão mais salgados.

Se conseguir, faça as suas buscas sempre durante as madrugadas, pois as companhias aéreas costumam disponibilizar promoções nesse horário.

Na hora de pesquisar a passagem para Nepal, opte por fazer as suas buscas em sites de comparação de preços — como a nossa plataforma, Vai de Promo, que apresenta muitas promoções e descontos.

Nepal: mapa turístico

Para se locomover pelo país e conhecer as atrações mais interessantes, é importante que você tenha em mãos um guia turístico para te ajudar a se localizar em território nepalês.

Dá uma olhadinha no mapa que preparamos para você e já entenda onde estão as principais atrações do Nepal.

Nepal: principais cidades turísticas

O destino é encantador não somente pelas suas montanhas cobertas de neve ou por toda a exuberância das suas paisagens naturais, nada disso! 

Seus costumes e tradições milenares também são muito interessantes. Por isso, para conhecer toda a sua história e belas paisagens, listamos aqui aquelas atrações que devem fazer parte do seu roteiro. Confira!

Região do Annapurna

Nepal Annapurna
Fonte: Pixabay

A região de Annapurna é uma das áreas mais perigosas para quem quer conhecer o Monte Everest, sendo a décima montanha mais alta do planeta. O monte possui vários picos secundários, com altitudes diversas.

Essa área é muito famosa por suas várias possibilidades de trekking; mas cuidado, pois a taxa de acidentes — muitos deles fatais — nessa parte do país é considerada bem alta. 

No mapa do Nepal, essa é considerada também uma das regiões mais lindas.

Bhaktapur

Se você, além de se aventurar pelas regiões montanhosas do destino, quer conhecer também a cultura e história do local, Bhaktapur precisa fazer parte da sua lista.

Considerada a terceira maior cidade da região de Kathmandu, ela foi a capital do país até a metade do século 15. Bhaktapur é também popular em razão dos seus artesanatos e cerâmicas.

Ao conhecer a região, não deixe de fazer uma parada na Pottery Square, uma das praças mais importantes da cidade, onde você encontrará muitos vasos expostos para a venda.

Na hora de definir os lugares para conhecer no Nepal, visite também a Taumadhi Square, que abriga os templos mais bonitos da cidade.  

Faça uma parada no Nyatapola Temple e também na Durbar Square, com os templos mais antigos do país.

Acampamento base do Everest

Nepal acampamento base do Everest
Fonte: Pixabay

Mas se o seu objetivo é aventura e escalada, saiba que você precisará chegar aos acampamentos de base do Everest, que estão distribuídos em lados opostos do monte.

Os acampamentos estão localizados na região Sul, a 5.364 metros altura e, ao Norte, a uma altitude de 5.150 metros.

Normalmente, são usadas por alpinistas que instalam suas barracas esperando o momento certo para iniciar a escalada.

Todos os anos, esses acampamentos são o reduto de pessoas que fazem um mochilão Nepal. 

Esses locais se transformam em praticamente uma cidade, tamanha a quantidade de alpinistas, guias e médicos acampados na região. Lá, você encontrará de tudo um pouco, desde áreas para banho à comércios que vendem produtos frescos.

Catmandu

Cercada por montanhas do Himalaia, Catmandu é a capital do Nepal. Ao desembarcar na cidade, você encontrará ruas movimentadas, templos suntuosos e um centro com ruelas, que mais se parecem labirintos.

A praça Durbar está entre os principais pontos turísticos do Nepal, com templos hindus.

Muitas construções foram danificados por um terremoto em 2015 — mas muitos locais podem ser visitados, como o Palácio de Durbar, o Hanuman Dhoka e o Kasthamandap, que estão em fase de reconstrução.  

Parque Nacional de Chitwan

Nepal parque nacional Chitwan
Fonte: Pixabay

No seu roteiro, não deixe de fazer um tour pelo Parque Nacional de Chitwan, com uma área de cerca de 900 metros quadrados, sendo o mais antigo do país.

Famoso pela sua rica biodiversidade, fauna e flora, ele está localizado na região do Terais, no sopé dos Himalaias.

Durante a sua viagem de turismo Nepal, você encontrará no parque muitos animais — como o rinoceronte-indiano, que são considerados as últimas populações das espécies, e também o tigre-de-bengala.

Durante a visita, dá para fazer canoagem, tours guiados pela selva e também fazer um passeio sobre elefantes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Mustang

    Para quem gosta de história e cultura, o Mustang, um distrito muito importante, datado do ano de 1350, é um prato cheio.

    A região está localizada no planalto do Tibete, sendo que, no passado, ela foi a capital do reino.

    Hoje em dia, o distrito é muito visitado por abrigar o santuário de Muktinath e também ser uma importante região de peregrinação para hindus e budistas.

    O local também é famoso pela sua bebida destilada, chamada de café de Mustang, que é típica da região. Nessa parte do país, você poderá observar os hábitos e os costumes do Nepal.

    Patan

    Nepal Patan
    Fonte: Pixabay

    Assim como as belas paisagens, a cultura do país estará presente em toda a sua viagem pelas cidades nepalesas. 

    Localizada no sudoeste do vale de Katmandu, Patan é famosa pelo seu rico patronímico cultural.

    Mesmo sendo muito danificada no terremoto de 2015, a cidade possui templos exuberantes, que preservam os rituais do hinduísmo e também do budismo.

    Além de sua importância religiosa, esses locais também recebem muitos turistas todos os anos. Na sua passagem pela cidade, visite o Tempo do Oro e o Templo Minanath.

    Lumbini

    A cidade de Lumbini, localizada na região Oeste do Nepal, é uma das mais famosas do país por ter sido o lugar onde nasceu Sidarta Gautama, o criador da religião budista, no ano de 563 a.C.

    Entre os pontos turísticos do Nepal, ela é uma das cidades que merecem estar no seu roteiro, já que é carregada de história e tradição milenares.

    No sítio arqueológico existente na região foram encontrados uma piscina e um templo, que acredita-se ser datado do período de nascimento do Buda, além de muitas outras estruturas budistas.  

    A cidade possui templos, monumentos e palácios belíssimos, que valem uma visita. Pelas ruas, você verá muitos monges budistas com trajes típicos da religião.

    Pokhara

    Nepal Pokhara
    Fonte: Pixabay

    Às margens do lago Fewa, a cidade de Pokhara é uma das mais belas, sendo também uma das mais populosas do país Nepal, com mais de 350 mil habitantes.

    A belíssima lagoa tem como pano de fundo as montanhas do Himalaia. No seu tour pela cidade, não deixe de fazer um passeio de barco pelo Phewa Lake e apreciar a paisagem da região.

    Visite ainda o Tibetan Base Camp, que é um bairro onde vivem muitos refugiados tibetanos. Conheça ainda o tradicional vilarejo de Sarangkot e, se puder, que tal pular de paraglider?

    Lagos Gokyo

    Para completar o roteiro da sua viagem para Nepal, conheça os Lagos Gokyo, que estão situados a 5.200 metros de altura acima do nível do mar, dentro do famoso Parque Nacional de Sagarmatha.

    Considerados os lagos mais altos de água doce do mundo, eles oferecem uma das mais lindas paisagens do país. 

    Aos pés das montanhas e com águas em tom verde-esmeralda, os lagos também são considerados sagrados para o budismo e hinduísmo.

    Extra: Monte Everest em Nepal

    Nepal Monte everest
    Fonte: Pixabay

    Além da sua beleza espetacular, o Monte Everest é, sem dúvida, a montanha mais cobiçada pelos alpinistas.

    Com 8.848 metros acima do nível do mar – pico mais alto – ela é chamada de Chomolungma do lado do Tibete, e Sagarmatha na parte sul.

    O maciço do monte inclui ainda outros picos, como o Lhotse, a 8.516 metros de altura, o Nuptse, com 7.855 metros, e o Changtse, com altura de 7.580 metros.

    Para escalar a montanha há duas rotas, sendo que uma delas é pela face sudeste — considerada a rota padrão e também a menos desafiadora, porém, não deixa de oferecer perigos.

    A outra rota mais conhecida segue pelo lado nordeste do Tibete, sendo um pouco mais difícil. Existem também outros 13 caminhos que não são muito usados.

    As excursões até o monte acontecem, principalmente, nos meses de abril e maio, antes do início das monções.

    Há muitos alpinistas que se arriscam no período de monções, que acontecem em setembro e outubro, quando o acúmulo de neve torna a experiência ainda mais desafiadora. Mesmo lindo, o Everest também é igualmente perigoso. 

    No final de 2006, a região contabilizava mais de 8 mil pessoas, sendo que pouco mais de 200 nunca retornaram da escalada. Desse total, cerca de 50% conseguiram atingir o ponto mais alto do planeta.

    Cotação de seguro viagem em promoção

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 60 MUNDO BASIC +COVID19 (EXCETO EUA)
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Nepal é um destino espetacular e, com certeza, você viverá uma das experiências mais incríveis da sua vida.

    Mas para garantir que a sua aventura pelo país seja feita com total segurança, lembre-se de contratar um seguro viagem.

    Para encontrar os planos recomendados, o nosso site Seguros Promo oferece as melhores opções de coberturas, além dos menores preços. Quer ter uma viagem com total segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa