CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

O que fazer em Atenas: quando ir, documentação e dicas de viagem

O que fazer em Atenas? A capital da Grécia é um dos mais interessantes, ricos e singulares de todo do mundo. Venha conferir!

Para quem quer saber o que fazer em Atenas, uma coisa é certa: o destino é um dos mais interessantes, ricos e singulares de todo do mundo.

Atenas transpira história, arte, cultura e filosofia. É o berço da civilização ocidental e também dos filósofos mais renomados e importantes da humanidade.

Ao perambular pelas ruas da capital da Grécia, você vai se deparar com ruínas, monumentos e construções importantíssimas para a Antiga Atenas.

Sem dúvida, uma experiência inesquecível e única. Venha conhecer a encantadora Atenas!

Cote seu seguro de viagem com desconto clicando neste link!

O que fazer em Atenas: história, cultura e tradição

Atenas é aquele tipo de destino que você jamais verá semelhante em qualquer outro local do planeta.

A capital da Grécia é berço dos principais filósofos que ainda são referência para as mais diversas áreas da sociedade.

É lá que estão as construções mais antigas e significativas do Império Grego, que permanecem belíssimas e imponentes, resistindo às ações do tempo e do clima.

Na região, você encontrará muita história do Período Homérico, entre os séculos XII e IX a.C. até o fim da era da antiguidade, que corresponde a 600 d.C.

O que fazer em Atenas: história, cultura e tradição
Fonte: Pexels

Sem dúvida, a cidade grega foi um dos impérios mais importantes já vistos até hoje.

Na Atenas, assim como em todo o país, os deuses tinham uma forte influência sobre o cotidiano do povo, sendo considerados seres que se misturavam entre humano e divindade.

Entre os mais reverenciados estão os deuses do Olimpo, que eram classificados como deuses superiores e inferiores, adorados em templos construídos pelo povo para homenageá-los e fazer sacrifícios.

Ah, foi lá onde surgiram os Jogos Olímpicos, que foram criados por volta do ano 776 a.C., com um festival para adorar os deuses do Olimpo.

Curioso, não é mesmo? O que não faltam em Atenas são histórias para contar.

Quando ir para Atenas?

Prepare-se para conhecer as mais espetaculares atrações em Atenas. Na hora de escolher a melhor época para viajar para a capital grega, prefira a alta temporada, entre junho e setembro, durante o verão.

Nesta época, a cidade fica ainda mais linda e vibrante com muitos turistas pelas ruas e estabelecimentos abertos até mais tarde.

O clima em toda região nesta temporada é sempre quente e agradável, favorecendo muitos passeios ao ar livre e também pelas praias e ilhas da capital.

O que fazer em Atenas: quando ir?
Fonte: Pexels

Já entre os meses de dezembro e abril, os dias são bem mais frios e chuvosos. Estas são características do inverno e também da primavera, que são períodos considerados de baixa temporada por lá.

Nesta época, o turismo na região diminui muito, pois a quantidade de voos e balsas é mais restrita. Além disso, muitos hotéis, lojas e restaurante suspendem o atendimento ao público.

Quantos dias são necessários para conhecer as atrações em Atenas?

Para conhecer tudo que Atenas, Grécia, tem para oferecer, recomendamos uma viagem de, pelo menos, 7 dias, para que consiga conhecer todos os pontos turísticos e cada cantinho da cidade.

Mas se não for possível, dá para fazer um belo tour pela cidade em um período de cinco ou três dias.

Claro que você precisará escolher as principais atrações, porque não conseguirá conhecer todos os locais turísticos.

Passagens aéreas para Atenas

Fazer uma viagem para Atenas a turismo é o sonho de muitas pessoas. Afinal, a cidade conta com os locais históricos mais interessantes do mundo.

Na hora de encontrar as passagens aéreas baratas, há sempre muita preocupação ao entorno dos preços, já que, de uma forma geral, eles são significativos.

A boa notícia é que é possível encontrar opções de passagens que cabem no seu bolso.

Se pretende economizar neste item, uma dica é fazer as suas buscas no site Vai de Promo, que garante sempre passagens baratas, além de promoções e descontos.

Faça as suas pesquisas no nosso site e encontre as opções com os melhores preços do mercado.

Documentos, vistos e vacinas necessários para visitar Atenas

Viajar para a capital grega não é nada burocrático. Se a sua passagem pela cidade não ultrapassar 90 dias, não será necessário a obtenção do visto de turismo.

Ao desembarcar por lá, é preciso apresentar apenas o passaporte com validade de 6 meses, além da passagem de volta, reservas de hotéis ou carta-convite.

Ah, é preciso comprovar ainda que possui condições financeiras de permanecer no país, além da contratação do seguro viagem.

Seguro viagem obrigatório para Atenas

E por falar em seguro, nem pense em viajar para o país sem contratar esse serviço. Isso porque, a exigência da contratação deste item tem como respaldo o Tratado de Schengen do qual a Grécia faz parte.

Para encontrar os planos com as coberturas mais recomendadas e os menores preços, uma dica é concentrar as suas buscas no site verificador, Seguros Promo.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Ele oferece os melhores planos e os valores que cabem no seu bolso. Temos uma equipe pronta para ajudar se precisar de orientação.

Outra dica muito importante é levar com você um chip de viagem internacional – assim, você conseguirá se comunicar em qualquer lugar do mundo.

O que fazer em Atenas: principais atrações para conhecer

Com tantas atrações, nem sempre é fácil decidir o que fazer em Atenas. Por isso, preparamos um roteiro muito bacana com os locais mais visitados.

Acrópole

Acrópole
Fonte: Pexels

No seu roteiro de turismo em Atenas, Grécia, o Acrópole não pode ficar de fora. O sítio arqueológico está localizado bem no alto da colina, a mais de 150 metros acima do nível do mar, de onde é possível ver toda a cidade.

No passado, ele foi um importante centro político e religioso da cidade, sendo o monumento mais importante da época.

Toda a sua arquitetura conta com características do povo grego, jônico e dórico, além de ter influências das artes persas e egípcias.

No seu tour pelo local, você poderá apreciar monumentos muito antigos ao seu entorno, como o Templo de Atenas, o Teatro Dionísio, o Parthenon, o Templo Erechtheion e o Teatro Herodes Atticus.

Entre os mais significativos dessa lista é o templo de Parthenon. Em Acrópole, você conhecerá ainda construções, como o Propileu, Erecteion, o Templo de Atenea Niké, entre outros.

Ágora de Atenas

Ele é uma das principais atrações, sendo, no passado, um importante centro comercial, político e social de Atena.

Na época, o Ágora de Atenas era palco de debates, eleições, celebrações, competições e apresentações artísticas.

Mesmo em ruínas, no local é possível conhecer o antigo prédio da Stoa de Átalo, que era um local comercial muito importante para a região. 

Visite também o Templo de Hefesto, erguido entre os anos 460 e 415 a.C, assim como o Museu da Ágora Antiga. Com histórias tão ricas, o Ágora não pode faltar na sua lista de atrações em Atenas.

Bairro Monastiraki

O que fazer em Atenas: Bairro Monastiraki
Fonte: Pxhere

Faça um passeio pelo Bairro Monastiraki. Por lá, você encontrará um mercado de pulgas muito conhecido, que é, na verdade, um bazar de venda de diversos produtos, como souvenires e artesanato.

Além disso, no bairro, há uma linda igreja ortodoxa e uma praça bem ampla com muitos bares e restaurantes. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Templo de Zeus Olímpico

    Na capital Atenas, o turismo deve incluir o Templo de Zeus Olímpico, uma importante construção datada dos séculos VI e II a.C., erguida para fazer uma homenagem ao deus Zeus Olímpico.

    Chamado também de Olympeion, o templo contava com quase 100 metros de altura e 40 de largura, sendo construído com mármore do monte Pentélico. 

    O local abrigava mais de 104 colunas coríntias com cerca de 15 metros. Atualmente, existem apenas 15 colunas.

    Mesmo depois de um forte terremoto que ocorreu durante a Idade Média, que destruiu parte do templo, ainda é possível ter uma ideia da grandeza do Templo de Zeus Olímpico.

    Templo de Poseidon

    Templo de Poseidon
    Fonte: Pixabay

    No seu roteiro sobre o que fazer em Atenas em 3 dias ou mais, o Templo do Poseidon deve ser parada obrigatória. 

    Localizado a 64 quilômetros da capital de Atenas, a construção foi erguida em homenagem a Poseidon, considerado o segundo Zeus, entre 440 e 444 a.C em uma colina com altura de 60 metros acima do nível do mar.

    Na época, a região era dominada por atividades marinhas e, por conta de muitas tempestades, acreditava-se que a ira do deus se manifestava dessa forma. 

    Por isso, o templo servia para que o povo fizesse sacrifício de animais para acalmar os ânimos de Poseidon. No local, é possível ver enormes colunas do antigo templo. 

    Templo Erechtheion

    Não tão suntuoso quanto o Parthenon, o Templo Erechtheion é igualmente importante ou mais significativo no que tange a religiosidade em Atenas na época. 

    O Templo Erechtheion também era destinado aos cultos religiosos e foi erguido em 410 a.C, durante a era de ouro na capital.

    O templo foi construído para demonstrar o poder de Atenas e também para instalar uma estátua antiga da deusa Atena no local. 

    Hoje restam ruínas, mas é possível entender perfeitamente como era a construção no passado. 

    Jardim Nacional

    Jardim Nacional de Atenas
    Fonte: Pxhere

    No seu passeio em Atenas, Grécia, inclua uma visita ao Jardim Nacional, um esplêndido parque em uma área de 15,5 hectares bem no centro de Atenas. 

    Ao seu redor, há importantes construções como a Zappeion e o Olímpicos Kallimarmaro.

    Além de um lindo campo de flores, enormes coqueiros e fontes que ainda estão ativas, o parque conta também com ruínas bem antigas, mosaicos, capitéis coríntios de colunas e lindas pontes.

    No local, é possível apreciar ainda o busto de Kapodistrias, que foi o primeiro governador da do país, além dos bustos dos poetas Dionysios Solomos e do Valaoritis Aristotelis.

    Monte Lycabettus

    Se está pensando que a região mais alta da cidade é Acrópole, está enganado. O Monte Lycabettus fica a quase 300 metros de altura, oferecendo uma das vistas mais incríveis de Atenas.

    No alto do monte, existe um restaurante, onde é possível tomar um belo café e, claro, passar horas apreciando a paisagem.

    No alto do monte, há ainda uma capela dedicada a São Jorge, construída no século XIX e também o teatro Lycabettus.

    Para chegar até o local, você pode usar um teleférico, táxis ou subir a pé. Se puder, vá ao local no final da tarde para apreciar o pôr do sol.

    Partenon

    Partenon
    Fonte: Pexels

    Já falamos dele aqui como parte da região de Acrópole, mas vale falarmos deste belíssimo monumento mais uma vez.

    O Partenon é a construção mais importante de todo país e também a mais visitada da cidade, sendo erguida entre os anos de 447 e 438 a.C

    O local foi construído em mármore para homenagear a deusa Athena Parthenos e também para abrigar a sua bela estátua de ouro e marfim com doze metros de altura, projetada por Fídias.

    Ao todo, Partenon possui 70 metros de comprimento e 30 de largura, com diversas colunas ao seu redor.

    O que fazer em Atenas à noite?

    A capital da Grécia não se restringe a apenas locais históricos. A cidade também é muito conhecida pela sua vida noturna agitada.

    Por lá, há muitas opções de baladas, que estão sempre lotadas de turistas e moradores locais.

    Uma dica é conhecer a Club Blend, sem dúvida, uma das mais populares quando o assunto é música eletrônica. Ah, a Balada Bios também é muito famosa por conta da sua decoração excêntrica.

    Ela foi instalada em um prédio industrial bem antigo. Por isso, a sua atmosfera é toda alternativa com vários ambientes.

    Se não quer tanta badalação, conheça o Bar Brettos, um dos locais mais famosos da cidade quando assunto é descontração e ótimos drinks.

    Ele é um dos mais antigos, inaugurado em 1909. Por lá, há mais de 30 bebidas diferentes.

    Inclua ainda o Baba au Rum, que também figura entre os melhores bares da capital e está na lista dos 50 melhores bares do planeta.

    No local, não deixe de experimentar bebidas tradicionais e muito antigas, datadas do século 19. Você vai se apaixonar!

    Bônus: o que fazer em um dia em Atenas?

    O que fazer em Atenas em um dia?
    Fonte: Pexels

    Se você tiver apenas um dia para circular por Atenas, seguem algumas dicas dos principais pontos turísticos: 

    • Acrópole
    • Partenon
    • Ágora de Atenas
    • Templo Erechtheion
    • Templo de Poseidon
    • Bairro Monastiraki
    • Monte Lycabettus
    • Templo de Zeus Olímpico
    • Jardim Nacional

    Cotação seguro viagem Atenas

    Já escolheu o que fazer em Atenas? Então, pesquise logo seu seguro viagem.

    Ele te dará todo o auxílio em caso de problemas de saúde, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voos, acidentes e muito mais.

    Se quer viajar seguro e com o melhor plano para a sua viagem, não deixe de concentrar as suas buscas no site Seguros Promo, que traz as melhores opções com os menores preços.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer ter uma viagem segura e incrível? De Promo você pode!

    Saiba de tudo sobre os melhores destinos!

    aaaa