CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Qual a maior floresta do mundo? Confira as 5 maiores e suas regiões

Já se perguntou qual a maior floresta do mundo? Confira o nosso artigo e te contaremos quais são e porque elas são tão importantes.

Se você quer saber qual a maior floresta do mundo, esse artigo é o que você procura. Aqui vamos listar as principais áreas de vegetação do planeta que, além de serem belíssimas, são importantíssimas para a manutenção e preservação de todas as espécies na terra

Na sua próxima viagem de férias, que tal incluir algumas delas no seu roteiro? Vem com a gente, pois você conhecerá as 5 maiores florestas e em quais países elas estão localizadas. Veja só!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Qual a maior floresta do mundo? Conheça os biomas mais importantes

Para quem deseja conhecer algumas das mais importantes florestas pelo mundo, saiba que essas áreas de vegetação, além de serem importantes para a biodiversidade do planeta, também são destinos perfeitos para quem busca aventura, adrenalina, contato com a natureza e paz.

Nas maiores florestas do mundo é possível observar as mais diferentes espécies de pássaros, tigres siberianos, gorilas, girafas, leopardos, elefantes, entre outros.

Ao visitar essas áreas de vegetação, você poderá ter contato com as mais diversas espécies de plantas e árvores, além de poder acampar, fazer trilhas, passeios de barco, canoagem, escaladas e muito mais.

Incluir esses destinos nos seus roteiros de viagem pode tornar os seus passeios ainda mais interessantes e lhe render belas fotos. 

Quais são as florestas tropicais e equatoriais?

Quais são as florestas tropicais e equatoriais?
Fonte: Stocksnap / CC0

As florestas tropicais e equatoriais estão localizadas nas regiões úmidas e quentes do planeta, que ficam entre os trópicos e o equador, em áreas que chovem mais de 180 milímetros por ano.

Esse tipo de floresta ocupa os territórios das Américas do Sul e Central, além das regiões que compreendem a parte oeste até o centro da África e do sudeste da Austrália e da Ásia.

As florestas equatoriais possuem vegetação densa e árvores gigantescas, que podem chegar a 60 metros de altura. 

Isso também vale para as florestas pelo mundo com características tropicais que também têm árvores altas, precipitação elevada e um clima quente.

Qual é a maior floresta equatorial do mundo?

A maior floresta equatorial do planeta é a floresta Amazônica, no Brasil, que abrange territórios de estados, como Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima e Rondônia.

Além dos estados brasileiros, ela também ocupa algumas áreas da Colômbia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Principais características da Floresta Amazônica

Principais características da Floresta Amazônica
Fonte: Unsplash

A Floresta Amazônica tem características heterogêneas com uma diversificação de espécies elevada e um número impressionante de árvores e plantas dos mais variados tamanhos e tipos.

O clima na Floresta Amazônica é considerado equatorial úmido, com longos períodos de chuvas, que podem chegar a 1.500 mm e 3.600 mm por ano. Além disso, a umidade do ar é elevada, podendo chegar a 80%, com temperaturas que ficam entre 22ºC e 28ºC.

Outra característica dessa floresta é que a vegetação amazônica é perene, onde o verde permanece durante todo o ano, sem a perda das folhas no outono.

Procurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20! Pesquise agora clicando aqui!

Qual a importância da Floresta Amazônica para o planeta?

Essa área de floresta no Brasil tem mais da metade da biodiversidade do planeta, tornando-a um verdadeiro tesouro para a humanidade com um enorme potencial para o desenvolvimento da biotecnologia.

Ela representa grande parte das florestas tropicais do mundo, tendo uma importância significativa na manutenção: da ecologia, dos estoques de água doce, da qualidade do solo e na proteção da biodiversidade.

Somado a isso, durante os processos de evaporação e a transpiração das matas, a floresta colabora na manutenção do equilíbrio climático e para o desenvolvimento de outras atividades, como a agricultura.

Mas se você pensa que os benefícios param por aí, saiba que você está enganado. A floresta Amazônica tem papel fundamental no uso dos recursos hídricos, na navegabilidade, pesca, nas atividades de lazer, aproveitamento energético, no consumo de água potável, além de funcionar como barreiras contra incêndios.

Como são as florestas boreais ou taiga?

Como são as florestas boreais ou taiga?
Fonte: Stocksnap / CC0

A floresta taiga, chamada também de floresta boreal, é predominante em localidades com elevadas latitudes e também que possuem um clima continental frio, polar e com temperaturas baixíssimas.

Geralmente, nesse tipo de floresta, o verão é curto, o inverno é mais longo e há intensas precipitações, que caem em formato de neve. Essas florestas estão localizadas em áreas da parte norte da Europa, América do Norte e também do continente asiático.

Como são as florestas temperadas?

Para quem se pergunta o que tem na floresta temperada, saiba que ela possui uma grande diversidade de vegetação com árvores de folhas largas, principalmente decíduas.

Além disso, existem dois tipos de florestas temperadas, que são as decíduas temperadas e as pluviais temperadas.

No primeiro caso, elas estão localizadas em locais que possuem estações fortemente marcadas, como no centro da Europa, no leste da Ásia, no leste da América do Norte e da América do Sul.

Já as florestas pluviais temperadas ficam mais próximas dos oceanos, tendo variações moderadas de temperaturas. A precipitação também é alta por ficar em montanhas costeiras, que impedem a chegada de ventos úmidos do oceano.

Esses tipos de floresta localizam-se na América do Norte, Europa e em algumas áreas da Austrália, Chile e da Nova Zelândia.

Como são as savanas?

Além das florestas pelo mundo, há também as savanas, que são um tipo de vegetação, que estão presentes em áreas de latitudes médias e em regiões de clima tropical com longos períodos de estiagem, solos ácidos e pobres.

Nessas áreas, há muitas árvores de pequeno porte com raízes profundas, troncos retorcidos, folhas grossas, arbustos e gramíneas, que são resistentes ao período de estiagem.

Para se adaptar a esses períodos de seca, as árvores e arbustos perdem as suas folhas para garantir a sobrevivência mesmo com um pouca quantidade de água. Esse tipo de floresta é encontrada em regiões, como a África

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Aventure-se pelo mundo com a melhor proteção!

    Se você é aquele tipo de turista que adora se aventurar por florestas e áreas de mata, lembre-se que, para garantir sua tranquilidade e auxiliar em casos de imprevistos, contratar um seguro viagem é fundamental independentemente do destino escolhido.

    Para quem pretende conhecer as maiores florestas do mundo ou qualquer outra área de vegetação, lembre-se que imprevistos podem acontecer a qualquer momento, comprometendo a sua viagem e até gerar problemas mais graves.

    Como não queremos que nada disso aconteça com você, vamos te dar uma dica valiosa para planejar o seu passeio.

    Antes de embarcar, contrate sempre um seguro que tenha coberturas essenciais, como assistência médica, odontológica, farmacêutica, traslado médico e funerário, além de auxílio em casos de extravio de bagagem, perda ou atraso de voos.

    Para encontrar os melhores seguros, conte com a nossa plataforma comparadora, Seguros Promo, onde é possível comparar planos de diferentes seguradoras e as melhores promoções e ofertas do mercado

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Se precisar de ajuda na hora de escolher os planos ideais para a sua viagem, saiba que temos uma central de atendimento sempre pronta para tirar todas as suas dúvidas

    Quais as cinco maiores florestas do mundo?

    Pretende conhecer esses lugares de rica biodiversidade e natureza preservada espalhados pelo planeta? Então, confira as maiores florestas do mundo localizadas em diferentes países!

    Floresta Amazônica, América Latina

    Floresta Amazônica, América Latina
    Fonte: Pixabay

    A maior floresta tropical do mundo está localizada na região norte do Brasil, com seus mais de 6 milhões km², integrando o território de nove países da América Latina e sete estados brasileiros.

    Rica em biodiversidade, sua área de vegetação é composta por regiões de florestas, campinas, cerrados e campos rupestres, igapós, matas secas, ilhas, manguezais, praias fluviais de areia branca.

    Além disso, ela também possui muitas cachoeiras, piscinas naturais, além de uma rica flora e fauna com milhões de espécies de plantas, insetos e animais presentes em todo o seu território.

    A floresta brasileira possui alguns dos ecossistemas mais ricos do mundo, além de abrigar cerca de 20% dos recursos hídricos do planeta, o que influencia em todo o clima global.

    Floresta Taiga, Hemisfério Norte

    A Floresta Taiga, no Hemisfério Norte, chamada também de floresta boreal, é composta por árvores coníferas: espécies que possuem suas copas em formato semelhante a o de um cone e que são bem parecidas com os pinheiros que vemos em muitos lugares aqui no Brasil.

    Essas florestas são conhecidas por terem um dos maiores biomas terrestres, tendo uma dimensão três vezes maior que a da Amazônia, representando mais de 25% da cobertura florestal do planeta.

    A floresta boreal estende-se por regiões do hemisfério norte, que vai da parte norte do Alasca até o Japão, cobrindo outros países, como a Sibéria, Groenlândia, Canadá, Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia.

    Com temperaturas gélidas, essas florestas também são famosas por ser o lar do tigre siberiano, uma das espécies de felinos mais bonitos do mundo.

    Floresta do Congo, República Democrática do Congo

    Floresta do Congo, República Democrática do Congo
    Fonte: Stocksnap / CC0

    A Floresta do Congo, na República Democrática do Congo, é considerada a segunda maior floresta tropical do mundo, abrangendo territórios de sete países africanos, como Camarões, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Guiné República do Congo, Angola e Gabão.

    Nessa região, o clima também é tropical, assim como na floresta Amazônica, propiciando uma rica biodiversidade, com as mais diversas espécies, como gorilas, girafas, leopardos, elefantes, leões, e mais de dez mil tipos de plantas.

    Daintree Rainforest, Austrália

    Daintree Rainforest, Austrália, é considerada a floresta tropical mais antiga do planeta, localizada em Queensland na Austrália.

    Assim como a floresta tropical da Amazônia, ela também tem proporções grandiosas, alcançando cerca de 2,6 mil km de extensão, sendo a maior área de vegetação do país que, inclusive, é considerada Patrimônio da Humanidade desde 1988.

    Essa floresta na Austrália possui uma rica diversidade de fauna e flora, abrigando cerca de 430 mil espécies de pássaros, sendo que mais de 10 não são encontradas em nenhuma outra floresta do mundo.

    Floresta Nublada, Equador

    Floresta Nublada, Equador
    Fonte: Simonsimages / Flickr / CC BY 2.0

    A Cloud Forests, chamada também de Floresta Nublada, no Equador, possui um conjunto de seis mil hectares de área vegetativa, e está situada na Cordilheira dos Andes.

    A floresta ganhou esse nome por ter uma cobertura de nuvens, que são comuns em regiões de altas altitudes, fazendo com que a mata tenha um nevoeiro permanente em todas as épocas do ano. 

    Diferente de cenários da Cordilheira dos Andes, a Floresta Nublada possui árvores retorcidas e com musgos, por conta da alta umidade na região. 

    Além disso, o solo desta floresta é pouco fértil e possui uma diversidade da flora pequena, porém, abriga uma variedade de espécies de orquídeas.

    Também possui mais de 400 espécies de aves, tornando-a um dos locais mais visitados para a observação destes animais. 

    O local também é famoso por ser o lar do urso de óculos andino, que é encontrado apenas nessa região do Equador. 

    Onde fica a maior floresta urbana do mundo?

    A maior floresta urbana do mundo está localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, no estado do Rio de Janeiro. Fundado em 1974, sua área tem 12,5 hectares de vegetação correspondente à Mata Atlântica.

    O seu território abriga o Pico da Pedra Branca, o ponto mais alto da capital fluminense, com mais de mil metros de altitude.

    O Parque Estadual da Pedra Branca está localizado entre grandes áreas urbanizadas, que incluem os bairros de Jacarepaguá, Bangu, Recreio dos Bandeirantes, Marechal Hermes, Campo Grande e Guaratiba.

    Atualmente, ele está sob a proteção da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF).

    Encontre o seguro viagem ideal para a sua jornada!

    Agora que você sabe qual a maior floresta do mundo, que tal preparar as malas para conhecer as áreas de vegetação mais incríveis do planeta?

    Lembre-se que tanto em viagens nacionais quanto internacionais, o seguro viagem é um item que não pode ser deixado de lado no seu planejamento

    Jamais faça uma viagem sem estar protegido por coberturas essenciais para garantir sua segurança e proteção. 

    Na hora de encontrar os melhores planos e os preços que cabem no seu bolso, concentre as suas buscas na nossa plataforma comparadora, Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Aqui você encontra as melhores coberturas, os preços mais baixos do mercado, além de muitas promoções e descontos.

    Quer viajar barato e protegido para conhecer as florestas mais bonitas do mundo? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa