CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Roteiro Lisboa: como aproveitar ao máximo a cidade e seus arredores

Pouco tempo de viagem? Vamos te ajudar a preparar um roteiro Lisboa incrível com as atrações imperdíveis da capital portuguesa. Confira!

Vai desembarcar na capital portuguesa e quer montar um roteiro Lisboa com as atrações mais interessantes da cidade? Saiba que você acaba de chegar no lugar certo.

Neste artigo, você encontrará as principais atrações da cidade e seus arredores e também as informações necessárias para aproveitar ao máximo a sua viagem. Veja a seguir!

Sabia que o seguro viagem para Portugal é obrigatório? Cote no Seguros Promo seu seguro e viaje com segurança e economia. Aproveite!

Roteiro Lisboa: curta a cidade em poucos dias

Quando falamos de um destino tão completo quanto Lisboa, fica difícil estipular o tempo necessário para conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer. 

A verdade é que você pode ficar vários dias na capital e ainda ter coisas para fazer, mas como nem todo mundo tem essa disponibilidade, preparamos um roteiro de viagem Lisboa e arredores de 3 dias.

E se você está pensando que 3 dias é pouco tempo, está enganado.

Com um roteiro bem planejado, é possível conhecer as atrações mais concorridas da cidade e os lugares históricos mais interessantes, além de apreciar a gastronomia portuguesa, que é muito famosa.

Além disso, ainda vai sobrar um tempinho para fazer um passeio bate-volta em algumas das regiões próximas à capital portuguesa. 

Assim, também sobrará tempo para você conhecer outras cidades portuguesas e aproveitar ao máximo esse país tão especial.

Qual a melhor época para visitar Lisboa

roteiro lisboa melhor época
Fonte: Pixabay

A capital lisboeta, como é carinhosamente chamada, é aquele destino que é possível conhecer em qualquer época do ano. Tudo irá depender do estilo de viagem que irá fazer por lá. 

O verão, que vai de junho a setembro, é a época mais recomendada para conhecer o país, já que é alta temporada e as temperaturas estão perfeitas para fazer a maioria dos passeios. 

Nesse período, a cidade fica radiante, sempre lotada de turistas. A primavera, que antecede o verão, embora mais fria, também é uma boa pedida. 

No outono e inverno, que acontecem entre os meses de setembro e março, também dá para passear, mas você terá que lidar com as temperaturas do inverno português

A cidade fica bem mais gelada, mas não menos bela. Vale a pena conhecer a capital da temporada mais charmosa e gelada do ano.

Documentação necessária para viajar para Portugal

Para entrar no país, os brasileiros não enfrentam muita burocracia. Se a sua estada no país não ultrapassar 3 meses, não é necessário o visto de turismo.

Outra obrigatoriedade é a contratação de um seguro viagem

Portugal é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen e um dos requisitos para os seus visitantes é estar respaldado por um seguro com cobertura de, no mínimo, 30 mil euros.

Uma dica é ter também meios que atestem que você pode se sustentar financeiramente no país.

Seguro viagem obrigatório para Lisboa

Mesmo tendo poucos dias na capital portuguesa, o roteiro para Lisboa precisa ser muito bem pensado. 

Mas além de escolher os locais que pretende conhecer na cidade, saiba que você precisa ficar atento à alguns detalhes importantes.

Como já falamos, o seguro viagem é obrigatório para entrar em Portugal. O governo exige que os turistas que viajam para o país, independente do período, façam a contratação desse serviço

A obrigatoriedade está respaldada no Tratado de Schengen, que disciplina a circulação dos estrangeiros em países da União Europeia.

O objetivo é fazer com que os turistas tenham respaldo em situações como acidentes, problemas de saúde, translados e também aqueles mais corriqueiros, como extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voos.

Para encontrar os melhores planos e os preços mais vantajosos, conte com o nosso site verificador, Seguros Promo, que garante as coberturas mais recomendadas para o seu roteiro turístico em Lisboa, além de descontos e promoções.  

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Passagens aéreas para Lisboa

Assim como o seguro viagem, as passagens áreas também precisam ter prioridade no seu planejamento.

Nem pense em deixar essa compra para a última hora, pois certamente os preços estarão nas alturas. Quanto antes começar as suas pesquisas, mais chances você tem de encontrar os melhores preços.

Para ter acesso às opções mais vantajosas, conte com o nosso site verificador, Vai de Promo, que traz sempre ótimos preços, promoções e descontos.

Uma dica é cadastrar o seu e-mail no nosso site para saber sempre que os preços do trecho desejado tiverem alteração.

Roteiro Lisboa: mapa

Uma coisa é certa: um roteiro Lisboa com mapa vai te ajudar e muito a se locomover pela capital de uma forma muito mais fácil. Confira um guia turístico que preparamos para você com as principais atrações da cidade.

O que fazer em Lisboa: Roteiro de 3 dias

roteiro lisboa de 3 dias
Fonte: Pixabay

A cidade mais famosa de Portugal é um destino para todos os gostos e bolsos. Os pontos turísticos se misturam entre lugares cheios de história e cultura, atrações ao ar livre, monumentos antigos e muito mais.

Se quer conhecer os locais mais incríveis de Lisboa, pegue papel e caneta ou abra seu bloco de notas e não perca as nossas dicas de lugares turísticos!  

Roteiro Lisboa: primeiro dia

Já pensou em o que fazer em um dia em Lisboa? Seu roteiro deve incluir os locais mais famosos da capital. Por isso, separe esse dia para explorar com calma a região central da cidade.

Vá aos principais pontos de interesse do centro como o Panteão Nacional, a Sé de Lisboa, o Castelo de São Jorge, entre outras das principais atrações da cidade. Confira abaixo alguns deles: 

Arco Triunfal da Rua Augusta

O Arco da Rua Augusta em Lisboa precisa fazer parte do seu roteiro turístico em Lisboa. O monumento é um dos cartões-postais da cidade e fica na Praça do Comércio.

Além de fazer uma foto na parte externa da construção, é possível subir até a área superior para observar a vista da praça e do Rio Tejo. Nessa parte do arco, você ainda irá encontrar esculturas de Célestin Anatole Calmels.

No térreo, você pode conferir ainda esculturas que representam o Marquês de Pombal, Vasco da Gama e Nuno Álvares Pereira.

Aproveite a proximidade e conheça o Elevador de Santa Justa. A sua vista da cidade é imperdível!

Praça do Comércio

roteiro lisboa Praça do comercio
Fonte: Pixabay

Comece o seu roteiro pela Praça do Comércio, chamada também de Praça Terreiro do Paço. Localizada ao lado do Rio Tejo, ela é a praça mais popular da Baixa Lisboa, além de ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

No passado, o local foi usado como residência do rei Manuel I, que abrigava uma biblioteca com mais de 70 mil obras.

Em 1755, um terremoto destruiu diversos prédios, que precisaram ser reconstruídos. A praça é enorme, e os edifícios ao seu entorno abrigam ministérios e departamentos do governo, além de hotéis e restaurantes.

Castelo de São Jorge

Este é o antigo castelo real de Portugal e além de sua história, o local oferece uma das vistas mais bonitas de Lisboa.

Erguido com a função de proteger Lisboa dos romanos, o castelo é um dos pontos turísticos mais antigos e tradicionais da cidade. Vale a pena conhecer, mas prepare-se para enfrentar as filas que se formam em sua entrada. 

Por isso chegue cedo e garanta seu ingresso antecipadamente.

Panteão Nacional

O Panteão de Lisboa é um belíssimo edifício localizado na parte histórica de Santa Clara. 

Inaugurado em 1966, a construção esteve presente em momentos importantes da história do país e abriga, em seu interior, memoriais dedicados a personalidades ilustres de Portugal.

Além disso, o Panteão oferece a seus visitantes uma bela vista do Rio Tejo e de toda Lisboa. Vale a pena conhecer!

Sé de Lisboa

Também na região central, não deixe de conhecer a imponente Catedral da Sé de Lisboa. Construída no século XII, o local serve como sede para o Patriarcado da cidade.

Com traços góticos, românticos e barrocos, a igreja é perfeita para fazer fotos e é, facilmente, considerada um dos principais cartões-postais da cidade.

Largo do Carmo

roteiro lisboa Largo do Carmo
Fonte: Wikimedia foto de CorreiaPM

Ainda no primeiro dia, faça uma caminhada até o Largo do Carmo, que fica no bairro Rossio, anexado à Praça de Dom Pedro IV. O Castelo de São Jorge fica logo ali também.

No seu roteiro viagem Lisboa, conheça o histórico largo, que abriga muitas construções antigas e que são importantes para a cidade.

Por lá, há um convento que foi fundado por Dom Nuno Álvares Pereira, no século 13, além do Museu Arqueológico do Carmo e o Chafariz do Carmo, datado do ano de 1771.

A região abriga ainda um quartel, o antigo Palácio Valadares e a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Roteiro Lisboa: segundo dia

No segundo dia, cultura, história e ciência serão as suas companhias durante o seu tour pela cidade. Não esqueça de colocar roupas e calçados confortáveis, pois você vai andar bastante.

Oceanário de Lisboa

roteiro lisboa Oceanário de Lisboa
Fonte: Pxhere

Ao visitar Lisboa, o roteiro deve incluir uma visitinha ao Oceanário, um dos maiores do mundo, além de ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. 

Todos os anos, o complexo dedicado à vida marinha recebe 1 milhão de visitantes de todas as partes do mundo.

No seu passeio pelo espaço, você encontrará cerca de 500 espécies de animais marinhos — muitas delas, inclusive, nunca vista em nenhum outro oceanário do mundo.

O local realiza pesquisas sobre oceanografia e biologia marinha. Há ainda coleções de aves e mamíferos, além de peixes das mais variadas espécies.

Centro Vasco da Gama e museu do Azulejo

Para quem quer fazer compras, o Centro Vasco da Gama é o lugar certo. Com estrutura moderna, o local abriga centenas de lojas de marcas famosas, como Sephora, Zara, Lacoste, Geox e Bershka e muito mais.

Com teto de vidro e muito espaçoso, ele é um ótimo lugar para incluir em um roteiro Lisboa no inverno, já que ele é totalmente fechado.

Depois de passear pelo shopping, conheça o Museu Nacional do Azulejo, que é um verdadeiro símbolo da cidade quando o assunto é arquitetura. 

Seu nome faz referência aos tradicionais azulejos azuis e brancos de Portugal, que foram utilizados como decoração do espaço.

Localizado às margens do Rio Tejo, no passado, o suntuoso prédio abrigava o Convento da Madre de Deus.

Ao passear pelo local, você vai conhecer a história dos azulejos mais charmosos do mundo, desde o século XV até aos dias atuais. Você vai se apaixonar pelo espaço!

Roteiro Lisboa: terceiro dia

No último dia na capital é bom ter muita disposição, pois ainda há muitas atrações para conhecer na capital de Portugal. Anota aí!

Belém

roteiro lisboa Belém
Fonte: Pixabay

No seu roteiro Lisboa, Belém, o bairro mais encantador da capital portuguesa, não pode faltar na lista. Na região, você encontrará os monumentos e construções mais famosos da cidade.

Ele é um dos locais mais tradicionais de Lisboa e é repleto de prédios, residências e praças muito antigas. Ao visitar a região, é bom separar algumas horas, pois há muitos lugares interessantes para conhecer.

Prepare também calçados bem confortáveis para perambular por toda a área. Entre uma atração e outra, não deixe de fazer uma parada nos restaurantes e experimentar os tradicionais pastéis de Belém.

Na sua lista de lugares para conhecer, inclua a Torre de Belém, uma enorme fortificação, que fica às margens direita do rio Tejo. 

O exuberante Mosteiro dos Jerónimos, considerado Monumento Nacional desde 1907, também deve ser parada obrigatória.

No seu roteiro Lisboa, inclua uma visita ao Padrão dos Descobrimentos e faça um registro do monumento, que faz uma homenagem aos personagens envolvidos nos descobrimentos portugueses.

Faça ainda um passeio também pela extensa Ponte 25 de Abril, que liga a capital Lisboa com a cidade de Almada.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Docas e cais do Sodré

    Jamais vá embora de Portugal sem antes fazer um passeio pelas diversas docas existentes na capital lisboeta. Uma das mais famosas é a Doca de Santo Amaro, que fica sob a Ponte 25 de Abril.

    O local conta com restaurantes, casas noturnas, bares e casas coloridas que garantem o charme da região. A Doca de Alcântara também é uma das mais populares da cidade. 

    Para quem quer diversão e ver gente bonita, as docas são um prato cheio, principalmente, na alta temporada.

    Para finalizar o seu roteiro turismo Lisboa, faça um tour pela região Cais do Sodré, que é bem movimentada, principalmente durante à noite.

    Por lá, você encontrará muitos bares, restaurantes e baladas. No passado, o bairro foi uma área de construção de navios, e abrigava também muitos prostíbulos e lojas de pesca.

    Mas ao longo dos anos, a região se modernizou e tornou-se um dos mais populares entre os portugueses e turistas.  

    Roteiro Lisboa e arredores

    O que fazer em Lisboa, Portugal em 4 dias? 

    Supondo que você consiga separar mais um dia para aproveitar a capital portuguesa, selecionamos algumas atrações para curtir esse último dia. Vamos lá!

    Existem muitas cidades incríveis que ficam bem pertinho de Lisboa. Vale super a pena apostar numa viagem bate-volta para conhecê-las e passar o dia.

    Uma delas é a bela cidade litorânea de Cascais. Lá você vai poder conferir atrações imperdíveis como o centro histórico e, claro, suas belas praias.

    Outro destino imperdível é a cidade de Fátima, famosa no país e um dos lugares mais cotados para o turismo religioso no mundo.

    A cidade ganhou notoriedade após sucessivas aparições da Virgem Maria em 1917. A partir daí muitas pessoas visitam o Santuário de Fátima para agradecer pelas graças alcançadas.

    E mais uma cidade ótima para um passeio é Sintra, localizada na serra de mesmo nome e muito próxima a Lisboa, a menos de 30 km da capital portuguesa.

    Sintra possui muitos jardins e castelos maravilhosos, então prepare a câmera e aproveite para fazer várias fotos incríveis.

    Dica extra: o que fazer em Lisboa à noite?

    roteiro lisboa a noite
    Fonte: Pixabay

    Lisboa é uma capital eclética, história e com uma vida noturna bem agitada. Mesmo em um roteiro mais enxuto, é possível conhecer a noite portuguesa e se divertir nos bares, restaurantes e casas noturnas da cidade.

    Para quem quer animação, os bairros Alto e do Alfama são as melhores opções. Nessa região, há bons bares que servem ótimos vinhos, cerveja gelada, petiscos deliciosos e as famosas tacas.

    Os bairros Chiado e Cais do Sodré também são puro agito e animação. Não deixe de curtir um bom show de fado em Lisboa, que é uma dança típica portuguesa.

    Quando o assunto é gastronomia, a capital portuguesa é um verdadeiro paraíso. Nossa dica é conhecer os restaurantes Café A Brasileira, A Travessa em Lisboa e Tasca da Esquina.

    Faça sua cotação de seguro viagem no Seguros Promo

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Já definiu os lugares que quer conhecer no seu roteiro Lisboa? Paralelamente à escolha das atrações, não se esqueça que o seguro viagem é item obrigatório para viajar pelo país.

    Os melhores planos você encontra no nosso buscador, Seguros Promo, que reúne as melhores opções das principais seguradoras do Brasil, sempre com os preços mais vantajosos e as melhores condições de pagamento.

    Quer viajar barato e seguro? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa