CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Siwa, Oásis: um dos lugares mais bonitos no deserto do Egito!

Siwa, Oásis, é um daqueles lugares de beleza tão impressionante que até parece mentira. Descubra como aproveitar o destino!

Siwa, oásis verdejante no coração do Egito, é um daqueles lugares tão fantásticos que parecem verdadeiras pinturas, com uma explosão de vida e cor em pleno deserto do Saara.

Ruínas milenares e palmeiras frondosas emolduram uma cidade escondida entre imensas dunas de areia, onde vivem mais de 20 mil pessoas a despeito das condições improváveis para a ocupação urbana, graças à abundância de água no terreno árido.

Esquecida em meio ao deserto por milhares de anos, a aldeia guarda o que restou de templos que remontam à época dos faraós, como o complexo funerário da Montanha dos Mortos e os templos de Amon e do Oráculo.

Criamos um guia completo sobre esse destino egípcio imperdivel, com todas as informações que você precisa para planejar a sua viagem: documentos necessários, como chegar, o que visitar, onde ficar e muito mais. Vamos lá!

Cote seguros de viagem para a África com 15% de desconto neste link!

Siwa, Oásis: todas as informações de quando ir, como chegar e mais!

Ao pensar em um oásis, as primeiras imagens que vêm à mente são lugares com vegetação exuberante e sombra fresca em meio à imensidão do deserto, onde é possível descansar e recarregar as energias após passar o dia subindo e descendo as dunas.

É exatamente isso (ou quase isso) que você vai encontrar no oásis de Siwa.

Ali existia uma próspera cidade em tempos idos, visitada até mesmo por Alexandre, o Grande, em busca de orientação para suas próximas aventuras.

No período de glórias da era dos faraós, pode-se dizer que sobrou muito e pouco, simultaneamente.

Embora boa parte das ruínas esteja deteriorada pela ação do tempo e dos incessantes ventos do Saara, a cidade ainda é considerada um precioso sítio arqueológico, com muito do que restou do passado.

O grande desafio é planejar bem a viagem. Afinal, Siwa fica escondida no deserto do Saara, relativamente distante de tudo, e um roteiro bem montado pode fazer a diferença na forma como você desfruta da cidade!

O que é um oásis?

O que é um Oásis?
Fonte: Wirestock / Freepik

Oásis são, por definição, regiões férteis, com vegetação abundante alimentada por uma fonte de água fresca em pleno deserto.

Ao longo dos milênios, esses pedaços verdejantes no terreno árido ofereceram descanso e refresco a caravanas e comerciantes que passavam por dunas de areia dourada, enfrentando temperaturas extremas.

O oásis de Siwa, Egito, é um dos mais famosos, mas certamente não é o único. Também é possível encontrar esses pedaços de terra fértil em lugares como Timimoun e Guarderia, na Argélia, a região de Douz, na Tunísia, e Atacama, no Chile.

Onde fica Siwa, Oásis?

O oásis está em um dos pontos mais remotos do Egito, a mais de 10 horas de viagem a partir da costa mediterrânea, no chamado Deserto do Saara Ocidental.

A distância entre o Cairo e o Oásis de Siwa é de 560 km, o que significa que a aldeia está mais perto da Líbia (50 km) do que da capital e maior cidade do Egito.

Mapa

À primeira vista, pode parecer que Siwa é uma cidade relativamente pequena, mas não se engane: vivem ali mais de 20 mil pessoas que dependem diretamente das nascentes de água que brotam em meio à imensidão do Saara. Confira no mapa!

Como chegar ao Siwa, Oásis

Siwa, oásis mais famoso do Egito, fica em uma região bastante isolada, que não é atendida por nenhum aeroporto em um raio de centenas de quilômetros. 

Por isso, a única forma de chegar até a cidade é por meio de estradas que recortam o Saara.

O trajeto leva cerca de 10 horas para ser percorrido a partir de Alexandria, a quase 600 km de distância: uma viagem que pode ser particularmente cansativa por conta das condições climáticas do deserto.

Na prática, isso significa que não adianta ter pressa para percorrer essa distância. Vale a pena respeitar os limites do seu corpo e providenciar paradas estratégicas para descansar e se hidratar no caminho.

Há, ainda, quem prefira incluir Siwa em um roteiro pelos principais oásis do Deserto Ocidental: uma rota que inclui Dakhla, Bawiti, Bahariya e Farafra leva entre quatro e cinco dias para ser percorrida.

Embora esse formato seja mais cansativo, é inegável que passar algumas noites no Saara pode ser uma experiência inesquecível!

Documentos para conhecer Siwa, Oásis

Documentos para conhecer Siwa, Oásis
Fonte: Stocksnap / CC0

Quem deseja conhecer o oásis de Siwa ou qualquer outro destino do Egito deve ficar atento à documentação exigida de viajantes estrangeiros.

O primeiro passo é garantir que seu passaporte esteja em boas condições e dentro da validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque.

O país exige que os viajantes estejam devidamente imunizados contra febre amarela, com o Certificado Internacional de Vacinação atualizado. Além disso, recomenda-se vacinas contra hepatites A e B.

Visto para o Egito

Entre os documentos exigidos dos turistas brasileiros no Egito está o visto para turismo, que pode ser obtido no desembarque em um dos aeroportos do país ou ainda no Brasil, nas embaixadas de Brasília ou do Rio.

Vale pontuar, porém, que o visto de turismo é válido apenas pelo período de 30 dias se você emitir o documento no aeroporto e 90 dias se você emitir o visto no Brasil.

Se você já está se perguntando “posso estender o visto de turista no Egito?”, a resposta é sim, e o processo é relativamente fácil.

O viajante pode contratar os serviços de uma agência ou de um guia turístico, ou, ainda, dar entrada no processo por conta própria, sem gastos extras.

É necessário apresentar foto recente, passaporte e cópias tanto do passaporte quanto do visto de entrada no país, além de pagar uma taxa pela emissão do documento.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem é obrigatório? Como comprar?

    O seguro viagem não é obrigatório para visitas ao Egito, mas é recomendado para todos os viajantes que desejam conhecer o país dos faraós. Afinal, imprevistos não escolhem hora ou lugar para acontecer.

    Por essas e outras, é essencial contratar um seguro para assegurar que sua viagem possa transcorrer sem maiores problemas, com cobertura garantida para situações como acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voo, problemas de saúde, entre outros.

    Você pode contratar o melhor seguro viagem Egito em nosso site de buscas, Seguros Promo, que te ajuda a comparar as ofertas e coberturas dos melhores planos do mercado.

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Além de garantir os preços mais vantajosos, o Seguros Promo oferece atendimento 24 horas e 100% em português, para que você não fique desamparado mesmo durante a sua visita a um dos oásis mais isolados do mundo!

    O que ver em Siwa, Oásis?

    Esse recanto paradisíaco em meio ao Saara reúne atrações suficientes para encher dias e dias de viagem. 

    Para te ajudar a montar um roteiro com os lugares que você não pode perder, fizemos uma seleção com os principais atrativos locais.

    Confira o que ver em Siwa, oásis!

    Aldeia de Siwa

    Aldeia de Siwa
    Fonte: Wikid77 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Rodeada por mais de 300 fontes de água, riachos e nascentes, a aldeia de Siwa não mudou muito ao longo dos milênios. Até hoje, a vida está concentrada próximo à água.

    Ali vivem cerca de 20 mil pessoas, de maioria muçulmana, totalmente dependentes da água que garante solo fértil em meio ao árido deserto.

    Os moradores de Siwa parecem pouco ou nada se importarem com o vai e vem dos turistas, o que oferece aos visitantes a chance de conhecer uma cidade mais “genuína” em comparação a outros destinos que focam suas atividades em torno do turismo.

    A cidade não é tão caótica quanto destinos egípcios mais populosos, como Alexandria e Cairo, mas garante boa infraestrutura para os visitantes, com boa oferta de hotéis, restaurantes e comércio.

    Templo do Oráculo de Amon

    Do imponente Templo do Oráculo de Amon pouco restou além de paredes ricamente ornadas com inscrições em relevo e ruínas daquele que um dia foi o templo mais importante do Egito.

    Os estudiosos especulam que a construção é datada do século IV a.C., a mando do faraó Nectanebo II.

    O oráculo que atendia ao templo era tão famoso por suas previsões do futuro que até o imperador Alexandre, o Grande, viajou a Siwa a fim de se consultar com o sábio.

    Até meados do século XIX o templo estava bem preservado, apesar da erosão contínua em meio ao Saara, mas acabou finalmente destruído após um violento terremoto, ocorrido em 1811.

    Templo de Om Obaidah

    Mais um dos tempos dedicados ao deus Amon, o Templo de Om Obaidah era conectado ao Templo do Oráculo por um amplo caminho pavimentado, cercado por frondosas tâmaras e palmeiras.

    Diferentemente dos demais templos, porém, Om Obaidah ainda está em processo de escavação e pesquisa, o que garante uma atmosfera menos turística e mais genuína à região.

    Com alguma imaginação, será possível imaginar exatamente como viviam os egípcios antigos na região.

    Piscina de Cleópatra 

    Piscina de Cleopatra
    Fonte: Roland Unger / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A atração mais disputada de Siwa, sem dúvidas, é a paradisíaca Piscina de Cleópatra, localizada entre o complexo funerário da Montanha dos Mortos e o Tempo do Oráculo de Amon.

    A piscina natural de águas cristalinas mornas e gaseificadas é cercada por palmeiras e areia branquinha: um convite perene ao mergulho refrescante no coração do Saara.

    No entanto, antes de colocar sua sunga ou seu biquíni para tomar um banho, lembre-se de que você está em um país muçulmano, que não permite roupas de banho ocidentais em áreas públicas. Ou seja, você deverá nadar de roupa.

    Fortaleza de Shali

    Considerada uma obra “recente” em um país milenar, a Fortaleza de Shali foi erguida no século XIII a partir de tijolos artesanais de argila vermelha e sal.

    A imponência do auge militar egípcio ficou para trás: uma chuva que durou três dias fez com que partes da fortaleza simplesmente começassem a ruir.

    Mesmo assim, a visita é compensada pela vista privilegiada de Siwa a partir do mirante no ponto mais alto do forte, especialmente no pôr do sol.

    Como devo me vestir numa Viagem Egito?

    Como você vai perceber em Siwa, oásis não significa um clima mais ameno que o restante do deserto. 

    O sol e as temperaturas não dão descanso ao viajante. No entanto, isso não quer dizer que você poderá circular de roupas de banho pela cidade.

    Seja em Siwa ou em qualquer outra cidade do Egito, é necessário respeitar o código de vestimenta local, ou seja, sem roupas muito curtas ou sensuais, que deixam muita pele à mostra.

    Isto é, invista em roupas leves para suportar o calor, como saias e vestidos compridos e confortáveis, calças de linho, bermudas mais compridas e camisetas estilo t-shirt.

    Se você deseja visitar mesquitas ou templos, tenha em mente que você pode ter que cobrir os ombros e usar véu para cobrir os cabelos, no caso das mulheres.

    Quando ir conhecer Siwa, Oásis?

    Quando ir conhecer Siwa, Oásis?
    Fonte: Unsplash

    Quem planeja conhecer uma atração em pleno deserto, como o oásis de Siwa, não pode ignorar o calendário na hora de conhecer a cidade. 

    Acredite, escolher a época certa para viajar pode (e vai) fazer toda a diferença na sua experiência.

    Afinal, o verão é caracterizado por temperaturas praticamente insuportáveis, acima de 40ºC durante o dia entre maio e agosto.

    Desse modo, vale a pena viajar no restante do ano, especialmente de novembro a janeiro ou no mês de abril.

    Mesmo assim, lembre-se de que você deve enfrentar temperaturas que variam entre 30ºC e 10ºC em menos de 24 horas, então mantenha-se sempre bem hidratado e não deixe de colocar um bom agasalho na mala.

    Siwa, Oásis: arredores

    Siwa, oásis escondido entre as dunas douradas do Saara, fica relativamente isolada, mas pode ser uma boa opção de passeio a partir de outros destinos, como cidades da Líbia e a própria capital do Egito, Cairo. Veja só!

    Líbia

    Muitos viajantes aproveitam a proximidade da fronteira para combinar o oásis de Siwa e a Líbia em um único roteiro de viagem.

    No país, você poderá conhecer as ruínas romanas do Arco de Marco Aurélio, as praias mediterrâneas de Trípoli, as dunas de Grand Erg, o riquíssimo Museu Saraya, o vulcão Waw an Namus e o sítio arqueológico de Jebel Uweinat.

    Cairo

    A excêntrica capital egípcia fica a cerca de 8 horas de viagem de Siwa e pode ser uma excelente opção de destino para incluir em seu roteiro.

    A cidade abriga alguns dos principais pontos turísticos do país, como as Pirâmides de Gizé, o tradicional mercado Khan el Khalili, a Mesquita de Muhammad Ali e muitos outros.

    Faça seu seguro viagem em poucos minutos!

    Vai conhecer tudo Siwa: oásis, aldeia e arredores? Então não se esqueça de contratar um bom seguro viagem para garantir a proteção que você precisa para a sua estadia!

    Você pode fazer a cotação de seguro viagem Egito em poucos minutos na plataforma moderna e fácil de usar do Seguros Promo: bastam poucos cliques para comparar as melhores ofertas do mercado!

    Seguro Viagem:
    África
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19 UA 80 MUNDO (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 80.000
    Bagagem extraviada NÃO
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Assim, o viajante pode desfrutar de sua experiência egípcia sem se preocupar com imprevistos, como extravio de bagagem, problemas de saúde, acidentes, atraso de voo e outras situações inesperadas.

    Conhecer o paradisíaco oásis do Saara com proteção e tranquilidade? De Promo você pode!

    aaaa