CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Universidade de Coimbra: como entrar, história, cursos e curiosidades!

Referência em educação, a Universidade de Coimbra atrai milhares de visitantes do mundo inteiro. Descubra mais sobre ela!

A Universidade de Coimbra, em Portugal, fundada no século XIII, é uma das instituições de ensino mais conhecidas e respeitadas do mundo, oferecendo uma grande variedade de cursos de graduação e pós-graduação.

Para chegar até lá é fácil: basta seguir pela rua que percorre a fachada lateral da Catedral da Sé Velha, até chegar à Porta Férrea, que dá entrada à centenária Faculdade de Direito de Coimbra e ao campus da universidade.

Fazer parte deste sonho também não é algo impossível: a instituição de ensino dispõe de diversos métodos de avaliação e formas de entrada para alunos portugueses e estrangeiros, até mesmo com a nota do Enem!

Compre os melhores seguros de viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Universidade de Coimbra: excelência em educação e cultura

Uma das universidades mais antigas do mundo, fundada durante a Idade Média, a UC tem quase 26 mil alunos distribuídos por três campi e 330 cursos de graduação e pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Além de formação com reconhecimento internacional, os alunos podem desfrutar de museus, estádio, teatro, restaurantes universitários, bibliotecas e alojamentos.

Localizada a pouco mais de 200 km da capital de Portugal, Lisboa, a UC tem em seu corpo discente mais de 5.200 alunos estrangeiros de 105 países diferentes e participa de milhares de acordos de cooperação internacional.

Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre a Universidade de Coimbra: cursos, quanto custa, formas de ingresso, curiosidades e muito mais. Veja só!

História da Universidade de Coimbra

História da Universidade de Coimbra
Fonte: Pixabay

A história dessa respeitada universidade não começa em Coimbra, e sim em Lisboa, em 1290, quando o rei D. Dinis I de Portugal e Algarve assinou o Scientiae thesaurus mirabilis, um documento que oficializa o Estudo Geral.

A instituição começou a funcionar no mesmo ano e ficou na capital portuguesa até meados do século XVI, quando foi transferida para Coimbra, de onde nunca mais saiu.

Inicialmente instalada no antigo Palácio Real, a universidade cresceu e, aos poucos, ganhou um belíssimo campus, hoje tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

No primeiro polo, da cidade universitária, estão concentrados cursos das áreas de Teologia, Cânones, Leis e Medicina. O polo II foi direcionado a engenharias e tecnologias, enquanto o polo III é dedicado às ciências da saúde.

Em 730 anos de história, a Universidade de Coimbra ganhou notoriedade internacional e foi o lar de alunos notáveis.

Na lista estão nomes como os escritores Luís de Camões, Gregório de Matos e Eça de Queirós, além do “pai da Independência” do Brasil, José Bonifácio.

Quanto custa estudar na Universidade de Coimbra?

Embora estejamos falando de uma universidade pública, o ensino superior não é gratuito em Portugal, o que significa que a Universidade de Coimbra é paga.

Quanto custa estudar na instituição, porém, vai depender do curso escolhido e da modalidade do aluno: a cobrança é anual.

Estudantes que vivem em Portugal com status de igualdade ou têm cidadania portuguesa ou europeia devem desembolsar 697 euros (preço em fevereiro/2021) para estudar na UC.

Os estudantes estrangeiros, por sua vez, devem pagar, por ano, 7 mil euros (preço em fevereiro/2021).

Para cursos de mestrado, a “propina”, como é chamada a anuidade, o preço varia entre 1.063 e 1.250 euros para alunos “nacionais”, dependendo da área de formação. O preço para estudantes estrangeiros também é de 7 mil euros.

O doutorado, por sua vez, têm tarifas únicas para estudantes portugueses e internacionais, que variam entre 1.600 e 2.750 a depender da área de formação.

Esses valores, tanto para graduação quanto para pós, podem ser parcelados em até 10 vezes.

Tem como conseguir bolsa?

Se você não tem todo esse dinheiro para investir na sua formação em Coimbra, não se preocupe: a universidade dispõe de diversos programas de bolsas de estudo.

O mais famoso de todos é o Bolsas de Mérito para Estudantes Internacionais: os estudantes classificados em posição igual ou acima de 16 valores, ou 160 pontos, no processo de admissão ganham bolsas de até 70%.

Também é possível garantir bolsas por avaliação do rendimento em cada percurso acadêmico, no chamado Quadro de Mérito.

Você pode conferir todos os tipos de bolsas de estudo oferecidas pela instituição no site oficial

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para intercâmbio 

    Se você está pensando em estudar na Universidade de Coimbra, tão importante quanto considerar gastos com anuidade é contratar um bom seguro viagem para intercâmbio.

    O item é obrigatório para quem deseja visitar ou estudar em Portugal e pode oferecer uma série de benefícios essenciais para o viajante ou intercambista, como cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, entre outros.

    Você pode fazer a cotação de um seguro viagem barato em nosso site buscador, Seguros Promo, que oferece descontos incríveis para planos completos das melhores seguradoras do mercado.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Basta escolher o destino e selecionar a data de viagem para comparar preços e serviços de até quatro planos por vez.

    Quais os cursos da universidade de Coimbra?

    A graduação em Direito da UC é uma das mais renomadas do mundo, mas existem dezenas de outros cursos oferecidos pela Universidade de Coimbra.

    Mais especificamente, são 330 cursos, sendo 35 de licenciatura, 123 mestrados e 69 doutorados, além de mais de 100 cursos livres que não conferem grau.

    Os cursos são divididos em áreas: 

    Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física, Artes, Investigação Interdisciplinar e Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde.

    Curso de Direito 

    Curso de direito naUniversidade de Coimbra
    Fonte: Pixabay

    O Direito é o mais antigo e mais célebre dos cursos da Universidade de Coimbra, com duração de 3 anos na modalidade licenciatura (equivalente ao bacharelado brasileiro). Também estão disponíveis mestrado e doutorado na área.

    Um dos aspectos mais curiosos desse curso é a exigência do uso de uniforme por parte dos alunos: capa preta, camisa social e gravata são itens obrigatórios. Homens devem usar calça e as mulheres, saia.

    Reza a lenda que os uniformes da Faculdade de Direito da UC serviram de inspiração para a escritora J.K. Rowling para a saga Harry Potter.

    A forma de ingresso no curso de direito é a mesma que nas demais áreas: o estudante deve realizar uma prova, o Concurso Nacional de Acesso, parecida com o Enem e direcionada a pessoas nascidas ou que vivam há 2 anos em Portugal.

    Os brasileiros podem utilizar o Enem: esse tipo de acesso deve respeitar as taxas de conversão da universidade para as notas.

    Tem Medicina na Universidade de Coimbra?

    Um dos principais cursos da UC é a graduação em Medicina, que tem nota máxima de aprovação e duração de 5 anos. 

    Estudantes brasileiros, porém, não podem concorrer a vagas nessa área

    Ou seja, apenas estudantes portugueses ou europeus têm acesso ao curso de Medicina em Coimbra, o que significa que o acesso é exclusivamente feito pelo Concurso Nacional de Acesso.

    Como entrar na Universidade de Coimbra?

    Como entrar na Universidade de Coimbra
    Fonte: Pxhere

    Quer saber como estudar na Universidade de Coimbra? O estudante tem à disposição três possibilidades: o processo tradicional, o Enem e o intercâmbio entre instituições de ensino. Confira!

    Processo tradicional – prazos e requisitos para estrangeiros

    Se você quer saber como ingressar na Universidade de Coimbra da forma mais comum, trata-se do Concurso Nacional de Acesso, o processo tradicional de seleção da instituição.

    Neste caso, o estudante deve viver em Portugal há pelo menos dois anos ou ter cidadania europeia ou portuguesa.

    A prova é unificada e pode ser utilizada nos processos seletivos de até seis cursos na mesma universidade e/ou em outras.

    O exame acontece em duas provas, geralmente nos meses de agosto e setembro, para preenchimento das vagas regulares e das vagas remanescentes.

    Ingressar usando a nota do Enem 

    Ingressar na Universidade de Coimbra com o ENEM
    Fonte: Freepik, foto de jannoon028

    A UC foi a primeira universidade portuguesa a aceitar a nota do Enem para ingresso na instituição, em 2014. Em média, 600 vagas por ano são dedicadas exclusivamente a brasileiros.

    Para garantir o acesso, o estudante deve ter nota superior à nota de corte para o curso desejado, de acordo com uma fórmula de conversão estipulada pela própria universidade, em Coimbra.

    O estudante pode se candidatar em três momentos: entre meados de dezembro e o final de janeiro; entre março e abril; ou de junho a agosto. Em todos os casos, o resultado da candidatura sai em até 30 dias.

    O candidato deve preencher uma autodeclaração de que não tem nacionalidade portuguesa e apresentar as classificações garantidas pelo desempenho no Enem, certificado de conclusão do ensino médio e cópia do documento de identificação.

    O passo a passo para candidatura pela nota do Enem está disponível no site oficial da instituição.

    Intercâmbio

    Quem não quiser fazer a formação inteira em Portugal pode optar pelo intercâmbio acadêmico para estudar na Universidade de Coimbra por um período mais curto de tempo.

    Neste caso, as universidades brasileiras que têm convênio com a UC devem selecionar alunos elegíveis ao programa de intercâmbio de acordo com seus próprios critérios.

    Mestrado na Universidade de Coimbra

    Mestrado na Universidade de Coimbra
    Fonte: Unsplash

    Quem deseja cursar o mestrado na UC não passa pelo mesmo processo seletivo que os candidatos à graduação, e sim por um sistema semelhante ao utilizado em outras instituições de ensino da Europa.

    O candidato deve apresentar documentos que comprovem sua formação, como histórico escolar e cartas de recomendação. 

    A concorrência é aberta, ou seja, você vai competir com alunos portugueses, europeus e internacionais.

    Os cursos de mestrado estão disponíveis nas áreas de Letras, Direito, Economia e Farmácia, com custo de 7 mil euros por ano para estudantes brasileiros.

    Universidade de Coimbra: Doutorado

    Na Universidade de Coimbra, a pós-graduação no nível de doutoramento, ou doutorado, é oferecida em quatro áreas: Ciências e Tecnologia, Direito, Letras e Medicina.

    O processo seletivo é semelhante ao do mestrado, com uma diferença significativa: os estudantes brasileiros pagam o mesmo que os estudantes portugueses.

    O valor da “propina”, ou anuidade, varia entre 1.600 e 2.750 euros (preços em fevereiro/2021).

    Curiosidades da Universidade de Coimbra

    Curiosidades sobre a Universidade de Coimbra
    Fonte: Pxhere

    Um dos principais pontos turísticos de Coimbra, o campus da universidade fica no topo de uma colina e oferece vista panorâmica da cidade. 

    Tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a Universidade de Coimbra reúne algumas tradições universitárias e curiosidades incríveis. Confira!

    Uniformes

    Como se não bastassem os edifícios medievais que compõem os campi da instituição, a UC preserva o tradicionalismo por meio de curiosos uniformes que se tornaram símbolo da elite intelectual do país.

    Todos os alunos devem utilizar uma longa capa preta, além de camisa social e gravata. Aos homens é obrigatório o uso de calças compridas, enquanto as mulheres devem, impreterivelmente, utilizar saias.

    Mas não pense que os estudantes se incomodam com essa tradição: o uso da longa capa preta é visto como um sinal de prestígio em uma das mais antigas instituições de ensino do planeta!

    Biblioteca Joanina

    Uma das bibliotecas mais ricas e interessantes do mundo, a Biblioteca Joanina de Coimbra é um tesouro em forma de acervo bibliográfico: o local abriga mais de 200 mil livros, incluindo coleções extremamente raras dos séculos XVI, XVII e XVIII.

    Para proteger essa impressionante quantidade de obras raras, a biblioteca aposta em aliados diferentes: morcegos que vivem dentro do prédio e se alimentam de insetos que podem destruir papel.

    Queima das fitas

    Você já ouviu falar das festas de repúblicas brasileiras? Em Coimbra, essa tradição se chama “queima das fitas” e ocorre tradicionalmente no final dos períodos letivos.

    Nesta celebração, os alunos se vestem com as cores da universidade para celebrar mais uma etapa da formação concluída.

    A festa se espalha pelos campi e pela cidade, com direito a apresentações culturais, shows, sarau e muito mais.

    Conheça opções de seguro viagem para Portugal

    Preparado para estudar em Coimbra? Então não se esqueça de contratar um seguro viagem Portugal! 

    O item é fundamental para quem deseja frequentar aulas na Universidade de Coimbra ou visitar o país.

    Além de ser obrigatório, o seguro viagem é extremamente recomendado para qualquer viajante, pois oferece coberturas e serviços essenciais para quem está longe de casa.

    O seguro oferece cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, auxílio por atraso ou cancelamento de voo, traslado médico e diversos outros serviços importantes para o viajante ou intercambista.

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra os melhores planos do mercado por preços imbatíveis, para que você garanta a proteção que precisa sem abrir mão da economia.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Desse jeito vai ficar fácil se formar em uma das primeiras universidades da história! 

    Quer estudar em uma das melhores e mais antigas universidades do mundo? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa