icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
07 junho - 8 minutos de leitura.

Capital de Honduras: o que Tegucigalpa reserva aos visitantes? 

Chris standing up holding his daughter Elva América Central

Ao procurar na internet o que fazer na capital de Honduras, muitos viajantes acabam se desanimando com a viagem. 

Afinal, a maioria dos sites desaconselha viagens à efervescente Tegucigalpa, que segue ignorada em grande parte dos roteiros turísticos pela América Central.

O que esses textos não contam é que a capital hondurenha é uma cidade rica em cores, aromas e atrações turísticas encantadoras, que merecem, sim, a sua visita!

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber antes de planejar a sua viagem, como principais atrativos, informações importantes e dicas para curtir ao máximo a sua estadia! Veja só!

Viaje sempre com os seguros de viagem mais indicados com 15% de desconto neste link!

Capital de Honduras: pontos turísticos e históricos da cidade!

Descoberto por Cristóvão Colombo em 1502, Honduras é um país centro-americano com história riquíssima e natureza exuberante, que guarda desde ruínas maias a praias paradisíacas banhadas pelo Mar do Caribe.

Como fica fora do radar da maioria dos turistas que visitam a América Central, a região mantém suas características locais bem preservadas, o que permite aos viajantes “mergulhar” a fundo em uma cultura genuinamente diferente.

No entanto, isso também significa que o cuidado com o planejamento de viagem deve ser ainda maior, pois um bom roteiro em mãos pode possibilitar uma experiência ainda mais enriquecedora durante a sua estadia.

Assim você saberá as atrações que deseja visitar e os cenários que faz questão de ver, poderá planejar suas transações de câmbio e antecipar gastos com alimentação, hospedagem e transporte, entre outros.

Qual é a capital de Honduras?

Qual é a capital de Honduras?
Fonte: User14579558 / Freepik

A capital de Honduras é a cidade de Tegucigalpa, localizada na região centro-sul do país, no meio do caminho entre as divisas com El Salvador e Nicarágua.

A antiga cidade de Real Villa de San Miguel de Heredia de Tegucigalpa foi fundada em meados do século XVI e só recebeu o título de capital em 1880, poucos anos após a independência do país.

O nome do município é uma referência a quem vivia ali no período colonial: “local onde os nobres têm casas”.

Qual o idioma falado?

Antiga colônia da Espanha, Honduras utiliza o castelhano como idioma oficial

Na prática e na teoria, o castelhano e o espanhol são iguais, mas muitos países da América evitam utilizar o termo “espanhol” para se referir à língua, pois remete à amarga memória da colonização.

Em algumas regiões do país é possível encontrar falantes de dialetos locais e línguas de origem indígena, como garifuna, miskito e pech.

Qual a população?

A população de Honduras é bastante miscigenada: dos pouco mais de 9,5 milhões de habitantes, estima-se que 90% sejam mestiços.

A capital, Tegucigalpa, é também a maior cidade do país, com cerca de 1,6 milhões de habitantes.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica Honduras?

    Um dos países que dispensam os turistas brasileiros de visto, Honduras fica na América Central, com o Mar do Caribe de um lado e o Oceano Pacífico do outro.

    O país recebe voos diários a partir do Brasil, operados por diversas companhias aéreas, como American Airlines, Copa, United e Azul.

    Você pode encontrar as melhores ofertas de passagens para Honduras no site de buscas Passagens Promo, que apresenta sempre os preços e trajetos mais vantajosos para a sua viagem.

    Passagens aéres mais baratas para Honduras!
    Passagens aéreassaindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Mapa

    As fronteiras hondurenhas são com a Guatemala, El Salvador e Nicarágua. Confira onde fica Honduras no mapa!

    Evite imprevistos: faça seguro viagem

    Embora seja uma cidade mais segura do que muitos pensam, a capital de Honduras não é completamente isenta de riscos, assim como muitos destinos turísticos.

    Você pode passar mal ao comer algum prato exótico ou se machucar durante um passeio turístico: situações simples que podem se complicar quando você está no exterior.

    Para evitar que esses imprevistos estraguem a sua viagem, a melhor alternativa é adquirir um bom seguro viagem, que ofereça a proteção que você precisa para a sua estadia.

    Assim, em caso de emergência médica ou odontológica, extravio de bagagem, problemas jurídicos ou até mesmo cancelamento de voo, basta acionar a seguradora para auxílio, reembolso e serviços cobertos pela apólice!

    Em nosso site de buscas, Seguros Promo, você encontra o seguro viagem mais completo do mercado pelo menor preço.

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    Nossa plataforma te ajuda a comparar até quatro planos de uma só vez, facilitando a busca pela cobertura mais adequada para a sua viagem e pela melhor oferta.

    Faça uma cotação online gratuita para encontrar o melhor seguro viagem América Central agora mesmo!

    O que fazer em Tegucigalpa, capital de Honduras?

    O que fazer em Tegucigalpa, capital de Honduras?
    Fonte: Unsplash

    Com mais de 500 anos de história, Tegucigalpa reúne heranças de diferentes períodos históricos, desde ruínas da civilização maia até edifícios coloniais deixados pelos espanhóis.

    Confira o que fazer na capital de Honduras! 

    Museo para la Identidad

    O Museo para la Identidad, ou Museu da Identidade Nacional, fica em um casarão do século XIX originalmente construído para abrigar o Palácio dos Ministérios, no centro histórico da capital de Honduras.

    Hoje, o museu é um dos mais visitados do país, com um rico acervo dedicado à conservação da história e da identidade cultural do povo hondurenho.

    Uma das exposições mais populares do Museo para la Identidad é o passeio virtual pelas antigas ruínas maias de Copán.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Catedral San Miguel

    Catedral San Miguel
    Fonte: Feinteriano / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    O centro histórico de Tegucigalpa é um lugar charmoso, onde o viajante encontra diversas igrejas. 

    A mais badalada de todas é a Catedral San Miguel, erguida no estilo barroco durante o século XVII, em um interessante tom de salmão.

    Com torres que chegam a 30 metros de altura, a catedral chegou a ser gravemente danificada por um forte terremoto que sacudiu a cidade em 1823 e ficou fechada por seis anos para restauração.

    Destacando-se em meio aos edifícios antigos do centro, a igreja é o lugar ideal para descansar enquanto passeia pela região, aproveitando para contemplar cada detalhe do estilo colonial espanhol.

    Parque Nacional El Picacho

    A capital de Honduras fica a mais de 945 metros de altitude, o que garante belas vistas panorâmicas, desde que você esteja no lugar certo. Neste caso, não há lugar melhor para contemplar Tegucigalpa do alto como o Parque Nacional El Picacho.

    A reserva ecológica (que chega a 1.200 metros acima do nível do mar) fica a apenas 20 minutos de carro do centro e oferece atrações capazes de encher um dia inteiro de passeio!

    O parque concentra várias trilhas ecológicas, paredões para escalada e diversos mirantes que oferecem vistas incríveis, como o rio Choluteca recortando a paisagem urbana e a cidade vizinha de Comayaguela.

    Um dos lugares mais curiosos para avistar a partir do Parque Nacional El Picacho é o aeroporto da cidade, que carrega a fama de ser o mais perigoso do mundo por sua pista bem curta!

    No ponto mais alto do parque está instalada a estátua do Cristo del Picacho, com 32 metros de altura.

    Centro da cidade

    Centro da cidade
    Fonte: Pixabay

    Um dos passeios mais agradáveis que um viajante pode fazer em Tegus, apelido carinhoso da capital de Honduras, é caminhar sem pressa pelo centro da cidade.

    A cultura local pode ser testemunhada em primeira mão na região, com várias lojas de artesanato, roupas e souvenires, além de charmosas cafeterias que servem os melhores cafés do país.

    Ali você vai encontrar vários prédios em estilo colonial, cenário bem parecido com algumas cidades brasileiras, como Paraty e Ouro Preto

    Além disso, os principais pontos turísticos da capital hondurenha estão distribuídos pelo centro, como a Galería Nacional de Arte, o Museo Nacional de Historia y Antropología Villa Roy, a histórica Plaza Morazán e a Iglesia Los Dolores.

    Se você gosta de passear por parques arborizados, inclua o Parque La Leona e o Parque La Merced em seu roteiro pelo centro da cidade!

    Cidade Mateo

    Cidade Mateo, ou Ciudad Mateo, é uma pequena vila nos arredores de Tegucigalpa conhecida por seus diversos campos de treinamento do Exército e pela tradição militar.

    É possível visitar vários desses centros de formação de soldados: em um deles você poderá ver de pertinho um antigo submarino apreendido pelos militares que era utilizado por narcotraficantes para levar drogas até os Estados Unidos.

    Uma das atrações mais curiosas é uma antiga Maria-Fumaça que foi abandonada por uma empresa multinacional que deixou o país.

    Basílica de Suyapa

    Basílica de Suyapa
    Fonte: Leroc / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Construída entre os séculos XVI e XVIII, a Basílica de Suyapa é a maior de toda a América Central, além de ser o principal ponto de peregrinação do país.

    Milhares de fiéis visitam o templo em estilo neogótico todos os anos para ver de perto uma pequena imagem em madeira de Nossa Senhora de Suyapa, padroeira da capital de Honduras.

    Valle de Angeles e Santa Lucía

    Os arredores de Tegucigalpa guardam atrações formidáveis para os viajantes que querem conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida hondurenho.

    O Valle de Angeles é um desses lugares: o vilarejo turístico fica a pouco mais de 40 km da capital de Honduras e pode render um dia de passeio inesquecível.

    A região é conhecida pelos bons restaurantes que cobram preços camaradas para pratos típicos do país, como o La Casa de mi Abuela, famoso por seus anafres, uma espécie de chips feito com tortilha de feijão e molho à base de queijo.

    Se a sua intenção é provar as famosas “parrilladas”, pode ser melhor visitar a cidade de Santa Lucía, um lugar bastante charmoso onde o viajante encontra boas churrascarias e lojas de artesanato.

    Vale a pena planejar um bate-volta a um desses destinos (quem sabe até aos dois!) para garantir algumas lembrancinhas para presentear amigos e familiares na volta para casa!

    Tomar café típico hondurenho

    Tomar café típico hondurenho
    Fonte: Pxhere / CC0

    Você sabia que o Brasil e Honduras têm mais em comum do que muita gente pensa? Assim como os brasileiros, os hondurenhos são reconhecidos internacionalmente por sua produção de café de alto padrão!

    Existem várias cafeterias charmosas espalhadas pelo centro histórico e outros pontos da cidade, onde você pode experimentar grande variedade de grãos produzidos no país.

    Esses estabelecimentos têm decoração aconchegante e oferecem a bebida em diferentes versões: só o Art Capje serve mais de 10 fusões diferentes de café!

    O Mocca Coffee Lounge, por sua vez, dispõe de um cardápio variado, que inclui frappé de café, doces à base de café e grãos frescos torrados e moídos para você levar para casa.

    O Bella’s Café é especializado em grãos da região da serra de Marcala, na Colômbia, e tem até mesmo sua própria hospedagem para quem quer estar sempre perto do cheirinho inconfundível do café coado.

    Como já deu para perceber, Tegucigalpa é uma cidade irresistível para os amantes de café. Existe até uma rota do café que percorre as principais cafeterias locais e até mesmo alguns cafezais nos arredores da capital hondurenha.

    Dicas e cuidados ao visitar a capital de Honduras

    Assim como muitos destinos latino-americanos, incluindo o Brasil, Tegucigalpa é uma cidade grande, que sofre com todos os problemas que as cidades grandes sofrem, como segurança precária e trânsito caótico.

    Por essas e outras, o viajante que quer conhecer a capital de Honduras sem sustos deve seguir algumas dicas simples para garantir o máximo de tranquilidade possível para a sua viagem.

    Vale a pena, por exemplo, investir no aluguel de um veículo durante a sua estada. Os ônibus hondurenhos são antigos e estão sempre cheios, além de nem sempre levarem o viajante aonde precisa ir.

    Durante o dia, o movimento é bastante intenso pelas ruas. No entanto, assim como nas principais capitais brasileiras, a cidade costuma ficar bastante deserta à noite, por isso recomenda-se que o viajante evite sair a pé depois de escurecer.

    Faça seguro viagem agora!

    A principal dica de segurança para quem visita a capital de Honduras (ou qualquer destino do mundo) é simples: contrate um bom seguro viagem!

    Dessa forma, em caso de imprevistos você estará devidamente protegido e poderá acionar a seguradora para serviços, coberturas e assistências diversas.

    O seguro viagem te protege em diversas situações, como emergências médicas ou odontológicas, bagagem extraviada, cancelamentos ou atrasos de voos e muito mais.

    Você encontra o melhor seguro viagem do mercado pelo menor preço em nosso site buscador, Seguros Promo, que te ajuda a comparar as ofertas mais imperdíveis!

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    Conhecer Tegucigalpa com segurança? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente