CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

×

×

Bolsas de estudo no exterior: guia completo de como conseguir estudar fora

Saiba como funcionam as bolsas de estudo no exterior, quais os tipos e como conseguir uma. Conheça programas para estudar fora do Brasil.

Morar fora é o sonho de muitos brasileiros que desejam viver novas experiências pessoais e profissionais enquanto conhecem um destino novo, tendo contato diário com outro idioma e cultura.

Para isso, muitos tentam conseguir bolsas de estudo no exterior, que facilitam esse processo e ajudam consideravelmente durante a adaptação.

Neste artigo, vamos te contar tudo sobre como conseguir uma bolsa de estudos, bem como falar sobre as principais. Veja só!

O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!

Como funcionam as bolsas de estudo no exterior?

Como funcionam as bolsas de estudo
Unsplash

A bolsa de estudo é, de maneira geral, um incentivo financeiro voltado para estudantes de diversas áreas e níveis, que tem como objetivo custear despesas relacionadas à vida acadêmica, como materiais escolares, alojamentos, transporte, entre outros.

Para receber uma bolsa, o estudante precisa cumprir uma série de pré-requisitos, que variam de acordo com o programa escolhido.

Existem, ao todo, três modalidades de bolsas que podem ser oferecidas tanto por instituições públicas quanto privadas. São elas:

  • Bolsas Parciais: são aquelas que oferecem descontos significativos nos custos dos estudos no exterior, incluindo as mensalidades do curso e as taxas cobradas pela instituição escolhida.
  • Bolsas full tuition: são as que cobrem todos os custos referentes às mensalidades e taxas da instituição acadêmica escolhida.
  • Bolsas full ride: além de cobrir os custos acadêmicos, as bolsas full ride cobre outras despesas referentes a vida do estudante, como hospedagem, alimentação, transporte, entre outras.

Cursos diversos

Existem diversos tipos de programas que oferecem bolsas de estudos mesmo para pessoas que não estejam em uma graduação ou sejam consideradas adultas.

É o caso daqueles voltados para o estudo de outros idiomas, para o desenvolvimento de atividades extracurriculares como teatro, artes, esportes, trabalhos voluntários, entre outros.

Graduação

São as mais comuns, oferecidas para estudantes que pretendem cursar a graduação e tenham tirado boas notas no ENEM/vestibular, juntamente com um bom histórico escolar.

Algumas das melhores universidades do mundo oferecem bolsas como a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e a Universidade de British Columbia, no Canadá. 

Pós-graduação

Também existem muitas opções de bolsas para cursos de pós-graduação no exterior. Instituições como a Charles Darwin University, na Austrália, são algumas das que oferecem essa modalidade.

Outra opção é se candidatar para tentar uma bolsa de estudo para pós-graduação pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação, nas modalidades Doutorado Pleno e Doutorado Sanduíche (estágio de doutorado).

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quais as vantagens de estudar no exterior com bolsa?

    Vantagens de estudar no exterior
    Unsplash

    São muitos os benefícios de estudar fora, ainda mais se contar com uma bolsa de estudos. Dentre os mais importantes estão:

    • A oportunidade de viver experiências multiculturais que ajudam a desenvolver o respeito ao próximo e a outras maneiras de pensar;
    • O aprendizado de novos idiomas;
    • O desenvolvimento da independência;
    • O aumento da empregabilidade por conta da experiência no exterior;
    • A economia devido ao fato dos custos serem parcialmente, ou totalmente, pagos pela instituição que oferece a bolsa.

    Como procurar por bolsas de estudo no exterior?

    De várias formas, mas a mais convencional e eficaz é pesquisando bastante pela internet. Para isso, é bom utilizar palavras-chaves que direcionam a sua busca. Alguns bons exemplos são:

    • bolsas de estudos no exterior;
    • bolsas de intercâmbio;
    • programas de bolsas de estudos no exterior;
    • bolsas de estudos para intercâmbio;
    • estudar no exterior com bolsa;
    • estudar fora com bolsa;
    • bolsa de estudos gratuita no exterior;
    • intercâmbio de graça;
    • como fazer intercâmbio de graça.

    Além das palavras-chaves, é bom consultar diretamente o site da própria instituição de ensino e conferir se ela tem algum programa que ofereça bolsas de estudo.

    Outra maneira eficiente de se informar sobre os programas que oferecem bolsas é consultar as próprias instituições de ensino e os seus orientadores.

    Após a busca, basta escolher a modalidade que se adequa ao que você procura e se atentar aos requisitos para se candidatar.

    Como faço para conseguir uma bolsa de estudos no exterior?

    Justamente por conta dos inúmeros benefícios ofertados, existem alguns critérios que precisam ser atendidos pelos candidatos às bolsas de estudo no exterior:

    • Histórico escolar: talvez um dos mais importantes, pois garante que o candidato apresenta bons desempenhos acadêmicos;
    • Boas notas de vestibular: seja o da própria instituição onde deseja estudar, o ENEM ou outros vestibulares nacionais.
    • Cartas de recomendação: geralmente são pedidas pelas próprias instituições aos ex-docentes do candidato.
    • Exames de proficiência: como TOEFL, IELTS, SIELE, entre outros. Muito usados para avaliar se candidatos a vagas de pós-graduação, mestrado ou doutorado estão aptos a estudar em outro país sem maiores problemas com o idioma estrangeiro.
    • Comprovação de renda: mesmo com o auxílio da bolsa, o candidato precisará custear algumas despesas. Por isso, alguns programas podem usar como critério de avaliação a renda familiar.

    Como conseguir bolsa de estudos no exterior pelo governo?

    Bolsa de estudos pelo governo
    Unsplash

    O Governo Brasileiro oferece alguns programas de bolsas de estudo no exterior para alunos da graduação e pós-graduação, que podem passar alguns semestres em faculdades estrangeiras em intercâmbios estudantis.

    A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), oferece bolsas nas modalidades de Doutorado e Doutorado Sanduíche (com estágio e doutorado).

    Também existe a modalidade oferecida para professores universitários no pós-doutorado, voltada para quem deseja desenvolver pesquisas no exterior.

    O processo seletivo vai depender de alguns fatores, como o nível educacional do candidato e da instituição escolhida por ele, bem como se ele já conseguiu uma vaga para estudar no país de destino. 

    Outros processos de seleção podem ser definidos pelas exigências da própria instituição de ensino escolhida, caso ela solicite que um teste e outros tipos de documentos.

    Tenha um seguro viagem e estude no exterior com tranquilidade

    Viajar assegurado é de extrema importância, ainda mais em um destino internacional e por um período prolongado. 

    Afinal, com um bom seguro viagem, você garante assistência e atendimento médico caso ocorram emergências durante o seu intercâmbio. Isso sem falar nos outros diversos benefícios como assistência odontológica e farmacêutica, atendimento 24 horas em português, entre outros.

    Aproveite as ofertas aqui do Seguros Promo e faça a cotação do seu seguro viagem para intercâmbio pelos melhores preços do mercado.

    Trabalhamos com as seguradoras mais conceituadas do ramo, além de garantirmos um atendimento de excelência.

    Seguro Viagem:
    Intercambio
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais países oferecem bolsas de estudo para brasileiros?

    Vários países oferecem bolsas para brasileiros, seja por programas especiais ou parcerias. Entre os mais famosos estão: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Portugal e muitos outros.

    Confira abaixo algumas bolsas de estudos oferecidas por alguns deles.

    Bolsas de estudo nos Estados Unidos

    Os Estados Unidos têm diversas organizações e programas de bolsas de estudo voltados para estudantes internacionais. Entre os mais famosos estão:

    Fulbright Foreign Student Program

    O Fulbright é um dos maiores programas de bolsas de estudo do mundo, e desde 1946 já levou milhares de estudantes de diferentes partes do planeta para viver em terras americanas.

    No caso do nosso país, existe uma comissão especial, a Comissão Fulbright no Brasil, voltada somente para o intercâmbio entre bolsistas brasileiros e americanos.

    Jovens Embaixadores

    O Jovens Embaixadores é voltado para estudantes entre 15 e 18 anos do ensino médio da rede pública que se destacam positivamente em suas respectivas comunidades por desempenho acadêmico e fluência em inglês.

    Para se candidatar, é necessário ter pouca ou nenhuma experiência no exterior, e que nunca tenha viajado para os Estados Unidos. Além disso, o programa busca perfis que tenham bom senso de liderança, sejam comunicativos e proativos para viver uma experiência de curta duração no país.

    Bolsas de estudo na Alemanha

    Bolsas de estudo na Alemanha
    Unsplash

    A Alemanha é mais um dos países que oferecem bolsas de estudo específicas para estrangeiros que cobrem além dos custos universitários, os de moradia e de aprendizado do idioma. Veja como com o DAAD:

    DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst)

    O Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) é o programa oficial do ensino superior na Alemanha, sendo a principal fonte para encontrar informações sobre cursos, instituições e requisitos para estudar no país.

    Em outras palavras, é o portal oficial voltado para estudantes internacionais que desejam saber mais sobre a rede de ensino alemã e as exigências para ingressar nela.

    Bolsas de estudo na Austrália

    O programa da Austrália é válido para estudantes de diversos países (exceto os da Nova Zelândia) e tem como objetivo trazer pesquisadores para diferentes áreas da universidade.

    Adelaide Scholarships International

    A bolsa oferecida tem duração de 2 anos para os estudantes de mestrado e de 3 anos para os de doutorado. Além disso, cobre os valores referentes às mensalidades do curso, como os de passagens aéreas, seguro-saúde, além de ajudar nos custos para durante a permanência no país pelo período de um ano.

    Bolsas de estudo na França 

    O Campus France é o programa do governo francês, e atua como o principal promotor do ensino superior no país, oferecendo um mecanismo de busca de bolsas de estudo oficiais que são financiadas por instituições nacionais, cidades e regiões, além do programa Erasmus+.

    Campus France

    Atualmente, o programa conta com 93 opções de bolsas parciais e integrais nas mais diversas áreas, do bacharelado ao doutorado.

    É possível se candidatar para morar em diversos destinos franceses.

    Bolsas de estudo na China 

    Bolsas de estudo na China
    Unsplash

    A China também conta com programas que incentivam a ida de estudantes internacionais para aprender em seu território.

    China Scholarship Council

    O Scholarship Council é voltado para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, e cobre os custos referentes à mensalidade do curso escolhido, moradia, saúde e outros gastos pessoais.

    Além disso, oferece um ano de curso intensivo de mandarim para os alunos que não têm domínio do idioma.

    Bolsas de estudo em Portugal 

    Estudar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros que desejam viver na Europa, e isso ocorre por diversos motivos. 

    Além de ser relativamente mais barato do que outros destinos da Europa, o país tem um clima mais ameno e a facilidade do idioma português, o que ajuda muito no processo de adaptação.

    Justamente por conta das parcerias estabelecidas entre os dois países, muitas instituições oferecem bolsas de estudo para brasileiros.

    Cooperação Portuguesa

    As bolsas oferecidas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua são destinadas aos estudantes vindos de países falantes do idioma, e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos desses jovens.

    Existem diversos tipos de bolsas de estudo, voltadas para o aperfeiçoamento do idioma e estudos artísticos, que podem ser oferecidas tanto pelo instituto, quanto em parceria com o governo federal.

    FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

    Pertencente ao Ministério da Educação e Ciência de Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia oferece bolsas voltadas para a formação avançada de estudantes de doutorado que desejam desenvolver pesquisas de alto nível.

    As bolsas podem ser realizadas integralmente em Portugal, ou de maneira mista (com o apoio de outras instituições). 

    Programa Fernão Mendes Pinto 

    O Programa Fernão Mendes Pinto é um dos ofertados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e oferece bolsas de até 3 anos para licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses que estejam envolvidos em projetos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira.

    Bolsas de estudo no Canadá

    Bolsas de estudo no Canada
    Unsplash

    O Canadá conta com diversos programas que têm parcerias com o governo brasileiro, além de instituições públicas e privadas que promovem o intercâmbio de milhares de estudantes todos os anos.

    GAC (Global Affairs Canada) 

    O Global Affairs Canada (GAC) atua como um administrador e financiador de vários programas de bolsas de estudo, disponibilizadas em diversas categorias, incluindo pesquisas de pós-graduação.

    A grande vantagem do programa é a facilitação para a retirada do visto de estudante, já que os candidatos que passam pela seleção automaticamente apresentam os requisitos necessários para conseguir o documento.

    Bolsas de estudo no Japão

    O Japão também tem um programa de bolsas de estudos voltado para cursos profissionalizantes, graduação, escola técnica, pesquisa, treinamento de professores e o aprimoramento da língua japonesa para estudantes de Letras.

    MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Ciência, Esporte e Tecnologia) 

    A bolsa oferecida cobre o valor total do curso, incluindo as passagens aéreas, um ano do curso de língua japonesa, e um valor para gastos pessoais.

    Bolsas de estudo na Holanda

    Quem deseja estudar em terras Holandesas pode contar com Orange Tulip Scholarship Brazil, que leva, todos os anos, estudantes brasileiros para o país.

    Orange Tulip Scholarship

    O programa oferece 80 bolsas para cursos de graduação, pós-graduação e MBA, distribuídas entre 27 instituições de ensino, com o auxílio financeiro voltado para custear o curso e ajudar nas despesas com valores pré-estabelecidos.

    Não esqueça de fazer o Seguro Viagem com a Seguros Promo

    Agora que você já sabe tudo sobre como conseguir bolsas para estudar no exterior, chegou a hora de garantir a sua tranquilidade longe de casa.

    Para isso, conte com os planos e coberturas para intercâmbio oferecidos pelo Seguros Promo, que tem parceria com as melhores seguradoras do mercado.

    Assim, você tem acesso a inúmeros benefícios como assistência médica, farmacêutica e odontológica, seguro para bagagem extraviada, reembolso aéreo, atendimento 24 horas em português, entre outros que podem fazer toda a diferença na sua experiência de intercâmbio

    Aproveite e faça a sua cotação para garantir ofertas imperdíveis e viajar pelo mundo com segurança e tranquilidade.

    Seguro Viagem:
    Intercambio
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa