CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Maiores religiões do mundo: conheça as crenças que mais movimentam fiéis

Você sabe quais são as maiores religiões do mundo? Nós selecionamos algumas das que reúnem muitos fiéis.

Quais são as maiores religiões do mundo, você sabe dizer? 

Embora exista uma noção sobre qual é a mais dominante, tem muita gente que fica em dúvida na hora de afirmar se é o Cristianimo, o Islamismo ou alguma outra crença.

Mas, independente de qual seja, fato é que a fé move muitos turistas pelo mundo afora em busca de conhecer lugares sagrados e representativos para cada religião.

Conheça neste post as maiores e mais tradicionais religiões do mundo e descubra quais são os principais destinos de turismo religioso associados a essas crenças.

Maiores religiões do mundo: quais são e quantidade de devotos

Cristianismo de um lado, Islamismo de outro. Olhando assim, parece que estamos prestes a falar de conflitos recentes que ganharam vieses ideológicos pautados na religião.

Mas, pelo menos aqui, o assunto são as crenças com o maior número de fiéis no mundo.

Com mais de 2,1 bilhões de seguidores (podendo chegar a 2,4 bi), o Cristianismo ocupa o papel de religião com mais devotos no mundo, mas vê a folga diminuir. Os islâmicos já são cerca de 1,8 bilhões, se consolidando como a doutrina que mais cresce nos últimos anos.

Junto de outras como o Hinduísmo, o Budismo e o Judaísmo, elas desempenham também o papel de principais religiões do mundo.

Um aspecto comum entre elas é o potencial para mover seus fiéis. Estima-se que o turismo religioso movimenta mais de 300 milhões de pessoas por ano, provando que a fé também é motivo para viajar o mundo para conhecer novos lugares.

Quantas religiões tem no mundo?

Quantas religiões tem no mundo?
Fonte: Pxhere

Em todo o planeta é possível encontrar um grande número de manifestações religiosas, em cada canto que se vá. Mas é possível ter ideia de quantas religiões existem no mundo?

Uma ideia sim, mas precisá-las é um desafio maior. Estima-se que o número de religiões seja superior a 10 mil (isso mesmo, dez mil!) no mundo todo.

Isso acontece porque um movimento religioso pode ter várias vertentes. Um bom exemplo disso é o Cristianismo, uma vez que é possível falarmos dos cristãos católicos, cristãos evangélicos, cristãos ortodoxos, cristão protestantes…

Dos mais de 7,5 bilhões de pessoas no mundo, é possível afirmar que mais de 6 bilhões seguem algum tipo de crença religiosa que influencia sua vida e seus hábitos de alguma maneira.

O que é consideramos como religião?

O debate sobre o que é religião pode ser um tanto profundo, especialmente entre os que defendem a existência de um número menor de crenças no mundo.

Afinal, Religião é uma palavra originada a partir da expressão latina religio

A primeira associação do termo foi a relegere, evidenciando a forma como os religiosos se atentavam a tudo o que era relacionado aos deuses, relendo as escrituras.

Séculos depois, o termo latino remeteu-se ao significado de religar, criando a ideia de religião como um elo entre o homem e os deuses, o sagrado.

De forma geral, é possível dizer que os dois significados são aceitos e se relacionam com a noção que temos das religiões.

Então, a religião posiciona-se hoje como um conjunto de crenças, filosofias e doutrinas que norteiam a espiritualidade das pessoas e, também, regem os pensamentos e o modo de agir de cada uma delas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem para viajar o mundo tranquilo

    Ocasionalmente, a sua fé também pode te levar a conhecer o mundo, visitando lugares sagrados e monumentos importantes em vários países pelo globo.

    Seja qual for o seu destino, uma dica é ter sempre o seguro viagem, garantindo a qualquer passeio mais tranquilidade e menos preocupação diante dos imprevistos.

    Quem contrata o seguro vai receber auxílio 24 horas por dia, onde estiver, para uma série de situações que podem acontecer durante uma viagem. 

    Passou mal ou sofreu algum acidente? O seguro oferece coberturas médicas e não vai te deixar na mão. O voo foi cancelado? Você vai ter o apoio do seu seguro para seguir viagem com tranquilidade. A bagagem foi extraviada? Calma que o seguro vai cobrir o prejuízo.

    Portanto, para ter essas e muitas outras vantagens, acesse agora mesmo o Seguros Promo.

    Use a nossa plataforma para comparar o seguro viagem de até quatro empresas ao mesmo tempo e escolher a melhor para as suas necessidades, e ainda pagando os menores preços.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quais são as 7 principais religiões do mundo?

    Entre as maiores religiões do mundo, algumas são amplamente conhecidas, não apenas pelo grande número de praticantes, mas também por seus ideais ou por se concentrarem em determinadas regiões.

    Vamos te contar quais são os sete principais grupos religiosos do mundo e lugares onde essas crenças possuem profundas raízes na religiosidade do povo. 

    Cristianismo

    Maiores religiões do mundo: Cristianismo
    Fonte: Pxhere

    Para quem ainda tem dúvidas sobre qual a religião com maior número de seguidores no mundo, começaremos falando sobre ela: o Cristianismo.

    De fato, a base da crença cristã está na Santíssima Trindade: o Pai (Deus), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo.

    A religião cristã evoluiu a partir de um pequeno grupo advindo do judaísmo. Hoje, são mais de 2 bilhões de seguidores em suas variadas vertentes — as principais delas são o catolicismo, o protestantismo e o ortodoxo.

    Não faltam destinos que atraem os cristãos mundo afora, a começar por Jerusalém (Israel) e o Vaticano. 

    Fátima (Portugal), Aparecida do Norte (Brasil) e Compostela (Espanha) são outros lugares que recebem milhares de devotos todos os anos decididos a expressar sua fé.

    Islamismo

    Assim como o Cristianismo, o Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, que acredita em um único deus.

    Para os muçulmanos, esta divindade atende por Alá, enquanto seu filho, Maomé, foi o responsável por disseminar a crença especialmente nos países de cultura árabe.

    O culto à Alá se dá pelos Cinco Pilares do Islã: a fé, a oração, a esmola, a peregrinação e o jejum; mas também seguindo uma série de regras e costumes que norteiam a vida dos muçulmanos.

    Com mais de 1,5 bilhão de adeptos, a religião vem crescendo exponencialmente e pode se tornar a maior do mundo.

    Meca, na Arábia Saudita, é a cidade onde, segundo o Alcorão, todos os muçulmanos devem peregrinar ao menos uma vez na vida.

    Hinduísmo

    Maiores religiões do mundo: Hinduísmo
    Fonte: Pixabay

    Entre as principais religiões do mundo, o Hinduísmo talvez seja a que concentra a fé no maior número de deuses, mais de 300 mil! 

    Os deuses desta religião politeísta estão associados às características individuais da natureza, existindo, por exemplo, um deus da chuva, um deus do sol, deus da terra, entre muitos outros.

    Os hindus somam mais de 900 milhões de pessoas no mundo, seguindo uma filosofia de que os seres humanos morrem e renascem várias vezes, tendo a oportunidade de evoluir  até alcançar um estágio em que se unem a Brahman, considerada a realidade suprema.

    Hinduísmo é muito forte em países da Ásia. Viajar para a Índia ou Indonésia é uma oportunidade de ter contato com os hábitos hindus. 

    Ateísmo/ Agnóstico

    Se pensarmos que as religiões estão condicionadas à crença em um ou mais deuses, essa não é bem uma religião.

    Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo são consideradas ateus ou agnósticos.

    Ateu é aquele que não acredita na existência de Deus. Já os agnósticos não conseguem afirmar se Deus realmente existe ou não.

    Para os seguidores dessas doutrinas, parecidas entre si, os milagres se justificam apenas por explicações científicas.

    Budismo

    Maiores religiões do mundo: Budismo
    Fonte: Pixabay

    Mais uma religião a defender a ideia de evolução do ser humano é o budismo, uma crença que vem conquistando adeptos nos últimos anos.

    Seguindo os ensinamentos de Buda, ou Sidarta Gautama, essa ideologia prega que tudo acontece regido pelo universo e difunde os ideais da não violência, da ética e da pureza moral.

    Buda, inclusive, defendia que o budismo não é uma religião, e sim um estilo de vida.

    A meditação e o karma são dois conceitos conhecidos dos brasileiros originários do Budismo. A Tailândia é um dos principais destinos para se aproximar da crença budista. 

    No Brasil, existem mosteiros budistas, como na cidade de Ibiraçu, no norte do Espírito Santo.

    Espiritismo

    A doutrina espírita é relativamente recente, tendo sido fundada no século XIX, na França, por Allan Kardec, o pai do espiritismo.

    Reencarnar, para os espíritas, é a forma como o espírito humano consegue alcançar a evolução ao longo da sua jornada no plano terrestre.

    Mesmo sendo “francesa de nascimento”, o espiritismo é uma religião com raízes profundas no Brasil, onde está a maior comunidade espírita do mundo. 

    As cidades mineiras de Pedro Leopoldo e Uberaba, onde nasceu e viveu Chico Xavier, um dos mais importantes espíritas do país, recebem turistas de várias regiões brasileiras.

    Judaísmo

    Maiores religiões do mundo: Judaísmo
    Fonte: Pixabay

    A história do Judaísmo é milenar, sendo a religião praticada desde cinco séculos antes do nascimento de Jesus Cristo.

    Embora os judeus acreditem em Deus, eles não atribuem o papel de filho do Pai à Jesus e ainda aguardam a vinda de um enviado à Terra.

    São cerca de 15 milhões de judeus no mundo. Vale lembrar que um grande número de judeus conviveu com a perseguição dos nazistas e foram mortos em função desse viés político.

    Outras grandes religiões do mundo

    Menos conhecidas dos brasileiros, existem outras religiões que figuram na lista das maiores religiões do mundo.

    Quer saber quais são elas? Fique ligado porque vamos contar um pouquinho sobre cada uma delas.

    Religião tradicional Chinesa

    Maiores religiões do mundo: Tradicional Chinesa
    Fonte: Unsplash

    Quinta religião com mais adeptos no mundo, a religião tradicional chinesa pode ser definida como uma interação entre várias crenças e tradições que fazem parte da cultura e filosofia praticada pelos chineses.

    As práticas do Taoísmo, do Confucionismo, do Budismo e outras crenças menores se fundem e formam esse conjunto de valores praticados por essa religião.

    Uma das suas vertentes é o ying e yang, conhecido por seu símbolo no Brasil. O turista que vai fazer uma viagem para China certamente vai se deparar com elementos culturais que remetem à esta crença. 

    Religiões indígenas primais

    A religião indígena primal pode ser vista mais como o modo de viver assumido pelas tribos indígenas do que como uma religião propriamente dita.

    O “toque” de religião a esses costumes se dá pela maneira espiritualizada como os índios se relacionam com elementos da natureza.

    Mesmo assim, a filosofia é listada como a sétima religião mais praticada no mundo, com cerca de 300 milhões de seguidores. Em países africanos como Camarões e Guiné-Bissau, na América Central, onde fica o Haiti, e também no Brasil é possível ter contato com tais costumes.

    Religiões tradicionais africanas

    Maiores religiões do mundo:Tradicionais Africanas
    Fonte: Wikimedia Commons, foto de Ndoto ya Afrika

    O processo de colonização dos países africanos fez com que muitos costumes chegados do “novo mundo” fossem impostos aos habitantes nativos.

    Fazendo frente à chegada de crenças europeias, principalmente do cristianismo, as religiões tradicionais africanas foram preservadas e até hoje são uma maneira como os nascidos na África expressam a sua fé e cultura.

    Estima-se que pelo menos 100 milhões de pessoas estejam ligadas às práticas dessas religiões. Elas têm origens tribais e foram se perpetuando e se misturando no processo que levou à formação de vários países, como Zâmbia, África do Sul e Congo.

    Sikhismo

    Sikhismo é uma religião nascida na Índia e que se originou da combinação do Hinduísmo e do Budismo.

    Seu fundador, o Guru Nanak, começou a difundir seus ensinamentos entre os séculos XV e XVI, valorizando a lembrança a Deus, a serventia à comunidade e a influência dos karmas de outras vidas.

    Além da Índia, Canadá, Austrália e Reino Unido são outros países onde se concentram parte dos cerca de 25 milhões de sikhs existentes no mundo.

    Juche

    Religião oficial da Coreia do Norte, Juche é considerada a décima maior crença religiosa do mundo. Contudo, embora traga semelhanças com o Cristianimos, ela é um tanto quanto controversa.

    A ideia central do Juche é cultuar governantes, atuais e antepassados, que tiveram o controle sobre o país e sobre a vida dos norte-coreanos.

    Simule seguro viagem online 

    Viajar por vários países e descobrir particularidades das maiores religiões do mundo? Agora você pode idealizar esse tour e fazer isso da maneira mais segura possível.

    Acesse o Seguros Promo e contrate o melhor seguro viagem para o seu passeio, dessa maneira nenhum tipo de imprevisto vai deixar aquela sensação de que as férias não valeram a pena.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Faça turismo mundo afora com mais tranquilidade e economia. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa