CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Manchester, Inglaterra: história, cultura e turismo

Manchester, Inglaterra é um destino não tão famoso quanto Londres, mas que reserva muita história e com ótimos pontos turísticos. conheça aqui!

Vai viajar para Londres? Que tal fazer um tour pela cidade de Manchester, Inglaterra?  O destino, que fica bem pertinho da capital inglesa, é um dos mais visitados do país.

Casa dos famosos Manchester United e Manchester City, a cidade encanta seus turísticas não somente pelo futebol, mas também pela sua rica diversidade arquitetônica, edifícios em estilo gótico, rica cultura e muito história.

Para você conhecer tudo que esse destino tem para oferecer, elaboramos um roteiro com as principais atrações. Vamos lá?

Cote seu seguro viagem obrigatório para a Europa no Seguros Promo e ganhe 15% de desconto.

Manchester, Inglaterra: bibliotecas, estádios e vida universitária

Não é à toa que a cidade de Manchester é uma das mais visitadas do país. Por ter sido uma cidade que foi sede da Revolução Industrial ele traz uma rica herança arquitetônica e edifícios históricos muito interessantes.

A cidade conta com vários museus, bibliotecas e galerias, um ambiente perfeito para quem aprecia arte, cultura e história. Para quem é amante de futebol, saiba que Manchester possui estádios que oferecem um tour bem interessante pelas suas dependências. 

Como se não bastasse, o clima da cidade é ainda mais encantador, já que, por abrigar uma importante universidade, a atmosfera é sempre jovem e descontraída.

História de Manchester

Manchester Inglaterra História
Fonte: Pixabay

A Grande Manchester, Reino Unido, tem origem no povoado céltico, sendo designada de Mancunian pelo povo romano. Por conta disso, seus moradores são chamados de Mancunians.

A cidade foi um importante centro da Revolução Industrial no século XVIII, sendo uma referência mundial para o setor.

Em 1789, pela primeira na história mundial, Manchester recebeu uma máquina a vapor designada para indústria têxtil e também foi responsável pela criação da primeira linha férrea de passageiros no ano de 1830.

Atualmente, a área de Trafford Park continua a ser uma das maiores e mais importantes áreas industriais do mundo.

Onde fica Manchester?

A cidade de Manchester está localizada na região noroeste da Inglaterra a cerca de 300 quilômetros de Londres. O destino, geralmente, faz parte de um roteiro bate-volta de turistas que viajam para a capital londrina em razão da proximidade.

A viagem até Manchester pode ser feita de trem, ônibus e também de carro e tem uma duração de cerca de 3 horas.

Mapa de Manchester

Manchester possui lugares espetaculares e carregados de muita história e cultura. Por isso, é fundamental que você conheça exatamente quais são as atrações que deseja visitar e como chegar até elas.

Para facilitar o seu tour pela cidade, preparamos um guia turístico com os locais mais incríveis e que precisam fazer parte do seu roteiro.

Viaje para a Inglaterra com segurança e tranquilidade!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Para fazer turismo Manchester, UK, não basta apenas preparar um guia de viagem com as melhores atrações. Lembre-se que você precisará cuidar das questões burocráticas para desembarcar na Inglaterra.

Além de apresentar passaporte, reserva de hotel e passagem de volta, saiba que o governo inglês exige que seus turistas façam a contratação de um seguro viagem.

A obrigatoriedade tem como respaldo o acordo de Schengen, que disciplina a livre-circulação dos turistas nesse território.

O objetivo é garantir que os estrangeiros tenham suporte em situações de emergência, como problemas de saúde, acidentes, atraso e cancelamento de voo, extravio de bagagem, entre outros.

Por isso, antes de escolher o que fazer em Manchester, Inglaterra, encontre as melhores opções de seguros na nossa plataforma verificadora, Seguros Promo, que reúne as principais seguradoras do Brasil. 

O que fazer em Manchester?

Agora que você já sabe tudo que precisa para viajar para a Europa, chegou a hora de conhecer os pontos turísticos em Manchester, Inglaterra. Montamos uma lista com 12 atrações que você não pode perder. Confira!

1.  Chinatown

Manchester Inglaterra Chinatown
Fonte: Unsplash

Comece o seu roteiro pelo charmoso e irreverente bairro Chinatown. Criado 1970, o local é um dos mais visitados da cidade por possuir inúmeros estabelecimentos asiáticos.

A região é repleta de ruas movimentadas e prédios bem característicos evidenciando o estilo arquitetônico asiático. Não deixe de entrar nas lojistas chinesas e conhecer bares e restaurantes tradicionais, que servem comida japonesa, nepalesa, tailandesa e muito mais.

2.  Memorial Alan Turing

Depois de percorrer o bairro chinês mais famoso da Inglaterra, vá até o memorial a Alan Turing para fazer aquela foto clássica ao lado da estátua, que fica no Sackville Park, na Grande Manchester.

O monumento foi construído em memória Alan Turing, considerado o pai da informática e da computação moderna, além de ser considerado um ícone gay.

Na estátua, o personagem está segurando uma maçã, que é o símbolo ocidental que representa o do amor proibido.

3. Catedral de Manchester

A Catedral de Manchester é uma verdadeira joia da arquitetura. Construída em estilo gótico entre os anos de 1421 e 1882, ela fica na região central da cidade e é um dos lugares mais visitados pelos turistas.

Grandiosa, sua enorme torre chama a atenção das pessoas que passam por essa região de Manchester. Não deixe de entrar no templo para admirar toda a sua decoração, imagens e o altar, que é belíssimo.

4.  Manchester Art Gallery

Para quem aprecia arte e cultura, visite a Manchester Art Gallery, considerada o principal edifício artístico da cidade.  O local abriga as mais diferentes exposições, que contam os primeiros anos da arte moderna na Inglaterra.

Aberta todos os dias, a galeria conta com mais de 25 mil peças, como pinturas, esculturas, retratos em miniatura, gravuras, além de peças de arte decorativas, como vidro, móveis, cerâmica, armas e muito mais.

Vale a pena reservar algumas horas para percorrer o espaço e conferir também toda a arquitetura interna da galeria.

5.  Town Hall

Manchester Inglaterra Town Hall
Fonte: Pixabay

Na hora de decidir o que fazer em Manchester, inclua um tour pela Manchester Town Hall, um edifício em estilo neogótico, que abriga vários departamentos do governo local, como a prefeitura da cidade.

Embora seja um local de atividades administrativos, é possível conhecer os espaços, que são compostos por escritórios, salas de cerimônias, esculturas de personagens influentes, como Barbirolli, Joule e Dalton.

Não deixe de fotografar também a parte externa do prédio, que possui uma torre do relógio com cerca de 80 metros de altura e que abriga o sino do relógio chamado de Grande Abel.

6.  Shambles Square

A Shambles Square é considerada uma das praças mais charmosas de Manchester, Inglaterra. No passado, o The Old Wellington era o edifício principal da região que, posteriormente, foi comprado por uma importante família da cidade.

Ao longo dos anos, a praça tornou-se um importante centro comercial, mas acabou sendo demolida para a construção de um shopping center. 

Há cerca de 20 anos, ela foi reformulada e passou a ser uma área muito famosa por abrigar um restaurante típico, que está sempre lotado.

7.      Pankhurst Centre

Na região da Shambles Square, você não pode deixar de visitar o Pankhurst Centre, a sede da Suffragettes, uma organização de mulheres no Reino Unido.

O espaço foi criado com o objetivo de reforçar a constante luta das mulheres do país para se tornar cidadãs com direitos iguais. 

Ao escolher o que fazer em Manchester, Inglaterra, vale a pena fazer um tour pelo prédio e entender um pouco sobre o trabalho dessa organização.  

8.      Universidade de Manchester

Manchester Inglaterra universidade
Fonte: Pixabay

Uma das instituições de ensino mais prestigiada a Universidade de Manchester. Ela já produziu 25 vencedores do Prémio Nobel, sendo que quatro deles são professores da faculdade. 

Não deixe de fazer um passeio pelas dependências da universidade para conhecer suas salas de aula, bibliotecas, laboratórios e muito mais. 

9. Castlefield

O Castlefield é, sem dúvida, uma das áreas mais encantadoras da cidade de Manchester. No passado, essa região foi um forte romano de Mamacium, sendo considerado Patrimônio Urbano do Reino Unido.

A área é cortada pelo Rio Irwell, pela Chester Road, Quay Street e Deansgate. A região é repleta de galerias e prédio antigos bem interessantes, que estão abertos para visitação praticamente todos os dias. 

9.      Bibliotecas

Manchester Inglaterra biblioteca
Fonte: Pixabay

Para quem adora aquele cheirinho de livro, saiba que a cidade possui diversas bibliotecas, que fazem parte dos roteiros turísticos. 

Inclusive, Manchester abriga a Chetham’s Library, fundada em 1653, considerada uma das mais antigas do mundo, construída sobre estrutura, que remonta para o período medieval.

Visite também a John Rylands Library que, além de muitos livros e documentos, é famosa pela elegância e beleza do seu interior. O prédio que abriga a biblioteca é considerado o mais refinado da cidade.

10.   Museus

Museus também existem a perder de vista na cidade. De locais mais tradicionais, como o Museu de Manchester com importantíssimas obras de arte à espaços dedicados à ciência, como o Museum of Science and Industry.

Entre os pontos turísticos em Manchester, Inglaterra, não deixe de fazer um tour ainda por museus, como o People’s History Museum e o Imperial War Museum North, que oferecem diferentes conceitos de exposições.

11.   Estádios

Manchester Inglaterra Estádios
Fonte: Pixabay

Além de reservar um espaço para a arte e cultura, a cidade também é apaixonada por futebol. Além de ter dois importantes times a nível mundial, ela também faz questão de contar a história desse esporte amador em todo planeta.

Conheça o estádio do Manchester City, inaugurado em 1880, com capacidade para 55 mil assentos. O clube oferece vários tipos de tours, sendo que o preferido entre os turistas é uma visita ao estado e à academia de futebol.

Visite também o estádio de futebol do Manchester United, que disponibiliza um tour para que os fãs de futebol possam conhecer o campo, o museu e todas as dependências do estádio.

Dicas finais de turismo em Manchester, Inglaterra

Manchester é uma cidade bem eclética, repleta de pontos turísticos, ótima gastronomia e prédios antigos e cheios de história para contar. Para você aproveitar ainda mais essa viagem, confira as dicas de turismo. 

Quantos dias ficar?

Manchester Inglaterra quantos dias ficar
Fonte: Pixabay

Para conhecer as principais atrações no destino, recomendamos que você reserve, pelo menos, dois dias para ficar na cidade, para que possa visitar cada cantinho sem muita pressa.

Mas se não tem muito tempo é que entender o que fazer em Manchester em um dia, saiba que é bem possível conhecer as principais atrações em uma viagem bate-volta de Londres, por exemplo.

Hotéis em Manchester, Inglaterra

Se você tem um pouco de tempo e deseja turistar por toda a cidade com muita calma, é importante lembrar que o destino conta com uma ótima infraestrutura hoteleira.

Na cidade de Manchester, Inglaterra, há opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, desde hotéis mais requintados à hostels com preços bem acessíveis.

Para quem busca conforto e ótima localização, o King Street Townhouse, é considerado um dos melhores hotéis da cidade devido a sua estrutura, localização e oferta de transporte público. 

Para os turistas que buscam opções mais baratas, o Hotel Gotham e o Novotel Manchester Centre têm ótimo custo-benefício. O Radisson Blu Edwardian Manchester também é uma ótima escolha por ser bem localizado.

Onde comer em Manchester?

Além de bons hotéis, a cidade também não deixa nada a desejar quando o assunto é gastronomia. Se a sua intenção é experimentar comida típica de Manchester, Inglaterra, saiba que há excelentes restaurantes por lá.

Para quem não dispensa uma refeição mais refinada, o The Refuge by Volta é uma excelente escolha. O menu é inspirado nas viagens de DJing do The Unabombers, composto por pratos pequenos e grandes, que são extremamente saborosos.

Em Manchester, Reino Unido, o Per Tutti Café é um ambiente mais descontraído, perfeito para quem quer apreciar boa gastronomia e preços convidativos. O cardápio do restaurante é composto por pizza, lanche, saladas e pratos mais elaborados.

O Bar & Grill possui também um estilo descontraído, mas sem deixar de lado um toque de sofisticação. No local, você encontrará comida europeia, britânica, contemporânea, Steakhouse, entre outros.

Entre os restaurantes Manchester, Inglaterra, o Manchester House Restaurant ganha destaque pela sua sofisticação com um cardápio variado e requintado.

Além de experimentar comidas típicas britânicas, não deixe de tomar um bom drink na área externa do restaurante, que possui poltronas bem confortáveis.

Para quem quer conhecer um bar típico inglês, visite o Port Street Beer, famoso por servir as melhores cervejas da cidade. Com mesas ao ar livre, o local conta com um ambiente descontraído, sendo muito frequentado por jovens. Você vai gostar do clima!

Confira as melhores promoções de seguro viagem!

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Definitivamente, Manchester, Inglaterra é uma cidade surpreendente e encanta os seus turistas em diferentes aspectos. 

Para curtir tudo que o destino tem para oferecer, comece a pesquisar agora mesmo o seu seguro viagem, já que o serviço é item obrigatório para entrar no país.

Para encontrar as opções mais vantajosas, faça as suas pesquisas no Seguros Promo, que oferece os melhores planos e preços do mercado. Quer viajar seguro e ainda economizar? De Promo você pode.


Leia também:

aaaa