CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Moeda peruana: cotação, quanto levar e onde comprar na viagem

Levar reais, dólares ou apostar na moeda peruana, o novo sol? Qual a melhor opção de câmbio para quem vai viajar ao Peru? Confira aqui!

Levar reais, dólares ou apostar na moeda peruana, o novo sol? Afinal de contas, qual a melhor opção de câmbio para quem vai viajar ao Peru?

Não precisa se preocupar: reunimos dicas e informações para você se preparar para sua viagem rumo ao país que foi o berço da civilização Inca e garantir o melhor custo/benefício no câmbio.

Saiba tudo que precisa sobre o seguro viagem à América do Sul!

Moeda peruana: tudo o que você precisa saber

Se você está planejando uma viagem para o Peru, então é provável que já tenha se pegado diante da seguinte questão: afinal, qual a melhor moeda para levar?

Neste artigo, você descobrirá como decidir entre as várias opções monetárias, vai aprender a evitar problemas e, ainda, vai encontrar dicas de como economizar no câmbio. Confira!

Qual é a moeda oficial do Peru?

Moeda Peruana oficial
Fonte: Pikrepo

A moeda peruana oficial é o novo sol (também chamado de nuevo sol ou, simplesmente, soles), desde 1991, quando surgiu para substituir a moeda inti.

Encontrada em casas de câmbio no Brasil, essa moeda é uma das muitas alternativas de pagamento para viajantes, ao lado de reais, dólares, euros e cartões de débito e crédito.

Quanto vale a moeda peruana?

As taxas de câmbio são bastante variáveis. Fique atento para não sair na desvantagem na hora de comprar os soles.

Há alguns anos, o real era bem valorizado diante da moeda peruana, mas a crise econômica brasileira resultou na inversão dessa situação.

Atualmente, 1 real compra 0,66 novo sol peruano. Para comprar 1 novo sol, é preciso desembolsar R$ 1,51.

*O valor do sol peruano pode ter variação de acordo com a cotação do dia, sempre confira o valor atualizado.

Como converter moeda peruana para real?

como converter a Moeda Peruana ao Real
Fonte: Pixabay

Com o crescimento da popularidade do Peru entre viajantes brasileiros, ficou mais fácil comprar soles no Brasil. 

Várias casas de câmbio oferecem a moeda, embora as taxas de conversão nem sempre sejam vantajosas.

Muitas calculadoras on-line mostram as taxas de conversão dia após dia. Assim, vale a pena conferir a cotação antes de ir às compras.

Qual o valor da moeda peruana em relação ao dólar?

Em relação à moeda dos Estados Unidos, US$ 1 equivale a 3,43 soles.

Diante dessa supervalorização da moeda norte-americana, o mais indicado é levar dólares em sua viagem ao Peru. 

Além de evitar a perda monetária no momento da conversão, o dólar também é aceito como forma de pagamento por diversos estabelecimentos, como hotéis e restaurantes.

Seguro Viagem para o Peru

O Peru oferece diversas atrações para os turistas: desde trilhas milenares que levam a Machu Picchu à energia vibrante de cidades como Lima e Arequipa.

Assim, para desfrutar de sua viagem sem preocupações, o recomendado é a contratação de um seguro viagem para quem pretende embarcar rumo ao Peru.

Apesar de não haver a obrigatoriedade da contratação desse serviço para quem viaja do Brasil às terras peruanas, o seguro viagem é recomendado em toda e qualquer viagem internacional.

Imprevistos como emergências médicas e extravio de bagagem podem estragar suas férias, mas um bom seguro será a garantia de que poderá curtir a sua viagem sem se preocupar com sustos.

É importante saber escolher como escolher um seguro viagem para o Peru, de acordo com seu perfil de viajante.

Para descobrir qual o seguro viagem mais indicado para você, não deixe de fazer cotações em plataformas comparadoras como a nossa, Seguros Promo.

Seguro Viagem:
América do Sul
AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
Assistência médica USD 30.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Além do seguro viagem, outra dica muito importante é levar também um chip de viagem internacional. Assim, você garante sua conexão à Internet e consegue se comunicar aonde for!

Qual a melhor moeda para levar para o Peru?

Diante da desvalorização do real no Peru, a melhor opção para o viajante é levar dólares. Ou seja: evite levar real.

Pode parecer inusitado, mas uma das melhores formas de converter a moeda peruana é por meio da dupla conversão: primeiro de real para dólar e, só então, de dólar para soles.

Para que você não precise se preocupar com o câmbio logo em sua chegada ao Peru, recomenda-se, ainda, que o viajante leve alguns soles, para só depois começar a trocar seus dólares.

Se por algum motivo você não conseguir comprar dólares ou soles antes de sua viagem, não se preocupe: apesar da cotação desfavorável, é possível usar reais no Peru. 

Fique atento caso opte por essa alternativa. Pode ser um pouco mais difícil trocar a moeda brasileira em casas de câmbio, principalmente em algumas cidadezinhas, onde o dólar será aceito sem problemas.

Onde comprar moeda peruana no Brasil?

Onde comprar a Moeda Peruana
Fonte: Needpix

O Peru se tornou um destino turístico bastante popular entre brasileiros nos últimos anos. Assim, tem se tornado cada vez mais fácil comprar soles no Brasil.

O viajante que pretende se adiantar e levar soles para sua viagem tem algumas opções: é possível comprar a moeda peruana em bancos, corretoras ou casas de câmbio brasileiras.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde comprar moeda peruana no Peru?

    No Peru, as casas de câmbio parecem quase improvisadas, mas fique atento às plaquinhas “money exchange”, que mostram os estabelecimentos que fazem a troca.

    Em caso de dúvidas, consulte com o seu hotel ou o seu guia de viagens o melhor local para comprar soles. 

    Se você pretende trocar reais por soles, faça a conversão em cidades como Lima e Arequipa

    Se deixar para trocar seu dinheiro em cidades menores, pode arriscar não conseguir, já que o real é pouco valorizado por lá.

    Quais cuidados tomar ao trocar o dinheiro?

    Moeda Peruana: quais cuidados tomar
    Fonte: Pexels

    Sempre prefira trocar o seu dinheiro em casas de câmbio. É a melhor forma de evitar notas falsas em sua carteira, além de garantir a melhor taxa de conversão possível.

    Se você não quer perder dinheiro, nunca troque moeda no aeroporto. Seja no Brasil ou no exterior, será nos aeroportos que você encontrará as piores taxas de conversão possíveis.

    O mesmo vale para os bancos peruanos. Recomenda-se, ainda, que o turista verifique se a casa de câmbio adiciona valores extras sobre o final. 

    Assim, você pode evitar um grande susto ao final da sua compra.

    Uma última dica é, na verdade, um grande alerta: nunca compre dinheiro nas ruas. Mesmo se o cambista estiver devidamente uniformizado, existem grandes chances de você pegar dinheiro falso no bolso.

    Vale a pena usar cartão de crédito?

    É sempre indicado ter mais de uma opção de forma de pagamento durante viagens ao exterior. A regra vale também para o Peru: se possível, leve seus cartões de débito e crédito para a viagem.

    Mesmo que você prefira fazer suas compras em dinheiro vivo, nunca é demais se precaver. Mas seria indicado fazer o uso do cartão de crédito internacional em uma viagem ao Peru? Apenas se necessário.

    Por causa dos valores do IOF atuais, deixe para usar o cartão apenas em casos específicos. Mesmo nesses casos, pergunte se é possível fazer a cobrança diretamente em dólares. 

    Assim, você evita a conversão dupla em sua fatura e economiza. Uma dica importante é anotar o número do telefone para atendimento internacional do seu banco. 

    Mesmo fazendo a solicitação de desbloqueio do cartão para uso no exterior, não é raro que as instituições bancárias acabem se “esquecendo” de completar a transação. 

    Com o telefone do banco em mãos, ficará mais fácil corrigir qualquer problema ou se comunicar diretamente com a central de atendimento.

    Quanto custa viajar para o Peru?

    Quanto custa viajar
    Fonte: Pixabay

    O Peru está entre os destinos mais baratos para uma viagem internacional. Assim, apesar da desvalorização do real diante da moeda peruana, o país é um destino bastante procurado por brasileiros.

    Como em qualquer país turístico, você deverá encontrar atrações, produtos e serviços em toda faixa de preço no território peruano.

    Enquanto regiões famosas, como Machu Picchu, costumam cobrar caro de seus visitantes por passeios, hospedagem e alimentação, existem destinos para visitar com o mínimo de gasto possível.

    Dessa forma, o quanto você vai gastar depende, e muito, do seu perfil de viajante e de seu planejamento.

    Fizemos um levantamento médio para você ter uma noção dos gastos que poderá ter durante a sua viagem. Agora, falta apenas preparar as malas e embarcar em férias inesquecíveis! Confira!

    Qual a média de preço para a hospedagem?

    O preço médio de hospedagem no Peru vai depender da região do país que você pretende visitar e das suas exigências enquanto turista.

    Você poderá encontrar preços mais altos na badalada Cusco (principal trilha para Machu Picchu). Mas atenção para a altitude de Cusco!

    No entanto, conseguirá economizar diante dos preços mais baixos em uma das muitas opções de hospedagem na capital Lima, por exemplo.

    A economia é grande para quem se hospeda em hostel. 

    Considerando-se uma estimativa média de gastos com hospedagem, você deverá gastar aproximadamente 17 soles (R$ 23) por dia em um quarto compartilhado e 25 soles (R$ 33) por diária em quarto privado.

    Se você for do tipo exigente e fizer questão de se hospedar em hotéis, o preço médio de gastos salta para 92 soles (R$ 120) a diária.

    Quanto custa para se deslocar dentro do país?

    Quanto custa se deslocar
    Fonte: Pixabay

    O custo médio do transporte é um dos atrativos turísticos do Peru. É possível se deslocar muito gastando pouco, seja de ônibus, de táxi ou até de avião, com uma das muitas companhias low cost do país.

    Em média, recomenda-se que o turista reserve em torno de 25 soles por dia para gastos com deslocamento (esse valor não inclui as passagens aéreas do Brasil para o Peru).

    Qual a média de preço por passeios?

    Este, provavelmente, será o item mais caro de sua viagem. Os passeios têm preços mais elevados e devem representar uma grande fatia dos seus gastos no Peru.

    Se possível, agende com antecedência os seus passeios. Assim, aumenta suas chances de conseguir descontos e preços promocionais. 

    Nenhum passeio será mais caro que a histórica Machu Picchu. Caso queira economizar, vale a pena ficar de olho em alternativas para chegar à antiga capital Inca. Uma opção é trocar o deslocamento de trem para van.

    Por dia, estima-se que um visitante deva gastar, em média, cerca de 60 soles (cerca de R$ 79) por dia de viagem.

    Quanto custa a alimentação no Peru?

    Moeda Peruana: quanto custa a alimentação
    Fonte: Needpix

    A alimentação é um dos itens mais em conta durante uma viagem ao Peru. São inúmeras opções de restaurantes, lanchonetes e bares, de fast food às comidas típicas do Peru, a preços bastante atrativos.

    As possibilidades gastronômicas vão de estabelecimentos modestos a restaurantes badalados, com fama mundial. 

    Em média, um turista deve desembolsar cerca de 25 soles (cerca de R$ 33) por refeição, mas é possível despender menos.

    Caso não queira gastar muito com comida, que tal fazer compras em supermercados e usar a cozinha do hostel?

    Afinal, quanto de dinheiro levar para o Peru?

    O quanto você vai gastar em sua viagem depende de seu perfil de viajante. De qualquer forma, prepare-se para conhecer um país famoso por ser “barato”.

    Se você optar pelo turismo “low cost” pelo Peru, deve reservar cerca de 100 soles por dia para gastos com passeios, alimentação, hospedagem e transporte.

    Caso não queira se hospedar em hostels e prefira comer em bons restaurantes, esse valor pode saltar para US$ 100 diários, ou seja, cerca de 344 soles por dia.

    Assim, faça o seu planejamento dia após dia, contemplando em seu orçamento gastos com passeios que você não quer deixar de fazer. Assim, ficará mais fácil descobrir quanto precisará levar para sua viagem.

    Cotação Seguro Viagem Peru

    Vários fatores podem comprometer sua viagem ao Peru, como o soroche (ou mal de altitude), diferenças climáticas ou até mesmo a alimentação. 

    Nada melhor do que contratar um seguro viagem para casos de imprevistos.

    O serviço não é uma exigência obrigatória aos turistas que visitam o país, mas é recomendado em toda e qualquer viagem ao exterior.

    Algumas das atrações turísticas mais procuradas no Peru são relacionadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo. Assim, é importante que o turista se certifique de estar preparado para enfrentar riscos.

    Um seguro viagem oferece cobertura médica e odontológica, bem como auxílio e assistência diante dos mais variados imprevistos: de perda de documentos a extravio de bagagens.

    Para encontrar o melhor custo/benefício para a sua necessidade, não se esqueça de fazer cotações em plataformas comparadoras. A ferramenta do Seguros Promo, por exemplo, está entre as melhores do mercado.

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 60 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 30.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer sossego e tranquilidade para curtir férias incríveis no Peru? De Promo você pode!

    aaaa