icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
07 maio - 9 minutos de leitura.

Nicarágua: informações gerais, história, mapa e dicas de turismo 

Chris standing up holding his daughter Elva América Central

A Nicarágua é um país da América Central pequeno em território, mas gigante em atrações turísticas. Ainda fora dos principais roteiros pelo continente, a região tem um povo alegre e acolhedor, cores vivas por todos os lados e, é claro, belas praias.

Planejar uma viagem para conhecer esse lugar incrível, porém, não é tarefa das mais fáceis: é relativamente difícil encontrar informações sobre esse país centro-americano em português.

Por essas e outras, criamos um guia definitivo com tudo que você precisa saber sobre as atrações nicaraguenses. Veja só!

Compre os melhores seguros de viagem com um cupom de 15% de desconto neste link!

Nicarágua: tudo sobre esse paraíso da América Central!

Espremida entre Honduras e Costa Rica, a Nicarágua é um país impressionante, com vulcões, imensos lagos, cidades coloniais e praias paradisíacas.

Afinal, o mar do Caribe banha uma das costas do país, enquanto o Pacífico está do outro lado, garantindo cenários encantadores para os viajantes que desejam curtir dias de sol e mar.

Além das atrações imperdíveis, o país é um dos destinos mais baratos para viajar na América, onde é possível conhecer culturas diferentes, gastronomia de primeira, heranças do período colonial e muito mais sem sacrificar o orçamento.

Antes de arrumar as malas e embarcar nessa viagem inesquecível, é importante ter atenção na hora de planejar a viagem.

Dessa forma, vai ficar mais fácil traçar rotas entre as cidades que você quer visitar, reservar hospedagem, descobrir a melhor época para viajar, e por aí vai.

Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, reunimos neste artigo tudo sobre o país Nicarágua: moeda oficial, idioma, quando visitar, como é o clima, as principais atrações turísticas e até uma breve história da região. Vamos lá!

Onde fica a Nicarágua?

Onde fica Nicaragua
Fonte: Pixabay

O território nicaraguense está no coração da América Central, pertinho da ilha de San Andrés, na Colômbia: o país faz fronteiras com a Costa Rica, ao sul, e Honduras, ao norte.

Na costa oeste do país estão as águas azuis do Oceano Pacífico, enquanto as praias ao leste são banhadas pelas inconfundíveis águas turquesas do Mar do Caribe.

Se você prefere água doce, não tem problema: é só incluir em seu roteiro uma viagem ao lago Cocibolca, um dos 10 maiores do planeta!

Nicarágua: tipo de clima

Estamos falando de um país tropical, com o clima bastante parecido com o que encontramos em algumas partes do Brasil: temperaturas altas no verão e ligeiramente mais amenas no inverno.

Na região do Pacífico, as temperaturas ficam entre 26ºC e 29ºC no decorrer do ano, com um período notadamente chuvoso entre os meses de maio e novembro.

A região do Mar do Caribe é mais chuvosa, com grandes volumes pluviométricos registrados entre junho e fevereiro: pode chover até 3.800 mm por ano neste ponto do país.

Se você prefere montanha às praias, é melhor se dirigir à parte norte do país, onde o clima é bem mais ameno e as temperaturas médias ficam entre 16ºC e 19ºC no decorrer do ano.

Quando visitar a Nicarágua?

Quando visitar Nicarágua
Fonte: Pxhere

Para aproveitar intensamente o seu turismo na Nicarágua, não restam muitas alternativas: é definitivamente mais vantajoso viajar na estação seca, sobretudo entre os meses de dezembro e abril, para curtir plenamente as praias do país.

Vale a pena redobrar a atenção se sua intenção for conhecer as praias caribenhas: evitar os meses de setembro e outubro é o mais indicado, pois são os meses onde as passagens de furacões e tempestades tropicais são mais frequentes.

Documentação, visto e vacinas

Um dos motivos que tornam o país um destino irresistível para brasileiros é a não-exigência do visto para viagens com duração máxima de até 90 dias.

Se você já está pensando nas roupas que vai levar na mala para curtir as atrações nicaraguenses, não se esqueça de tomar as providências corretas em relação a documentação e vacinas.

Afinal, embora o visto não seja obrigatório, você ainda precisará apresentar alguns documentos para garantir seu desembarque.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

É essencial ter um passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de embarque, com pelo menos uma página de visto em branco.

Você também precisará apresentar comprovantes de passagens aéreas e hospedagem, além de mostrar às autoridades que tem condições financeiras para custear quaisquer gastos durante a sua estadia.

Por fim, é essencial estar com o Certificado Internacional de Vacinação em dia: os brasileiros devem estar devidamente imunizados contra a febre amarela. 

Além disso, é recomendado que os viajantes tupiniquins estejam vacinados contra doenças relativamente comuns em território nicaraguense, como hepatite A e B, raiva e febre tifoide.

Qual é a língua oficial da Nicarágua?

Língua oficial da Nicarágua
Fonte: Pixabay

O espanhol é a língua oficial da Nicarágua, utilizado por mais de 90% da população, mas não é o único idioma falado neste simpático país da América Central.

Em algumas regiões, é possível encontrar grupos que falam inglês (ou o inglês crioulo, uma variação da língua anglo-saxã falada no Caribe) ou, ainda, idiomas e dialetos de origem indígena, como miskito, sumo, rama e garifuna.

Nicarágua: moeda oficial

A moeda oficial do país é a córdoba nicaraguense, bastante desvalorizada em relação à principal moeda utilizada para turismo no mundo: US$ 1 equivale a cerca de C$ 35 (cotação em fevereiro/2021).

A córdoba está disponível em notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000.

Você dificilmente conseguirá utilizar cartões de crédito e débito durante a sua viagem: comércio, restaurantes, hotéis, agências turísticas e outros estabelecimentos, em geral, aceitam apenas dinheiro vivo.

Uma boa dica é levar dólares e trocar em casas de câmbio espalhadas pelas principais cidades turísticas: assim, você garante uma cotação favorável e vê o seu dinheiro render mais.

História da Nicarágua

Oficialmente, a história da Nicarágua começa no século XVI, quando os espanhóis desembarcaram pela primeira vez na região.

Muito antes disso, há milhares de anos, o território do país já era ocupado por povos indígenas de diversas etnias.

A independência da Coroa Espanhola só veio no século XIX, após uma série de conflitos que culminaram na promulgação da primeira Constituição do país, enfim declarado como uma nação soberana e independente.

Isso não quer dizer que a luta dos nicaraguenses contra estrangeiros interessados em seu território tenha acabado com a independência: depois de se livrar dos espanhóis, o país precisou disputar contra o interesse de norte-americanos e ingleses.

A paz com o Reino Unido e os Estados Unidos só começou no final do século XIX, quando os estadunidenses e britânicos foram enfim expulsos do território.

Desde então, a história do país foi marcada por conflitos pelo poder, ditaduras e crises políticas.

As coisas só voltaram a se acalmar em meados dos anos 1990, quando deu-se início definitivo ao período democrático nicaraguense.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Seguro viagem em promoção

    Viagens internacionais exigem planejamento e cautela na montagem do roteiro. Afinal, imprevistos não escolhem hora ou lugar para acontecer e podem até mesmo interromper as suas férias!

    Já imaginou passar mal em um país diferente, descobrir que teve suas bagagens extraviadas no desembarque ou o seu voo ser simplesmente cancelado?

    Você pode acabar com gastos a mais para cuidados médicos e hospitalares, problemas burocráticos ou até mesmo despesas extras para comprar novas passagens aéreas — sem falar na dor de cabeça!

    É por isso que antes de embarcar em qualquer jornada, não importa o destino, você não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem para a América Central.

    Dessa forma, você estará resguardado e terá direito a várias coberturas que podem salvar a sua viagem e, é claro, o seu bolso.

    O seguro viagem mais barato e mais completo está em nosso site de buscas, Seguros Promo, que leva até o viajante toda a proteção de que precisa com um preço que cabe no seu orçamento.

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    Você pode fazer a cotação online e de graça em nossa plataforma, que permite a comparação dos preços e serviços das melhores seguradoras do mercado!

    Nicarágua: mapa

    Este país da América Central tem menos de 6,5 milhões de habitantes e paisagens de tirar o fôlego, seja nas montanhas ou no litoral. Confira onde fica a Nicarágua no mapa mundi!

    Turismo na Nicarágua

    Por todo o país é possível encontrar cidades encantadoras, coloridas e vibrantes, com uma cultura rica, gastronomia de primeira e paisagens naturais deslumbrantes.

    Confira o que fazer nas principais cidades da Nicarágua!

    Manágua

    Manágua
    Fonte: Pexels

    A capital da Nicarágua não é uma cidade muito turística: o trânsito é bastante caótico e as ruas são movimentadas a qualquer hora do dia. No entanto, isso não quer dizer que Manágua não tenha um certo charme.

    Por conta dos violentos terremotos que já abalaram a região, todos os prédios da cidade têm uma altura-limite relativamente baixa, o que favorece o viajante que gosta de curtir paisagens.

    A capital nicaraguense é uma cidade verde, com árvores altas onde quer que você olhe, o que a tornou uma das cidades mais arborizadas da América.

    No entanto, além do aeroporto internacional e das paisagens que combinam árvores e construções coloniais, Manágua não tem muitas atrações turísticas. 

    Ou seja, só vale a pena incluir a cidade em seu roteiro se você tiver muito tempo disponível para a viagem e quiser conhecer tudo no país. 

    Em geral, muitos viajantes desembarcam no Aeroporto de Manágua e já viajam diretamente para outros destinos do país, como León e Granada.

    San Juan del Sur

    No extremo-sul do país, pertinho da divisa com a Costa Rica, está localizada a cidade de San Juan del Sur: um reduto de jovens, surfistas e mochileiros às margens do Oceano Pacífico.

    A cidade parece bastante com a brasileira Guarujá (SP), com praias em diferentes estilos, de mar calmo ou com ondas perfeitas, muitos barzinhos e casas noturnas, além de vegetação abundante.

    San Juan del Sur é uma antiga vila de pescadores que reúne excelentes opções gastronômicas, com grande variedade de restaurantes especializados em frutos do mar.

    Durante a sua visita, não deixe de conhecer as praias de Marsella, Maderas e Bahía Majagual.

    Granada

    Granada, Nicarágua
    Fonte: Pixabay

    Cidade mais antiga do país, de origens coloniais, Granada está entre os centros urbanos mais antigos de toda a América Central, construída nos primeiros anos do século XVI.

    O maior atrativo da cidade é sua arquitetura colonial, com igrejas, casarões e palacetes espalhados por todo o centro histórico.

    Se você prefere atividades ao ar livre, é só visitar o arquipélago vizinho de Las Isletas ou percorrer as trilhas do imponente vulcão Mombacho, onde o viajante encontra fontes de águas termais com propriedades terapêuticas.

    A partir de Granada, também é possível embarcar em um ferry que faz o trajeto até a Ilha Ometepe.

    León

    Se Manágua é a capital administrativa do país, León (assim como Granada) é uma das capitais turísticas nicaraguenses.

    A cidade também tem origens coloniais e guarda belos exemplos da arquitetura hispânica de meados dos séculos XVI a XVIII, com várias igrejas suntuosas, palacetes, praças, monumentos e casarões históricos por toda parte.

    Em comparação com Granada, León é uma cidade mais vibrante e cosmopolita, que pode agradar os viajantes que procuram cafés charmosos, galerias de arte, centros comerciais e até espaços dedicados à arte urbana.

    A estrutura da cidade também surpreende, com boa rede de transporte público, hotéis confortáveis e bons restaurantes.

    Ilhas do Milho

    Ilhas do Milho
    Fonte: Stocksnap

    As Islas de Maíz, ou Ilhas do Milho, ficam na belíssima costa caribenha do país, onde o viajante encontra águas turquesas, praias de areia fina, muitos coqueiros e um inconfundível clima tropical.

    As duas ilhas, vizinhas a San Andrés (Colômbia) têm uma infraestrutura simples, o que significa que o viajante encontra pousadas e hotéis mais rústicos, sem muito luxo, que permitem um contato próximo com a natureza.

    Ilha Ometepe

    O imenso lago Cocibolca, também conhecido como Mar Dulce, é um dos maiores lagos de todo o mundo, cobrindo uma área de 8.624 km². No meio do lago fica a Ilha Ometepe, lar de dois imensos vulcões.

    A paisagem exuberante, com amplas áreas verdes de vegetação rasteira que se estendem até as encostas dos vulcões, não é o único atrativo da região.

    Ali os viajantes também podem se refrescar em piscinas naturais de água transparente, contemplar o horizonte em mirantes quase inacreditáveis e, é claro, se deliciar nas águas do Cocibolca.

    Cotação de seguro viagem em promoção

    Agora que você já sabe tudo sobre a Nicarágua, está na hora de garantir o seu seguro viagem completo pelo melhor preço! 

    Visite o nosso site buscador, Seguros Promo, e faça uma cotação para encontrar a melhor opção para a sua próxima viagem. 

    Seguro Viagem: America Central
    CORIS 30 BASIC +COVID19 CORIS 30 BASIC +COVID19 Assistência médica USD 30.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 21/dia*

    Você pode comparar os preços e as coberturas de até quatro planos por vez, facilitando a busca pela melhor oferta do mercado! 

    Em caso de dúvidas, é só acionar nossa central de atendimento exclusiva. Para não perder nenhuma promoção ou novidade, siga o Seguros Promo nas redes sociais.

    Conhecer a América Central com segurança e economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente