CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Vacinas para viajar: verifique quais são necessárias

Você sabia que existem vacinas para viajar que são obrigatórias? Leia mais sobre e tenha uma viagem sem riscos.

Assim como o seguro viagem, as vacinas para viajar não são apenas uma medida de segurança, mas um pré-requisito para entrar em alguns países. Por isso, antes de partir rumo a novas aventuras, a vacinação deve ser um dos itens de maior prioridade no checklist.

Neste artigo, abordamos as principais vacinas exigidas em viagens pelo Brasil e pelo mundo, passando pelas Américas, Europa e países da África. Veja tudo o que você precisa saber para se organizar antes da viagem!

Vacinas para viajar: como funciona?

Além das passagens aéreas, vistos e os limites de bagagem, as vacinas devem fazer parte da série de cuidados que são essenciais para qualquer viagem, nacional ou internacional.

Para viagens de avião, a recomendação é que as vacinas sejam tomadas entre 6 e 8 semanas de antecedência da data de partida. O alerta é reforçado caso a sua viagem seja para zonas rurais ou florestais, onde ficará constantemente exposto à natureza.

Pensando em ajudar você a se preparar para a jornada, reunimos as vacinas para viajar que você deve conhecer antes de se aventurar pelo mundo. Veja quais são!

seguro de viagemProcurando o seguro ideal para a sua viagem? Temos mais de 400 planos disponíveis com cobertura no Brasil e no mundo! Garanta 20% de desconto com o cupom BLOG20 ! Pesquise agora clicando aqui!

Febre amarela

Essa é uma vacina essencial para viagens nacionais ou internacionais. Algumas regiões do Brasil sofrem com epidemias dessa doença, que é transmitida pela picada de mosquitos.

Caso sua aventura seja em terras estrangeiras, os países que requerem a vacina contra febre amarela podem ser consultados no site da ANVISA. Alguns dos mais famosos são a África do Sul, Austrália, Egito, Indonésia e Tailândia.

Lembre-se de que a vacina precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque para ser considerada válida pelos órgãos de fiscalização. Depois disso, ela pode permanecer válida por 10 anos. 

Vale ressaltar também que a vacinação não é recomendada em crianças com menos de 1 ano.

Febre Tifoide

Diferentemente da febre amarela, a febre tifoide não é transmitida por picadas de insetos, e sim pelo contato com bactérias presentes em secreções de pessoas infectadas. Sua ocorrência está diretamente ligada a condições precárias de saneamento básico e higiene. 

Ela é frequente nos locais já mencionados, nos quais a febre amarela também é comum. Sendo assim, se estiver planejando visitar um desses lugares, tome logo as vacinas para viajar contra as duas doenças.

Além disso, evite beber água de fontes desconhecidas e ingerir alimentos crus, não lavados ou de procedência duvidosa.

Gripe

Vacina da gripe
Fonte: Pexels

Pode parecer besteira, mas a vacina contra gripe é fundamental antes de qualquer viagem. Afinal, a epidemia é global e praticamente todos os países sofrem com a disseminação da doença em algumas épocas do ano.

Para garantir que você vai conseguir aproveitar a viagem ao máximo, tome a vacina antes de viajar, principalmente se estiver dentro de algum grupo de risco (idosos, mulheres grávidas, portadores de doenças que prejudicam a imunidade, profissionais da saúde e crianças).

Hepatites A e B

A prevenção contra hepatite A e B é recomendada em caso de viagem para qualquer região do Brasil, mas especialmente para o Norte ou Nordeste.

A vacinação contra o tipo A é feita em duas doses, que devem ter um intervalo de 6 meses entre elas. Já a que previne a hepatite B deve ser aplicada em três doses, também com um intervalo de 6 meses entre cada uma.

Vacinas para viajar para o Brasil: o que devo saber?

Vacinas para viajar Febre Amarela
Fonte: Pixabay

Se você vai viajar pelo Brasil, tenha em mente que alguns cuidados extras são necessários até mesmo para trajetos dentro do território nacional.

Fatores como o clima, diferentes vegetações e hábitos para manuseio de alimentos são pontos de atenção para redobrar precauções, especialmente em áreas mais precárias ou afastadas.

No Brasil, a vacinação contra febre amarela é particularmente importante para viagens ao Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Já a vacina contra a febre tifoide é mais relevante para viagens às regiões Norte e Nordeste, onde há uma maior incidência de problemas relacionados ao saneamento básico.

Outras vacinas importantes para viagens nacionais são a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, hepatite B e dengue

Além das citadas, veja a lista de recomendações de vacinas para viajar no Brasil feita pela Anvisa:

  • antipneumocócicas;
  • difteria, tétano e coqueluche;
  • HPV;
  • meningite meningocócica;
  • poliomielite;
  • raiva humana;
  • tuberculose;
  • varicela.

Para se vacinar, o passo a passo é simples: basta buscar os postos de saúde da sua região e solicitar a aplicação. As vacinas são fornecidas pela Anvisa para o SUS e são gratuitas.

Seguro viagem: proteção para a saúde do viajante

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Além de se vacinar, existem outras maneiras por meio das quais você pode garantir uma viagem mais tranquila e sem imprevistos.

O seguro viagem é um deles. Investindo apenas cerca de R$3,00 por dia, você garante a cobertura de despesas médicas, extravio de bagagem e muitas outras vantagens

Assim, além de deixar sua saúde completamente amparada, você ainda irá contar com uma série de benefícios caso passe por dificuldades durante o trajeto. Consulte o nosso site, Seguros Promo, e faça a pesquisa do seu plano!

Exigências de vacinas para viagens internacionais

Em viagens para o exterior, verificar quais são as vacinas exigidas para entrada é uma etapa imprescindível. O controle é feito para que novas doenças não sejam transmitidas no local, protegendo tanto residentes quanto turistas.

Dessa forma, ter em mãos o Certificado Internacional de Vacinação antes de embarcar é fundamental. O documento irá comprovar que você está devidamente vacinado para fazer turismo no país.

Vale notar que, em escala global, a única vacina obrigatória é contra a febre amarela. Já as exigências específicas de cada país podem sofrer variações em casos de novos surtos.

Confira a seguir recomendações essenciais sobre vacinas para viajar para diferentes lugares pelo mundo!   

América do Sul

Vacina necessaria para viajar para a América do Sul
Fonte: Pexels

A vacina contra febre amarela é exigência para entrada no Equador, para visitar certas regiões da Colômbia e da Bolívia, e para turistas que venham de países específicos com rumo à Argentina.

Ainda há uma série de recomendações especiais para viajar pela América do Sul, e elas podem variar de acordo com o destino. Verifique as principais advertências para vacinas e viagens pelo continente!

Argentina

A vacina contra a febre amarela é obrigatoriamente exigida no caso de viajantes provindos dos seguintes países:

  • Bolívia
  • Colômbia
  • Equador
  • Guianas
  • Panamá
  • Peru
  • Trinidad e Tobago
  • Suriname
  • Venezuela

Uma das recomendações de vacinas para entrar na Argentina é a contra hepatite B, principalmente se o viajante nunca teve a doença.

Se o seu destino de turismo no país é a província de Salta, recomenda-se também precauções em relação à malária, já que na região há uma maior presença do mosquito do mosquito transmissor.

Chile

As indicações de vacinas para viajar para o Chile são contra a hepatite A (especialmente para pessoas que nunca foram infectadas pela doença) e hepatite B, caso vá praticar alguma atividade em montanhas altas ou acampar em áreas isoladas.

Portanto, se a ideia é visitar a Patagônia chilena, por exemplo, é recomendável incluir essas vacinas entre as documentações necessárias para entrar no país.

Outra dica é usar potabilizadores e esterilizadores para filtrar a água durante passeios em meio à natureza, resguardando-se assim de qualquer suspeita de contaminação.

Peru

Não há exigências de vacinas para viajar para o Peru. Ainda assim, as vacinas contra hepatite A e febre tifóide são sugeridas, especialmente se passará por regiões rurais durante o seu roteiro pelo país.

Bolívia

Viajar Bolívia
Fonte: Pexels

Está em dúvidas se para viajar para Bolívia precisa de vacina? 

Não há nenhum requisito especial quanto à entrada, mas caso passe pela região oriental do país — como Coroico e Yunga, onde há uma floresta tropical —, é preciso estar vacinado contra a febre amarela.

Quais vacinas tem que tomar para ir à Europa?

Entre as vacinas para viajar para Europa, a contra a febre amarela é a única obrigatória. Entretanto, também é importante estar devidamente vacinado com a tríplice viral.

Outras recomendações importantes são a vacinação contra hepatite B, tétano, difteria e encefalite transmitida por carrapatos — principalmente se a sua viagem será para países ao norte do continente, como a Dinamarca, Noruega, Islândia e Finlândia.

Caso vá para o sul da Europa, a orientação é que esteja protegido contra hepatite A, febre tifoide, poliomielite e infecções meningocócicas, além das doenças citadas acima.

Antes da sua viagem, não deixe de conferir o site da Anvisa para verificar se há novas exigências de vacinas para o país escolhido.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Portugal

    Se pretende fazer turismo em terras portuguesas, a boa notícia é que não são exigidas vacinas para viajar para Portugal.

    Porém, se a sua intenção é morar no país, a indicação é que esteja vacinado contra doenças como o tétano, difteria, sarampo, hepatite B e HPV, já que são recomendadas pelo Plano Geral de Saúde de Portugal.

    Itália

    Vacina Itália
    Fonte: Pexels

    Assim como para Portugal, também não há obrigações relacionadas à vacinas para viajar para Itália

    Mesmo assim, caso a sua viagem seja durante o inverno, é interessante tomar a vacina contra a gripe, já que a doença pode atrapalhar os seus passeios pelo país.

    Inglaterra

    O mesmo é válido para viagens ao Reino Unido — ou seja, você não precisará se preocupar com vacinas para viajar para Inglaterra e poderá visitar as cidades inglesas com tranquilidade.

    É relevante frisar que, ainda que não haja a obrigatoriedade, manter a vacinação em dia é extremamente importante para a prevenção da saúde do viajante.

    Informações sobre vacinas para viajar para outros países

    Até aqui, você pôde verificar que vacinas tomar para viajar e atender aos critérios de entrada de diversos países, além de manter sua saúde resguardada durante os momentos de lazer da sua viagem.

    Caso ainda fique com dúvidas em relação aos riscos de contaminação, entre em contato com o Disque-Saúde (136) ou consulte o consulado do país que pretende visitar.

    Além disso, mesmo conhecendo as principais vacinas para viajar, saiba que alguns lugares específicos podem ter recomendações adicionais. A vacina contra encefalite japonesa B, por exemplo, é necessária para aqueles que pretendem visitar países do extremo oriente.

    Já a vacina contra meningite meningocócica A e C é obrigatória para os que visitam a região subsaariana da África, conhecida como “cinturão da meningite”. Inclusive, é exigida pelo governo da Arábia Saudita para os peregrinos que vão à Meca e Medina.

    A seguir, listamos mais alguns destinos sobre os quais os viajantes costumam ter muitas dúvidas: afinal, existe obrigatoriedade de vacinação para lugares como os EUA, Cancún ou outros países da África? Confira!

    Estados Unidos

    Vacina Viajar Estados Unidos
    Fonte: Pexels

    Os Estados Unidos fazem parte da relação de países que não estabelecem critérios específicos relacionados à vacinação para turismo.

    Porém, uma observação que vale a pena ficar de olho é quanto às escalas. Se sua viagem passará por algum país onde vacinas para viajar sejam exigidas, é possível que o comprovante seja pedido na imigração americana.

    Em geral, viagens aos Estados Unidos costumam ter escalas em países da América Central ou do norte da América do Sul. Nessas regiões, é normalmente exigida a vacinação contra a febre amarela — é uma boa ideia incluí-la na lista de vacinas para viajar os EUA.

    México

    Turistas que desejam fazer uma viagem ao México não precisarão colocar a vacinação como uma das etapas críticas no processo de entrada no país, mas como você pôde perceber, é sempre vantajoso ter o Certificado Internacional de Vacinação.

    O documento pode ser solicitado em postos e aeroportos, com a apresentação da carteira nacional de vacinação, e é gratuito.

    Moçambique

    Segundo o Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores, é necessário estar vacinado contra febre amarela para viajar para Moçambique. 

    Se você irá passar por outros países durante sua viagem à África, a vacina também pode ser obrigatória — é o caso da Argélia, Guiana, Libéria, Senegal e Ruanda, entre outros. 

    Além disso, é preciso redobrar a atenção quanto aos riscos relacionados à malária. A doença tem maior propagação em áreas florestais, e para evitá-la, a recomendação é usar o repelente constantemente, além de roupas adequadas.

    Uma outra medida preventiva é dar preferência para ambientes climatizados e cercados com telas de proteção.

    Por fim, outras vacinas importantes a serem consideradas são contra a hepatite A e B, cólera, raiva e febre tifoide.

    Certificado de vacinação contra Covid-19 

    Com a retomada do turismo muitos países podem pedir comprovante de vacinação da Covid 19, com isso surge a dúvida de como comprovar que está imunizado. Isso é mais fácil do que se imagina com o Conecte SUS, um aplicativo do Ministério da Saúde que funciona como um passaporte de vacina para brasileiros. 

    Aprenda como emitir o seu certificado de vacinação contra Covid 19!

    Instalando o Conecte SUS

    O primeiro passo é instalar o aplicativo do Conecte SUS, que está disponível para Android e IOS, ou acessar diretamente ao site www.conectesus-paciente.saude.gov.br. Será necessário fazer um cadastro na primeira vez que for utilizar o aplicativo, para isso tenha em mãos documentos pessoais. 

    Seu login será feito sempre com o seu CPF e uma senha escolhida no momento do cadastro. 

    Como emitir o certificado de vacinação contra covid 19?

    Depois de logar no aplicativo ou acessar o site, clique no menu “vacinas” e depois no botão azul “carteira de vacinação digital”. Logo em seguida um PDF com todas as informações sobre a vacina contra Covid 19 serão apresentadas, em português. 

    O aplicativo também permite que esse certificado seja emitido em espanhol ou em inglês.  Para trocar o idioma, basta que depois que selecionar “carteira de vacinação digital” você troque o idioma clicando na bandeirinha que fica na parte superior do aplicativo. Mas essa função só está disponível para quem já completou o ciclo de vacinação, ou seja, tomou as duas doses. 

    Em quantos dias os dados ficam disponíveis no Conecte SUS?

    O Ministério da Saúde estipula que os dados ficam disponíveis em até 7 dias depois que a vacina é aplicada. A responsabilidade é da unidade de saúde que aplicou a vacina para repassar as informações, por isso, o prazo pode ser maior ou menor dependendo da localidade. 

    Mas desde a primeira dose já é possível consultar o Conecte SUS e conferir se a sua vacinação já consta nos registros. 

    Garanta respaldo durante suas viagens com o Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 2.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Agora que você conheceu as principais vacinas para viajar, já possui informações suficientes para investigar as exigências feitas para o seu país de destino e buscar os postos da sua cidade.

    Lembre-se que as vacinas obrigatórias são um dos principais critérios para o seu planejamento, mas não são os únicos! Juntamente à elas, um forte aliado é o seguro viagem internacional, que irá garantir de fato a sua proteção durante a viagem.

    Com ele, contratempos com perda de documentos, atraso ou cancelamento de voos, extravio de bagagens e emergências médicas serão devidamente amparados, possibilitando a continuidade da sua viagem sem maiores dores de cabeça.

    Acesse o nosso site, Seguros Promo, e encontre o plano ideal com o melhor custo-benefício para o seu passeio. Viajar protegido e tranquilo? De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa