CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Oxford, Inglaterra: uma cidade de encher os olhos!

Oxford, Inglaterra é um dos destinos ainda pouco explorados na europa, mas é cheio de surpresas agradáveis. Vem conhecer tudo sobre essa charmosa cidade.

Nossa primeira recomendação sobre Oxford, Inglaterra, vai em forma de aviso aos turistas: tenha espaço no cartão de memória da câmera ou celular para registrar os cenários mais encantadores.

Prédios históricos, incluindo os da famosa Universidade de Oxford, parques e museus dão um charme medieval à pequena cidade próxima de Londres.

Claro que ela não pode ficar de fora do seu roteiro! Por isso, venha saber o que visitar em Oxford, Inglaterra, e as melhores dicas para curtir a cidade em um ou mais dias.

Cote aqui seu seguro viagem e ganhe 15% de desconto. Aproveite!

Oxford, Inglaterra: pontos turísticos que precisam estar no roteiro

Oxford está na lista das melhores cidades da Inglaterra para roteiros de um dia partindo de Londres, a capital do país e da Grã-Bretanha.

Mas se você for um visitantes que gosta de conhecer os destinos com calma, poderá ver um lugar que ultrapassa a fama de ser, talvez, a principal cidade universitária inglesa.

Claro que a University of Oxford, reconhecida mundialmente, atrai grande público. Com vários colleges, museus e bibliotecas espalhados, seus espaços proporcionam enorme imersão cultural em atrações como o Christ Church College e o Ashmolean Museum.

Entretanto, não é preciso ficar restrito à livros, obras e faculdades. A cidade de Oxford, Inglaterra, é agitada, jovem. 

Passeie pelos parques, veja os pontos turísticos por outro ângulo, à bordo de um barco no rio Tâmisa, e termine o dia se divertindo entre músicas e cervejas nos autênticos pubs.  

História da cidade de Oxford, Inglaterra

Oxford Inglaterra história
Fonte: Pixabay

É natural que o turista se interesse na história sobre a cidade de Oxford, na Inglaterra, antes de incluir o destino em seu roteiro.

Nem é preciso dizer que o enredo se confunde diretamente com a University of Oxford. 

Para quem não sabe, o centro de ensino surgiu antes mesmo da cidade. Ainda que os dados sejam imprecisos, há indícios de formas de ensino a partir de 1096.

A popularização veio a partir de 1167, com a proibição dos estudantes ingleses de frequentarem a Universidade de Paris, pelo rei Henrique II.

Oxford foi alçada ao status de cidade apenas em 1542, quando já tinha se consolidado como referência no ensino.

Não é estranho, portanto, que vários pontos turísticos tenham ligação profunda com a Universidade. Muitos colleges, como são chamados os campus de cada área de ensino, datam a partir do século XIII.

Além dos prédios, igrejas (ainda que o que restou delas) e museus de períodos passados se apresentam entre os destinos mais visitados pelos turistas em Oxford.

Qual a distância de Oxford para Londres?

Depois de fazer um checklist nos itens de o que fazer em Londres, muitos turistas escolhem visitar Oxford em um dia. As cidades estão separadas por algo próximo de 100 km.

Se você quer saber quanto tempo de Londres para Oxford, a resposta vai depender da forma como escolher chegar lá.

As duas maneiras mais acessíveis de fazer o caminho é de trem e ônibus.

A viagem de ônibus é mais barata, porém pode levar até 2 horas devido ao número de paradas. Já o percurso de trem é feito em uma hora ou pouco mais e é possível encontrar passagens por preços bem econômicos. 

Mapa de Oxford, Inglaterra

Embora os principais pontos turísticos estejam concentrados na mesma região em Oxford, Inglaterra, mapa da cidade vai ajudar os turistas a se localizar melhor na cidade.

Por isso, não deixe de conferir o mapa que preparamos e aproveite para elaborar o melhor roteiro pelas atrações que deseja conhecer.

Seguro viagem para Inglaterra

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

No momento de planejar qualquer viagem para o exterior, não podemos esquecer de algo essencial para o nosso bem-estar: a segurança.

Embora o seguro viagem não seja obrigatório para visitar a Inglaterra, ele é essencial para a proteção do turista, minimizando que qualquer imprevisto estrague o passeio.

O item garante cobertura para despesas médicas e odontológicas, perda de documentos, atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem, além de outras situações.

Melhor que viajar protegido, é economizar. Por isso, acesse o Seguros Promo, compare os planos de diferentes empresas e garanta o seguro com o menor preço para a sua viagem.

O que visitar em Oxford, Inglaterra: pontos turísticos

O turismo da cidade de Oxford está diretamente ligado às atrações da universidade. Mas quais lugares, especificamente, conhecer?

Separamos um roteiro que vai responder a essa pergunta, com tudo o que é imperdível e não pode faltar na sua lista com o que fazer em Oxford, Inglaterra. Conheça os lugares e planeje o melhor roteiro para a sua estadia.

Visita guiada pela cidade

Começar a visita em Oxford com um tour guiado vai te deixar por dentro de quais são os principais pontos turísticos da cidade.

Os turistas podem pegar um ônibus hop-on hop-off e ver as atrações que são imperdíveis.

O passeio leva os visitantes por lugares como o Castelo de Oxford, o Queens College, Christ Church College, Meadow Lane e muitos outros. Além de passar pelos pontos, o passeio disponibiliza áudio guia em diferentes idiomas. 

Os turistas podem escolher pela visita de 24 ou 48 horas. 

Há ainda um tour guiado feito a pé e que também leva o público pelas principais atrações. O passeio leva cerca de 2 horas.

Visita à Universidade Oxford e cenários de Harry Potter

Oxford Inglaterra Universidade de Oxford
Fonte: Pixabay

Grande atração da cidade, a Universidade de Oxford tem importância inegável não apenas na Grã Bretanha, mas ao redor do mundo.

Mais antiga universidade de língua inglesa do mundo, a instituição formou mais de 20 primeiros-ministros britânicos, ganhadores do Prêmio Nobel, chefes de estado, escritores e filósofos.

University of Oxford possui 40 colleges ao redor da cidade que estão entre os pontos turísticos mais desejados.

Filmes da saga Harry Potter também são responsáveis por movimentar o turismo na instituição. É isso mesmo, você não leu errado!

Principalmente a Christ Church College, serviu de cenário para a gravação de cenas do primeiro filme da saga. Fãs do mundo todo circulam para ver os lugares que inspiraram o Salão Comunal, a Biblioteca de Hogwarts e mais locais da escola de bruxaria.

Oxford Castle & Prison

Fora as instalações da universidade, outra construção relevante que resgata o surgimento da cidade de Oxford, na Inglaterra, é o Castelo de Oxford.

A obra medieval foi construída por volta do ano de 1070, foi parcialmente destruído durante a Guerra Civil Inglesa mas foi reformado.

Desativado, o Oxford Castle chegou a funcionar como prisão até 1996. Atualmente, abriga acervo histórico e está aberto para a visita de turistas diariamente. Os ingressos custam pouco mais de 10 libras. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Passeio de Barco 

    Diversas opções de passeios de barco por Oxford estão abertas ao público, que poderá ver a cidade por outro ângulo.

    Saindo da Folly Bridge, está um dos mais tradicionais e que tem como destino final Godstow, ponto de parada do trajeto que inspirou Lewis Carroll a criar a famosa obra Alice no País das Maravilhas.

    Outro passeio de barco clássico em Oxford é o punting. Este tipo de barco (punt) tem formato longo e achatado e as pessoas usam uma espécie de mastro para se mover.

    A estação mais famosa para este tipo de passeio é a fica no parque de Magdalen College.

    Museu Ashmolean

    Oxford Inglaterra museu Ashmolean
    Fonte: Pixabay

    Se você não faz ideia do tamanho da importância do Ashmolean Museum, nós vamos te contar: trata-se do museu mais antigo do Reino Unido e um dos mais antigos do mundo.

    Fundado em 1683, o espaço conta com impressionante acervo e faz parte da University of Oxford.

    Em sua vasta coleção de obras de arte e antiguidades, os visitantes encontrarão pinturas de Picasso e Paul Cézanne, desenhos de Michelangelo e Leonardo da Vinci. Entendeu porque ele é obrigatório em qualquer lista com o que fazer em Oxford, Inglaterra?

    Seguindo a tradição dos museus britânicos, a entrada é gratuita. O Ashmolean só fecha nas segundas-feiras. 

    Igreja St. Michael at the North Gate

    Falando em locais históricos e antigos, a Igreja St. Michael at the North Gate é ainda mais antiga que o primeiro museu britânico e conserva parte da sua originalidade.

    Construída em 1050, a edificação original foi quase toda perdida com o tempo, exceto a torre. Logo, ela é a atração que mais atrai curiosos ao templo.

    Peças raras e documentos mais antigos estão expostos no primeiro andar da torre, enquanto o relógio fica acima e, do alto dos 97 degraus, se tem uma linda vista de Oxford.

    O restante da igreja foi reconstruído e também está aberto para visitação, de forma gratuita.

    Já para subir a torre, é preciso desembolsar pouco mais de 2 libras.

    Ponte dos Suspiros

    Enquanto procura por um rio passando sob a Hertford Bridge, você pode até questionar porque ela é conhecida como Ponte dos Suspiros. 

    De fato, o lugar é uma passarela, que liga dois prédios do Hertford College e serva de passagem para os estudantes.

    Mas, por que então ela é chamada assim? Por conta da incrível semelhança com a famosa Ponte dos Suspiros de Veneza, Itália.

    Após ver e fotografar este ponto turístico, siga pela rua abaixo até a Queen’s Lane, charmosa rua no centro da cidade. 

    Christ Church College

    Oxford Inglaterra Christ Church College
    Fonte: Pixabay

    De todos os colleges da Universidade de Oxford, o Christ Church está entre os mais, senão “o mais”, tradicionais e visitados pelos turistas que vão à cidade.

    Os motivos variam, indo da beleza de sua arquitetura à fama adquirida entre os fãs de Harry Potter.

    O salão de jantar dos estudantes, as escadarias e o claustro foram utilizados como cenários dos filmes inspirados na série de livros do bruxo.

    Todos esses lugares podem ser visitados, assim como o Christ Church Meadow, um parque que fica bem em frente, e a Picture Gallery, que, acompanhando a tradução, é uma galeria de pinturas.

    Procure se informar antes sobre os horários de visita e o preço, que varia ao longo do ano. Entre 12h e 14h, o salão fica fechado para o almoço dos estudantes.

    Durante o verão, também é possível encontrar hospedagem no tradicional college.

    Carfax Tower 

    Você já viu que em Oxford, Inglaterra, pontos turísticos históricos estão espalhados por todo lugar. E um deles que basicamente marca o centro do município é a Carfax Tower.  

    Também conhecida como St. Martin’s Tower, a torre de 23 metros de altura é o que sobrou da Igreja de São Martinho, datada do século XII.

    O grande barato desta atração é subir até o alto da torre para observar a visão panorâmica de Oxford. O acesso custa 2,50 libras — pode pagar sem medo de ser feliz. 

    Jardim Botânico

    Oxford Inglaterra Jardim Botânico
    Fonte: Pixabay

    Mais um passeio interessante para fazer na cidade é pelo Jardim Botânico da University of Oxford, o primeiro do Reino Unido, fundado no ano de 1621.

    Com mais de 8 mil espécies de plantas, o local tem grande importância para os estudos da área, além de ser uma área relaxante para quem gosta de natureza.

    O valor da entrada é de 5 libras e o funcionamento é diário, com o horário das visitas mudando de acordo com a estação.

    O que fazer em Oxford, Inglaterra, e arredores

    Além de aproveitar os pontos turísticos da cidade de Oxford, na Inglaterra, aproveite a estadia para se divertir de outras formas.

    Tenha a sensação de um típico morador do lugar, frequentando os pubs, ou pegue a Woodstock Road para ver um cenário de belas casas entre ruas arborizadas. Veja mais sobre estes atrativos.

    Conhecer os pubs

    Oxford Inglaterra conheça os pubs
    Fonte: Pixabay

    Tradicionais em qualquer canto da Inglaterra, os pubs traduzem a efervescência da cultura universitária de Oxford, com diversão regada à bebida e música.

    Alguns são bem famosos e valem a pena a visita, como o Eagle and Child, que tinha Clive Lewis (As Crônicas de Nárnia) e J.R.R. Tolkien (Senhor dos Anéis) como frequentadores.

    O The Star tem opção de sinuca e jogos de tabuleiros para os seus frequentadores, enquanto o Angel and Greyhound, popular entre os estudantes, têm menor apelo turístico.

    Visitar Woodstock Road

    Se você estiver de carro em Oxford, faça um passeio pela Woodstock Road, uma estrada arborizada e com belas casas que leva à cidade de Woodstock (que não é a do festival!).

    O local é bastante charmoso e a cada quilômetro despertará a vontade de uma nova parada para fazer registros fantásticos para você preencher as redes sociais com belas fotos.

    Viagem em segurança com Seguros Promo!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Está claro que Oxford, Inglaterra, é um daqueles destinos que vale a pena conhecer, nem que seja em um passeio rápido de um dia.

    Por isso, não deixe de incluir o destino em seu roteiro pelo país. E lembre-se também de ir ao Seguros Promo e garantir o seguro viagem para conhecer novos lugares com muito mais segurança.

    Descubra lugares incríveis na Inglaterra com mais proteção pelo menos preço. De Promo você pode!


    Leia também:

    aaaa