CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

×

×

Trabalho voluntário no exterior: 10 projetos conhecidos fora do país

Saiba como funciona, quais os benefícios e diferença entre trabalho voluntário e intercâmbio. Veja os programas internacionais mais comuns!

Realizar um trabalho voluntário no exterior é uma experiência enriquecedora que proporciona não apenas a oportunidade de contribuir para causas significativas, mas também de vivenciar culturas e realidades diferentes.

Ao participar de um programa de voluntariado em outro país, os voluntários têm a chance de se envolver em projetos comunitários, ambientais, educacionais ou de assistência social, conforme as necessidades locais. Além disso, essa experiência permite a troca de conhecimento e habilidades entre pessoas de diversos países, representando uma oportunidade de melhorar o seu currículo e desenvolver uma rede internacional de contatos.

Nesse texto, você vai entender o trabalho voluntário como uma chance de explorar novos lugares, conhecer e criar laços duradouros. Continue lendo e descubra quais são os projetos capazes de te oferecer uma experiência que promova o bem comum em escala global!

O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!

O que é trabalho voluntário no exterior?

O que é trabalho voluntário no exterior
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O trabalho voluntário é definido pela lei como uma “atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.”

Isso significa que, antes de realizar um voluntariado no exterior, é preciso saber que você provavelmente não receberá uma remuneração pelos seus serviços. Essas atividades costumam ter cunho social e filantrópico e, por isso, não contam com um pagamento.

Em alguns casos, as instituições oferecem hospedagem e alimentação. No entanto, os gastos com passaporte, vistos, passagens e seguro viagem, ficam por conta do viajante.

Quais os benefícios de fazer trabalho voluntário no exterior?

O voluntariado no exterior não apenas oferece uma oportunidade única de impacto positivo na comunidade local, mas também é uma jornada de desenvolvimento pessoal significativa. Ao se engajar em um trabalho voluntário, você estará imerso em novas culturas e línguas, ampliando sua compreensão do mundo e também estará desenvolvendo habilidades que podem não ter sido exploradas anteriormente.

Além disso, contribuir para uma causa social ou ambiental é uma maneira de fazer a diferença no mundo e desempenhar um papel ativo na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

Ao escolher participar de um programa de voluntariado no exterior, você tem a oportunidade de selecionar um serviço que esteja alinhado com suas competências e interesses pessoais, seja colaborando na construção de habitações, auxiliando refugiados, dando aulas de idiomas para crianças ou envolvendo-se em projetos de conservação ambiental.

Complementando os benefícios de ajudar os outros e contribuir para causas importantes, o trabalho voluntário no exterior também oferece oportunidades de networking valiosas podendo ser um diferencial significativo em seu crescimento profissional.

As empresas cada vez mais valorizam experiências de voluntariado em currículos, reconhecendo não apenas o compromisso social do candidato, mas também as habilidades de liderança, adaptabilidade e trabalho em equipe que são adquiridas e aprimoradas durante o voluntariado. Portanto, fazer um trabalho voluntário no exterior não só é uma oportunidade de impactar positivamente o mundo, mas também é uma decisão que pode enriquecer sua vida pessoal e profissional de diversas maneiras.

Quais as diferenças entre trabalho voluntário e intercâmbio voluntário?

Enquanto o trabalho voluntário no exterior se concentra principalmente na ação não remunerada para causas locais ou internacionais, sem expectativa de recompensa financeira, o intercâmbio voluntário vai além, combinando o serviço voluntário com a imersão em uma nova cultura e a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro.

Além disso, o trabalho voluntário no exterior pode ser realizado de forma independente, exigindo um compromisso pessoal para contribuir com um projeto específico, enquanto o intercâmbio voluntário geralmente é organizado por agências especializadas ou organizações sem fins lucrativos. Esses programas oferecem uma experiência estruturada de voluntariado em um país estrangeiro durante um período predeterminado, que pode variar de algumas semanas a vários meses.

Os benefícios do trabalho voluntário no exterior incluem a oportunidade de fazer a diferença em uma comunidade, desenvolver habilidades pessoais e profissionais e ampliar a compreensão intercultural. Por outro lado, o intercâmbio voluntário oferece benefícios adicionais, como a imersão em uma nova cultura, aprimoramento do idioma estrangeiro e a chance de criar laços significativos com pessoas de todo o mundo.

Em relação à duração dos programas, o trabalho voluntário no exterior pode ser flexível e depende do compromisso pessoal de cada voluntário, enquanto o intercâmbio voluntário geralmente segue um cronograma predefinido, alinhado com a estrutura do programa. 

Quanto ao foco das atividades, o trabalho voluntário no exterior tende a concentrar-se na causa específica ou projeto em que o voluntário está envolvido, enquanto o intercâmbio voluntário busca integrar o serviço voluntário com a experiência cultural e linguística do país anfitrião.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Quanto custa para fazer trabalho voluntário no exterior?

    Os custos de um voluntariado no exterior sempre variam de acordo com a duração do programa escolhido e o país de destino, entre diversos outros fatores. Portanto, é impossível oferecer uma estimativa de preços para esse tipo de iniciativa, já que esse valor se altera de acordo com as preferências de cada viajante.

    Embora seja comum que o voluntário arque com os custos da passagem de avião e documentos necessários para um trabalho voluntário no exterior, existem opções de programas nos quais os gastos com hospedagem e alimentação são minimizados.

    Além disso, alguns projetos oferecem benefícios como passeios turísticos, lavanderia e assistência no transporte. Também é essencial considerar o custo de vida local, sendo útil ter contato com anfitriões e outros voluntários para entender os valores médios de compras e turismo na região.

    Aproveitar promoções de voos e descontos em atrações turísticas, restaurantes e serviços como seguro viagem pode ajudar a economizar, permitindo que o trabalho voluntário no exterior seja realizado de forma mais acessível.

    Qual é o salário de um trabalho voluntário no exterior?

    Em geral, trabalhos voluntários no exterior não incluem remuneração, pois são realizados de maneira filantrópica. Os voluntários geralmente se envolvem por motivos altruístas, visando contribuir para uma causa ou comunidade, e não com o intuito de receber pagamento.

    Em certas situações, as organizações voluntárias podem oferecer benefícios como alojamento, alimentação ou assistência com despesas de viagem, mas não um salário convencional.

    Alguns exemplos de programas que não costumam oferecer salário são aqueles que envolvem o ensino em escolas de países em desenvolvimento e projetos de conservação ambiental, enquanto os que envolvem trabalhos em organizações humanitárias ou ONGs. Nesse caso, os voluntários que trabalham nessas instituições podem receber uma pequena remuneração para cobrir despesas básicas, como alimentação e transporte. No entanto, o pagamento pode ser mínimo, já que o principal foco das atividades continua sendo o voluntariado.

    Quais os tipos de trabalhos voluntários mais comuns?

    Atualmente, os tipos de trabalho voluntário mais comuns são aqueles que envolvem as áreas de educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento comunitário e direitos humanos

    A maioria dos programas de voluntariado possui alcance global e engaja voluntários em uma ampla variedade de projetos sociais. Esses projetos são incrivelmente inspiradores, oferecendo aos voluntários a oportunidade de encontrar aquele que mais se alinha com seus propósitos e habilidades.

    Para saber mais sobre esses programas, confira mais detalhes sobre eles a seguir!

    Ensinar idiomas

    O trabalho voluntário voltado para o ensino de idiomas compreende uma variedade de atividades, que vão desde aulas formais em escolas ou centros comunitários até tutoria individual.

    Nessa modalidade, os voluntários têm a oportunidade de auxiliar alunos de todas as idades no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, prepará-los para exames, praticar conversação e aumentar sua confiança na comunicação em um novo idioma.

    Cuidar de animais

    Organizações e ONGs
    Flickr / PDM 1.0

    O voluntariado em abrigos de animais, centros de resgate ou santuários envolve uma série de tarefas, como alimentação, limpeza das instalações, cuidados veterinários básicos, socialização dos animais e atividades de enriquecimento ambiental.

    O papel que os voluntários desempenham nessa modalidade é crucial para o bem-estar e a qualidade de vida dos animais, oferecendo-lhes amor, cuidado e atenção.

    Colaborar com iniciativas ambientais

    Voluntários em iniciativas ambientais participam de uma ampla gama de atividades voltadas para a proteção e preservação do meio ambiente.

    Isso pode incluir a participação em projetos de reflorestamento, limpeza de praias e áreas naturais, monitoramento da vida selvagem, educação ambiental em escolas e comunidades, sensibilização pública sobre questões ambientais e promoção de práticas sustentáveis.

    Trabalhar em instituições de caridade e ONGs

    Voluntários em instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos desempenham papéis diversos, de acordo com as necessidades específicas da organização.

    Isso pode envolver auxílio na distribuição de alimentos para pessoas necessitadas, captação de recursos por meio de eventos ou campanhas, prestação de assistência jurídica ou contábil, suporte administrativo, coordenação de programas de voluntariado e muito mais.

    Apoiar hospitais e centros de saúde

    Voluntários em hospitais e centros de saúde desempenham um papel crucial no apoio aos pacientes, suas famílias e à equipe médica.

    Eles oferecem suporte emocional aos pacientes, auxiliam no transporte para consultas ou tratamentos, participam de atividades recreativas e terapêuticas, prestam serviços de recepção e atendimento, fornecem assistência administrativa e colaboram na organização de eventos e programas de bem-estar.

    Como se tornar voluntário em outro país?

    Após definir o objetivo do seu voluntariado, é chegada a hora da pesquisa. A internet será o principal meio para encontrar instituições focadas em viagem para trabalho voluntário, e os requisitos para aplicação podem variar entre elas. Algumas organizações irão cobrar taxas para inscrição, já outras disponibilizam a candidatura para vagas de voluntariado gratuitamente.

    Após identificar a plataforma com as propostas que melhor se adequam à você, analise as vagas disponíveis. Dependendo do projeto, pode ser possível pesquisar até mesmo por país de interesse.

    Com isso, faça suas aplicações, entre em contato com os anfitriões visados e verifique quais são os documentos e demais preparativos para viajar como voluntário para o destino escolhido. E atenção: vale lembrar que o hábito de procurar saber a reputação do lugar e ler depoimentos de pessoas que já se voluntariaram lá é sempre positivo para tirar todas as suas dúvidas antes de se comprometer com a missão.

    Confira as principais opções de organizações para o seu voluntariado internacional a seguir!

    Agências de intercâmbio

    Muitas agências de intercâmbio oferecem programas de voluntariado no exterior como parte de seus serviços. Esses programas geralmente incluem acomodação, alimentação, orientação pré-partida e suporte local durante sua estadia.

    Ao se inscrever em um programa de voluntariado através de uma agência de intercâmbio, você pode escolher entre uma variedade de projetos e destinos, garantindo uma experiência organizada e segura.

    Organizações e ONGs

    Cuidar de animais
    Flickr / CC BY-ND 2.0

    Entrar em contato diretamente com organizações e ONGs que realizam trabalho voluntário no exterior é outra maneira eficaz de se envolver.

    Muitas organizações têm programas estabelecidos em diferentes países e áreas de atuação, abrangendo desde educação e saúde até conservação ambiental e desenvolvimento comunitário.

    Pesquise organizações que estejam alinhadas com seus interesses e valores e entre em contato para saber mais sobre as oportunidades disponíveis.

    Plataformas digitais

    Existem várias plataformas online que conectam voluntários a projetos e oportunidades de voluntariado em todo o mundo. Esses websites e aplicativos permitem que você pesquise e se inscreva em programas de voluntariado em diferentes países e áreas de atuação, de acordo com sua preferência.

    Além disso, as plataformas oferecem uma ampla variedade de opções, desde voluntariado de curto prazo até programas de longo prazo, permitindo que você encontre a experiência que melhor se adapte às suas necessidades e interesses.

    Economize no seguro viagem para trabalhar voluntariamente!

    Você sabia que o seguro viagem é um item indispensável para o seu voluntariado no exterior? Oportunidades internacionais de trabalho costumam durar mais tempo do que viagens comuns e, por isso, contar com a proteção que um seguro oferece é muito importante.

    No site do Seguros Promo, você encontra as melhores e mais econômicas opções de seguro viagem internacional, e ainda garante a possibilidade de parcelar o seu apólice em 12 vezes sem juros.

    Confira as ofertas na nossa plataforma e garanta proteção contra emergências hospitalares, cancelamento de voos e diversos outros imprevistos por um preço que cabe no seu bolso!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    10 programas de trabalho voluntário no exterior

    WorldPackers

    O WorldPackers é um site que conecta viajantes e donos de hospedagens ao redor do mundo para intermediar uma troca de serviços ou viabilizar a oportunidade de fazer trabalho voluntário no exterior. 

    A plataforma é bem intuitiva. Você entra no site e pode encontrar vagas de voluntariado por país ou por experiência de viagem, como hostels, pousadas e campings, centros holísticos, ONGs, escolas e muito mais.

    Com a categoria escolhida, você pode filtrar as oportunidades por estado e até mesmo por cidades específicas. O período varia de acordo com a vaga selecionada.

    WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms)

    O programa WWOOF (Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas) atua em mais de 60 países ao redor do mundo. 

    Com ele, você escolhe entre uma das inúmeras oportunidades de ajudar pequenos produtores ou grandes fazendas orgânicas para fazer trabalho voluntário no exterior.

    O objetivo do programa é promover a troca de experiência entre o voluntário e seu anfitrião, visando a construção de uma comunidade global sustentável.

    É de responsabilidade do viajante combinar o período de estadia com o dono da hospedagem.

    VV (Volunteer Vacations)

    A Volunteer Vacations é uma comunidade dedicada ao voluntariado, ajuda humanitária e iniciativas sociais, classificando-se como uma plataforma que combina humanidade e tecnologia.

    Tendo como missão promover um futuro mais solidário por meio de uma comunidade comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva e o bem-estar social, o programa conta com uma comunidade de mais de 17 mil membros.

    Seu objetivo é promover uma mudança significativa capacitando cidadãos para se envolverem em atividades de ajuda humanitária, ações sociais, doações eficazes e impacto real.

    Para participar, basta selecionar uma causa no site do projeto e se cadastrar para escolher uma ONG da sua escolha e, assim, iniciar os trabalhos.

    Help Exchange

    O Help Exchange é um site que reúne vários lugares que estão precisando de uma mãozinha.

    Você pode fazer trabalho voluntário no exterior ajudando na construção de casas, ensinando um idioma, cuidando da jardinagem, levando crianças para a escola, auxiliando em projetos religiosos e muitas outras coisas.

    Cada projeto funciona de uma maneira diferente: é preciso observar os detalhes de cada um, mas normalmente, é oferecido alimentação e hospedagem.

    O site cobra uma pequena taxa de associação para liberar recursos como conversar diretamente com o anfitrião.

    UNV (United Nations Volunteers – ONU) United Nations Volunteers

    UNV (United Nations Volunteers - ONU) United Nations Volunteers
    Flickr / CC BY-SA 2.0

    O United Nations Volunteers (Voluntariado das Nações Unidas) é um dos programas mais amplos para quem quer participar de um trabalho voluntário no exterior. Ele atua em projetos presentes em cerca de 140 países.

    Grande parte das oportunidades são voltadas para países que estão vivendo uma “pós-catástrofe”, como um terremoto, tsunami, furacão, etc.

    O site aceita aplicantes com idades de 25 a 70. Além de recolher voluntários pelo mundo, um dos principais objetivos do programa é defender a importância do voluntariado para o desenvolvimento mundial.

    Sudan Volunteer Programme

    Muita gente se interessa pela chance de fazer trabalho voluntário no exterior tendo em mente o continente africano.

    Dessa forma, o Sudan Volunteeer Programme é um projeto que tem como objetivo recolher voluntários para ensinar idiomas em um dos países mais pobres do mundo: o Sudão.

    Além de ensinar línguas nas escolas públicas, o programa também visa promover uma experiência cruzada entre as culturas e mostrar para os viajantes o lado bonito do Sudão, que pouco se ouve falar.

    Naturally Africa Volunteers

    Um dos programas mais abrangentes para quem quer prestar trabalho voluntário no exterior e escolheu o continente africano como destino é o Naturally Africa Volunteers.

    Por meio dele, você vai encontrar oportunidades por todo o continente. Os trabalhos são variados, desde o ensino de esportes até o voluntariado médico.

    Todos os anos, o programa reúne centenas de voluntários. Os gastos com a viagem e documentos ficam por conta do viajante. 

    As regiões mais populares são Quênia, Malawi, Namíbia, Tanzânia, África do Sul e Gana.

    Médicos Sem Fronteiras (MSF)

    Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização médica humanitária internacional que oferece assistência médica de emergência em situações de conflitos armados, desastres naturais, epidemias e outras crises.

    Ser voluntário com o MSF é uma oportunidade para pessoas com habilitação em medicina trabalharem para salvar vidas e aliviar o sofrimento em algumas das áreas mais vulneráveis do mundo.

    Os benefícios de se voluntariar com esse programa incluem oportunidades de impacto, desenvolvimento profissional e experiência cultural.

    Atuar em um ambiente diversificado e desafiador permite o desenvolvimento contínuo de suas habilidades médicas, adquirir experiência em situações de emergência, aprimorar suas habilidades de tomada de decisão sob pressão são apenas alguns dos benefícios que o trabalho nessa organização pode proporcionar aos voluntários.

    Peace Corps

    O Peace Corps é uma agência governamental dos Estados Unidos que envia voluntários para países em desenvolvimento, onde trabalham em projetos de desenvolvimento comunitário, educação, saúde, agricultura e meio ambiente.

    Nessa organização, os interessados recebem a oportunidade única de mergulhar em uma nova cultura, aprender um novo idioma e fazer a diferença na vida das pessoas. Os benefícios de ser voluntário no Peace Corps incluem: impacto tangível, desenvolvimento pessoal e redes de apoio.

    Além disso, os envolvidos têm a oportunidade de trabalhar em projetos que abordam questões fundamentais para a sociedade local, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável das comunidades locais escolhidas.

    Volunteer HQ (IVHQ)

    O Volunteer HQ (IVHQ) é uma organização internacional de voluntariado que oferece uma ampla variedade de projetos voluntários em mais de 50 países ao redor do mundo.

    Ser voluntário nessa organização permite que você escolha entre diversos projetos, abrangendo áreas como ensino, cuidados com a saúde, conservação ambiental, construção e muito mais. Os benefícios de ser voluntário com o IVHQ são diversos: flexibilidade, custos acessíveis e impacto significativo.

    Além disso, a organização oferece programas de voluntariado acessíveis, que incluem taxas de inscrição e programas de custo-benefício, abrangendo acomodação, alimentação, orientação pré-partida e suporte local durante sua estadia no exterior.

    Como fazer trabalho voluntário em outro país?

    Como fazer trabalho voluntário em outro país
    Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Planejar uma experiência de voluntariado no exterior pode ser uma tarefa trabalhosa e, portanto, é preciso se organizar para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

    Agora que você já sabe quais são as melhores oportunidades de trabalho voluntário no exterior, confira o passo a passo para preparar a sua!

    Defina os objetivos

    Antes de escolher um país para realizar seu trabalho voluntário, é indicado que você faça uma pesquisa aprofundada sobre as condições locais, desafios enfrentados pela comunidade, clima, cultura, questões de segurança e requisitos de visto.

    Isso ajudará você a tomar uma decisão informada e a se preparar adequadamente para a sua experiência.

    Escolha a organização ideal

    Procure estabelecer contato com a organização voluntária ou grupos locais no país de destino antes de sua chegada.

    Isso pode ajudar a esclarecer dúvidas, obter informações atualizadas sobre o trabalho voluntário disponível e facilitar sua integração na comunidade quando você chegar.

    Verifique os requisitos necessários

    Identifique as habilidades específicas que você pode contribuir durante seu trabalho voluntário e, se necessário, busque oportunidades de desenvolvimento ou treinamento antes da viagem. Isso pode incluir habilidades linguísticas, conhecimentos técnicos, experiência em ensino, saúde, construção, entre outros.

    Faça o orçamento

    Trabalho voluntário no exterior pode envolver custos como taxas de inscrição, alojamento, alimentação, transporte e seguro saúde.

    Faça um planejamento financeiro detalhado para garantir que você tenha os recursos necessários para cobrir todas as despesas durante sua estadia.

    Estude sobre a cultura local

    Antes de partir, dedique tempo para aprender sobre a cultura, costumes e tradições do país de destino. Isso ajudará a evitar mal-entendidos e facilitará sua integração na comunidade local.

    Além do trabalho voluntário em si, planeje participar de atividades de integração com a comunidade local. Isso pode incluir participar de eventos culturais, festivais, reuniões comunitárias, aulas de idiomas ou atividades esportivas. Essas interações ajudarão a fortalecer seus laços com a comunidade e enriquecer sua experiência cultural.

    Faça um seguro viagem

    Embora você possa ter planejado cuidadosamente sua viagem, esteja ciente de que podem surgir imprevistos durante sua estadia no exterior.

    Mantenha-se flexível, tenha um plano de contingência em caso de emergências e esteja preparado para lidar com situações inesperadas com calma e resiliência.

    Escolha o melhor Seguro Viagem na Seguros Promo e viaje tranquilo para o trabalho voluntário no exterior

    Antes de partir para o seu voluntariado no exterior, não se esqueça: o seguro viagem é um documento indispensável para qualquer destino. Afinal, imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer.

    Se você está planejando ser voluntário em outro país, não perca tempo! Faça a cotação do seu seguro com o Seguros Promo e viaje com a certeza de estar completamente amparado para ajudar o próximo.

    Na nossa plataforma, você encontra opções de apólices para te proteger contra imprevistos médicos, cancelamento de voos, extravio de bagagem e muito mais – tudo isso pelos melhores preços! Além disso, nosso time de especialistas está à disposição para oferecer o melhor suporte e ajudar no seu processo de decisão.

    Acesse nosso site e confira as opções que mais fazem sentido para você!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Continue sua leitura!

    aaaa