×

Seguros Promo Blog Dicas de Viagem Programas de Intercâmbio: veja os tipos e como escolher!

Programas de Intercâmbio: veja os tipos e como escolher!

Saiba o que é e como funciona os programas de intercâmbio. Confira os principais tipos e como escolher a melhor opção para você!

A grande variedade de programas de intercâmbio que existem atualmente tem feito com que, cada vez mais, pessoas de todas as idades queiram realizar esse sonho. São muitas opções disponíveis com objetivos diferentes que atendem a todos os gostos.

Contudo, a decisão de fazer um intercâmbio vem acompanhada de muitas dúvidas e anseios. É uma atitude que requer coragem e, principalmente, vontade de encarar novos desafios.

Pensando nisso, separamos neste artigo algumas informações que podem te auxiliar na hora de tirar essas dúvidas e te animar de vez a embarcar nessa aventura. Vamos lá?

O seguro viagem é obrigatório para entrar em mais de 50 países. Contrate o seu com 20% de desconto!

O que é um programa de intercâmbio?

Se você conferir a definição de intercâmbio em um dicionário, vai encontrar algo como “reciprocidade de relações” ou “trocas mútuas”, mas, na prática, o conceito de programa de intercâmbio é diferente. Trata-se de uma experiência que envolve a imersão em outra cultura e a troca de conhecimentos e vivências entre pessoas de diferentes lugares. 

Ou seja, passar um tempo em um país estrangeiro, onde se vive novas experiências com objetivos que podem ser variados, como aprimorar a educação, desenvolver habilidades profissionais, aprender um novo idioma ou simplesmente vivenciar uma cultura diferente. 

Existem diversos tipos de intercâmbio, cada um adaptado a diferentes etapas da vida e objetivos pessoais ou profissionais, como voltados ao aprendizado de línguas, trabalhar ou cursar parte dos estudos em uma escola estrangeira, incluindo graduação ou pós-graduação, entre outros.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Como funciona um programa de intercâmbio?

    Em alguns casos, o interessado é enviado pela própria empresa para incrementar o currículo e ajudar a desenvolver novos projetos dentro da companhia. Em outros, um aluno se inscreve para tentar uma bolsa de estudos ou uma vaga em uma universidade e passa por um exame de proficiência.

    Existem também pessoas que estão interessadas apenas em viajar, praticar o voluntariado, conhecer uma nova cultura pela perspectiva dos nativos, adquirir fluência em um novo idioma ou ter a experiência de trabalhar fora. Nesses casos, geralmente, a viagem é intermediada por uma empresa contratada pelo intercambista para facilitar o processo.

    Do mesmo modo, a duração e o custo de um programa de intercâmbio variam muito conforme o tipo de programa, o país de destino e as expectativas do participante. 

    Intercâmbios de idiomas, por exemplo, podem durar de algumas semanas a alguns meses, com um investimento mais acessível, enquanto programas acadêmicos, como graduações ou pós-graduações, podem se estender por anos, exigindo um compromisso financeiro maior, principalmente se não há uma bolsa de estudos para cobrir parte das despesas. 

    Já os intercâmbios profissionais podem ser de curta duração, de algumas semanas, ou se estenderem por até um ano, dependendo das necessidades da empresa e dos projetos envolvidos. 

    Por outro lado, nos programas voltados ao voluntariado ou trabalho temporário, o intercambista muitas vezes arca apenas com os custos iniciais, já que o programa pode oferecer moradia e alimentação em troca do trabalho. 

    Seguro Viagem:

    Quais são os tipos de programas de intercâmbio?

    Tipos de programas de intercâmbio
    Unsplash

    Existem diferentes tipos de programas de intercâmbio e um dos primeiros passos na hora de planejar qual o melhor para você é decidindo o seu objetivo com essa viagem. Então, pergunte a si mesmo: você planeja aprender um novo idioma? Trabalhar fora? Ser um voluntário?

    Para todas essas questões, existe um tipo de programa de intercâmbio diferente, e vamos listá-los para facilitar as coisas.

    1. Trabalho e Estudo

    O intercâmbio de trabalho e estudo é indicado para quem deseja adquirir experiência profissional no exterior enquanto aprimora suas habilidades em uma nova língua. O intercambista pode se candidatar a partir dos 18 anos de idade, desde que tenha ensino médio completo e nível intermediário no idioma.

    O programa combina a rotina de estudos de idiomas, como inglês ou espanhol, com a oportunidade de trabalhar legalmente em países como Austrália, Irlanda, Emirados Árabes, Espanha, EUA, Malta e Nova Zelândia, onde o intercambista conta com suporte local para encontrar vagas de trabalho. 

    Durante o período de intercâmbio, o participante estuda em uma instituição de ensino e trabalha em cargos como atendente em cafés, hotéis, restaurantes ou no setor de limpeza, com carga horária de trabalho limitada de acordo com as leis de cada país. 

    A frequência nas aulas é obrigatória para manter a permissão de trabalho, e o equilíbrio entre estudo e emprego permite uma imersão completa na língua e cultura locais, fortalecendo a fluência e a capacidade de adaptação. 

    2. Curso de idiomas de curta duração

    Disponível para todas as idades, o programa de intercâmbio para estudo de idiomas é o ideal para aqueles que tem o objetivo de aprender e ganhar fluência em uma nova língua.

    Antes de tudo, você precisa decidir qual idioma será estudado, o destino e depois avaliar quais são as suas condições para montar o plano ideal para a sua viagem.

    A duração, que é um elemento importante nesse caso, deve ser considerada a partir dessa avaliação. O recomendado é que o intercambista fique, pelo menos, três meses no destino escolhido, tempo ideal para começar a ganhar fluência com o convívio diário com os nativos da língua.

    Quanto maior for o tempo de imersão cultural, melhor. Mas, infelizmente, nem todos têm condição de arcar com os custos de uma viagem mais longa. Nesse caso, fique tranquilo. Existem diferentes tipos de programas que adaptam sua grade curricular para encaixar, ao máximo, com o período da sua estadia.

    3. Au Pair

    O programa de intercâmbio Au Pair possibilita uma experiência de imersão cultural para jovens interessados em morar no exterior e ajudar no cuidado de crianças em troca de salário, moradia e alimentação. 

    Nesse tipo de programa, o estudante vive com uma família anfitriã e assume responsabilidades que incluem cuidar das crianças, preparar refeições, auxiliar com lições de casa e organizar atividades. 

    Além dos benefícios práticos, o programa permite que a au pair estude e aproveite oportunidades de viagem no país de destino, sendo uma alternativa com excelente custo-benefício

    Regulamentado em países como os Estados Unidos e países europeus, o Au Pair exige que o participante tenha no mínimo 18 anos, com requisitos que podem variar de acordo com o país escolhido. O programa é aberto a homens e mulheres, mas pode haver limite máximo de idade a depender do país e programa escolhidos.

    4. High School (Ensino Médio)

    Para os mais jovens, um dos programas de intercâmbio mais procurados é o de ensino médio, ou High School, que oferece a experiência de viver e estudar em outro país por até um ano letivo.

    O intercâmbio de High School é voltado para jovens de 14 a 19 anos que cursam ou estão para ingressar no ensino médio. É a modalidade ideal para mergulhar na cultura do país escolhido, porque você terá contato direto com outros estudantes nativos.

    Os custos variam de acordo com o destino, instituição escolhida, com o tempo de duração do intercâmbio e com a acomodação escolhida. Você pode optar entre ficar em um alojamento ou com uma Host Family.

    E não se preocupe com a possibilidade de repetir de ano: as matérias cursadas no exterior valem para a sua grade escolar no Brasil. Mesmo assim, não deixe de conferir como funciona o intercambio para brasileiros, as condições da sua escola e da instituição para onde se inscreveu para validar as matérias.

    5. Summer Camp

    O intercâmbio Summer Camp é um programa de férias voltado para adolescentes que desejam estudar idiomas e participar de atividades culturais em um país estrangeiro. Os participantes frequentam aulas de idiomas ou cursos variados durante a semana, seguidos por excursões e atividades recreativas à tarde e nos fins de semana. 

    É um programa geralmente oferecido em destinos populares como em intercâmbios para os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, com duração média de 2 a 12 semanas, geralmente com início entre os meses de junho e julho. 

    É uma oportunidade de aprimorar seu domínio do idioma ao lado de colegas de diferentes nacionalidades, em um ambiente guiado por monitores especializados, com opções adaptadas para faixas etárias de 7 a 18 anos.

    6. Trabalho Voluntário

    O programa de intercâmbio para voluntariado, também conhecido como “volunturismo”, é voltado para aqueles que querem viver a experiência do intercâmbio para além da vida como um simples cidadão local.

    Os interessados por essa modalidade buscam imergir em uma nova cultura por meio de ações voltadas para a comunidade local. Seja por programas sociais, ambientais ou educativos.

    Você também pode complementar essa experiência com um curso de idiomas na região escolhida, mas não é necessário.

    Alguns programas de intercâmbio voluntário não exigem que o participante seja fluente. Tudo o que você precisa é de disponibilidade e boa vontade para ajudar a vida de alguém. As acomodações também serão decididas pela empresa contratada pelo intercambista, podendo ou não ter refeições inclusas.

    Quando decidir qual será o país escolhido, fique atento às exigências relacionadas ao visto, passaporte e vacinas, principalmente se o seu destino for considerado uma zona de risco (áreas infectadas ou epidêmicas).

    7. Intercâmbio em Família

    O intercâmbio em família é uma experiência desenvolvida para pais e filhos que desejam aprender ou aperfeiçoar um novo idioma juntos, aproveitando as férias de janeiro ou julho para estudar inglês ou espanhol no exterior. Para ser considerado “família”, o grupo precisa ter a partir de duas pessoas.

    Durante o programa, cada membro da família tem aulas em turmas e atividades específicas para sua faixa etária, geralmente em países como Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. 

    Há opções de duração a partir de uma semana e todos estudam na mesma escola, tendo a oportunidade de participar de atividades culturais locais e permitir às crianças se familiarizarem com a ideia de morar no exterior antes de viverem uma experiência solo.

    8. Intercâmbio 50+

    Fazer intercâmbio não é mais privilégio apenas para jovens: o programa 50+ é uma opção de aprendizado e aventura no exterior voltada especialmente para pessoas acima de 50 anos, combinando aulas de idiomas com uma série de atividades culturais e excursões

    O intercambista maduro poderá aperfeiçoar ou aprender um novo idioma de forma descontraída, enquanto aproveita para visitar destinos turísticos e fazer amizade com pessoas da mesma faixa etária. 

    Em geral, esse tipo de programa tem duração média de 2 a 4 semanas e ocorre em datas de início específicas ao longo do ano. 

    Outra possibilidade, para quem deseja uma experiência mais prolongada ou não se importa em estudar com pessoas de diferentes idades, também é possível participar de programas de intercâmbio regulares para adultos, que oferecem maior flexibilidade de datas, embora geralmente sem a inclusão de passeios e atividades no custo.

    9. Intercâmbio Acadêmico

    Voltado para os estudantes que estão cursando a faculdade, o programa de intercâmbio acadêmico é voltado para jovens e adultos que querem estudar no exterior as matérias relacionadas ao curso escolhido por ele na faculdade durante seis meses ou mais.

    Para participar, o aluno deve ir até o setor responsável pelo intercâmbio na universidade e escolher qual a melhor opção para sua viagem. Algumas universidades têm acordos com outras instituições no exterior, facilitando o câmbio dos estudantes.

    Países como o Canadá, por exemplo, oferecem oportunidades de cursos e estágios para alunos recém formados no ensino médio, em formação na graduação ou que pretendem fazer um mestrado ou pós-graduação.

    Será necessário que o aluno faça um teste de proficiência para se tornar apto a ingressar em alguns países, universidades e, principalmente, se quiser tentar uma bolsa de estudos. 

    O histórico escolar também é pedido e possivelmente o interessado deverá produzir uma redação sobre si mesmo. O objetivo é que a instituição que irá recebê-lo tenha o máximo de informações sobre o novo aluno.

    Geralmente os estudantes ficam alojados em dormitórios na própria faculdade, mas as acomodações podem variar de acordo com a empresa contratada pelo intercambista.

    10. Work and travel

    É um dos programas de intercâmbio mais procurados por jovens e universitários entre 18 e 28 anos que querem aproveitar para viajar e trabalhar nos Estados Unidos.

    Nesta modalidade, os intercambistas passam de três a quatro meses trabalhando em empresas de turismo, entretenimento e lazer, exercendo atividades em hotéis, resorts, estações de esqui e restaurantes.

    É necessário que se tenha o inglês no nível, no mínimo, intermediário, já que muitas vagas ofertadas lidam diretamente com o público. Além do visto, é obrigatório que o intercambista tenha o Social Security Number (SSN), documento que permite que você trabalhe e receba salário de forma legalizada.

    As acomodações e os gastos com alimentação costumam ser decididos no acordo feito entre a empresa contratada e o cliente.

    Como escolher o melhor programa de intercâmbio para mim?

    Como escolher o melhor intercâmbio
    Unsplash

    Escolher o melhor programa de intercâmbio é como montar um quebra-cabeça: cada peça (seu objetivo, seu perfil, seu orçamento) precisa encaixar perfeitamente. Isto é, envolve considerar fatores que vão desde os objetivos pessoais até o orçamento disponível, além do tempo que se deseja passar no exterior. 

    Cada tipo de intercâmbio atende a propósitos diferentes, sejam eles acadêmicos, profissionais ou de desenvolvimento pessoal, e o ideal é buscar uma opção adequada a suas expectativas e metas. 

    Confira dicas simples que certamente vão facilitar a sua escolha!

    Defina seus objetivos

    Qual é o seu principal objetivo com uma experiência de intercâmbio? Aprender um novo idioma, fazer um curso específico, trabalhar fora do país, conhecer uma cultura diferente?

    Definir o que você espera alcançar com o intercâmbio, como aprimorar seu currículo, fazer novos amigos, sair da sua zona de conforto, pode te ajudar a encontrar programas que estejam adequados às suas necessidades e eliminar opções que não fazem sentido para você.

    Considere o seu perfil

    Avalie qual o seu perfil de intercambista ao considerar o programa ideal para você. Considere qual é o seu nível atual do idioma do país que vai visitar, se você é mais independente ou prefere um programa mais estruturado, como é o seu nível de adaptação a novas culturas, entre outros.

    O seu perfil vai influenciar a escolha do curso e do destino, e, em último nível, o sucesso da sua experiência de intercâmbio, garantindo que você tenha momentos agradáveis e educativos enquanto estiver viajando e minimizando a chance de traumas e perrengues.

    Informe-se sobre os melhores destinos

    Não existe apenas uma lista imensa de programas de intercâmbio: há muitos países indicados para esse tipo de experiência, e cada um deles pode oferecer vivências bem diferentes dos outros.

    Busque se informar sobre os melhores destinos para o tipo de intercâmbio que você tem em mente e liste quais países te interessam mais, considerando fatores como clima, custo de vida, cultura e oportunidades de trabalho.

    Além disso, também é recomendável ficar por dentro da infraestrutura oferecida para estudantes internacionais no seu destino escolhido e as experiências que você poderá ter além dos momentos de estudo, bem como os gastos médios envolvidos.

    Decida qual o melhor programa para você

    Como explicamos acima, existem diversos tipos de programa de intercâmbio, como Work & Travel, estudos, voluntariado, em família, de férias, para estudantes do ensino médio ou superior, entre outros. Por isso, é fundamental escolher qual o melhor programa para você.

    Cada intercambista tem seus próprios objetivos e expectativas, e você precisa avaliar quais são as suas para escolher um programa adequado à sua necessidade.

    Considere custos, experiências oferecidas, duração, acomodação, possibilidades de viagem dentro do país e outros aspectos que podem influenciar o sucesso da sua experiência antes de bater o martelo sobre o melhor programa.

    Atenção ao orçamento

    Fazer um intercâmbio pode pesar no bolso, especialmente se você não se planejar direito para viver essa experiência. Pense em qual é a média de investimento para um intercâmbio, avalie custos como passagens aéreas, acomodação, alimentação, seguro saúde e material escolar no país escolhido.

    Há programas mais acessíveis, como os de idioma e au pair, enquanto outros podem custar mais, especialmente se a duração for maior. Também não deixe de pesquisar sobre bolsas de estudo e programas de financiamento.

    Escolha uma agência especializada

    Contratar uma agência especializada pode ser uma ótima opção para quem busca escolher o melhor programa de intercâmbio com praticidade e segurança. Essas agências contam com equipes experientes que ajudam a identificar o programa mais adequado, considerando objetivos, orçamento e duração desejada. 

    Além de orientar sobre as etapas do processo, como a escolha do destino e dos cursos, a empresa pode auxiliar com documentação, vistos e acomodações, facilitando toda a preparação e garantindo suporte local no destino.

    Programa de intercâmbio: vale a pena?

    Sim. Pois a convivência com os nativos da língua vai auxiliar na sua pronúncia e escuta. Você terá a chance de aprender, de forma eficiente, um novo idioma ao mesmo tempo em que o coloca em prática no dia a dia.

    Aproveite a oportunidade para fazer novos amigos! Os programas de intercâmbio recebem pessoas do mundo todo. E muitas dessas pessoas também estão tentando se adaptar à nova rotina. Vivenciando as mesmas dificuldades fica mais fácil quebrar o gelo, não é mesmo?

    Morar longe de casa também fará com que você aprimore sua autoconfiança e, principalmente, sua independência. As empresas costumam procurar por funcionários seguros e que tenham a habilidade de resolver problemas com calma e responsabilidade, algumas qualidades necessárias para sobreviver ao intercâmbio.

    E por falar em empresas, ter a experiência do intercâmbio e a fluência em outro idioma são considerados diferenciais no currículo.

    Cotação seguro viagem para viagens de intercâmbio

    Viver longe de casa e vivenciar uma nova cultura pode ser assustador, mas ainda assim, recompensador! A experiência de morar fora é incrível!

    A gente sempre torce para que dê tudo certo durante uma viagem, mas não podemos prever tudo, não é mesmo?

    Por isso é muito importante fazer um bom seguro viagem. Com ele você fica preparado para qualquer imprevisto. As seguradoras oferecem garantias, reembolsos e até alguns serviços para te auxiliar sempre que necessário. E para te ajudar a fazer a cotação do seu seguro viagem, conte com o Seguros Promo. Aqui você encontra o plano ideal para o seu destino e ainda recebe o melhor atendimento do mercado.

    Seguro Viagem:

    Continue sua leitura!

    Ana Isabel Castro

    Ana Isabel Castro

    Jornalista e apaixonada pelos animais, utilizo meus conhecimentos para compartilhar informações e dicas sobre diversos destinos do Brasil e do mundo.

    aaaa