CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Ano sabático: vantagens, para onde ir e como organizar a viagem

Como planejar um ano sabático? Nós te contamos como organizar a viagem e não esquecer nenhum detalhe. Confira!

Está pensando em fazer um ano sabático, mas não sabe para onde ir e como organizar uma viagem para esse período? Então, esse artigo é para você.

Neste post, vamos explicar do que se trata esse período de afastamento, quais as vantagens de colocar esse projeto em prática e os destinos mais interessantes do mundo para viver essa experiência. Vem com a gente!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link!

Ano sabático: guia completo de planejamento para a viagem

Um período sabático não é propriamente férias e sim uma oportunidade de vivenciar as mais diversas experiências, podendo, inclusive, contribuir com questões sociais.

Para quem pensa em separar um período de afastamento para conhecer outras culturas, aprender idiomas ou ajudar o próximo, saiba que você poderá ter momentos de puro aprendizado e troca de experiências que jamais esquecerá.

Mas para montar um planejamento de viagem, é preciso ter cautela e entender do que se trata esse período de afastamento, como organizar esse tempo e como usá-lo ao seu favor para que tudo saia como sonhado.  

O que é um ano sabático?

O que é um ano sabático?
Fonte: Pexels

Para quem se pergunta o que é um momento sabático, saiba que ele é um tempo em que uma pessoa se dedica a um projeto de vida particular, retirando-se por um período, em média, de 12 meses, das atividades profissionais.

Porém, é importante que você não confunda esse momento com as férias, já que esse tempo de afastamento do trabalho não está previsto nas leis trabalhistas e, portanto, as empresas não são obrigadas a conceder esse tipo de licença aos seus colaboradores.

O que é ano sabático segundo a Bíblia?

Esse tempo de afastamento é descrito na Bíblia em hebraico como Shemitá, que significa libertação, descrito no Torá – livro sagrado dos judeus –  como um período de descanso da terra, onde o povo não podia trabalhar com a agricultura.

Segundo a bíblia judaica, esse afastamento deve ocorrer a cada sete anos, ou seja, onde os judeus devem trabalhar por seis anos e o sétimo se dedicar ao seu descanso e recuperação.

Além de entender como surgiu o ano sabático, saiba que essa lógica de trabalho versus descanso também está prevista semanalmente pelas leis do judaísmo, sendo seis dias de trabalho e o sétimo de descanso.

O que é ano sabático na Igreja Católica?

Na Igreja Católica também é adotado esse período de ausência das atividades entre os sacerdotes.

A cada dez anos, os padres têm o direito de afastar-se dos projetos paroquiais por uma série de razões, que podem ser: oração, reflexão, estudo ou descanso e renovação do sacerdócio.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Saiba como escolher o seguro viagem para a sua jornada

    Independentemente de quando e onde pretende tirar um tempo sabático, lembre-se que entre os principais cuidados está a sua segurança.

    Isso porque, em um período de afastamento, imprevistos também podem acontecer e prejudicar os seus planos.

    Já imaginou ter um problema de saúde e não ter o auxílio de um serviço especializado para te ajudar ou mesmo cobrir suas despesas?

    Um bom seguro oferece serviços, benefícios e as mais diversas coberturas como assistência médica, odontológica, traslado médico e funerário, além de auxílio em casos de perda de bagagem e documentos, atraso e cancelamento de voos e muito mais.

    Na hora de planejar um período sabático, contrate aquele serviço mais adequado para o destino que pretende viajar e que atenda às suas necessidades.

    Se você quer garantir as melhores coberturas e os preços mais vantajosos, conte com o nosso site de buscas, Seguros Promo, onde você encontra planos para qualquer perfil de viajante, as melhores ofertas e descontos.

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Por que tirar um ano sabático?

    Um período de ausência das atividades profissionais pode ter os mais variados objetivos que, claro, vão ao encontro das necessidades de cada um, como:

    • Aprender novas línguas: já pensou em aprender aquele idioma que sempre quis, mas nunca teve tempo ou nunca conseguiu absorver o aprendizado em aulas no Brasil? Então, saiba que esse é um momento de se dedicar ao conhecimento de novas línguas.
    • Ações sociais: que tal fazer um ano sabático voluntariado em lugares que precisam de pessoas para auxiliar em programas sociais com famílias carentes, por exemplo? Esse período também pode ser usado para fazer o bem e ajudar quem mais precisa.
    • Explorar diferentes culturas e costumes: esse período também é uma ótima oportunidade para conhecer novas culturas e aprender um pouco mais com pessoas que têm costumes e tradições completamente diferentes da sua.
    • Aproveitar o tempo livre: essa é uma boa oportunidade para você conhecer novos lugares e aproveitar o tempo livre para descansar, se divertir e fazer tudo o que tem vontade sem hora e responsabilidades.
    • Fazer novas amizades: um ano sabático também possibilita que você faça novas amizades com pessoas de outras partes do mundo, podendo trocar experiências e aprendizados muito interessantes.

    O que fazer em um ano sabático?

    O que fazer em um ano sabático?
    Fonte: Unsplash

    Quer aproveitar o ano sabático para viajar, mas não sabe exatamente para onde ir?

    Não precisa se preocupar, pois listamos aqui alguns dos melhores destinos internacionais para você passar um período de muito conhecimento, descanso, trabalho voluntário e descobertas.

    Explorar a espiritualidade da Índia

    Para quem quer ter aquela experiência espiritual, a Índia é um bom lugar. Famoso pelas suas questões espirituais, o país proporciona uma viagem para dentro de si mesmo em paisagens naturais singulares.

    Por todo o país há lugares voltados para a espiritualidade, como retiros e com unidades, onde o visitante pode participar de workshops de meditação, como Ashram, retiros espirituais.  

    Para quem gosta de yoga, há lugares bem interessantes no sul do país, como a Mysore, uma escola de Ashtanga Yoga do mestre Sri Krishna Pattabhi Jois que, inclusive, é uma das mais respeitadas do mundo.

    Mas se no ano sabático espiritual você também quer descansar, a Índia também tem muitos spas que ficam em regiões praianas, como nas praias de Goa, no sul do país, que oferecem massagens ayurvédicas, yoga na beira da praia e muito mais.

    Conhecer a riqueza cultural da França

    Conhecer a riqueza cultural da França
    Fonte: Wirestock / Freepik

    Não é à toa que a França é um dos países mais visitados do mundo. Além das suas atrações turísticas, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, o país tem uma riqueza cultural singular e, independentemente do destino, arte e cultura não faltarão.

    Desde a sua capital Paris até as cidades do interior e litoral, o que não faltam são museus, galerias de arte e edifícios históricos com uma arquitetura típica francesa, que tornam os cenários urbanos ainda mais interessantes.

    Mergulhar nas belezas naturais da Indonésia

    Além de um ano sabático na Europa, a Indonésia, no continente asiático, é um excelente lugar para quem quer contato com a natureza. Dona de uma cultura exótica, o país também é famoso por suas praias, ilhas preservadas e cenários deslumbrantes.

    Entre os lugares mais visitados está a ilha Bornéu, que possui uma das mais antigas florestas tropicais do mundo.

    Os turistas que querem mergulhar, a Wakatobi, considerado um parque nacional marítimo da Indonésia, é um dos melhores fazer snorkel, além de abrigar a maior barreira de corais do país.

    Se, além das belezas naturais do país, você também quiser conhecer seus templos, Bali é um lugar que concentra locais interessantes e carregados de cultura e tradições.

    Fazer uma expedição no Peru

    Fazer uma expedição no Peru
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Se no seu momento sabático, você pretende conhecer culturas milenares, fazer uma expedição no Peru pode se surpreender. O país é conhecido pelas suas ruínas e sítios arqueológicos da civilização Inca, que ainda são cheios de mistérios.

    Sem contar as suas belezas naturais, como a Montanha das 7 Cores, as Linhas de Nazca, Reserva Nacional de Paracas e Ilhas Ballestas, entre outros.

    Entre as atrações mais famosas, destaque para Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas, o vilarejo de Huacachina no meio do deserto, além de outras cidades incas, como Sacsayhuaman, Choquequirao e Tambomachay, carregadas de história.

    Explorar oportunidades profissionais no Canadá

    Tirar o ano sabático Canadá é o lugar perfeito para quem quer aprender inglês, trabalhar e ainda explorar a natureza. O país é conhecido por oferecer as melhores oportunidades profissionais aos seus visitantes.

    Em várias cidades canadenses, há escolas de idiomas com ótimos preços e que possibilitam, inclusive, a oportunidade de trabalhar em períodos contrários ao de estudo.

    Como se não bastasse, você ainda tem a oportunidade de conhecer parques estaduais de natureza preservada e oferecem muita aventura e adrenalina.

    Entre as melhores cidades para passar uma temporada, destaque para Toronto, Vancouver, Montreal e Ottawa

    O que fazer em um ano sabático no Brasil?

    Além de passar um período sabático, saiba que não, necessariamente, esse tempo precisa ser no exterior. No Brasil há também muitos lugares interessantes para passar meses de descanso e novas descobertas. Confira!

    Sítio Pedagógico Folhas Tenras, em São Gonçalo

    Sítio Pedagógico Folhas Tenras, em São Gonçalo
    Fonte: Jcomp / Freepik

    Para quem gosta de ações voltadas para a sustentabilidade, o Sítio Pedagógico Folhas Tenras, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, é uma ótima escolha.

    O sítio é um centro de aprendizagem que tem como objetivo proporcionar a conscientização sobre a necessidade de um futuro regenerativo e sustentável, atuando com a produção de hortaliças em estufas hidropônicas, que abastece os mercados locais.

    O local oferece um programa de voluntariado, que prioriza uma abordagem holística e sistêmica, ensinando conceitos da Permacultura como alimentação consciente, bioconstrução, agricultura, terapias alternativas, entre outros.

    Escolinha Itacoatiara, Amazônia

    O ano sabático no Brasil também pode ser muito interessante na Escolinha Itacoatiara, na Amazônia. O local tem uma casa para voluntários-professores, para quem tem interesse em dar aulas para crianças carentes.

    A proposta do projeto é organizar as aulas e ensinar inglês básico ou espanhol para as crianças locais com turmas entre 10 a 15 alunos.

    Projeto Gatinho Zen, Porto Seguro

    O Projeto Gatinho Zen é uma ação social colaborativa que trabalha com terapias holísticas e alternativas, além de ter um projeto voltado para gatos de rua.

    O local possui um programa de voluntariado e intercâmbio de cultura para as pessoas que desejam entender um pouco melhor sobre essas terapias alternativas e ainda querem contribuir com causas de animais abandonados.

    Como planejar um ano sabático?

    Como planejar um ano sabático?
    Fonte: Pxhere / CC0

    Para fazer um planejamento de viagem para esse tempo sabático, o primeiro passo é definir os seus objetivos.

    Você quer aprender novas línguas? Fazer um trabalho voluntário? Tirar esse momento somente para descansar e explorar novas culturas?

    Independentemente das suas intenções, isso precisa estar bem claro, pois ele determinará os destinos e as despesas também, além de outros fatores.

    Depois disso, defina quanto tempo será necessário para esse período de ausência, pois, dessa forma, você consegue se programar melhor.  

    Com essas questões claras, definidas, é possível estabelecer uma previsão de gastos para que você possa se programar financeiramente.

    Depois dessas questões acertadas, você pode comunicar a sua decisão para a família, amigos e, principalmente, para o empregador.

    Aliás, não se esqueça de planejar o seu retorno no que diz respeito, principalmente, ao trabalho e às formas de se sustentar depois da viagem.

    Quanto custa um ano sabático?

    Para que você possa entender como se planejar para um ano sabático, descobrir os custos é fundamental para o sucesso da sua viagem.

    A verdade é que os valores podem variar de acordo com o destino, período e também com o seu perfil no que diz respeito às acomodações, refeições, atrações que deseja conhecer e por aí vai.

    Você somente conseguirá determinar os valores a partir do momento que você definir todas essas questões, pois esses fatores influenciam no preço final do seu tempo de afastamento.

    Como colocar ano sabático no currículo?

    Esse tempo de ausência não é somente para lazer e entretenimento. Dependendo dos seus objetivos, é possível usá-lo ao seu favor em um currículo profissional, por exemplo.

    Para você que quer descobrir como colocar ano sabático no Linkedin, é possível inserir essas informações na descrição do seu perfil nessa rede profissional. Já no currículo, o local ideal é no final do documento.

    Planos mais econômicos para você viajar com segurança!

    Agora que você já sabe o que é ano sabático, quais as vantagens desse período, os lugares mais interessantes para passar esse tempo e como planejar a sua viagem, lembre-se que a sua segurança e tranquilidade devem estar no topo da sua lista.

    Aliás, além de garantir a sua proteção, em muitos países do mundo o seguro viagem é item obrigatório para desembarcar em seus territórios.

    Para encontrar os melhores planos e os preços que cabem no seu bolso, conte com o nosso site de buscas, Seguros Promo, que reúne as opções mais vantajosas e os preços mais baratos do mercado. 

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Quer viajar com segurança e economizando? De Promo você pode! 


    Leia também:

    aaaa