CENTRAL DE VENDAS: Televenda (31) 4000-1667 Televenda (31) 3972-7086

Ir para o site

×

×

Assistência de viagem: veja a diferença para o seguro de viagem e outras dicas e informações

Você sabe o que é assistência de viagem? Então confira o nosso artigo com as principais informações sobre o serviço e porque ele é tão importante.

Muitas pessoas acreditam que assistência de viagem e seguro viagem são termos diferentes para a mesma coisa, mas não é bem assim: são coisas distintas e, simultaneamente, parecidas.

O que nem todos sabem é que conhecer bem as diferenças entre essas duas modalidades de proteção é essencial para que você escolha a melhor opção para a sua viagem.

Neste artigo, vamos tirar todas as dúvidas que você possa ter sobre o tema e dar dicas para garantir a sua segurança longe de casa! Vamos lá!

Cote os melhores seguros de viagem com 15% de desconto neste link

Assistência de Viagem: o que saber e por que é importante

Você sabia que planejar uma viagem de maneira adequada e minuciosa é tão importante quanto montar sua mala antes de embarcar?

Vários fatores podem comprometer o sucesso da sua viagem e, nessas horas, vale a pena contar com o resguardo de uma boa proteção. Afinal, imprevistos não escolhem quando ou onde acontecer.

Durante seu planejamento, você pode se deparar com uma dúvida bastante comum: qual a diferença entre seguro viagem e assistência de viagem? Ou melhor: qual a melhor opção para a sua viagem?

Uma coisa te adiantamos: viajar sem uma dessas proteções pode significar o risco de voltar para casa com prejuízo e dor de cabeça!

O que significa assistência de viagem?

O que significa assistência de viagem?
Fonte: Unsplash

Antes de 2016, quando entrou em vigor a resolução 315/2014 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a assistência de viagem funcionava como um apoio para o viajante no exterior.

Em caso de emergência, o turista deveria entrar em contato com a seguradora para ser encaminhado a um centro conveniado e, então, ter todas as suas despesas em face da emergência devidamente cobertas.

Hoje, o conceito não é mais o mesmo e a assistência de viagem é considerada um conjunto de coberturas e proteções que podem atender o viajante, especialmente em caso de emergências, extravios e despesas médicas inesperadas.

O viajante deve obrigatoriamente ter acesso a pelo menos uma cobertura: despesas médico-hospitalares ou odontológicas, regresso sanitário, traslado médico ou funerário, além de seguro por morte ou invalidez.

O que é seguro viagem?

O seguro viagem, por sua vez, deve prestar assistência ao viajante na resolução de diversos problemas que possam ocorrer durante uma viagem, inclusive com reembolso, indenização e assistência in loco.

O item é recomendado para qualquer destino e é até obrigatório em alguns países, como destinos europeus, Cuba e Catar.

A partir da resolução 315/2014 da Susep, ficou instituído que seguro viagem também deve oferecer ao menos uma cobertura entre despesas médico-hospitalares ou odontológicas, regresso sanitário, traslado médico ou funerário, seguro por morte ou invalidez.

O viajante pode, ainda, contratar coberturas adicionais para garantir uma apólice praticamente personalizada, de acordo com a necessidade de cada viajante, como seguro bagagem, assistência jurídica, entre outras.

Qual a diferença entre seguro e assistência?

Qual a diferença entre seguro e assistência?
Fonte: Stocksnap / CC0

Na prática, qualquer diferença entre assistência de viagem e seguro viagem foi superada pela resolução 315/2014 da Susep.

Isso significa que, caso você passe por alguma situação inesperada ou necessite de assistência em decorrência de emergência em uma viagem, você poderá escolher entre receber atendimento sem pagar nada ou reembolso.

Ou seja, cabe ao viajante escolher como deseja ser atendido em caso de necessidade!

Quem pode contratar uma assistência de viagem?

Se você já está se perguntando sobre quem pode contratar uma assistência de viagem, a notícia é animadora: praticamente qualquer pessoa pode contar com essa tranquilidade para sua viagem!

Em geral, os principais planos de assistência ou seguro viagem são destinados a pessoas com até 70 ou 90 anos de idade, a depender da cobertura contratada e do período de duração da viagem.

Vale a pena lembrar que alguns viajantes devem contratar coberturas específicas para seu perfil: existem planos exclusivos para idosos, grávidas, pessoas que praticam esportes radicais, e daí em diante.

Além disso, a assistência pode ser contratada em viagens nacionais ou internacionais, conforme a necessidade do viajante. 

O importante é só não dar bobeira e viajar sem essa tranquilidade!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Cotação de seguro viagem em promoção

    Se você ainda está na dúvida sobre onde fazer seguro viagem, não perca tempo e visite agora mesmo o buscador, Seguros Promo, que reúne as melhores promoções das melhores seguradoras do mercado!

    Você consegue fazer a cotação do seu seguro viagem em poucos minutos: é só selecionar o destino, apontar as datas da viagem e escolher a opção mais adequada para você!

    Caso surja alguma dúvida durante a sua pesquisa, é só acionar nosso time de especialistas em uma central de atendimento exclusiva!

    Desse jeito vai ficar fácil garantir atendimento médico-hospitalar e odontológico, seguro bagagem, assistência jurídica, auxílio em caso de cancelamento de voo, retorno antecipado e muito mais.

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 40.000
    Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    O que é o Tratado de Schengen?

    Quem está planejando uma viagem para o Velho Continente deve ficar atento, pois o seguro viagem Europa é obrigatório em vários destinos!

    Isso acontece por conta do Tratado de Schengen, firmado entre 26 países europeus, incluindo os mais visitados por turistas, como França, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha.

    O acordo estipula regras e condições para a livre circulação de turistas pelo continente europeu com isenção de visto: na prática, quem visita os países do bloco está visitando um único grande país.

    Ao passar pelo primeiro controle de fronteira, você deverá apresentar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares e passaporte com validade mínima de seis meses após o embarque.

    Dessa forma, o país que vai receber o viajante sabe que não terá gastos com o estrangeiro em caso de emergência, pois cada turista está devidamente coberto por um seguro abrangente.

    O viajante também deve apresentar comprovantes de hospedagem, passagens de volta e condições financeiras de se manter no decorrer da viagem.

    Depois de passar por esse controle de fronteira inicial, você poderá circular livremente entre os países, sem enfrentar a mesma burocracia!

    Alguns países que exigem seguro viagem na Europa

    Alguns países que exigem seguro viagem na Europa
    Fonte: Stocksnap / CC0

    A assistência de viagem ou o seguro viagem, como você preferir chamar, é indispensável para quem vai visitar a Europa, já que o item é obrigatório no Espaço de Schengen.

    Ao todo, 26 países do continente aderiram ao acordo, incluindo destinos badalados, como França, Itália e Portugal, e lugares mais exóticos, como Estônia, Lituânia, Letônia e Eslovênia, entre muitos outros.

    Confira alguns países que exigem seguro viagem na Europa!

    Alemanha

    Maior potência econômica do Velho Continente, a Alemanha é um destino que surpreende pelas belas paisagens, pela segurança e pela infraestrutura de ponta.

    A lista de destinos imperdíveis é extensa e pode conquistar os mais diferentes estilos de viajantes!

    A capital, Berlim, é o coração cultural do país, enquanto Frankfurt impulsiona o poderio econômico alemão como maior polo econômico local.

    Você ainda poderá conhecer as tradições da Bavária, a história de Nuremberg e Auschwitz, as paisagens românticas de Rothenburg ob der Tauber e as cidades típicas da região dos Alpes!

    Espanha

    Um dos principais destinos de brasileiros na Europa, a Espanha é um país formidável, cujas história e cultura foram influenciadas ao longo de milênios por diversos povos.

    A localização estratégica, em plena Península Ibérica, faz com que o país seja uma das principais portas de entrada no continente europeu.

    Por lá, você encontrará uma gastronomia apreciada nos quatro cantos do globo, além de destinos inesquecíveis, como a clássica Madri e a deslumbrante Barcelona, endereço das obras do icônico Gaudí.

    Córdoba, por sua vez, preserva as riquezas da Andaluzia, enquanto Sevilha encanta por sua cultura exuberante, com direito a muito flamenco!

    França

    França
    Fonte: Pexels

    País mais visitado do planeta, a França recebe mais turistas do que tem de população todos os anos: quase 80 milhões de pessoas desembarcam na terra da Torre Eiffel anualmente, 20% a mais que o número de franceses.

    O que tanta gente procura? Uma rica história, patrimônios mundiais incomparáveis, a melhor gastronomia do mundo, muita cultura e cenários naturais de tirar o fôlego!

    Como ignorar o glamour da Riviera Francesa, por onde se espalham cidades apaixonantes, como Cannes e Nice

    Ou, quem sabe, a Rota do Vinho e as riquezas de Lyon? Os cenários extremos dos Alpes? A história de Toulouse, Marselha e Versalhes?

    Sem falar em toda a efervescência da Cidade Luz, Paris, destino dos sonhos de muita gente!

    Itália

    Mais de 70% de todos os patrimônios artísticos e históricos do mundo estão concentrados na Itália, um dos principais destinos da Europa!

    Há milênios, desde o Império Romano, a região exerce papel de protagonismo no cenário global, como expoente de arte, cultura, arquitetura e gastronomia, com as águas azuis do Mediterrâneo a cercar o território.

    A região da Toscana, por exemplo, é considerada por muitos o berço do renascentismo, tendo sido lar de grandes nomes da história, como Leonardo da Vinci, Maquiavel e Galileu.

    Roma, por sua vez, foi o mais importante polo urbano da Europa por milênios, dando origem à democracia como a conhecemos e a alguns dos principais idiomas do mundo, incluindo o latim e as chamadas línguas latinas, como o francês e o português.

    Os amantes de moda e requinte não podem deixar de conhecer a cosmopolita Milão, referência mundial em alta costura, enquanto Veneza é a capital mundial do romance e dos canais.

    Portugal

    Quem procura um destino encantador em que a língua não seja uma barreira deve considerar Portugal para sua próxima viagem.

    O país que colonizou o Brasil tem uma história rica e repleta de nuances que ajudam a contar um pouco mais sobre a história do nosso povo e do nosso país.

    O cartão de visita lusitano é a clássica Lisboa, um destino simultaneamente barato e encantador para turismo na Europa.

    A antiga capital, Coimbra, não fica para trás: endereço de uma das universidades mais antigas do mundo, tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco por sua importância para a educação.

    E como ignorar as paradisíacas praias do Algarve ou toda a tradição de Porto, berço de um dos melhores vinhos do mundo?

    Outros países que exigem seguro viagem

    Outros países que exigem seguro viagem
    Fonte: Pexels

    A exigência de assistência de viagem não é exclusiva de países europeus. Destinos em outras partes do globo também listam a assistência ou seguro viagem entre os requisitos obrigatórios de seus viajantes. Confira!

    Catar

    Sede da Copa do Mundo 2022, o Catar, na Península Arábica, é um destino exclusivo para viajantes com seguro viagem.

    Quem desembarca no país dos sheiks sem o item corre sérios riscos de ser mandado de volta para o Brasil!

    O país leva o seguro viagem tão a sério que você precisa do item até mesmo se estiver apenas de passagem, em conexão para outro destino!

    Cuba

    Cuba se orgulha de seu sistema de saúde público, gratuito e de qualidade, mas não pense que os serviços se estendem a estrangeiros!

    Desde 2010, o país exige seguro viagem de seus turistas: até mesmo cubanos que residem em outros países e visitam a ilha devem apresentar o item!

    Para conhecer as belas praias cubanas e todo o patrimônio histórico do país caribenho, você precisará de um seguro viagem com cobertura mínima de US$ 25 mil para despesas médicas e US$ 7.000 para regresso sanitário e evacuação.

    Se você não contratar um seguro viagem antes de embarcar, será obrigado a contratar os serviços da única estatal cubana que oferece a cobertura, a Asistur.

    Equador

    Equador
    Fonte: Pixabay

    Terra do santuário de Galápagos, das praias hippies de Montanita, da cosmopolita Guayaquil e da linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, o Equador exige seguro viagem de seus visitantes.

    A nova regra começou a valer em 2018 e estipula que os turistas devem apresentar comprovante de seguro viagem logo no ato de desembarque, ainda no aeroporto.

    Nem sempre o item é exigido de todos os viajantes: há quem diga que apenas aqueles que vão visitar Galápagos precisam do serviço. 

    De qualquer maneira, é melhor evitar perrengues e assegurar seu seguro viagem antes de viajar!

    Faça já a sua cotação de seguro viagem!

    Agora que você já sabe o que significa assistência de viagem e toda a sua importância, só falta fazer a cotação de um seguro viagem para garantir a sua proteção longe de casa.

    Faça a cotação de seguro viagem barato e completo em nosso buscador exclusivo, Seguros Promo, para se proteger em qualquer destino, nacional ou estrangeiro.

    Você só precisa selecionar o destino e escolher as datas da viagem para acessar nossa moderna plataforma, que possibilita a comparação simultânea de até quatro planos!

    Desse modo, vai ficar mais fácil identificar a melhor opção para a sua segurança e o seu bolso, com direito a seguro bagagem, assistência jurídica, auxílio por cancelamento ou atraso de voo, atendimento médico e odontológico, entre outros.

    Conhecer o mundo inteiro sem abrir mão da segurança? De Promo você pode!

    Seguro Viagem:
    Seguros Internacionais
    AC 150 AM. NORTE COVID-19 AC 150 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 150.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    aaaa