icone segurospromo
Cobrimos qualquer oferta!
Garanta o menor preço do mercado
Pesquisar!
03 janeiro - 8 minutos de leitura.

Onde fica o Catar: saiba tudo sobre esse rico país! 

Chris standing up holding his daughter Elva Oriente Médio

Você sabe onde fica o Catar, o rico país que vai ser a sede da próxima Copa do Mundo de futebol?

Essa é uma das curiosidades que reunimos neste texto sobre o lugar, que tem se tornado um destino turístico cada vez mais cobiçado pelas exóticas belezas de seu território.

Descubra a sua localização no mapa, saiba quais os principais destinos para incluir em um roteiro pelo Catar e veja dicas que podem fazer toda a diferença no momento de programar a sua viagem. 

Cote seu seguro viagem para o Oriente Médio no Seguros Promo com 15% de desconto.

Onde fica o Catar: localização, turismo e curiosidades!

Em breve, os olhos do mundo (pelo menos o do futebol) estarão voltados para o Catar, que será sede da Copa do Mundo de 2022.

O evento deve levar muitos fãs do esporte rumo ao Oriente Médio, região do mapa onde fica situado o Catar. Será mais uma oportunidade de movimentar e divulgar o turismo cada vez mais crescente no país dos luxos.

A riqueza do Catar foi essencial para atrair visitantes de vários lugares do mundo — muitos deles com grana para gastar.

Se o pequeno país já era atrativo pela cultura islâmica e natureza peculiar (onde o deserto e o mar parecem formam um oásis), ficou ainda mais com os altos investimentos feitos.

Doha, a capital do Catar, é um ótimo exemplo: o skyline dominado por prédios modernos e iluminados faz parecer que você está em qualquer metrópole ocidental.

O público brasileiro tem se tornado cada vez mais presente entre os turistas. Por isso mesmo, este artigo tem como foco tirar todas as dúvidas para te ajudar a planejar um passeio pelo Catar.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para passagem aérea, hospedagem, e muito mais! Clique aqui e confira.

Em qual continente fica o Catar?

Onde fica o Catar continente
Fonte: Pixabay

A Ásia é o continente onde fica o Catar, mais precisamente a região da Ásia Ocidental, onde estão os países do Oriente Médio.

Aliás, que tal descobrir o que ver e fazer no Oriente Médio? Essa é uma região rica em história, cultura e paisagens únicas para curtir em uma viagem de férias.

Voltando a falar sobre o Catar, o pequeno país (pouco mais de 11 mil km² de área) está situado ao nordeste da Península Arábica, fazendo fronteira territorial com a Arábia Saudita e sendo banhado pelo Golfo Pérsico.

Documentos necessários para entrar no Catar

Ter atenção aos documentos necessários para qualquer destino no exterior é uma etapa essencial de toda viagem, evitando situações desagradáveis ainda na imigração.

Brasileiros que tenham o Catar como destino não são mais obrigados a apresentar o visto de entrada no país.

Antes, a autorização era uma exigência, mas o novo acordo estabelecido entre os governos qatari e brasileiro retirou a obrigatoriedade do visto.

Agora, o turista consegue entrar no país em viagens de turismo, negócios (ou até mesmo se estiver apenas em trânsito) somente apresentando passaporte válido por seis meses. O período máximo de permanência é de até 90 dias.

Seguro viagem para o Oriente Médio

Seguro Viagem: Oriente Médio
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*

Outro detalhe de grande importância a se pensar antes do passeio começar é a contratação do seguro viagem Oriente Médio.

Como a região reúne alguns países, a exigência de ter este item pode variar de acordo com o seu destino.

No caso do Catar, ter o seguro viagem não se trata apenas de uma recomendação, mas sim de necessidade: a entrada no país pode ser negada caso você não tenha o seguro.

Mas, indo além de ser obrigatório, vamos mostrar o porquê dele ser tão útil.

Imagine que você teve alguma reação alérgica a um prato da culinária qatari, ou sofreu uma torção durante algum passeio. Desde os custos até as orientações para o atendimento médico serão fornecidos pelo seguro viagem, dentro da cobertura contratada.

Perda de documentos, atraso ou cancelamento de voo e extravio de bagagem também são situações em que o seguro oferece suporte.

Logo, se você quer viajar sem se preocupar com os possíveis imprevistos, acesse o Seguros Promo, compare os planos e encontre o melhor seguro viagem para as suas férias, pagando os menores preços do mercado.

História e curiosidades 

Toda viagem permite aos turistas aprender um pouco mais sobre o destino visitado.

Mas se você não aguenta esperar a chegada ao Catar e os passeios por suas cidades para saber alguns fatos e a história do país, vem com a gente, porque vamos resumir o mais importante.

A história do Catar está ligada ao Império Otomano, que estabeleceu o controle do país por mais de século — ainda que o governo esteja ligado à família Al Thani há 150 anos.

Foi a partir da Primeira Guerra Mundial e da Revolta Árabe que o domínio otomano chegou ao fim. O Catar se tornou então protetorado britânico a partir de 1916.

Foi mais de meio século depois, em 1971, que o Catar alcançou sua independência e se tornou um Estado soberano regido por uma monarquia.

Agora que você já conheceu brevemente a história do país, veja algumas curiosidades sobre o Catar para você viajar sabendo quase tudo sobre o lugar! 

País mais rico do mundo

Onde fica o Catar Pais mais rico do mundo
Fonte: Pixabay

É isso mesmo, riqueza não está em falta no Catar. O país é considerado como a nação mais rica do planeta.

Se você está se perguntando porque o Catar é o país mais rico do mundo, nós vamos explicar os motivos por trás deste “título”.

Vamos começar pela comprovação: de acordo com o Fundo Monetário Internacional, o FMI, o Catar está entre os maiores PIB per capita do globo — se você não sabe o que é isso, é a divisão do Produto Interno Bruto pelo número de habitantes.

Mas como esse pequeno país do Oriente Médio alcançou esse status?

O fato se torna ainda mais curioso se pensarmos que, por muito tempo, a economia qatari se baseava na pesca e criação de camelos. A virada veio a partir da década de 1950, quando teve início a exploração do petróleo.

Com a exportação dos produtos e seus derivados, além do gás natural, o Catar ganhou notoriedade no cenário econômico — o que pode ser visto nas mudanças estruturais que aconteceram em suas cidades, principalmente na capital, Doha.

Qatar ou Catar: qual o certo?

Provavelmente você já viu menções ao país escritas das duas formas, Catar e Qatar. Mas quer saber qual das duas é a correta? 

A resposta é bastante simples: os dois jeitos estão certos! É isso mesmo.

Catar é a forma certa de se escrever o nome do país na língua portuguesa. Já Qatar é o termo utilizado em outros países, principalmente os de língua inglesa.

Portanto, quando você se deparar por aí com “Qatar”, não pense que está errado. É apenas uma outra maneira de se referir à nação dos luxos.

Clima do Catar

Onde fica o Catar Clima
Fonte: Pixabay

Não é errado pensar no Catar como um país de cidades no meio do deserto, uma vez que ele está localizado em uma região árida onde há pouca vegetação nativa.

E esse mundão de areia é um dos responsáveis pelo clima desértico que predomina em Doha, Al Rayyan e as outras cidades qataris. 

Uma dica que nós podemos dar é: lembre-se bem disso na hora de planejar a sua viagem ao Catar.

Os verões no país não são apenas considerados mais longos, como são muito quentes e secos. Entre maio e setembro, a temperatura média fica perto de 38º graus, mas os termômetros facilmente ultrapassam os 40º graus.

No inverno, de dezembro a fevereiro, o calor ameniza, mas ainda assim a temperatura média é de 20º graus. Também é nessa estação que as chuvas aparecem, embora não sejam frequentes.

O clima do Catar é tão peculiar que a Fifa, entidade que controla o futebol mundial, alterou, pela primeira vez na história, o período de realização da Copa do Mundo. 

Em 2022, ela vai acontecer em novembro e dezembro, fugindo dos tradicionais meses de junho e julho.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Qual a capital do Catar?

    Desde que o Catar se tornou um Estado independente, Doha ocupa a posição de capital e principal centro econômico e político do país.

    A cidade é também o município qatari mais populoso. Com 1,5 milhão de habitantes, aproximadamente (a grande maioria sendo estrangeiros), ela concentra mais da metade da população do país como um todo.

    É por ela que os turistas estrangeiros acessam o Catar e, logo de cara, se deparam com uma verdadeira metrópole localizada às margens do Golfo Pérsico.

    Quantos habitantes tem no país?

    A população do Catar é formada por mais de 2,5 milhões de habitantes, mas o que chama a atenção é que o número de qataris é muito menor que a metade.

    Estima-se que cerca de 75% dos moradores do país são nascidos em outros lugares do planeta. O número de qataris (nascidos no país) seria pouco superior a 300 mil habitantes.

    Também chama a atenção a ocupação das cidades no país. Cerca de 90% dos habitantes moram na área urbana, o que também contribui para que o Catar tenha um dos Índices de Desenvolvimento Urbano (IDH) mais altos do planeta.

    Onde fica o Catar: pontos turísticos

    Já deu para aprender muita coisa sobre o Catar, mas temos certeza que você ainda quer saber quais os melhores lugares para conhecer no país.

    É por isso que nós listamos as principais cidades e as atrações imperdíveis que não podem faltar em um roteiro pelo Catar. Confere aí!

    Doha

    Onde fica o Catar Doha
    Fonte: Pixabay

    Dispensando apresentações, Doha é a imagem do Catar no mundo: uma capital moderna, tomada por grandiosos arranha-céus, hotéis e restaurantes de luxo.

    Mesmo exibindo toda a riqueza do país, a cidade também preserva a cultura e as tradições do povo qatari e da religião islâmica.

    Os turistas poderão percebê-las em dois dos principais pontos turísticos: o Souq Wakif, um mercado popular onde de tudo se encontra, e o Museu de Arte Islâmica.

    Já a “Doha Moderna” fica na região de West Bay. É por lá que estão os enormes prédios, shoppings centers e restaurantes para aproveitar o melhor da vida. 

    Al Khor

    Na segunda maior cidade do país, Al Khor, os turistas podem se divertir nas belas praias que ocupam o seu litoral.

    A praia de Al Thakhira é apontada como a melhor desse destino, mas se você deseja privacidade, vai se sentir mais à vontade na Farkeh Beach ou na Al Khor Island.

    Também estão na lista de atrações locais as torres de vigia, que foram restauradas seguindo as características originais.  

    Al Wakrah

    Onde fica o Catar Al Wakrah
    Fonte: Pixabay

    Quer se sentir em uma típica cidade qatari longe da riqueza? Então Al Wakrah é o destino certo para o seu passeio.

    Mesmo próxima de Doha, ela preserva o aspecto de típica vila de pescadores árabe.

    Não perca a oportunidade de visitar o Al Wakra Museu, abrigado um antigo forte, com exposições sobre a vida marinha e a história da região.

    Mesaieed

    Aventura e adrenalina combinam com a cidade de Mesaieed. Pequena cidade industrial perto de Doha, ela tem como grande atração as dunas de areia.

    Fazer um safari por esse deserto, saltar de parapense e percorrer os montes arenosos em um veículo 4×4 são os passeios mais indicados a quem passa pelo local.

    Al Zubarah

    Onde fica o Catar Al Zubarah
    Fonte: Pixabay

    Turismo cultural no Catar é o grande atrativo de Al Zubarah, a cidade fortificada que é Patrimônio Mundial da Unesco.

    Nos séculos XVIII e XIX, a cidade prosperou como importante comercial qatari, mas foi abandonada após o declínio do comércio de pérolas.

    O forte Qal’at Murair, que serviu como estação militar e da guarda costeira, é a grande atração de Al Zubarah, e preserva elementos clássicos da arquitetura islâmica.

    Al Rayyan

    Vá das fortalezas do centro histórico às lojas de grife dos shoppings em Al Rayyan, cidade que combina muito bem modernidade e antiguidade.

    Além dos fortes intactos, a parte antiga guarda mesquitas que datam do século XVIII.

    Quando estiver na cidade, fique atento também à programação cultural do Centro de Convenções Nacional do Catar e não deixe de ver o Museu Árabe de Arte Moderna.

    Viaje com Seguro Viagem e tenha tranquilidade

    Seguro Viagem: Oriente Médio
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*

    Se havia alguma dúvida, agora está mais do que claro onde fica o Catar — e, mais ainda, como o país é um dos destinos mais exóticos e interessantes para turismo.

    Pra que esperar a Copa do Mundo de 2022 para conhecer o país? Comece a planejar agora o seu roteiro pelas cidades qataris, sem se esquecer do seguro viagem, ideal para uma viagem mais tranquila.

    E, claro, no Seguros Promo é que você encontra os melhores preços de seguro viagem e os planos mais completos para as suas férias.

    Viaje pelo Catar e outros destinos do Oriente Médio com mais proteção e economia. De Promo você pode! 


    Leia também:

    Veja também


    Recomendado para você
    Melhor preço garantido
    faça uma cotação e confira.
    Conecte-se com a gente