×

Seguros Promo Blog Europa O que fazer em Praga? Confira roteiros e dicas de viagem!

O que fazer em Praga? Confira roteiros e dicas de viagem!

Confira dicas sobre o que fazer em Praga e saiba o que é preciso para viajar para a capital da República Tcheca em segurança!

Quer saber o que fazer em Praga? A capital da República Tcheca é considerada uma das mais belas de toda a Europa, e abriga atrações incríveis, como museus, galerias, igrejas e restaurantes espalhados por todos os cantos.

Além de ser um destino rico em atrativos, é uma das cidades mais importantes da história do continente, que carrega em suas ruas marcas profundas da Segunda Guerra Mundial. Ou seja, é o destino perfeito para os amantes de história.

Quer saber mais sobre ele? Então confira o nosso artigo com as principais informações e dicas para aproveitar ao máximo a sua visita a cidade de Praga. Veja só!

O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Contrate o seu com 20% de desconto!

O que preciso saber antes de ir para Praga?

O que saber antes de ir a Praga
Unsplash

Para ter uma viagem inesquecível em Praga, é necessário fazer um bom planejamento. 

Afinal, conhecer a localização da cidade, assim como se familiarizar com seu mapa, ajudará a otimizar seus deslocamentos, assim como saber qual idioma é falado por lá facilitará a comunicação.

Conheça a resposta para essas e outras questões sobre a cidade!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica a cidade de Praga?

    Sabemos que Praga tem ganhado a preferência de muitos turistas que viajam para a Europa, mas mesmo assim, a cidade ainda é pouco visitada. Então, se está se perguntando onde fica a cidade, saiba que a capital checa está localizada na Europa Central.

    O país é vizinho da Alemanha, Polônia, Áustria e Eslováquia, e sua capital fica em uma região conhecida como Boêmia Central.

    Mapa da cidade de Praga

    Ter um mapa vai te ajudar muito a se localizar pela cidade. Com ele, é possível identificar onde estão os principais atrativos locais, além de outros estabelecimentos importantes, como bancos, hospitais, postos policiais, entre outros.

    Abaixo, você confere o mapa especial que preparamos para você. Dessa forma, poderá identificar quais são as melhores rotas para chegar aos pontos turísticos que deseja visitar e otimizar seus deslocamentos pela cidade.

    Qual a língua que se fala em Praga?

    A língua oficial da República Tcheca é o checo, mas também é possível encontrar muitos falantes do alemão e do russo. 

    Se a sua preocupação é com relação a comunicação durante a viagem, pode ficar tranquilo: muitas pessoas falam bem o inglês. Inclusive, cardápios de diversos restaurantes e informações turísticas, são facilmente encontrados no idioma.

    Qual moeda é usada na cidade de Praga?

    A moeda oficial do país é a coroa tcheca, mas nem sempre é fácil encontrá-la em casas de câmbio locais. 

    Sendo assim, uma dica interessante é comprar euros ou dólares, e fazer o câmbio após chegar ao destino. O processo é muito tranquilo, e é possível encontrar diversas casas operando em toda a cidade.

    Praga também é conhecida por ser um dos destinos mais baratos da Europa, então você poderá aproveitar muito a sua estadia! 

    Seguro viagem para Praga

    A República Tcheca é um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, que determina que todos os turistas que viajam para a maioria dos destinos europeus tenham seguro viagem. 

    Então, nem pense em viajar para a cidade sem contratar esse item, porque pode correr o risco de ter sua entrada barrada.

    Gostamos de ressaltar que, além da obrigatoriedade, um seguro é necessário em qualquer viagem, pois te dará o suporte necessário nas mais diversas situações, como extravio de bagagens ou cancelamento de voos, acidentes que necessitem de atendimento médico ou hospitalar, assistência farmacêutica para comprar medicamentos, atendimento odontológico, entre outros. 

    E para encontrar planos completos de seguro viagem para a Europa, conte com o comparador exclusivo aqui do Seguros Promo, que seleciona o melhor custo-benefício para o seu bolso.

    Temos parceria com as principais seguradoras do mundo, além de um time de atendimento especializado e pronto para te auxiliar durante qualquer etapa do processo de compra!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Qual é a melhor época do ano para visitar a cidade de Praga?

    A melhor época para conhecer a cidade de Praga é durante as estações de transição primavera (entre março e junho) e outono (entre setembro e dezembro).

    A cidade, apesar de contar com preços mais competitivos, tem um inverno bastante rigoroso, o que pode deixar os passeios ao ar livre mais desconfortáveis.

    O verão, apesar de contar com temperaturas agradáveis, em torno dos 26 °C, é o período que corresponde às férias escolares, o que se reflete em preços mais caros para hospedagem, ingressos de atrações, transporte, alimentação, entre outros.

    O que não pode deixar de fazer em Praga?

    A capital tcheca é um verdadeiro museu a céu aberto, e oferece uma lista quase interminável de atrações, como galerias e monumentos fascinantes, um castelo majestoso, e uma suntuosa catedral, a de São Vito.

    Veja o que fazer em Praga durante a sua visita à cidade!

    1. Castelo de Praga

    Na cidade de Praga, na República Tcheca, a principal atração turística é o Castelo de Praga, considerado o maior do mundo

    Ele é um dos monumentos mais relevantes de toda a cidade, já que a história da capital teve início após a sua fundação, durante o século IX. 

    Somado a isso, sua localização também o tornou o centro da comunidade, além de ter servido como residência para os reis da Boêmia e, desde 1918, segue sendo a residência do presidente da República Tcheca. 

    O conjunto arquitetônico do local conta com edifícios, palácios e vilas: a Catedral de São Vito, o antigo Palácio Real, a Basílica e o Convento de São Jorge. Nele há também as torres Daliborka, Negra, Branca e da Pólvora, além da Rua de Ouro. 

    Ao visitar o Castelo de Praga, não deixe de conhecer todo o conjunto de prédios que fazem parte desta importante fortaleza e explorar os atrativos da cidade medieval.

    2. Catedral de São Vito

    Catedral de São Vito
    Unsplash

    Ainda falando do conjunto de edifícios que compõem o Castelo de Praga, temos a Catedral de São Vito, também de extrema importância histórica para a cidade

    A sua construção teve início em 1344 e foi finalizada entre os séculos XIX e XX. Você ainda verá a tumba de Venceslau IV, chamado de O Rei Bom, além das belíssimas joias da coroa.

    Durante o seu tour, você se encantará com a arquitetura do interior da igreja. Se estiver com disposição, suba pelas escadas até as torres para ver e admirar a cidade do alto.

    3. Muro de John Lennon

    Além de preservar a sua história, Praga tem seu olhar também para a atualidade. O Muro de John Lennon é o exemplo disso. 

    As pinturas em homenagem ao cantor tiveram início na década de 1980, após John Lennon ter sido assassinado. Ao longo dos anos, o local tornou-se um verdadeiro símbolo, principalmente para os jovens que reivindicavam liberdade e faziam oposição ao governo da época. 

    4. Museu Franz Kafka

    O Museu de Franz Kafka conta a história do famoso escritor de forma muito curiosa e intrigante.

    O local conta com um amplo acervo, com diários, edições originais e obras de Kafka, além de possuir uma lojinha, onde é possível comprar muitos artigos e lembranças que fazem referência ao escritor.

    5. Casa Dançante

    A cidade de Praga não vive apenas do seu centro histórico. Assim como o Muro de John Lennon, a Casa Dançante, no lado mais moderno da capital, também é uma atração disputada entre os turistas. 

    O edifício conta com muitos escritórios e tem um formato que lembra um par de dançarinos. O local foi projetado pelos arquitetos canadenses Vlado Milunić e Frank Gehry. 

    Mesmo não sendo muito aceito na época da sua construção, por conta da sua arquitetura diferenciada, hoje tornou-se um símbolo da cidade.

    6. Museu do Comunismo

    Uma das atrações mais interessantes de Praga é o Museu do Comunismo, onde você aprenderá mais sobre a história do regime comunista na cidade. 

    O local dispõe de um amplo acervo com fotos, vídeos e documentos que revelam toda a trajetória do regime na cidade, desde a sua criação até o seu declínio.

    7. Torre Petrin

    Ela até lembra a famosa Torre Eiffel, em Paris, mas fica devendo em termos de altura. Entretanto, há muitos outros atributos que tornam o ponto turístico digno de uma visita. 

    Erguida em 1891, a Torre Petrin foi construída para ser apenas um local de transmissão e observação, mas, com o tempo, tornou-se uma atração da capital. 

    Para apreciar a vista do alto da torre, que tem quase 65 metros de altura, é preciso utilizar um funicular (um tipo de bondinho), que leva os visitantes para o Monte Petrin, onde está localizado o monumento.

    Quantos dias é ideal ficar em Praga?

    A capital da República Tcheca não é muito grande, mas certamente reúne atrações suficientes para vários dias de viagem. Por isso, o ideal é passar ao menos de três a quatro dias por lá. 

    Esse período permite explorar os principais pontos turísticos com tranquilidade, como o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito e o bairro de Malá Strana, além de visitar os museus e passear pelas charmosas ruas da Cidade Velha. 

    Dessa forma, você poderá conhecer a cidade sem pressa, sem deixar de lado passeios mais tranquilos ou pequenas descobertas ao longo da viagem.

    O que fazer em 3 dias em Praga?

    Três dias em Praga
    Unsplash

    Se você tem três dias para explorar Praga, é possível montar um roteiro enxuto que permitirá conhecer os principais pontos turísticos e ainda aproveitar o clima encantador da cidade. Veja só!

    Dia 1 em Praga

    Comece seu roteiro com um passeio pelo coração da cidade, a Cidade Velha, cuja praça principal está cercada por atrações famosas, como o Relógio Astronômico e a Igreja de Nossa Senhora diante de Týn

    Depois, siga em direção à histórica Ponte Carlos e atravesse-a em direção ao Castelo de Praga, um dos maiores castelos do mundo. No mesmo complexo, você vai encontrar a Catedral de São Vito, outra atração imperdível.

    E não acabou: você pode finalizar seu primeiro dia na cidade com uma caminhada pelo bairro de Malá Strana, incluindo uma passagem pelo Muro de John Lennon.

    Dia 2 em Praga

    No segundo dia, mergulhe no lado artístico e cultural de Praga. Comece visitando o Museu Franz Kafka e, depois, siga até a Casa Dançante, um edifício moderno e controverso que contrasta com a arquitetura histórica da cidade, onde você pode apreciar a vista do terraço.

    Desfrute da vista espetacular do Rio Vltava antes de seguir para o Museu do Comunismo, que retrata o período da ocupação comunista da Tchecoslováquia, oferecendo uma perspectiva histórica fascinante.

    Dia 3 em Praga

    No último dia, aproveite para curtir a natureza e as belas vistas de Praga, como a Colina de Petrin, um parque agradável com bela vista. Na região, você também encontra a Torre Petrin, outro mirante incrível, e um complexo de jardins belíssimos.

    Na sequência, conheça o bairro de Nové Město, onde está localizada a Praça Venceslau, cheia de lojas, restaurantes e cafés históricos que merecem a sua visita. 

    Se sobrar algum tempo, você ainda pode visitar mais uma vez os lugares que você mais curtiu na cidade.

    O que fazer em Praga à noite?

    Praga a noite
    Unsplash

    Praga fica ainda mais charmosa à noite, quando suas ruas históricas e seus monumentos são iluminados, transformando a paisagem na cidade medieval. Há muitas opções de lazer noturno na capital checa, desde passeios pelo centro histórico até programas culturais. 

    Confira!

    Passeio pela Ponte Carlos iluminada

    Uma das melhores formas de começar sua noite em Praga é caminhando pela Ponte Carlos, com as luzes da cidade refletindo no Rio Vltava. 

    Depois de curtir essa agradável caminhada noturna, você pode ir até a Cidade Velha para conhecer a arquitetura medieval sob uma iluminação especial. E fica a dica: a Praça da Cidade Velha oferece uma vista impressionante da Igreja de Nossa Senhora diante de Týn iluminada.

    Desfrute de uma refeição à beira do rio Vltava

    Há uma ampla rede gastronômica à beira do Rio Vltava, onde você pode desfrutar de uma refeição com vistas espetaculares, especialmente sob a iluminação noturna. 

    É uma boa oportunidade para experimentar a culinária tcheca, famosa por pratos como o goulash e os bolinhos de batata, embora também haja muitas opções internacionais na cidade, especialmente na área de Malá Strana e perto da Ponte Carlos.

    Assista a um espetáculo artístico

    Praga é mundialmente famosa por sua cena musical, e assistir a um espetáculo de ópera ou concerto de música clássica é uma excelente opção para a noite. 

    O Teatro Nacional ou a Casa Municipal são locais históricos onde você pode apreciar performances de alta qualidade. 

    Cruzeiro noturno pelo rio Vltava

    Que tal aproveitar o manto da noite para deslizar sobre as águas do Rio Vltava sob o luar e a luz das estrelas? O passeio percorre boa parte dos 31 km do curso d’água mais importante da República Tcheca, passando por pontes, esculturas góticas e os principais pontos turísticos de Praga, como o Castelo de Praga. 

    O cruzeiro é oferecido por várias empresas e pode incluir jantar e música ao vivo, tornando a experiência ainda mais memorável.

    Visite uma cervejaria artesanal

    Se você prefere uma noite mais descontraída e animada, não vai se arrepender de curtir a famosa cena de cervejas de Praga, uma cidade conhecida por suas cervejarias tradicionais e pela paixão do seu povo por cerveja.

    A República Tcheca é o país que mais consome cerveja, com 188,5 litros por habitante, e em bares como o U Fleků ou o Lokál você pode viver uma autêntica experiência cervejeira na cidade.

    O que fazer em Praga no inverno?

    Praga no inverno
    Unsplash

    Poucas coisas são mais charmosas do que a medieval Praga coberta pelo manto branco da neve no inverno. O cenário se transforma em algo digno de contos de fadas, especialmente nos iluminados e animados mercados de Natal da cidade milenar, veja só!

    Visitar os mercados de Natal

    Uma das melhores coisas do inverno em Praga são os tradicionais mercados de Natal que pipocam pela cidade, como na Praça da Cidade Velha e na Praça Venceslau.

    Esses cenários se enchem de barracas que vendem presentes artesanais, decorações natalinas e comidas típicas, muitas vezes com música de corais, aromas deliciosos no ar e iguarias tradicionais checas, como trdelník (rosquinha doce) e vinho quente.

    Apreciar o Castelo de Praga coberto de neve

    O Castelo de Praga fica ainda mais charmoso no inverno, com a neve cobrindo suas torres e jardins. 

    Um simples passeio pelo complexo do castelo, incluindo a Catedral de São Vito, pode ser uma experiência mágica e inesquecível, que vai fazer você se sentir num conto de fadas.

    Espantar o frio com a gastronomia checa

    Com o frio do inverno, os restaurantes de Praga ficam ainda mais imperdíveis. Afinal, são aquecidos e aconchegantes, o palco ideal para conhecer a deliciosa gastronomia checa. 

    Há uma rede gastronômica ampla na Cidade Velha, onde você poderá saborear pratos como o goulash e o svíčková.

    Patinar no gelo

    Durante o inverno, várias pistas de patinação no gelo são montadas em diferentes partes da capital checa, convidando os visitantes a sessões animadas e muito divertidas sobre os patins. 

    Patinar ao ar livre com a cidade iluminada ao fundo é uma atividade romântica e perfeita para toda a família, especialmente em locais como a Torre Petrin, a área do Shopping Anděl e até alguns trechos do rio Vltava.

    Refugiar-se do frio nos museus 

    Mesmo que a temperatura desabe do lado de fora, você poderá aproveitar os dias mais frios com conforto nos diversos museus e galerias de Praga. 

    Lugares como o Museu Nacional, o Museu do Comunismo e a Galeria Nacional são boas alternativas para quem deseja conhecer a fundo a cultura e história da cidade enquanto escapa do frio de até -1°C e da neve.

    O que precisa para ir para Praga?

    O que precisa para ir a Praga
    Unsplash

    Algumas informações simples podem significar uma experiência mais agradável e até mais econômica em Praga, como os requisitos específicos de entrada e outras dicas práticas, veja só!

    Documentação necessária 

    Vai visitar a cidade de Praga, na República Tcheca? Saiba quais são os documentos necessários para viajar.

    Os viajantes brasileiros não precisam de visto para desembarcar em terras checas, desde que a sua estada não ultrapasse três meses. Para passar pela imigração, basta apresentar um passaporte válido.

    Mesmo não sendo obrigatório, ao chegar no aeroporto, é bom ter em mãos comprovantes de reserva de hotéis ou carta-convite. Esteja também com a passagem de volta e comprovantes de que você tem condições financeiras de se manter durante uma temporada no país.

    Hospedagem em Praga

    A capital checa é um destino famoso e, como tal, oferece uma rede hoteleira ampla e diversa, com opções para todos os orçamentos, desde hotéis de luxo até hostels. 

    Em geral, a região do centro histórico é a mais popular para estadia, ideal para quem quer estar no centro de tudo e ter fácil acesso aos principais pontos turísticos. 

    Contudo, você também pode encontrar boas acomodações em outros bairros, como Mala Strana, Nove Mesto e Hradčany, onde fica o Castelo de Praga.

    Se prefere uma região mais econômica, considere ficar no bairro Vinohrady ou no antigo distrito judeu de Josefov, enquanto as regiões de Žižkov e Smíchov são indicadas para quem deseja curtir a noite em Praga.

    Cotação seguro viagem para cidade de Praga

    Agora que você já sabe tudo o que fazer em Praga, chegou a hora de adquirir o seu seguro viagem para a Europa pelo menor preço do mercado.

    Além da sua obrigatoriedade, o item é essencial para quem deseja ter o respaldo necessário em caso de imprevistos e garantir uma viagem tranquila. Com ele, é possível receber atendimento médico, odontológico e hospitalar de qualidade, ajuda em caso de extravio de bagagens ou cancelamento de voos, assistência jurídica e muito mais!

    E não se esqueça: aqui no Seguros Promo você tem acesso aos planos e coberturas mais completos, pensados justamente para que a sua viagem transcorra da melhor maneira possível.

    Aproveite nossas ofertas e conte com toda a expertise do nosso time de atendimento para garantir o melhor custo-benefício para o seu bolso!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Perguntas frequentes sobre o que fazer em Praga

    Ainda tem alguma dúvida sobre a histórica cidade de Praga? Reunimos aqui algumas das perguntas mais frequentes que costumam surgir sobre a capital da República Tcheca para facilitar o seu planejamento!

    O que fazer em Praga em novembro?

    Em novembro, você pode conhecer as atrações de Praga sem as multidões de alta temporada, como o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito, os Mercados de Natal, os passeios pelo rio Vltava e museus como o Museu Nacional e o Museu do Comunismo.

    Pode usar euro em Praga?

    Geralmente, sim. Apesar de não ser a moeda oficial da República Tcheca, muitos estabelecimentos aceitam euros como forma de pagamento, embora você possa receber o troco em coroas checas.

    Precisa de visto para entrar na República Tcheca?

    Não, cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na República Tcheca para viagens de turismo ou atividades não remuneradas, desde que a estadia seja inferior a 90 dias a cada 180 dias.

    Quanto de dinheiro levar para Praga?

    Depende. Uma viagem de uma semana, com hospedagem em um hotel de categoria média, alimentação e diversas atividades, pode custar em torno de 1.500 a 2.500 euros por pessoa, mas pode ficar mais barata (ou cara) a depender das escolhas de cada viajante.

    Como pagar as coisas em Praga?

    A maioria dos estabelecimentos aceita pagamento em dinheiro, então é aconselhável ter algumas coroas checas com você para pequenas compras e em lugares onde cartões de crédito podem não ser aceitos. Cartões de crédito e débito também são aceitos na maioria dos estabelecimentos da cidade.


    Continue sua leitura!

    aaaa